Este simples teste caseiro pode dizer se você tem ou está em risco de osteoporose — 2024



Que Filme Ver?
 

Você pode ter osteoporose e não saber disso. Como os sintomas são fáceis de ignorar, a doença geralmente é diagnosticada quando você quebra um osso. Mas a essa altura, seus ossos já estão enfraquecidos e você está lidando com a dor causada pela fratura. Agora, graças a uma equipa de investigação no Japão, poderá haver uma forma de detectar a doença através de um simples teste caseiro de osteoporose, antes que isso aconteça.





A osteoporose é uma doença que afeta a massa óssea. Como os ossos são tecidos vivos, eles são repetidamente quebrados e substituídos. Se a osteoporose se desenvolver, este sistema fica mais lento e os ossos velhos não são substituídos com rapidez suficiente. Isso os deixa fracos e quebradiços e, infelizmente, facilmente quebráveis. Os ossos ficam tão fracos que podem quebrar devido a uma leve queda ou simplesmente ao se curvarem. Na verdade, a palavra significa literalmente ossos porosos, uma frase que não inspira muita confiança.

Até hoje, algumas pessoas vivendo com osteoporose não percebo eles têm isso porque não apresenta grandes sintomas que alguém possa notar. Também tende a afetar mais as mulheres na pós-menopausa. É por isso que este estudo oferece alguma esperança para uma detecção e tratamento mais generalizados.



Segundo os pesquisadores, um teste simples do comprimento da sua passada pode ajudar a indicar se você pode estar em risco de contrair a doença. O estudo concluiu que o teste pode ser um indicador de osteoporose, uma vez que pode refletir melhor a potência dos membros inferiores do que outros exames de mobilidade. Uma vez feito isso, o estudo descobriu que 21% dos participantes tinham osteoporose latente.



Como fazer o teste caseiro de osteoporose

Para fazer o teste de osteoporose em casa, encontre uma área aberta e certifique-se de não ter nada por perto em que possa esbarrar. Marque o local onde seus pés estão começando. Em seguida, dê dois grandes passos à frente, o maior que puder. Marque onde você vai parar e meça a distância entre as duas marcas em centímetros. Depois de ter esse número, divida-o pela sua altura, também em centímetros.



Se o número resultante for inferior a 1,24, você pode estar em risco de osteoporose e deve consultar seu médico para exames adicionais. Segundo o estudo, obter um resultado baixo aumenta cinco vezes mais chances de ter a doença. Isso ocorre porque encurtar passos é sinal de enfraquecimento dos ossos. Mais importante ainda, o autor do estudo, Shota Ikegami, MD, diz que este teste pode alertar as mulheres para fazerem exames mais detalhados e tomarem medidas para reduzir o risco de fraturas.

Se você observar um número baixo após fazer o teste, tente não entrar em pânico. Contate seu médico para mais testes e faça um plano de tratamento se for diagnosticado. As duas etapas simples podem acabar salvando você de fraturas dolorosas no futuro.

Que Filme Ver?