Enfeites Brite Brilhantes: Bolas Nostálgicas Valiosas de Natal! — 2024



Que Filme Ver?
 

Cada um de nós tem suas próprias memórias especiais do Natal feriado, mas uma das minhas memórias favoritas foi decorar o árvore com uma variedade de ornamentos de vidro “Shiny Brite” em formato mágico, prateados e pintados.





Meus favoritos eram os ornamentos com orifícios centrais semelhantes a espelhos côncavos (chamados de recortes). Infelizmente, descobri da maneira mais difícil: 'Não cutuque o lindo espelho reflexivo no centro desses enfeites ... Ai!'

Uma variedade de enfeites de Natal vintage “Shiny Brite”.



Hoje, os ornamentos vintage Shiny Brite podem ser muito colecionáveis ​​- se encontrados em suas caixas originais - e mantidos em excelentes condições. As formas e a idade dos enfeites são outros fatores importantes que os ávidos colecionadores procuram.



Caixas de ornamentos Shiny Brite datados de cerca de 1920-1950 pode ser vendido por mais de $ 200 . Enfeites individuais por mais de $ 50!



Confira alguns enfeites vintage

Caixa de meados do século Shiny Brite Enfeites de pó de mica - Faixa de venda $ 100-160. Fonte: Pinterest.com

Caixa de meados do século com enfeites Shiny Brite estampados. - Fonte: Christmas NOSTALGIA - enfeites antigos de Natal vintage

História do “Shiny Brite” e Max Eckardt & Sons, enfeites de vidro

Acredite ou não, enfeites ou bugigangas decorados com vidro soprado à mão existem desde o final do século 16 em Lauscha, uma cidade no distrito de Sonneberg, na Turíngia, Alemanha. Esta cidade é conhecida por suas várias pequenas empresas de sopragem de vidro .



Na verdade, durante o ano de 1835, um soprador de vidro local, Ludwig Muller-Uri inventou o olho humano de vidro artificial. Alguns anos depois, Hans Greiner criou enfeites de vidro soprado de forma livre e, na década de 1870, a cidade de Lauscha estava exportando os enfeites de vidro soprado à mão para a Grã-Bretanha.

Primeiros olhos artificiais de vidro feitos em Lauscha, Alemanha, em meados do século XIX.

Família trabalhando em enfeites de vidro soprado em Lauscha, Alemanha. Fonte: dailymail.co.uk

F.W Woolworth descobre 'Shiny Brite' OURO!

Na década de 1880, após uma visita à Alemanha, o famoso empresário FW Woolworth se tornou um grande comprador de ornamentos de vidro moldado alemães. Antes da Segunda Guerra Mundial, todos os enfeites de vidro eram feitos na Alemanha, então a Woolworth Stores trabalhava com um empresário alemão chamado Max Eckardt para vendas e importações que tinham um escritório em NY Durante a década de 1920, com a ajuda de parentes na Alemanha que prateavam e enfeitavam enfeites; Eckardt decidiu iniciar sua própria linha de ornamentos em um depósito em N.Y.C. Eles vinham em diferentes formatos - bolas, figuras, cabanas, lanternas, sinos, bolotas etc., e eram enfeitados com estênceis, glitter e tintas de laca. Esses enfeites foram vendidos com dois nomes diferentes: Shiny Brite e Max Eckardt & Sons.

Vários ornamentos Shiny Brite anteriores à Segunda Guerra Mundial importados de empresas de vidro alemãs. Fonte: The Spruce

Na década de 1930, com outra guerra no horizonte, Eckardt percebeu que seus suprimentos importados poderiam ser afetados, então ele e F.W Woolworth abordaram a Corning Glass Company de N.Y. na esperança de encontrar uma maneira melhor de produzir os enfeites de vidro. A Corning modificou com sucesso sua máquina de fita de vidro (usada para fazer lâmpadas) para produzir os enfeites.

A Woolworth encomendou mais de 235.000 ornamentos e em 1939 os primeiros ornamentos laqueados à máquina produzidos em massa foram criados e vendidos nas lojas Five-and-Dime da Woolworth custando de dois a dez centavos cada. A Corning estava produzindo mais de 300.000 enfeites por dia em vez dos 600 enfeites de vidro soprado feitos na Alemanha por dia; isso ajudou a tornar F.W Woolworth um homem muito rico. Quase todas as casas na América tinham ornamentos Shiny Brite em suas árvores dos anos 1940-1950. Após a Primeira Guerra Mundial, a Shiny Brite se tornou a maior fabricante de enfeites do mundo.

Foto de meados do século de Marilyn Monroe posando na frente de uma árvore de Natal decorada. Fonte: pinterest.com

Ornamentos colecionáveis ​​Shiny Brite premiados

Antes da Segunda Guerra Mundial, Eckardt produzia seus ornamentos com o nome comercial de 'Shiny Brite'. Os ornamentos eram prateados por dentro e por fora para criar um ornamento brilhante de qualidade para desfrutar por anos. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, seguiu-se a escassez de metal e laca; os ornamentos fabricados durante esse período eram geralmente transparentes ou opacos e pintados com listras em tons pastel. A tampa de metal usada para pendurar o enfeite foi alterada para papelão sem ganchos para pendurá-los. Esses enfeites são difíceis de encontrar.

Meados da década de 1940 Raros, ornamentos de vidro sem prata com uma tampa de papelão.

Além disso, o artesão alemão pré-1930, ornamentos de vidro soprado à mão; prateados, em diferentes formas particulares de fluxo livre, e pintados à mão são altamente colecionáveis.

Ornamento antigo da árvore Santa Shiny Brite de fabricação alemã. Fonte: Pinterest.com

No início dos anos 60, as árvores artificiais se tornaram populares, o que parecia coincidir com a introdução de enfeites de árvore de plástico mais baratos; no final das contas, isso levou a Shiny Brite Company a fechar suas portas em 1962.

Dica: Ao procurar esses tesouros de férias, tome cuidado com as réplicas mais recentes e verifique cuidadosamente se os ornamentos estão danificados antes de comprá-los. Para encerrar, acredito que este enfeite de estêncil Shiny Brite vintage dos anos 1950 diz tudo!

Ornamento de Shiny Brite com estêncil vintage dos anos 50. Foto: turntrash2.cash

Comemorando Quarenta Anos Desde que John Denver e os Muppets se Uniram para o Natal

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?