Atriz Nanette Fabray, TV Moms de ‘The Mary Tyler Moore Show’ e ‘One Day At A Time’, morre aos 97 — 2024



Que Filme Ver?
 

Nanette Fabray, a estrela da comédia musical da Broadway ganhadora do Tony Award cujo trabalho com Sid Caesar no clássico show de comédia de variedades dos anos 1950 'Caesar’s Hour' lhe rendeu três prêmios Emmy e uma vida inteira de trabalho na televisão, morreu. Ela tinha 97 anos.





Fabray, cujo problema auditivo precoce a estimulou a se tornar uma defensora de alto nível dos deficientes auditivos, morreu quinta-feira de causas naturais em Palos Verdes, disse seu filho, Jamie MacDougall.



Fabray ganhou um Tony de melhor atriz no musical 'Love Life' de 1949 e apareceu no musical da MGM de 1953 'The Band Wagon' - no qual ela, Fred Astaire e Jack Buchanan interpretaram o famoso número 'Trigêmeos' como 'três pequenos- crianças inesperadas ”- antes de se tornar a protagonista feminina em“ A Hora de César ”em 1954.



Kaye Ballard e Nanette Fabray na prévia do documentário (Fandango)



O programa da NBC de uma hora ao vivo foi o sucessor do popular 'Your Show of Shows' de César, cuja protagonista feminina nos esquetes cômicos foi Imogene Coca.

Mas quando “Your Show of Shows” terminou em 1954 e Caesar e Coca lançaram seus próprios programas de TV separados, Caesar teve que encontrar uma nova protagonista para completar o conjunto de comédia que incluía os veteranos de “Show of Shows” Carl Reiner e Howard Morris.



Nanette Fabray estrela com Oscar Levant em “The Band Wagon”. (Cinecon)

Em seu livro de memórias de 2003, 'Horas de César', Caesar elogiou Fabray e disse: 'Você não pode comparar Nanette e Imogene a não ser que ambos eram performers incrivelmente talentosos.

Irving Berlin, Nanette Fabray (fotos | Site oficial das obras-primas da Broadway)

“Nanette era um tipo diferente de artista”, escreveu César, que morreu em 2014. “Ela era o que os franceses chamam de soubrette: ela cantava, dançava, atuava e ficava linda. Ela tinha um timing perfeito e um senso de comédia e eu sabia que ela tinha um alcance. ”

THE NANETTE FABRAY SHOW - Foto: Nanette Fabray - Foto por: Herb Ball / NBCU Photo Bank The Nanette Fabray Show (Getty Images)

Fabray considerou César um 'gênio cômico', que, ela disse, 'me encorajou a tentar novas formas de diversão'.

https://www.youtube.com/watch?v=7tETUfnywfM

Em uma entrevista de 2004 para o Archive of American Television da Television Academy Foundation, Fabray disse que assinou contrato para seu primeiro programa “Caesar’s Hour” como convidada.

“No minuto em que Sid e eu trabalhamos juntos, foi como se tivéssemos trabalhado juntos durante toda a nossa vida”, lembra ela. “Foi como um casamento teatral. ... Eu quase podia ler a mente de Sid. Foi mágico. ”

Nanette Fabray 1962, Robert Ryan, programas de teste de televisão dos anos 1960, ‘Whats My Line?’ - 50 Plus World

Fabray interpretou a esposa Ann ao lado de Bob Victor de César em 'The Commuters', os recorrentes esboços domésticos ambientados nos subúrbios.

Mas “Caesar’s Hour” exibiu os talentos de Fabray de várias maneiras. Em um esboço silencioso de quase seis minutos definido para a 5ª Sinfonia de Beethoven, ela e César imitam de forma memorável um casal que discute.

Em 1956, Fabray ganhou um Emmy de melhor atriz coadjuvante por 'Caesar’s Hour' - bem como um Emmy de melhor comediante. No ano seguinte, ela ganhou um Emmy de melhor desempenho contínuo de uma comediante em uma série de 'Caesar’s Hour'.

Mas Fabray foi retirada do programa depois de duas temporadas, quando um gerente de negócios que lidava com seu dinheiro teve uma reunião no escritório de Caesar e, sem seu conhecimento, fez exigências absurdas para seu contrato para a terceira temporada.

Atriz Nanette Fabray - Foto por: Gary Null / NBCU Photo Bank (Getty Images)

Alguns anos depois, ela falou com César em uma homenagem ao comediante que os dois descobriram o que havia acontecido.

Páginas:Página1 Página2 Página3 Página4
Que Filme Ver?