Tudo bagunçou em Rudolph, a rena do nariz vermelho — 2024



Que Filme Ver?
 

Você conhece Dasher, e Dancer, e Prancer, e Vixen, Comet e Cupid, e Donner e Blitzen, mas você se lembra da rena mais famosa de todas? Bem, você deveria - desde que atingiu as ondas do ar em 1964, Rudolph, a rena do nariz vermelho, tornou-se o especial de Natal mais antigo de todos os tempos. É uma tradição querida que conta a história de como nossas diferenças podem nos tornar mais fortes, e foi tão bem recebida que seus produtores, Rankin / Bass, passaram os próximos 20 anos focados na produção de especiais de Natal em stop-motion que abordaram tudo, desde um burro que esteve presente para o nascimento de Cristo a duas origens completamente diferentes para o Papai Noel.





Mas, embora não falte bom humor, Rudolph dificilmente é a narrativa totalmente limpa de que você deve se lembrar. Cave um pouco mais fundo na neve do Pólo Norte e você descobrirá que há um monte de coisas complicadas acontecendo.

Sra. Claus engorda o marido

Ao longo de Rudolph, a Sra. Claus faz tentativas para fazer o Papai Noel comer em uma base praticamente constante. Isso é compreensível, visto que ele gasta a maior parte do especial com cerca de metade do tamanho que você esperaria se já tivesse visto o Papai Noel antes. A questão é que ela não está fazendo isso pela saúde. Ela está explicitamente tentando engordá-lo porque, em suas palavras, 'eles esperam um Papai Noel gordo'.



Entre a Sra. Claus exigindo que seu marido literalmente dobrasse de tamanho antes de passar a noite mais fria do ano pisando em telhados, Donner cortando o suprimento de ar de seu filho e Hermey, o Elfo, recebendo gritos de seu chefe porque a odontologia simplesmente não foi feita - o que é muito estranho quando você considera quantos doces eles comem lá - o Pólo Norte está cheio de pessoas que valorizam a aparência em vez de serem fiéis a si mesmo. Mas, embora Donner e os elfos mais tarde percebam seus erros, a Sra. Claus nunca o faz.



De acordo com Sam, o boneco de neve, ela sempre engorda o Papai Noel a tempo para o Natal, o que significa que a perda de peso alimentada pela ansiedade e a Sra. Noel enfiando comida com alto teor calórico na boca não são exclusividade deste ano. É uma ocorrência regular, e isso não é saudável.



cartoonnetworkhq.com

Papai Noel tem um transtorno de ansiedade

A coisa mais notável sobre o Papai Noel de Rudolph - além do fato de que ele tem o hábito de aparecer logo após o nascimento de uma rena para cantar uma música sobre como ele é ótimo e uma vontade de ignorar uma comunidade inteira que ostraciza uma rena - é que quando ele aparece primeiro, ele é quase dolorosamente magro.

A razão, claro, é que ele está atormentado pela ansiedade. Entre o tempo, isso vai exigir a intervenção de um mutante com nariz de laser, a pressão de conseguir brinquedos feitos para 1,9 bilhão de crianças e as canções incessantemente alegres cantadas pelos elfos enquanto eles trabalham nos brinquedos, ele está tão preocupado com tudo que ele não consegue abrir o apetite. Isso é bastante preocupante, mas o fato de que o próprio Papai Noel pode atingir seu limite na alegria do Natal significa que o resto de nós provavelmente deve se sentir um pouco melhor por estarmos mal-humorados durante as festas.



É importante notar que, embora tenha sido definitivamente o primeiro, Rudolph não foi a única articulação Rankin / Bass que mergulhou nos problemas mentais do Papai Noel. Não é bem a crueldade cheia de ansiedade que vemos aqui, mas O Ano Sem Papai Noel acontece durante um Natal onde, como o título indica, o alegre e velho Kris Kringle está tão abatido e cansado com a pressão do feriado temporada que ele quase desiste. Ele vê você quando você está dormindo, sabe quando você está acordado e está sofrendo do transtorno depressivo maior.

youtube.com

Donner está profundamente envergonhado de seu filho

Você esperaria que um valentão como Fireball, o jovem rival de Rudolph, desprezasse Rudolph por suas diferenças, mas pelo menos ele pode contar com o apoio de sua família nesses tempos difíceis, certo? Errado. Quando a música diz “todas as outras renas”, significa todas elas - incluindo seu próprio pai.

A primeira coisa que Donner faz ao testemunhar o nascimento de seu único filho - depois que ele recua em estado de choque - é decidido que o nariz de Rudolph é tão vergonhoso que deve ser escondido a todo custo. Para isso, ele esfrega lama no nariz de Rudolph com a intenção de deixá-lo lá para sempre. Isso não apenas esconde o brilho, mas também entope o nariz de Rudolph, como evidenciado pelo fato de que a dubladora Billie Mae Richards o faz parecer que está resfriado nos primeiros 15 minutos do especial. Então, de acordo com Donner, o nariz de Rudolph é tão vergonhoso que escondê-lo é mais importante do que respirar corretamente.

Na verdade, é muito difícil culpá-lo, no entanto. Forçar seu filho a entrar no armário do nariz é uma decisão difícil, mas considerando que quando Papai Noel finalmente descobrir, ele diz a Donner que ele deveria ter vergonha de si mesmo por gerar uma monstruosidade como Rudolph, é fácil ver por que ele fez isso. Se o Papai Noel está aparecendo para conversar com seu filho, é seguro presumir que algo deu muito, muito errado.

americablog.com

Rudolph só é amado quando suas diferenças provam ser valiosas

É difícil imaginar estar vivo hoje e não estar pelo menos um pouco familiarizado com a narrativa apresentada por Johnny Marks em sua música original, mas apenas no caso, aqui vai: Rudolph é uma rena nascida com um nariz vermelho tão brilhante que alguns até mesmo dizer que brilha (como uma lâmpada). Isso lhe causou problemas sem fim quando criança, com as outras renas evitando-o, mas uma vez que sua viga nasal provou ser capaz de iluminar o caminho para o Papai Noel em uma véspera de Natal particularmente nublada, ele foi elogiado por seus ex-algozes e entrou para a história (como Napoleão ou pasta de dente, dependendo de onde você estudou na escola primária).

Nota lateral: se você não tem certeza de quem é esse cara do Papai Noel e por que ele está andando em um trenó puxado por renas, bem, vamos lá. Há muito que podemos explicar, e você só vai ter que nos encontrar no meio do caminho.

O problema está bem ali na música: “Então, como a rena o amava.” Antes que suas diferenças provassem ser valiosas para sustentar o status quo existente no Pólo Norte, eles o odiavam tanto que nem mesmo o deixavam jogar. Só depois que perceberam que poderiam usar seu nariz em benefício próprio é que o 'amaram'. Se narizes vermelhos não fossem bons faróis de nevoeiro, é lógico que ele teria sido evitado até o dia de sua morte. Para o crédito do especial, faz questão de ter sua família procurando por ele antes que ele volte para iluminar o caminho na véspera de Natal, mas talvez ensinar às crianças que você deve fugir para que todos se sintam mal por ridicularizá-lo não seja uma ótima ideia.

giphy.com

Páginas:Página1 Página2 Página3
Que Filme Ver?