Listar todos os programas e filmes baseados em pessoas reais seria uma lista muito longa que está sempre crescendo. Alguns ganharam elogios retumbantes como explorações bem-sucedidas da vida de uma pessoa, como o recente filme biográfico Elvis . Mas outros foram alvo de condenação. Whoopi Goldberg recentemente foi muito vocal em sua posição contra uma série particularmente parda na Netflix, Dahmer – Monstro: A História de Jeffrey Dahmer .
Entre 1978 e 1991, Dahmer foi responsável pelo assassinato de 17 homens e meninos, e sua extensão ao canibalismo e necrofilia. Netflix lançou recentemente Dahmer estrelado por Evan Peters como o serial killer titular, e o movimento recebeu críticas devido ao impacto que tem nas famílias. Goldberg discute essas consequências no último episódio de A vista .
10 centavos más valiosos
Whoopi Goldberg discute a nova série de Jeffrey Dahmer em 'The View'
Goldberg acredita que Dahmer apenas machuca as famílias de suas vítimas novamente / © Columbia Pictures / cortesia Everett Collection
Co-criado por Ryan Murphy e Ian Brennan, Dahmer tem sido um tema de intenso debate online desde que foi lançado em 21 de setembro. surgiu recentemente em A vista e recebeu condenação por Goldberg. “Ryan [Murphy] é um artista incrível”, disse ela, mas “se essa fosse minha família, eu ficaria furiosa”.
RELACIONADO: Michael, estrela de 'The Waltons', aprendeu a interpretar a avó de Jeffrey Dahmer em nova série
As coisas tomaram um rumo pessoal quando ela continuou: “Porque está sendo morto e vendo seu filho ser [morto], e então você tem que ouvir como foi e todas essas outras coisas que, como uma pessoa que perdeu alguém assim , é só – você não pode imaginar.” De fato, uma das maiores críticas contra Dahmer é que as famílias não foram consultadas neste projeto que conta a história do terrível assassinato e profanação de um membro da família.
O debate sobre cinebiografias perdura
Whoopi Goldberg compartilhou sua opinião sobre a série Dahmer / ©Netflix / Cortesia Everett Collection
Qualquer adaptação da vida de uma pessoa segue uma linha tênue que leva em conta a precisão, a sensacionalização e a exploração. A recente ficcionalização da vida de Marily Monroe recebeu críticas por favorecer os dois últimos traços, mas os fãs desses tipos de produções afirmam que eles contam uma história importante. A capacidade de Dahmer de cometer tantos crimes desencadeou um debate sobre policiamento, homofobia e racismo desde então, como o co-apresentador de Goldberg, Sunny Hostin. notas , muitas das vítimas de Dahmer eram “homens gays jovens, negros e pardos”. Por esse motivo, Hostin defende a série dramatizada por aumentar a conscientização sobre a demografia visada, acrescentando: “Essas comunidades ainda são marginalizadas e às vezes tratadas da mesma maneira”. Outra defesa foi: “Havia outras peças nessa história que nem eu conhecia”.
poema de unicornio de shel silverstein
Eu não estou dizendo a ninguém o que assistir, eu sei que a mídia de crimes reais é enorme, mas se você está realmente curioso sobre as vítimas, minha família (os Isbell) está chateada com esse show. Está retraumatizando uma e outra vez, e para quê? De quantos filmes/shows/documentários precisamos? https://t.co/CRQjXWAvjx
- eric perry. (@ericthulhu) 22 de setembro de 2022
volver a la ropa de los 80
As críticas de Goldberg contra a Dahmer show foi dublado por parentes de suas vítimas. Rita Isbell, irmã da vítima Errol Lindsey, havia dado um depoimento em 1992 que se tornou conhecido em todo o mundo. Depois Dahmer foi lançado, ele postou no Twitter: “Eu não estou dizendo a ninguém o que assistir, eu sei que a mídia de crimes reais é enorme [agora], mas se você está realmente curioso sobre as vítimas, minha família (os Isbell) [é ] chateado com esse show. Está retraumatizando uma e outra vez, e para quê? De quantos filmes/programas/documentários precisamos?” Ele também twittou: “Meus primos acordam a cada poucos meses neste momento com um monte de ligações e mensagens e eles sabem que há outro show de Dahmer. É cruel.”
O que você acha de filmes e shows biográficos?
Membros reais da família condenaram a série, enquanto outros acham que ela conta uma história importante / ©Netflix / Cortesia Everett Collection