Gato se contorcendo durante o sono: veterinários revelam o que significam esses movimentos fofos de gatinho — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você tem um gato, sabe que seu filho passa grande parte do dia dormindo e fica super fofo enquanto faz isso. Os gatos são capazes de passar de um zoom para o outro lado da sala até cochilar no sofá em questão de minutos, e é sempre uma delícia vê-los dormir. Às vezes, os gatos ficam perfeitamente imóveis enquanto dormem, mas outras vezes você pode notar alguns movimentos incomuns. Aqui está o que significa quando você vê um gato se contorcendo durante o sono (e quando se contorcer pode ser motivo de preocupação), de acordo com profissionais de animais de estimação.





Por que os gatos se contorcem durante o sono

Assim como os humanos, os gatos (e os cães!) passam por diferentes estágios do ciclo do sono, incluindo o REM, a fase do sono profundo em que ocorrem os sonhos. No sono REM, há um aumento na atividade nervosa no cérebro que ativa os músculos, resultando em espasmos, diz Dr. , veterinário e especialista em Apenas responda . Alleyne também observa que as formas mais comuns de espasmos do sono incluem movimentos bruscos das patas, vocalizações leves e movimentos rápidos das pálpebras.

Relacionado: Os gatos sonham? Veterinário revela o que realmente acontece na cabeça dos felinos enquanto eles dormem



Quando se preocupar com espasmos do sono

A maioria dos espasmos durante o sono é normal! diz Dr. Mikel Maria Delgado , especialista em comportamento felino para Andarilho , então um gato dormindo trêmulo normalmente não é motivo de preocupação. De acordo com o Dr. Alleyne, se o seu gato está se contorcendo durante o sono, não há necessidade de fazer nada ou acordá-lo, a menos que os espasmos pareçam muito agressivos ou que todo o corpo pareça estar tendo espasmos.



Relacionado: O que a posição de dormir do seu gato revela: especialistas em animais de estimação decodificam essas poses peculiares



Em casos raros de espasmos particularmente incomuns ou em conexão com outros comportamentos, você pode levar seu gato ao veterinário. Se os espasmos durante o sono estão aumentando para espasmos violentos, ou se você notar espasmos quando seu gato está acordado, ou observar outros comportamentos preocupantes, como vômito, baba ou desmaio, você deve avisar seu veterinário o mais rápido possível, diz o Dr. Delgado . Pode indicar um problema neurológico ou distúrbio do sono. Espasmos acompanhados de mastigação involuntária da boca ou micção ou defecação descontrolada também são motivo de preocupação, e se os espasmos forem particularmente agressivos, você vai querer ter certeza de que não é uma convulsão .

A verdade sobre as contrações do sono

Embora você possa ficar preocupado se vir seu gato se contorcendo durante o sono, você pode ficar tranquilo sabendo que esse comportamento geralmente é normal e indica que seu gato está em uma fase profunda de sono (onde ele pode até estar sonhando em perseguir ratos ou ir em uma aventura!).

Relacionado: Por que os gatos cobrem o rosto quando dormem? Veterinários revelam como isso os mantém seguros



Se você começar a notar que os espasmos estão se tornando particularmente agressivos ou que estão associados a comportamentos fora do comum, então vale a pena pedir a opinião de um veterinário para descartar qualquer problema de saúde, mas na maioria dos casos os espasmos são apenas mais uma peculiaridade encantadora do sono felino. . Apenas tente não acordar seu gato! Como diz o Dr. Delgado: Se o seu gato está tendo pequenas contrações musculares, não há razão para perturbá-lo. Um gato adormecido deve poder dormir!


Continue lendo para saber mais sobre comportamentos peculiares de gatos:

Por que os gatos mastigam plástico + especialista explica como parar esse comportamento incômodo

‘Orelhas de avião’ de gato: veterinários revelam as 4 razões pelas quais os gatos achatam as orelhas

Por que os gatos gostam tanto de sapatos? Veterinários revelam o motivo de sua obsessão peculiar

Que Filme Ver?