Você já experimentou a tristeza do feriado? Os primeiros meses de inverno muitas vezes podem desencadear sentimentos de solidão, tristeza ou perda – e não é apenas por causa da falta de luz solar. O estresse familiar, as grandes expectativas ou as lembranças de épocas mais felizes também podem contribuir para a depressão ou ansiedade que muitas pessoas enfrentam nesta época do ano. Para ajudar, aqui estão algumas dicas simples e aprovadas por especialistas para acalmar seu espírito e saborear a alegria do feriado.
Conheça nosso painel de especialistas
Lembre-se de que não há problema em ficar triste.
Pergunte a si mesmo por que exatamente você se sente deprimido, recomenda a especialista Margaret Wehrenberg. Você está deprimido ou mais decepcionado do que triste? É fácil confundir decepção com outras emoções, como raiva ou depressão. Na verdade, as férias fazem-nos fazer um balanço das nossas vidas e podemos estar a ansiar por algo que pensávamos que já teríamos. A temporada nos bombardeia com o que “deveríamos” ser, mas aceitar que não há problema em se sentir triste ajuda você a se livrar da culpa e a se tratar com gentileza.
Questione seus pensamentos.
O estresse das férias muitas vezes desencadeia Pensamentos Negativos Automáticos (TARs), diz o psiquiatra Daniel Amen, MD. Sempre que você tiver um pensamento que o deixe triste, anote-o e pergunte-se: Isso é realista? ele diz. Se você acha, Todo mundo vai odiar meu caseiro presentes, isso é realmente verdade? Claro que não! Questionar seu crítico interno permite que você desenvolva um pensamento mais preciso e autocompassivo.
Toque no otimismo realista.
Em vez de tentar viver de acordo com uma versão impossivelmente idealizada da temporada, imagine apenas uma pequena coisa que você pode fazer para torná-la boa o suficiente, incentiva Wehrenberg. Por exemplo, quando me divorciei, eu sabia que meu ex nunca garantiria que as crianças me dessem um presente, então economizei para um dia especial com meus filhos - compramos roupas bonitas e saímos para tomar chocolate quente. Ser realista em relação aos desafios ajuda você a encontrar pequenas maneiras de levantar o ânimo.
Deixe a apreciação fluir.
Nesta altura do ano, é fácil sentir que a sociedade nos está a pressionar para nos conformarmos com um sentimento forçado de gratidão, diz a especialista Nancy Colier. Embora fazer uma lista de gratidão às vezes possa parecer apenas mais uma tarefa, apreciação é mais espontâneo, ela explica. Pequenas coisas, como meu marido se oferecendo para dirigir, me enchem de apreço. Em outras palavras, se a gratidão parece muito trabalhosa, console-se com momentos de conexão mais simples - mas igualmente poderosos.
Deixe o corpo inteiro calmo.
A tristeza do feriado não ataca apenas a mente e o espírito, mas também causa danos físicos. O melhor antídoto para melhorar o humor? Exercício moderado, confirma o Dr. Uma caminhada de 30 minutos pode fazer maravilhas pela sua mente e pelo seu corpo – e caminhar com um membro da família torna este um momento especial para se reconectar durante as férias, desencadeando a liberação de oxitocina, um neurotransmissor de bem-estar que reduz o estresse.
¿Melissa Sue Anderson sigue viva?
Dê um tempo a si mesmo.
Talvez a melhor coisa que você possa fazer nesta temporada seja deixar as emoções negativas e positivas viverem lado a lado. Você pode se sentir triste em um momento e, 10 minutos depois, rir e se divertir muito com a família, diz Colier. As férias trazem alegria e tristeza, pesar e apreciação. Deixe essas emoções passarem por você em seu próprio tempo e você sentirá tudo o que precisa para se curar.
Uma versão deste artigo apareceu originalmente em nossa revista impressa , Mundo feminino .