3 maneiras pelas quais seus netos podem se beneficiar de um relacionamento próximo com você — 2025



Que Filme Ver?
 

Não há como expressar plenamente a alegria de ser avô. É maravilhoso fazer parte da jornada de seus netos à medida que eles crescem, aprendem e exploram seus mundos. Criar esse vínculo estreito pode lhe dar um senso de propósito e realização e aumentar a felicidade na velhice. Porém, estar presente na vida dos netos não é bom apenas para você - é bom para eles também! Um conjunto crescente de pesquisas sugere que as crianças se beneficiam de um relacionamento forte entre avós e netos de várias maneiras.





Isso melhora sua saúde mental.

Anterior pesquisas mostraram que ter um relacionamento próximo com os netos pode aguçar a memória dos adultos, bem como a sua saúde cognitiva geral. Mas em um estudo publicado pela O Gerontólogo em 2016, os pesquisadores queriam saber se os avós teriam melhor saúde mental se tivessem fortes ligações com os netos. A equipe coletou ondas de dados entre 1985 e 2004 e analisou as relações de mais de 700 avós e netos.

Como previsto, os avós que tinham laços estreitos com os netos tinham menos probabilidade de ficar deprimidos ou de apresentar sintomas depressivos, como perda de interesse nas atividades diárias e sentimentos de irritabilidade ou solidão. Curiosamente, os netos beneficiaram da mesma forma – e isto foi verdade mesmo quando os netos progrediram para a vida adulta.



Eles podem ter menos problemas emocionais e comportamentais.

De acordo com um artigo de pesquisa de Ciências Sociais Contemporâneas , o envolvimento dos avós pode melhorar as competências sociais dos netos. Além disso, a relação avós-netos reduz a probabilidade de os netos terem problemas emocionais e comportamentais.



Os autores da pesquisa apontam para vários estudos realizados no Reino Unido, Israel, África do Sul e Malásia. Todos os estudos centraram-se nos avós que não eram os cuidadores principais, mas uma parte importante da vida dos netos. Os netos adolescentes dos avós tendiam a ter menos problemas de desenvolvimento e melhores capacidades cognitivas e sociais, como demonstrado numa série de inquéritos e testes.



É importante notar que alguns problemas emocionais e comportamentais estão fortemente ligados à genética. Como resultado, não há garantia de que a presença dos avós reduza a probabilidade de problemas emocionais e comportamentais nos netos. Ainda assim, é bom saber que o amor e o carinho dos avós trazem benefícios concretos.

Isso fortalece sua moral.

Sabrina Bowen, terapeuta matrimonial e familiar licenciada em Rockville, Maryland, disse Paternal que os avós podem ajudar a ensinar valores morais aos netos. E, de fato, um estudo do Jornal de questões familiares descobriram que os avós servem como modelos, muitas vezes discutindo comportamentos apropriados versus comportamentos inadequados com os netos. Eles também podem ajudar com a lição de casa, incentivar os netos a trabalharem em direção aos seus objetivos (grandes ou pequenos) e fornecer apoio emocional. Todos estes esforços podem ajudar a melhorar os valores morais de uma criança e ajudá-la a distinguir o certo do errado.

Como avô, não subestime a influência positiva que você pode exercer sobre seus netos. Quanto mais tempo você passa com eles, maior a probabilidade de eles formarem fortes laços de confiança e amor com você, que os acompanharão pelo resto da vida.



Você ou seu neto precisam de um pouco de estímulo? Agende hoje mesmo uma visita, se puder!

Que Filme Ver?