Remédios caseiros para vaginose bacteriana: documentos revelam o que tentar e o que você absolutamente deve ignorar — 2024



Que Filme Ver?
 

Você está se sentindo péssimo ultimamente? Sintomas desagradáveis ​​como coceira, queimação e corrimento são típicos de duas condições muito comuns: vaginose bacteriana e infecções fúngicas. Se você é como a maioria das mulheres, provavelmente já se perguntou sobre os remédios caseiros para vaginose bacteriana.





Quase todo mundo que vem me consultar com desconforto vaginal já tentou algo que procurou primeiro na internet, e isso geralmente agrava o problema, diz Rebecca Levy-Gantt, DO, um obstetra em consultório particular em Napa, Califórnia, e autor de Perimenopausa para leigos . O alho fica muito bom no espaguete, mas por favor, não coloque alho na vagina. Isso perturba o equilíbrio do pH.

Aqui está o que você precisa saber sobre as infecções vaginais mais comuns e como tratá-las. Além disso, aprenda como prevenir futuros surtos com remédios caseiros para vaginose bacteriana.



O que é vaginose bacteriana?

A vaginose bacteriana (VB) ocorre quando o equilíbrio natural das bactérias na vagina é perturbado. Em outras palavras, os bugs ruins expulsam os bons. Ao contrário de uma infecção por fungos, é causada por bactérias, não por fungos. A VB é particularmente prevalente entre mulheres em idade reprodutiva. Provavelmente é VB e não uma infecção por fungos se o corrimento for fino, cinza e espumoso ou tiver cheiro de peixe, diz Jennifer M. Blaber, MD , professor assistente clínico de obstetrícia e ginecologia na Stony Brook Medicine. (Clique para saber como equilibrando seu pH vaginal pode aliviar a coceira e o odor.)



Vários fatores podem contribuir para a VB, alterando o equilíbrio das bactérias na vagina. Isso resulta em muitos micróbios nocivos e em poucos micróbios benéficos. As causas comuns incluem:



  • Parceiros sexuais múltiplos ou novos
  • Usando produtos perfumados na vagina
  • Uma falta natural de bactérias lactobacilos

BV não é uma DST, garante o Dr. Blaber. Pode ocorrer em mulheres que não são sexualmente ativas.

O que é uma infecção por fungos?

Uma infecção por fungos é caracterizada por inflamação causada pelo crescimento excessivo de um fungo no Cândida família, diz o Dr. Blaber. Cândida geralmente está presente em pequenas quantidades na vagina. Quando seu equilíbrio é perturbado, pode causar uma infecção.

Uma ilustração de uma infecção vaginal por fungos

KATERYNA KON/Getty



Os sintomas da infecção por fungos diferem da VB porque a secreção é mais espessa e não apresenta odor forte. Os sintomas clássicos de infecção por fungos são secreção e coceira do tipo queijo cottage, diz o Dr. Levy-Gantt.

Algumas das causas mais comuns de infecção por fungos incluem:

  • Uso de antibióticos, que mata bactérias benéficas na vagina
  • Flutuações hormonais
  • Certas condições de saúde, como diabetes

Mesmo as mulheres que nunca tiveram problemas podem começar a ter infecções fúngicas à medida que progridem durante a gravidez, perimenopausa ou menopausa, diz o Dr. Levy-Gantt. São as mudanças hormonais que alteram o microbioma vaginal.

Após a menstruação, você também fica mais vulnerável a uma infecção por fungos porque o sangue altera o pH da vagina, acrescenta o Dr. Levy-Gantt.

Relacionado: Ob/Gyns: Se a sua infecção por fungos não desaparecer após o tratamento, pode ser *Isto*

Os remédios caseiros para vaginose bacteriana funcionam?

É complicado. Levy-Gantt dizem que não existem grandes remédios caseiros baseados em evidências que curem de forma confiável a vaginose bacteriana ou a infecção por fungos. A melhor maneira de tratar a vaginose bacteriana é com um antibiótico prescrito. E a melhor maneira de tratar infecções fúngicas é com um antifúngico prescrito.

Se você já teve infecções por fungos antes e teve sucesso com um tratamento sem receita como o Monistat, não há problema em usá-lo se não puder consultar seu médico. Basta obter as fórmulas de três ou sete dias, aconselha o Dr. Blaber. A fórmula de um dia possui um princípio ativo diferente que pode causar infecções secundárias.

Dito isto, muitas mulheres obtiveram alívio com soluções naturais. E existem remédios caseiros para vaginose bacteriana e infecções fúngicas que podem ajudar a evitar que as condições piorem novamente no futuro, depois de curar uma infecção ativa.

Remédios caseiros para vaginose bacteriana e infecções fúngicas

Se você estiver passando por algo que não pareça certo, visite seu ginecologista. Vá ao primeiro sinal ou sintoma – isso significa até mesmo uma vaga sensação de desconforto ou irritação vaginal, diz o Dr. Levy-Gantt. Adiar provavelmente significará mais desconforto, medicação e despesas do que o necessário.

Depois que a infecção for resolvida, você pode ajudar a reduzir o risco de recorrências de vaginose bacteriana e infecções fúngicas com esses remédios caseiros.

1. Opte por um supositório de ácido bórico

Este é um dos remédios caseiros mais conhecidos para vaginose bacteriana e infecções fúngicas. Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins descobriu que 77% das mulheres estavam satisfeito com o tratamento com ácido bórico por suas infecções recorrentes. As mulheres receberam um regime inicial de ácido bórico diariamente durante sete a 14 dias após um surto. Isto foi seguido por doses de manutenção de ácido bórico duas a três vezes por semana durante 13 meses.

Close de uma mulher com esmalte branco segurando um supositório de ácido bórico, um dos melhores remédios caseiros para vaginose bacteriana

FotoDuets/Getty

Se primeiro tratarmos o problema adequadamente, o ácido bórico pode ser usado como tratamento de manutenção, diz o Dr. Levy-Gantt. Um para tentar: Supositórios vaginais de ácido bórico NutraBlast ( Compre na Amazon, $ 14,99 ). (Clique para ver nossos melhores curas naturais para infecção por fungos .)

2. Use vitamina C esse caminho

Em um pequeno estudo no Jornal de Pesquisa em Medicina Clínica, os pesquisadores analisaram mulheres que foram curadas de um episódio de vaginose bacteriana com antibióticos. Quando inseriram um comprimido de 250 mg de vitamina C na vagina uma vez ao dia durante seis dias, evitou uma recorrência de BV para 86% deles. A vitamina C pode prevenir infecções, restaurando um nível saudável de pH na vagina para aumentar a capacidade do corpo de combater bactérias nocivas.

3. Saboreie iogurte rico em probióticos

Desde o esgotamento de boas bactérias vaginais (lactobacilo) é a causa raiz da VB, faz sentido reabastecê-los, diz Barbara DePree, MD , uma praticante certificada da menopausa e fundadora da MiddlesexMD. com . Estudos têm mostrado uma Redução de 60% nas infecções em mulheres que comem iogurte enriquecido com probióticos diariamente durante 30 dias. (Clique para ver uma receita simples para faça iogurte em casa ).

Não é fã de iogurte? Dr. DePree aconselha tomar um probiótico com lactobacilo uma vez ao dia para ajudar a evitar infecções futuras. Um para experimentar: Pérolas Probióticas Femininas da Nature's Way ( Compre na Amazon, $ 11,81 ).

Uma tigela de iogurte, um dos melhores remédios caseiros para a vaginose bacteriana, coberta com fatias de banana e nozes sobre uma mesa de madeira

Imagens Cavan/Getty

Relacionado: Você pode ter VB e infecção por fungos ao mesmo tempo? Sim! Ob/Gyns compartilham os melhores remédios caseiros para ambos

4. Considere uma combinação de vinagre e água

Como a vagina é autolimpante, não há razão médica para fazer ducha. E os médicos concordam que você deve evitar duchas compradas em lojas, que contêm fragrâncias e outros ingredientes que fazem mais mal do que bem. Ainda assim, há pessoas para quem nada mais funcionou, diz o Dr. Levy-Gantt. Para eles, sugiro uma ducha caseira com vinagre e água.

Esta versão caseira sem fragrância pode ser útil para alterar o pH da vagina e torná-la mais resistente a infecções. Combine duas partes de água com uma parte de vinagre em uma garrafa peri. Um para experimentar: Frida Mom Upside Down Peri Bottle ( Compre na Amazon, $ 12,97 ).

Coloque no chuveiro e, duas vezes por semana, aperte [a vagina], diz o Dr. Levy-Gantt. O vinagre aumenta o PH da vagina, ajudando a criar um ambiente onde bactérias saudáveis ​​podem florescer. Para mulheres com crises frequentes, pode ajudar a prevenir infecções por VB e fungos.

Hábitos saudáveis ​​que bloqueiam infecções

Além dos remédios caseiros para vaginose bacteriana e infecção por fungos, existem hábitos simples que favorecem a vagina que você pode adotar para ajudar a evitar problemas.

  • Não use sabonete, duchas comerciais ou qualquer produto anunciado como forma de se sentir mais fresco lá embaixo, diz o Dr. Levy-Gantt.
  • Use roupas íntimas de algodão, diz o Dr. Blaber. É um tecido respirável que ajuda a manter um ambiente saudável para micróbios e evita o acúmulo de umidade,
  • Ao ser íntimo, use preservativos, aconselha o Dr. Blaber. Isso pode ajudar a prevenir a infecção por BV de bactérias introduzidas por um novo parceiro.
  • Pare de se barbear, recomenda o Dr. Levy-Gantt. Seu cabelo existe para protegê-lo de bactérias, acrescenta ela.
  • Não fique com roupas molhadas ou suadas, diz o Dr. Blaber. É um caminho rápido para infecções fúngicas.
Quatro pares de roupas íntimas de algodão coloridas para mulheres presas em um varal

Roupa íntima de algodão ajuda a bloquear infecções vaginaisAlena Mostovich/Getty


Para obter mais maneiras de obter alívio dos problemas de saúde vaginal:

Curar uma infecção por fungos sem remédios? Sim! Os principais ginecologistas explicam quais remédios naturais usar quando

Equilibrar o pH vaginal pode acabar com odores, coceira e corrimento, dizem os médicos

Ob/Gyns sobre como saber se esse caroço é uma marca de pele vaginal ou algo mais sério

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?