Estreia na TV clássica, 16 de dezembro: ‘One Day at a Time,’ de ‘All in the Family Creator’ Norman Lear — 2024



Que Filme Ver?
 
elenco de um dia de cada vez

No momento em que o original Um dia de cada vez estreou em 16 de dezembro de 1975, produtor da série Norman Lear já tinha Todos na família , Sanford e Filho, Maude , Bons tempos, e The Jeffersons no ar. Esse histórico já era bastante alucinante e Um dia de cada vez acabou por ser uma peça de companhia digna.





O show, que foi reiniciado nos últimos anos com um elenco latino, estrelado por Bonnie Franklin como Ann Romano, uma mãe divorciada de duas adolescentes que se mudaram de Logansport, Indiana para Indianápolis. A mais velha das duas é a rebelde Julie Cooper, interpretada por Mackenzie Phillips; e a outra, a mais obediente Barbara Cooper, com Valerie Bertinelli retratando-a. Os únicos outros personagens regulares no elenco estavam construindo o super Dwayne Schneider, interpretado por Pat Harrington, Jr .; e o advogado de divórcio de Ann que virou namorado, David Kane, trazido à vida por Richard Masur.

elenco de um dia de cada vez

UM DIA DE CADA VEZ, Mackenzie Phillips, Bonnie Franklin, Valerie Bertinelli, Pat Harrington, 1975-84



Ao longo da temporada de nove temporadas do programa (com um total de 209 episódios produzidos), as histórias começaram explorando as lutas de Ann para ser uma boa mãe, proporcionando a suas filhas o tipo de liberdade que ela nunca teve enquanto cresciam. A partir daí, ele explorou praticamente todas as dinâmicas e lutas familiares que você poderia imaginar, muitas das histórias se tornando mais profundas e mais reais conforme o show prosseguia.



Como o show surgiu

valerie-bertinelli-um-dia-por-vez

UM DIA DE CADA VEZ, Valerie Bertinelli, 1975-84



Nos bastidores, durante a produção do show, Mackenzie estava lutando contra problemas de abuso de substâncias. Como resultado, ela foi regular durante os primeiros cinco anos, não fez parte da 6ª temporada e depois apareceu de forma recorrente nas últimas três temporadas.

mackenzie-phillips-one-day-a-time

UM DIA DE CADA VEZ, Mackenzie Phillips, 1975-84

O conceito do show veio da atriz Whitney Blake - que passou quatro temporadas interpretando Dorothy Baxter no sitcom Hazel na década de 1960 - junto com seu terceiro marido, Allan Mannings, que estava trabalhando em vários programas de Norman Lear. Ela foi inspirada por sua própria experiência com seus filhos, incluindo a filha Meredith Baxter (de seu casamento com o primeiro marido Tom Baxter).



bonnie-franklin-um-dia-de-vez

UM DIA DE CADA VEZ, Bonnie Franklin, 1975-84.

Na época, Whitney explicou a The Los Angeles Times , “Este país está repleto de mulheres divorciadas que precisam ser mães e pais de seus filhos. Mas, no que diz respeito à televisão, eles não existem. ”

Concordou Norman: “Não havia uma mulher divorciada com filhos na televisão, por mais surpreendente que isso possa parecer hoje. Era uma ideia muito nova. ” Em sua entrevista ao Archive of American Television, ele acrescentou: “Eu tinha duas filhas da idade dessas filhas e adorei a ideia, porque sabia como essas garotas se comportariam, porque estava crescendo com elas”.

pat-harrington-um-dia-por-vez

UM DIA DE CADA VEZ, Pat Harrington Jr., 1975-84

Um dia de cada vez ganhou dois prêmios Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por Valerie Bertinelli em 1981 e 1982, e um de Melhor Direção em Série de Comédia para Alan Rafkin em 1982. Em 1984, Pat Harrington ganhou o Primetime Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante - Série de Comédia.

O reboot da série, estrelado por Justina Machado e Rite Morena, entre outros, estreou no Netflix em 2017 e durou três temporadas, terminando em 2019. Em seguida, foi renovado por Pop, TV Land e Logo para uma quarta e última temporada.

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?