Estrela de '1883' Sam Elliott: 12 fotos de sua vida, amor e 50 anos como cowboy do cinema — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você procurar a palavra cowboy no dicionário, poderá encontrar uma foto de Sam Elliott. Com seus olhos brilhantes, grossos bigode de assinatura e voz profunda de barítono, o ator veterano deixou uma marca indelével no gênero western.





Ele é tão atraente hoje aos 78 anos quanto era aos 25, quando conseguiu seu primeiro papel no filme de 1969. Butch Cassidy e o Sundance Kid como Card Player 2. Mas mesmo antes desse western clássico cult, Elliott já era um ator de teatro bem estabelecido.

Desde aqueles primeiros dias, ele adquiriu mais de 450 títulos em seu crédito e recebeu vários prêmios, incluindo o Screen Actors Guild Award e o National Board of Review Award, além de uma indicação ao Oscar, dois Globos de Ouro e dois Emmy Awards. .



Mesmo depois de 50 anos neste negócio, Ainda sinto que tenho sorte sempre que consigo um emprego decente , ele disse Clube AV . E nos sentimos sortudos por ele continuar iluminando nossas telas.



Aqui, faça uma viagem ao passado com um dos cowboys mais bonitos da cidade de ouropel, desde seu primeiro faroeste até seu papel atual no sucesso. Pedra amarela prequela, 1883 .



Como Sam Elliot começou a atuar

Nascido Samuel Pack Elliott em Sacramento, Califórnia, em 1944, ele e sua família se mudaram para Portland, Oregon, quando ele tinha 13 anos. O jovem Sam estava viciado em se tornar ator antes mesmo de completar treze anos.

Ir ao cinema quando era criança; Fiquei fascinado por tudo isso desde o início. E não era como se eu quisesse ser um ator de verdade. Eu queria fazer filmes. Conseqüentemente, eu não estudei, disse Elliot. Eu simplesmente fiquei com vontade de fazer filmes e tive uma visão limitada sobre isso. Mas tive muito incentivo de diferentes treinadores de teatro ao longo do caminho e minha mãe foi um grande apoio.

Hollywood não foi inicialmente uma experiência edificante, algo que muitos atores emergentes podem garantir. Como lembra Elliott, uma reunião com um representante interino não o deixou com grandes esperanças em relação ao emprego dos seus sonhos. Se você vai ficar nesta cidade, precisa consertar essa maldita voz, disse o agente. Você precisa fazer algumas aulas de voz e dicção.



Felizmente, a lenda de Hollywood saiu daquela reunião e não mudou nada. Na verdade, sua voz é um de seus cartões de visita. É seu tom característico que o levou a divulgar anúncios de caminhões Coors Beer e RAM para o American Beef Council e Smoky the Bear.

O início da carreira de Sam Elliott

Depois de se formar na David Douglas High School em Portland em 1962, Elliott testou as águas como estudante de inglês e psicologia na Universidade de Oregon antes de abandonar o curso. Ele então se matriculou no Clark College em Vancouver, Washington, onde completou um programa de dois anos e foi escalado para o papel de Big Jule em uma produção teatral de Caras e bonecos .

Mal sabia o jovem ator que foi notado pelo editor do Vancouver Colombiano jornal, que posteriormente plantou a ideia de que talvez Elliott devesse experimentar sua voz sonora como ator profissional. Elliott se formou na Clark em 1965, matriculou-se novamente na Universidade de Oregon, apenas para desistir novamente depois que seu pai morreu de ataque cardíaco.

Contrariando a vontade de seu pai de se formar, Elliott voltou sua atenção para Hollywood e rumou para o sul, para Los Angeles. Meu pai disse uma vez: ‘Você não tem a menor chance de uma bola de neve no inferno em Hollywood’. Isso me motivou, ele disse AARP . Meu pai era um homem bom e prático, mas veio de uma época diferente. Ele viu apenas uma ou duas peças minhas antes de morrer. Acho que ele ficaria orgulhoso se seu filho se tornasse o ator que eu fui.

Tiro na cabeça de Sam Elliot em 1968Arquivos Michael Ochs / Imagens Getty

Os faroestes começaram a bater na porta de Elliott com papéis como atores. Em 1969, ele ganhou seu primeiro crédito na televisão como Dan Kenyon em Judd para a Defesa . Mais tarde naquele ano, ele apareceu em Lançar e apareceu em mais dois episódios no início dos anos 70.

Entao veio Butch Cassidy e o Sundance Kid , onde Elliott interpretou um jogador de cartas nas cenas de abertura deste filme agora icônico. Coincidentemente, foi aqui também que Elliott conheceu sua esposa Katharine Ross , que era amante de Sundance.

Sam Elliott na década de 1970

O trabalho na televisão começou para valer na temporada 1970-1971: Missão Impossível como Doug Robert, e o papel principal como Charles Wood em Não lutarei mais para sempre .

De 1976 a 1977, Elliott conquistou o papel principal como Sam Damon em Um, uma águia contracenando com Amy Irving e Melanie Griffith . Depois veio o filme de 1976 Salva-vidas , o que praticamente lhe rendeu o status de galã.

Parker Stevenson e Sam Elliott (à direita), Salva-vidas , 1976Paramount/Kobal/Shutterstock

Apoiando-se nessa personalidade de cowboy, Elliott foi escalado como o fazendeiro Walker em uma série de comerciais da cerveja Falstaff. Vários filmes de terror marcam seu currículo: 1972 Sapos e O legado em 1978, quando seu relacionamento com a co-estrela Katharine Ross decolou.

Sam Elliott e Katharine Ross, O legado , 1978Cinema/Shutterstock

As audições e papéis continuaram surgindo em sua direção. Em 1977, ele interpretou Tom Keating na minissérie Aspen . Em 1979, sua boa aparência o fez co-estrelar com outro famoso ator bigodudo – Tom Selleck – na popular minissérie baseada em um livro de Louis L’Amour, Os Saquetes .

Sam Elliott na década de 1980

Depois de Aspen minissérie foi bem recebida pelos telespectadores, Elliott foi escalado como o assassino abusivo de esposas em Assassinato no Texas em 1981, ao lado de Farrah Fawcett e novamente, um elenco casual com sua futura esposa Katharine Ross.

Sam Elliott e Katharine Ross no Assassinato no Texas Estreia, 1981Alan Berliner/BEI/Shutterstock

Um dos pontos altos de sua carreira veio na forma de mascarar em 1985 com Cher. Cher é Cher, você sabe? Quero dizer, o que há para não amar nela. Ela é uma das pessoas mais ultrajantes com quem já passei algum tempo , e é maravilhoso trabalhar com ela. Foi um período de tempo glorioso, ele disse Entretenimento semanal .

Cher e Sam Elliott em mascarar , 1985Cinema/Shutterstock

Elliott oscilou entre a televisão e a tela grande em projetos durante os anos 80 e, em 1989, ele interpretou o icônico, durão e sexy segurança, Wade Garret, ao lado de Patrick Swayze em Casa da estrada .

Patrick Swayze, Kelly Lynch e Sam Elliott em Casa da estrada , 1989Cinema/Shutterstock

Os anos oitenta pareciam trazer aclamação de Elliott entre os fãs, seus colegas e críticos. E a década lhe trouxe felicidade pessoal quando, em 1984, ele se casou com sua co-estrela Katharine Ross. A filha Clea Rose nasceu vários meses depois.

O casamento duradouro em Hollywood é principalmente mantido sob o radar. Elliott credita seu relacionamento a uma coisa importante: o amor. Acho que realmente tudo se resume a que nos amamos e trabalhamos para isso, disse ele à NPR em 2017. E mais importante do que tudo, é preciso querer se casar. As duas coisas que Eu queria na minha vida ter uma carreira no cinema e me casar, ter uma família . E é uma vergonha de riqueza que eu tenha os dois.

Sam Elliott e esposa Katharine Ross, 1993Em/Shutterstock

Sam Elliott na década de 1990 e além

Dramas históricos como Gettysburg e Lápide restaurou a personalidade de cowboy de Elliott e veio em rápida sucessão.

Hollywood/Cinergi/Kobal/Shutterstock

Val Kilmer, Sam Elliott, Bill Paxton, Kurt Russell, ‘Tombstone’ – 1993

Então, em 1998, sem deixar vestígios de seu bigode grosso, Elliott usou apenas sua famosa voz, tocando O estranho , personagem que narra a história de O Grande Lebowski , e novamente emprestou sua voz Celeiro , o filme de animação de 2006.

De filmes como O Hulk (2003) para ingressar na adaptação em quadrinhos de Motoqueiro Fantasma (2007), a 2015 Avó ao lado de Lily Tomlin, Elliott manteve seu currículo variado bastante ativo.

Sam Elliott, ‘O Hulk’ – 2003Peter Sorel/Universal/Marvel/Kobal/Shutterstock

Em 2015, ele recebeu o Critics Choice Television Award de melhor ator em drama em Justificado .

Então, em 2018, Elliott foi aclamado pela crítica por seu papel no remake de Bradley Cooper de Uma estrela nasce ganhando o prêmio National Board of Review de Melhor Ator Coadjuvante e a primeira indicação de sua carreira pelo comitê do Oscar.

Bradley Cooper como Jack, Lady Gaga como Ally, Sam Elliott como Bobby em Uma estrela nasce , 2018Warner Bros/Kobal/Shutterstock

O que Sam Elliott está fazendo agora?

O papel atual de Elliott no Paramount + série 1883 - a Pedra amarela prequela - já que Shea Brennan lhe rendeu um prêmio Screen Actors Guild. A série detalha a trágica jornada da família Dutton pelo país na trilha Oregon.

O homem de 78 anos disse que filmar o trágico personagem de Brennan não foi fácil. O calor extremo no Texas e as temperaturas congelantes em Montana testaram a resistência do elenco e da equipe técnica. Isso tornou tudo mais um desafio, mas trouxe uma autenticidade para isso , Elliott disse. Como foi para as pessoas que estavam naqueles vagões indo para Oregon naquela época?

Sam Elliott como Shea Brennan em 1883 , 2023EMERSON MILLER/PARAMOUNT+

Antes de Elliott assinar o papel premiado, ele recusou um papel em Pedra amarela . Eu rejeitei, mas durante aquele tempo em que ele [Taylor Sheridan] me fez aquela oferta, começamos a conversar, disse Elliott em O podcast oficial de Yellowstone .

Depois de ler o roteiro de 1883 , Elliot estava a bordo. Um bom trabalho para mim sempre nasceu primeiro na página, então é sempre uma questão de roteiro. Ele reflete sobre suas décadas de atuação.

Eu sei que neste momento da minha vida, não haverá um papel melhor do que este. Eu sinto que, em algum nível, se eu desistir agora, terei feito o que me propus a fazer quando tinha nove anos, querendo ser ator. Eu sou mimada.

Sam Elliott com seu prêmio Screen Actors Guild, 2023Maarten de Boer/Shutterstock para SAG Awards

Hoje, Elliott mora em um rancho à beira-mar em Malibu, Califórnia, com sua esposa, Katharine, há 38 anos. E mal podemos esperar para ver o que ele fará e que tipo de personagem esse cowboy assumirá a seguir.

Para cowboys mais bonitões, continue lendo.

A surpreendente evolução da estrela de ‘Yellowstone’ Cole Hauser, de geek a lindo


Bonnie Siegler é um escritor internacional estabelecido que cobre o circuito de celebridades há mais de 15 anos. O currículo de Bonnie inclui dois livros que combinam seu conhecimento de entretenimento com saúde e boa forma de celebridades e escreveu histórias de viagens com foco na vida sustentável. Ela contribuiu para revistas, incluindo Mundo feminino e Primeiro para mulheres , Elle, InStyle, Shape, TV Guide e Viva . Bonnie atuou como Diretora de Entretenimento da Costa Oeste para Rive Gauche Media supervisionar o planejamento e desenvolvimento de conteúdo impresso e digital. Ela também apareceu em programas de notícias de entretenimento Extra e Edição Interna .

Que Filme Ver?