45 anos atrás, Gilda Radner fez sua estréia no SNL 'Roseanne Roseannadanna' — 2023



Que Filme Ver?
 

Conhecida por sua popular frase de efeito, “É sempre alguma coisa”, Gilda Radner apareceu pela primeira vez como uma personagem no anúncio de Charles Grodin, Contrate o Incompetente, onde Radner estava com uma peruca enorme e de formato estranho, reclamando de ter sido demitida de um restaurante de fast food porque os clientes continuavam vendo o cabelo dela em seus hambúrgueres. Seus gestos e falas deixaram os espectadores uivando de tanto rir, e eles sabiam que haviam encontrado uma mina de ouro da comédia.





Embora originalmente escrita por Rosie Shuster, Roseanne Roseannadanna foi trazida para vida pelo amigo e parceiro de redação de Radner, Alan Zweibel. Alan falou sobre o primeiro encontro deles em uma entrevista: “Havia uma química que tínhamos. Nós nos fizemos rir. Eu não conhecia ninguém e ela era nova em Nova York. Éramos como duas crianças que gravitavam uma para a outra.”

Gilda Radner como Roseanne Rosseannadanna

LOVE, GILDA, Gilda Radner, 2018. © Magnolia Pictures /Cortesia Everett Collection



A personagem de Roseanne foi baseada em Rose Ann Scamardella, uma ex-jornalista do New York’s Notícias de testemunhas oculares. Sua SNL o episódio de estreia começa com Gilda lendo uma carta de um Richard Feder de Fort Lee. A mensagem incluiria várias perguntas que beiravam os assuntos sociais atuais, com Roseanne e sua co-apresentadora, Jane Curtin, respondendo aos pedidos.



RELACIONADO: O primeiro membro negro do elenco do SNL, Garrett Morris, tem 85 anos e não tem planos de se aposentar

A diversão no show é o personagem impetuoso de Radner e o hábito regular de sair totalmente do assunto que está sendo falado. Nesse episódio que estreou em 29 de outubro de 1977, ela se referia a histórias sobre seu “encontro” com celebridades ou entrava em detalhes sobre corpos e higiene pessoal. A ideia por trás disso era que as personalidades que ela conheceu até agora lhe deram explicações gráficas sobre si mesmas, que ela, por sua vez, conta ao público.



SATURDAY NIGHT LIVE, Gilda Radner, (1975-). © NBC /Cortesia Everett Collection

Depois de suas descrições hilárias, ela foi interrompida por Jane Curtin, que disse: “Roseanne, você está me deixando doente” e a lembrou das perguntas que elas precisavam responder. Rather responderá resumindo seu discurso com: “Isso só serve para mostrar a você, é sempre alguma coisa. Se não é uma coisa, é outra.”

Roseanne é uma das personagens mais desprezadas

Nascida em 1946, Gilda foi uma atriz e comediante americana que ganhou fama por meio de sua personagem como Roseanne no programa de comédia da NBC. Sábado Noite ao vivo . Sua atuação perfeita em paródias de personalidades da televisão lhe rendeu um prêmio Emmy em 1978.



Ao longo de seus anos em SNL , Radner atraiu um grande público para amar seus personagens e manteve essas afeições até sua morte. No entanto, ela se cansou de encontrar novas maneiras de seu personagem deixar Curtin aborrecido ou irritado. Os autores afirmaram que 'dentro da série, Roseanne se tornou uma das personagens mais desprezadas de todos os tempos'.

  Aplicar

SATURDAY NIGHT LIVE, Gilda Radner, década de 1970, (1975-). ph: Christopher Little / TV Guide /© NBC /Cortesia Everett Collection

Gilda passou a interpretar a excêntrica personagem de Emily Litella, a clássica nerd de Lisa Loopner, e a agir como Barbara Walters, uma jornalista com um defeito de fala exagerado. Depois de sair SNL em 1980, ela apareceu em Lenço Panqueca , Assombrada, A Mulher de Vermelho, e Lua de mel . Radner infelizmente faleceu de câncer de ovário em 1989, aos 42 anos.

Que Filme Ver?