15 canções gospel comoventes que certamente levantarão seu ânimo — 2024



Que Filme Ver?
 

Há algo em ouvir ótimas músicas gospel da velha escola que sempre parece reavivar uma alma cansada. Ao longo dos anos, os vocalistas mais queridos da música gospel apresentaram canções que inspiraram públicos em todo o mundo e encheram corações com a mensagem intemporal de amor incondicional que as músicas gospel transmitem.





Da voz comovente de Mahalia Jackson ao apelo de massa dos cantores de Edwin Hawkins, Oh Happy Day, aos hinos encorajadores da atual rainha do gospel Tamela Mann, as canções gospel há muito fazem parte da estrutura da experiência americana.

Aqui damos uma olhada em algumas das músicas mais memoráveis ​​do gênero, desde os clássicos originais até os novos clássicos. Cante junto se o Espírito te mover!



1. Há uma fonte cheia de sangue, de Aretha Franklin (1956)

Conhecida como a Rainha do Soul, Franklin começou cantando canções gospel na Igreja Batista New Bethel em Detroit, MI, onde seu pai era ministro. Este hino clássico foi escrito por 18ºpoeta/compositor britânico do século William Cowper. Franklin gravou a música na igreja de seu pai quando ela tinha apenas 14 anos para o Canções de Fé álbum. Posteriormente, foi relançado em 1983 em Aretha Evangelho .



2. Você nunca passará sozinho Mahalia Jackson (1957)

Esta emocionante canção de inspiração vem do musical de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein de 1945 Carrossel . A música gospel foi gravada inúmeras vezes ao longo dos anos, incluindo uma versão memorável de Elvis Presley bem como covers de Gerry and the Pacemakers, Patti LaBelle , Marcus Mumford e Aretha Franklin. Durante a pandemia, a música ressurgiu como um hino de apoio à equipe médica e aos socorristas que lidam com a crise da Covid.



3. Oh, feliz dia do Cantores de Edwin Hawkins (1967)

Este hino edificante é baseado no hino de 1755 de clérigo Philip Doddridge . Quando Hawkins e seus vocalistas estelares colocaram sua marca na música, ela se tornou um sucesso internacional, subindo para o quarto lugar nas paradas dos EUA e alcançando o primeiro lugar na França, Alemanha e Holanda e também subiu nas paradas da Irlanda, Canadá e no Reino Unido Gravada na igreja de Hawkins, a Igreja Efésia de Deus em Cristo em Berkeley, CA, a canção gospel apresenta Dorothy Combs Morrison como cantora principal e ganhou um Grammy de Melhor Performance Soul Gospel em 1970.

Ao longo dos anos, a música apareceu em vários filmes, incluindo Irmã Ato 2, Casa da Big Momma, Professor Maluco II: The Klumps, Licença para Casar, Rize e Homem negro da Klan.

4. Meu Tributo (A Deus seja a Glória) por Andrae Crouch (1972)

Um dos sucessos mais duradouros do falecido Andrae Crouch, My Tribute foi gravado por muitos artistas ao longo dos anos, incluindo Sandy Patti, Nicole C. Mullen e Crystal Lewis. Crouch escreveu a música depois que um amigo ligou e disse que sonhava que Crouch iria escrever uma música que daria a volta ao mundo, e sugeriu que ele abrisse sua Bíblia e lesse João 17, onde Jesus diz: Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer. E agora, ó Pai, glorifica-me contigo mesmo com a glória que eu tinha antes que o mundo existisse. Na manhã seguinte, o sete vezes vencedor do Grammy acordou cantando To God be the Glory, foi até o piano e escreveu a música em 10 minutos.



5. Você trouxe a luz do sol As Irmãs Clark (1981)

Para as filhas do famoso Dr. Mattie Moss Clark, as músicas gospel sempre fizeram parte da vida. Tanto como grupo como individualmente, Elbernita Twinkie Clark, Karen Clark-Sheard, Dorinda Clark-Cole e Jacky Clark-Chisholm contribuíram poderosamente para os cânones da música gospel. Os nativos de Detroit são três vezes vencedores do Grammy e You Brought the Sunshine é um dos clássicos mais amados das irmãs. A música se tornou um sucesso cruzado que não foi apenas um sucesso nas paradas gospel, mas também se saiu bem nas paradas de R&B e Dance. Beyoncé reviveu a música quando ela fez um sample na música Church Girl de seu álbum de 2022 Renascimento.

6. Tudo vai ficar bem Al Verde (1987)

Gravado em seu álbum de 1987 Alma sobrevivente , este hino reconfortante destaca os vocais suaves e a entrega apaixonada que são a assinatura do Reverendo Green. Conhecido tanto por suas canções gospel quanto por sucessos seculares de R&B, Green, de 77 anos, é 11 vezes vencedor do Grammy e foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1995. Ele também recebeu o prêmio Grammy pelo conjunto de sua obra. Escrito por Eban Kelly e Jimi Randolph, Everything’s Gonna Be Alright fala do retorno de Jesus à terra, uma mensagem que o Rev. Green adora compartilhar.

7. Redentor por Nicole C. Mullen (2000)

A cantora/compositora indicada ao Grammy, Nicole C. Mullen, foi inspirada a escrever esta canção emocionante depois de ler a história de Jó na Bíblia. Depois de sofrer inúmeras provações e aflições, Jó disse: Eu sei que meu Redentor vive e no último dia Ele estará na Terra. Mullen pegou essa passagem inspiradora e escreveu uma das canções de fé mais poderosas já escritas. Impulsionada por sua voz forte e emocional, Redeemer foi eleita Canção do Ano no Dove Awards de 2001. Mullen fechou o 32eAnual Dove Awards com uma performance incrível de Redeemer que continua sendo um dos melhores momentos da história da Dove.

8. O melhor ainda está por vir Donald Lawrence e os cantores Tri-City (2002)

Lançado como o primeiro single do álbum de Donald Lawrence de 2002 Vá buscar sua vida de volta , esse hit exuberante também foi reeditado em Restaurando os anos: o melhor de Donald Lawrence e dos cantores Tri-City . A mensagem positiva da música gospel sobre o potencial para um futuro melhor tem ressoado entre os fãs há mais de duas décadas.

9. Nunca teria conseguido Marvin Sapp (2007)

Lidando com a dor da morte de seu pai Henry em 2006, Marvin Sapp estava lutando para encontrar palavras para pregar alguns dias depois. Através da dor e da perda, ele sentiu a paz reconfortante de Deus e foi inspirado a escrever Nunca teria conseguido, nunca teria conseguido sem você, eu teria perdido a cabeça. O Senhor me disse que sempre estaria ao meu lado, disse Sapp. O arranjador Matthew Brownie ajudou Sapp a terminar a música e ela se tornou um marco em seu álbum de 2007 Sedento . Never Would Have Made It liderou a parada gospel por surpreendentes 46 semanas.

10. Deus abrirá um caminho Shirley César (2013)

Natural da Carolina do Norte, Caesar teve sua primeira chance se apresentando com Albertina Walker em seu famoso grupo The Caravans. Agora com 84 anos, pastor e cantor 11 vezes vencedor do Grammy, César é uma das vozes mais distintas na comunidade gospel. Sou chamado para ser primeiro um pregador-evangelista, e depois um cantor, disse César. Gravado em seu álbum Bom Deus, God Will Make a Way alcançou a terceira posição nas paradas gospel e está entre os clássicos mais comoventes de César. Ela fez uma performance poderosa da música no Stellar Awards de 2014.

11. A Batalha é do Senhor Yolanda Adams (2015)

Yolanda Adams, nativa de Houston, vendeu mais de 10 milhões de álbuns em todo o mundo e se tornou uma das principais cantoras gospel de sua geração. The Battle is the Lord’s foi escrita pelo compositor gospel V. Michael McCay e gravada por Adams em seu álbum de 1983 Salve o mundo . Uma versão ao vivo da faixa, do álbum Yolanda… morar em Washington , ganhou a Canção do Ano no Stellar Awards de 1994.

12. Quer ser feliz? por Kirk Franklin (2015)

Esta música foi o primeiro single lançado de Franklin's 12ºálbum Perdendo minha fé , que ganhou o Grammy de Melhor Álbum Gospel em 2017. Wanna Be Happy, que traz samples de Tired of Being Alone de Al Green, ganhou um Grammy de Melhor Performance Gospel no Grammy Awards de 2016. Em primeiro lugar, todo ser humano deseja ser feliz, e tentaremos coisas diferentes, todas em busca desse sentimento, disse Franklin à Billboard quando Wanna Be Happy? foi liberado. Com essa música, estou dizendo que se você realmente quer ser feliz, você tem que começar pelo criador.

13. Bom e amado por Travis Greene apresentando Doe Jones (2019)

Desde que estourou na cena gospel em 2007, Greene ganhou a reputação de ser um dos jovens artistas mais talentosos da música gospel. Greene co-escreveu Good and Loved com Steffany Gretzinger, conhecida por seu trabalho com a Bethel Music. Este hino edificante liderou as paradas e se tornou um dos sucessos mais reconhecidos de Greene. A combinação dos vocais apaixonados de Greene e Doe eleva esta música potente e o vídeo dos dois está repleto de energia.

14. Toque de você por Tamela Man n (2020)

Este poderoso hino tornou-se Tamela Mann é o sétimo single número 1 e continua sendo um de seus sucessos mais queridos. A atriz/cantora/compositora vencedora do Grammy sentiu que a música estava ligada às pessoas que lutavam durante a pandemia. Ressoou nas pessoas porque falava sobre a fragilidade do mundo, disse Mann em entrevista ao Painel publicitário . Todos nós estamos apenas tentando sobreviver. Acertou em cheio com todos. A letra da música [diz] que todos nós precisávamos de um toque do Senhor. Todos nós precisávamos ouvi-lo. Eu queria liberá-lo simplesmente assim poderia ser uma bênção para as pessoas . Estava apenas dizendo tudo o que precisávamos naquele momento.

15. Acredite nisso por CeCe Winans (2021)

Winans co-escreveu este hit edificante com Dwan Hill, Kyle Lee e Mitch Wong e se tornou a faixa-título de seu primeiro álbum ao vivo. A música alcançou o primeiro lugar na parada Hot Gospel Songs. Ganhou a Canção Gravada do Ano para Adoração Gospel no 2021 Dove Awards e também ganhou um Grammy em 2022, além de ser nomeada Canção do Ano no 2022 Dove Awards. No mesmo ano, Winans fez história no Dove Awards como a primeira cantora solo negra a ser eleita Artista do Ano. Winans também gravou uma versão da música em dueto com Lauren Daigle.

Falando sobre a música, Winans disse a Irmãs da AARP , É maior do que um disco, é um tema que eu realmente quero que as pessoas abracem - pessoas que acreditam em Deus e pessoas que talvez nunca vão à igreja. Acredito que a esperança é necessária e quero transmiti-la aos corações das pessoas em todo o mundo. A música desafia as pessoas a não ignorarem seus sonhos; não desista nem desista, mas é hora de acreditar que você pode conseguir.


Deborah Evans Price acredita que todos têm uma história para contar e, como jornalista, considera um privilégio partilhar essas histórias com o mundo. Débora contribui para Outdoor, CMA Close Up, Jesus Chamando, Primeiro para mulheres , Mundo feminino e Top 40 do país com Fitz , entre outros veículos de comunicação. Autor do Cofre de Prêmios CMA e Fé do país , Deborah é a vencedora em 2013 do Prêmio Media Achievement da Country Music Association e a ganhadora em 2022 do Prêmio Humanitário Cindy Walker da Academia de Artistas Ocidentais. Deborah mora em uma colina nos arredores de Nashville com o marido, Gary, o filho Trey e o gato Toby.

Continue lendo para mais histórias inspiradoras do Woman’s World:

Lisa Marie Presley gravou um dueto com seu pai Elvis, e o resultado é a magia do Evangelho

Tamela Mann compartilha a única coisa que a ajuda a superar qualquer obstáculo

A série cristã ‘The Chosen’ conquistou o coração de milhões e está chegando à rede de TV – aqui está o que você precisa saber

As 20 melhores músicas country patrióticas que farão você se sentir orgulhoso de ser americano

Que Filme Ver?