Calor ou gelo para ciática? Profissionais de fisioterapia dizem ambos nesta ordem + o 'fio dental' que reduz a dor em 61% — 2025
Quando a dor ciática persistente aumenta, pode ser literalmente uma dor na bunda. A sensação aguda e aguda que vai da parte inferior das costas até a perna pode dificultar até mesmo atividades simples, como passear com o cachorro ou curvar-se para pegar uma sacola de compras. Portanto, é natural querer um alívio eficaz rápido. Mas se você já ouviu falar que usar calor ou gelo para ciática pode ajudar, provavelmente está se perguntando qual é a sua melhor aposta (dica: são os dois!). Aqui está o que os médicos têm a dizer, além de dicas caseiras mais fáceis para acabar com a dor ciática rapidamente.
Entendendo o que causa a dor ciática
Ciática acontece quando um ou mais nervos (incluindo o nervo ciático ) que desce pela região lombar e pelas pernas fica comprimido ou irritado. Alterações na coluna relacionadas à idade, como hérnia de disco ou esporão ósseo , são os culpados mais comuns. Mas a compressão nervosa também pode resultar de uma lesão ou artrite. E o problema é mais comum do que você imagina: até 40% das pessoas sentirá ciática em algum momento. (Não tem certeza se você tem ciática? Clique em nossa publicação irmã para saber se sua pintura é causada por pseudo ciática em vez disso – e descubra como tratá-lo.)

Rudzhan Nagiev/Getty
quien es la esposa de michael douglas
O resultado dessa compressão nervosa é uma dor em queimação ou choque que desce pela perna, bem como formigamento ou dormência. Em casos graves, a ciática também pode causar fraqueza muscular ou perda de controle intestinal ou da bexiga. A boa notícia é que a maioria dos casos de ciática não são forte. A maioria, senão todos os casos, podem ser tratados em casa, garante Nicholas Beatty, DO, RMSL , fisiatra do Hospital de Cirurgia Especial da cidade de Nova York.
Esta é uma notícia especialmente bem-vinda, considerando a pesquisa em Médicos de Família Americanos encontraram opções de tratamento mais invasivas, como injeções de esteróides na coluna, são não é melhor que um placebo quando se trata de aliviar a dor ciática. Além do mais, a cirurgia para aliviar a ciática pode ser cara e a dor pode retornar em apenas um ano. Felizmente, aplicar gelo e calor nas costas são duas das maneiras mais fáceis e eficazes de começar a curar a dor ciática.
Quando usar gelo e calor para ciática
Acontece que você não precisa – e na verdade não deveria – usar apenas um ou outro. Você obterá o maior alívio da dor ciática usando gelo e calor na parte inferior das costas, de acordo com um ensaio clínico publicado no Jornal de Pesquisa Clínica e Diagnóstica. O segredo é aplicar cada um no momento certo.
1. Use gelo primeiro para ciática
Quando a dor ciática piorar pela primeira vez, você vai querer começar usando gelo por alguns dias. O gelo funciona como um agente anestésico temporário que pode reduzir o desconforto quando a dor surge pela primeira vez. Normalmente, o gelo é usado como analgésico ou analgésico. Ele bloqueia as fibras superficiais da dor e altera a experiência da dor, explica o Dr. Beatty, atenuando a dor.
Beatty sugere o uso de gelo durante as primeiras 48 a 72 horas de uma crise de ciática para diminuir a sinalização da dor nervosa, o que deve aliviar a dor. Basta embrulhar uma bolsa de gelo ou um saco de vegetais congelados em um pano ou toalha para evitar que o gelo toque diretamente na sua pele, o que pode causar queimaduras pelo frio. Em seguida, deite-se e aplique a bolsa de gelo na região lombar duas a três vezes ao dia, durante 20 a 30 minutos por vez, recomenda ele. (Clique para saber por que o calor e o gelo são alguns dos melhores autocuidado da síndrome do túnel do carpo e autocuidado com artrite remédios.)
2. Em seguida, mude para calor para ciática
Depois dos 72 anos, depois que a pior dor tiver passado, o aumento do calor pode ajudar a aliviar a rigidez, estimulando o relaxamento dos músculos da região lombar. Ele traz um novo fluxo sanguíneo para os músculos para tratar a rigidez residual comum na ciática, diz o Dr. Beatty. E pesquisas em Fronteiras na Neurociência Sináptica encontrou calor também reduz a sinalização da dor do nervo ciático ao cérebro e reprime a inflamação. (Clique em nossa publicação irmã para ver como chá de casca de cebola também reduz a inflamação.)
Para reduzir o risco de queimaduras, a almofada térmica ou a bolsa de água quente devem estar mornas, mas não quentes ao toque. E, novamente, embrulhe-o em um pano ou toalha para que não entre em contato direto com a pele. Em seguida, deite-se e coloque a almofada térmica nas costas por 20 a 30 minutos, duas a três vezes ao dia, diz o Dr. Você pode usar calor por quantos dias forem necessários para reduzir a rigidez muscular.

cores sólidas/Getty
Mais 6 maneiras de aliviar a dor ciática
Calor e gelo não são as únicas chupetas para ciática. Na verdade, usar algumas técnicas diferentes de alívio da dor ao mesmo tempo irá colocá-lo no caminho certo para se sentir melhor, observa o Dr. Beatty. Ao combinar calor ou gelo com uma (ou mais!) Das dicas abaixo, você pode começar a sentir alívio em apenas três dias, diz o Dr. Estratégias mais fáceis de tentar:
1. Passeie pela sua vizinhança
É natural se preocupar com o fato de que movimentar-se demais pode agravar a dor na parte inferior das costas e nas pernas quando a ciática está aumentando. Mas pesquisas em Fronteiras na Medicina descobriram que pessoas que gostam de atividade física regular tinham significativamente menos dor ciática do que aqueles que não se exercitam.
Atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhar, são um ótimo lugar para começar, diz Shannon Leggett, PT , fisioterapeuta na cidade de Nova York. Então saia com Fido para um passeio pelo quarteirão ou dê algumas voltas extras no supermercado antes de ir para o caixa. Se você estiver nervoso, comece diminuindo o ritmo e vendo como fica, sugere Leggett. Se caminhar por uma hora o irrita, divida-o em períodos de atividade de 10 minutos ao longo do dia. Rajadas curtas são ótimas se funcionarem de acordo com sua programação. Apenas mova-se!
Fazer qualquer movimento furtivo ajuda, desde que você faça isso regularmente. Na verdade, aqueles com ciática que gostam de atividade física de lazer (como caminhar ou fazer jardinagem) quatro dias por semana têm visivelmente menos dor lombar do que aqueles que são ativos com menos frequência, encontraram um Jornal Europeu da Dor análise. E um estudo separado no Jornal Europeu da Coluna descobriram que, a longo prazo, a atividade física regular alivia a dor ciática, bem como a cirurgia .
Dica: Se a sua dor aumentar em vez de diminuir ao caminhar ou fazer outra atividade, essa é a maneira que o seu corpo tem de lhe dizer para recuar. Tente abster-se do que estava fazendo e, com o tempo, seus sintomas podem melhorar, diz o Dr. Beatty.
2. Relaxe com alongamentos suaves
Se você ainda não gosta de caminhadas regulares, experimente alongamentos suaves de ioga. Alongamentos que relaxam a parte inferior das costas, isquiotibiais e músculos glúteos aliviar a tensão ciática e melhorar a função das costas , de acordo com um estudo da Jornal de Reabilitação Musculoesquelética e de Costas. Você deve manter os alongamentos suavemente, não salte através deles, pois saltar pode aumentar o risco de lesões, diz o Dr. Beatty. Se um alongamento faz você se sentir pior e dolorido, pare e consulte um fisioterapeuta. (Clique para ver os melhores exercícios para ciática no YouTube.)
Para pacientes com ciática, Leggett recomenda os seguintes alongamentos:

Kaisphoto/Getty

Westend61/Getty

SrdjanPav/Getty
familia addams elenco original

Prostock-Studio/Getty
3. Experimente ‘deslizar os nervos’
Deslizamento nervoso (às vezes chamado de fio dental nervoso) é uma técnica fácil que pode ser usada para aliviar o desconforto, a rigidez ou o formigamento que acompanha a ciática. Os nervos podem ficar tensos assim como os músculos, muitas vezes porque os músculos por baixo ou através dos quais os nervos passam estão tensos, explica Leggett. ‘Deslizar’ o nervo para frente e para trás pode fazer com que ele se mova mais livremente, com menos dor e rigidez. E a pesquisa no Jornal de Ciência da Fisioterapia sugere técnicas de alongamento dos isquiotibiais como esta podem reduzir a dor ciática em até 61%.
Para tentar deslizar os nervos para ciática, deite-se no chão com os joelhos dobrados. Abrace o joelho direito em direção ao peito. Em seguida, estique o joelho para cima enquanto aponta o pé. Finalmente, dobre o joelho esticado de volta ao peito enquanto flexiona o pé. Repita 10 vezes e depois troque as pernas. Confira o vídeo abaixo para um tutorial fácil.
4. Canalize sua Super Mulher interior
Ficar em pé como seu super-herói favorito pode alongar sua coluna e aliviar a dor ciática, diz Leggett. E simplesmente estar atento à sua postura pode ser suficiente para ajudá-lo a ficar de pé ou sentar-se mais ereto e reduzir a dor lombar , de acordo com estudo em Distúrbios musculoesqueléticos do BMC . Tente definir lembretes de hora em hora em seu telefone para verificar sua postura e se endireitar, ou use um aplicativo gratuito de lembrete de postura, como o SmartPosture ( Android ) ou lembrete de postura ( Maçã ).
5. Considere suplementar com PEA
Palmitoiletanolamida (PEA) é um composto encontrado naturalmente em gemas de ovos, amendoins e outros alimentos integrais. E acontece que faz maravilhas quando se trata de controlar a dor ciática. Como? Acalma hiperativo mastócitos que desencadeiam inflamação. É tão eficaz que pesquisas em Alvos de medicamentos para distúrbios do SNC e neurológicos descobriram que quando pessoas com ciática tomavam 600 mg. PEA diariamente, 88% melhoraram sua capacidade de se levantar e passear pelo mundo e reduziu a dor em pelo menos 50% dentro de 3 semanas. Esses são resultados semelhantes aos de alguns analgésicos prescritos, mas sem efeitos colaterais como azia, prisão de ventre e náusea. Um para tentar: Alívio do desconforto do Life Extension ( Compre em LifeExtension.com, $ 25,50 ).
6. Tome um analgésico de venda livre nesta dose
Um analgésico de venda livre como paracetamol (Tylenol) também pode aliviar o desconforto ciático, então não o descarte. A maioria das pessoas pensa que não funciona porque tomam 500-650 mg. esporadicamente e não é tão eficaz, diz o Dr. Beatty. (A dose padrão é 650 mg.) Se você tomou 1.000 mg três vezes ao dia enquanto realiza outras medidas de autocuidado [como aplicar gelo ou calor, caminhar ou alongar], isso pode ajudar muito a aliviar o desconforto ciático.
Observação: Dr. Beatty adverte para evitar tomar mais de 4.000 mg. de paracetamol diariamente, pois doses mais altas podem causar danos ao fígado. (Não tem certeza sobre como tomar analgésicos? Clique para ver os melhores alimentos para dor ciática e como a vitamina C pode ajudar a tratar a ciática.)
Quando consultar um médico para dor ciática
Medidas caseiras como calor, gelo e alongamento devem começar a fazer diferença na dor ciática dentro de duas a três semanas. Se você ainda se sentir desconfortável depois disso, é hora de consultar um médico, diz o Dr. Beatty. Você pode precisar de tratamento adicional, como fisioterapia. E procure atendimento médico imediato em caso de sinais de lesão nervosa grave, como fraqueza muscular ou perda de controle intestinal ou da bexiga. Se você estiver tendo esses problemas, consulte alguém imediatamente, diz o Dr. Beatty.
Continue lendo para conhecer maneiras mais naturais de aliviar a dor nas costas:
Vitamina C comprovada para aliviar a dor lombar causada pela ciática
quien es grace gail
A constipação é uma causa sorrateira de dor nas costas, afirma o médico
Como estalar as costas com segurança: os melhores quiropráticos + Spine MD pesam
Como se livrar da ‘corcunda no pescoço’ e reduzir dores no pescoço e nas costas
Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .