Ame ou odeie, o coentro se tornou muito mais do que um complemento de salada na culinária americana. Usamos esta erva saborosa para tudo, desde tacos de camarão até sopa de abóbora, divulgando sua potência e inúmeros benefícios à saúde. Mas o coentro é tudo o que os artigos de saúde afirmam ser? Embora seja uma planta nutritiva contendo antioxidantes, vitaminas e minerais , não é necessariamente a cura para diabetes ou câncer. Abaixo, examinamos as afirmações sobre o coentro que têm circulado na Internet e determinamos se são verdadeiras, um tanto verdadeiras ou falsas.
O coentro reduz o açúcar no sangue?
Muitas fontes online afirmam que o coentro é um poderoso redutor de açúcar no sangue. Alguns até argumentam que as pessoas que tomam medicamentos para diabetes deve evitar coentro , o que pode aumentar os efeitos do medicamento e fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam muito. Mas em que pesquisa se baseia essa teoria?
Fontes online citam a estudo publicado em 1999 , que descobriu que as sementes de coentro reduziram significativamente o açúcar no sangue em ratos com dieta rica em colesterol. (Nos EUA, os termos coentro e coentro são ambos referem-se à mesma planta . Coentro refere-se às sementes e coentro refere-se às folhas.) Outro estudo publicado em 2011 descobriram que o extrato de semente de coentro melhorou os níveis de açúcar no sangue e de insulina em ratos que praticavam muito pouca atividade física e comiam uma dieta rica em calorias. Ainda outro estudo de 2009 , os pesquisadores descobriram que o extrato de semente de coentro reduziu os níveis de glicose no pâncreas de ratos diabéticos.
Como você deve ter notado, todos esses estudos foram realizados em ratos. Embora a investigação em ratos e ratazanas seja importante para a realização de novas descobertas científicas, é um grande salto sugerir que estas descobertas também se aplicam aos seres humanos. Além disso, todos os estudos acima utilizaram sementes de coentro, e não de coentro – e as sementes provavelmente têm uma concentração maior de compostos vegetais do que o coentro. Com efeito, os humanos teriam de comer uma quantidade considerável de coentro – muito mais do que normalmente comemos num dia – para tentar atingir os mesmos níveis de concentração que os roedores.
Resultado final? Não confie no coentro para reduzir o açúcar no sangue. Se você tem diabetes, converse com seu médico antes de decidir se pode comer coentro. Isto pode não ser um problema .
O coentro reduz a inflamação e o risco de câncer?
Algumas fontes online argumentam que o coentro pode reduzir a inflamação no corpo porque contém terpineno, quercetina e tocoferóis — compostos vegetais antioxidantes. Vários estudos relacionaram terpineno , quercetina , e tocoferóis para um menor risco de câncer e crescimento antitumoral. No entanto, muitos destes estudos ainda estão em fase de ensaio, e nenhum estudo provou conclusivamente que qualquer um destes antioxidantes trata o cancro humano.
mary poppins pingüino baile
Resultado final? O coentro pode ter efeitos antiinflamatórios, mas não está claro quanto você precisaria comer para reduzir a inflamação no corpo. Mais pesquisas são necessárias para provar que inibe o crescimento de células tumorais.
O coentro reduz o risco de Alzheimer?
Algumas fontes online afirmam que o coentro está associado a um menor risco de Alzheimer, de acordo com vários estudos. Em um desses estudos publicado em 2011 , os ratos que comeram folhas frescas de coentro durante 45 dias tiveram melhor desempenho nos testes de memória do que os ratos que não comeram coentro. Curiosamente, os ratos alimentados com coentro tinham níveis mais baixos de colesterol, o que é significativo porque o colesterol elevado no sangue é ligado a um maior risco de Alzheimer . Os autores do estudo concluíram, portanto, que o coentro pode ser um remédio útil para o tratamento dos sintomas da doença de Alzheimer. No entanto, este estudo não prova que uma dose diária de coentro reduz o risco de Alzheimer em humanos.
Conclusão: Embora este estudo tenha sido esclarecedor, não há pesquisas suficientes em humanos para mostrar que o coentro por si só reduz o risco de Alzheimer em uma pessoa. Um conjunto maior de pesquisas sugere que uma dieta saudável tem maior probabilidade de diminuir Risco de Alzheimer.
O coentro previne doenças de origem alimentar?
Várias fontes afirmam que o coentro mata a bactéria Salmonella – um patógeno que causa doenças graves de origem alimentar. Isso é verdade? Bem, um estudo publicado em 2004 descobriram que o coentro tem um composto vegetal antibacteriano – chamado dodecenal – que de fato mata a Salmonella. Na verdade, os autores do estudo descobriram que era duas vezes mais potente que a gentamicina, um antibiótico medicinal.
No entanto, os autores do estudo alertaram que as pessoas não devem presumir que o coentro as impedirá de adoecer. Se você estivesse comendo um cachorro-quente ou um hambúrguer, provavelmente teria que comer um peso equivalente de coentro para ter um efeito ideal contra a intoxicação alimentar, disse o principal autor do estudo, Isao Kubo, PhD, em um estudo. Comunicado de imprensa .
Conclusão: O coentro tem propriedades antibacterianas e mata a Salmonella. No entanto, você não deve confiar nele para prevenir intoxicações alimentares.
Nosso veredicto
Os benefícios do coentro para a saúde têm sido inflacionados há algum tempo, e não é correto dizer que esta erva reduz o risco de níveis elevados de açúcar no sangue, câncer, Alzheimer ou Parkinson sem mais pesquisas. Ainda assim, sem dúvida contém alguns nutrientes benéficos, incluindo antioxidantes e dodecenal, o composto antibacteriano. Desfrute de coentro sempre que achar melhor, mas não coma em excesso na esperança de reduzir o risco de doenças.
Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .