O que é pesca-gato? Sinais de que você é uma vítima e como evitá-lo — 2024



Que Filme Ver?
 

Em 2012, a MTV estreou uma série chamada Peixe-gato. Foi um reality show em que dois amigos expuseram os pescadores, examinando a psicologia por trás do estratagema e as implicações para aqueles que enganaram. Na época, poucas pessoas com mais de 20 anos sabiam o que era catfishing. No entanto, desde a estreia do programa, há pouco mais de 10 anos, a pesca-gato tornou-se onipresente, proliferando em tudo, desde aplicativos de namoro e fraudes por e-mail até fraudes imobiliárias e de seguros.





Então, o que é pesca-gato? Na sua forma mais simples, é um tipo de cyberbullying que envolve imitadores online que enganam participantes desavisados. As pessoas bagre por diferentes razões; alguns por ganho financeiro, outros por falta de autoestima. Normalmente, a pesca-gato é um golpe por e-mail ou mídia social.

Infelizmente, os golpistas que fazem o bagre ficaram tão bons nisso que discernir a verdade da falsificação pode ser muito difícil, especialmente para aqueles que são menos experientes em tecnologia. Abaixo está uma lista de sinais de alerta a serem observados ao receber um telefonema, e-mail ou solicitação de mídia social suspeita. Os sinais de pesca-gato são sutis, portanto, ficar atento às suas táticas é vital.



O que é pesca-gato?

Peixe-gato: o programa de TV estreou em 2012. Apresentado por Nev Schulman e Max Joseph, foi uma continuação de seu filme popular, Peixe-gato , cujo título definiu o fenômeno crescente de falsificação de identidade em sites de mídia social. A pesca-gato evoluiu a partir de golpes de telemarketing do passado. Mas enquanto os perpetradores dessas fraudes usavam frequentemente uma identidade falsa, os golpistas de catfishing assumiam identidades de pessoas reais e usavam-nas para criar novas contas (falsas) em aplicações de encontros, contas de redes sociais e outras plataformas de redes sociais.



As motivações para assumir essas identidades reais e falsas são muitas. O mais óbvio é o ganho monetário. Os golpistas têm como alvo indivíduos com o objetivo de receber dinheiro, joias e outros itens de alto preço, muitas vezes convencendo o alvo de que os dois estão em um relacionamento romântico. Com o tempo, o golpista solicita presentes de valor crescente e o alvo – sem saber que a pessoa com quem está conversando não é a pessoa do outro lado da tela – atende.



Em alguns casos, o perpetrador realmente conhece a vítima e pratica a pesca-gato como forma de cyberbullying. Isto pode envolver humilhar a vítima, aproximar-se dela e aprender os seus segredos, ou magoá-la fingindo partilhar sentimentos que não são verdadeiramente correspondidos. Celebridades podem ser vítimas de catfishing e, às vezes, nomes de celebridades são usados ​​pelos perpetradores para evocar confiança.

A pesca do gato é um processo cruel e desagradável que pode realmente prejudicar suas vítimas. A boa notícia é que existem medidas que você pode seguir para reconhecer sinais de pesca-gato e proteger você e sua família no futuro.

Quais são os sinais de que você é vítima de catfishing?

O programa trouxe conscientização sobre o problema e as práticas da pesca-gato. Aqui estão alguns dos sinais a serem observados que podem indicar pesca-gato.



Eles não conversam por vídeo.

Uma indicação clara de que uma pessoa pode estar pescando você é que ela se recusa a conversar por vídeo. Isso ocorre porque eles não se parecem com a foto do perfil em suas plataformas de mídia social e sabem que um encontro cara a cara seria o fim do relacionamento. Em algumas circunstâncias, um bagre pode até recusar chamadas de áudio, especialmente se a vítima souber quem é. Qualquer uma destas recusas deveria levantar enormes sinais de alerta.

Eles não farão planos.

Um aspecto adorável da Internet é que ela facilita a conexão com pessoas de todo o mundo. Dito isto, você deve prestar muita atenção em como o seu interesse amoroso online responde aos planos futuros. Se definirem datas concretas para uma reunião e reservarem passagens aéreas, é mais provável que sejam reais. Se eles forem evasivos quanto ao encontro pessoal, sua identidade real e online podem não corresponder. Isto é especialmente verdadeiro se vocês moram relativamente próximos um do outro e eles não parecem interessados ​​em fazer o esforço.

Suas fotos parecem boas demais.

Anote as fotos que potenciais amigos online e conexões românticas compartilham. Em primeiro lugar, olhe atentamente para a pessoa. Muitas vezes, os bagres roubam a identidade de modelos e atores. Se a pessoa parece boa demais para ser real, especialmente para uma conexão casual, geralmente é. Veja também como as fotos foram tiradas. Existem fotos espontâneas, selfies e fotos com amigos (em vez de fotos perfeitamente selecionadas)? Este último pode indicar que foram retirados do feed de outra pessoa. Se tiver curiosidade, peça que enviem uma selfie do que estão fazendo naquele momento. Se eles hesitarem, você poderá ter sua resposta.

O perfil deles parece novo.

Em muitos sites de mídia social, você pode ver há quanto tempo uma pessoa é membro ou se o perfil foi criado recentemente. Veja quantas fotos foram postadas, o que começaram a compartilhar e quando, e com que frequência interagem com outros perfis ou contas. Um perfil totalmente novo não é necessariamente uma indicação de um bagre, mas é inteligente ter cuidado com contas que surgem durante a noite.

Eles aparecem em uma pesquisa reversa de imagens.

Uma das práticas mais eficazes utilizadas no programa de televisão Catfish foi a busca reversa de imagens. Para fazer essa busca, baixe uma das fotos que eles estão usando para o seu computador. Em seguida, faça upload para o Imagens do Google. (Clique no pequeno ícone de câmera na barra de pesquisa para fazer upload de uma foto do seu computador.) Se a foto do perfil que você enviou aparecer nos resultados de pesquisa do Imagens do Google, isso provavelmente significa que ela não foi tirada ou compartilhada inicialmente pela pessoa que você está conversando com. Na maioria dos casos, roubaram a foto de uma modelo ou influenciadora e usaram a atratividade da pessoa para ganhar sua confiança.

Você encontra buracos em suas histórias.

Muitos catfishers fingem que conhecem alguém com quem você conhece remotamente – alguém de sua cidade natal ou de um emprego anterior, por exemplo. Essas são informações que eles podem obter facilmente em seus sites de mídia social e usar para fazer você baixar a guarda. Mas preste atenção às suas referências e comentários. Se você perceber que eles fazem declarações falsas sobre uma pessoa que afirmam conhecer; escorregar quando se trata de história, interesses ou características pessoais; ou perder algo óbvio sobre sua cidade natal, isso pode significar que eles não estão dizendo a verdade. Quaisquer erros óbvios de continuidade - ou manipulação – são boas indicações de que você está lidando com um bagre.

Eles pedem dinheiro.

Você nunca quer distribuir dinheiro pela internet. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de uma pessoa que você acabou de conhecer on-line ou mesmo de alguém com quem você está conversando há algum tempo. O ganho financeiro é um dos principais motivadores dos bagres e faz com que vítimas desconhecidas percam somas significativas de dinheiro. Se você doar dinheiro online, certifique-se de que ele passe por canais controlados, como uma conta GoFundMe. (Esteja ciente de que estes também não são imunes a golpistas.) Dito isto, qualquer pedido de dinheiro ou presentes deve ser um sinal de alerta imediato para um bagre assumindo uma identidade falsa.

Como você pode evitar a pesca-gato?

Tomar medidas para alertá-lo de que você é uma possível vítima da pesca-gato é vital para reconhecer os sinais de golpes românticos e outros golpes de pesca-gato. Aqui estão algumas táticas eficazes.

Defina suas contas como privadas.

A maioria dos sites de mídia social possui vários graus de configurações de privacidade. Se você está preocupado em ser vítima de pesca-gato, é inteligente implementar as configurações de segurança mais altas. Isso ajudará a evitar que contas desconhecidas entrem em contato com você, reduzindo assim o risco de sucumbir a um golpe.

Seja cético.

A tecnologia está a avançar mais rapidamente do que a nossa literacia mediática, o que significa que aqueles de nós que não cresceram online não têm o conhecimento de comunicação digital para examinar adequadamente os perfis das redes sociais. A melhor maneira de contornar isso é ser cético. Se uma conta solicitar dinheiro ou prometer algo bom demais para ser verdade, exclua a mensagem. Tenha cuidado também com contas administradas por pessoas incrivelmente bonitas. Muitas vezes, essas fotos são tiradas de modelos e atores. Para ser franco, se os relacionamentos online parecem bons demais para ser verdade, provavelmente não são verdadeiros.

Nunca compartilhe informações pessoais

Uma rápida pesquisa on-line pode revelar detalhes chocantes sobre nós – portanto, não torne o aprendizado de seus segredos ainda mais fácil para o peixe-gato. Ao configurar seus sites de mídia social, evite compartilhar seu endereço, número de telefone, informações de conta bancária on-line ou qualquer coisa que possa torná-lo alvo de assédio na vida real. Roubo de identidade golpes são cada vez mais comuns e podem ser extremamente prejudiciais às suas finanças. Mantenha as coisas atuais e vagas nos estágios iniciais de um relacionamento on-line e evite fornecer qualquer informação que possa ser usada por uma identidade falsa como reivindicação de conexão com você.

Faça uma pesquisa reversa de imagens para encontrar contas falsas.

A pesquisa reversa de imagens realmente funciona e pode ajudá-lo a identificar um perfil falso de mídia social ou perfil de namoro online. É uma das melhores maneiras de descobrir se a personalidade online de uma pessoa é genuína ou cooptada. Execute uma pesquisa reversa de imagens desde o início, pois pode ajudar a validar perfis. Mas esteja ciente: só porque uma imagem não aparece na pesquisa reversa de imagens, isso não significa que a pessoa é quem diz ser. Continue observando sinais de subterfúgio ou desonestidade para ter certeza de que está seguro online.

Faça-lhes perguntas para as quais eles deveriam saber as respostas.

Em muitos casos, o bagre pegará as informações compartilhadas em seus perfis públicos ou as informações que você deixa cair casualmente e as usará para tentar se aproximar de você. Não tenha medo de pressioná-los nisso. Se você está preocupado que eles estejam mentindo sobre conhecer um conhecido em comum, pergunte a eles sobre isso. Apimente sua conversa com perguntas específicas e evite coisas que eles possam consultar em tempo real. Mesmo que eles não afirmem ter conhecimento específico de uma pessoa ou lugar, é uma boa ideia observar atentamente suas conversas e detalhes. Se a informação mudar, especialmente quando for conveniente para extrair presentes ou aumentar a confiança, pode ser porque eles estão inventando a sua história à medida que avançam.

Peça videochamadas.

Se alguém for quem diz ser, não terá medo de entrar em um chat por vídeo. Claro, é natural ser cético no início, então uma ou duas rejeições podem não significar nada. Mas se você está conversando há muito tempo e compartilhou muitos detalhes pessoais e eles ainda não estão disponíveis para bate-papo por vídeo, tome nota. Catfish alegará que sua tecnologia está com defeito ou que não consegue descobrir como fazer sua câmera funcionar. As repetições de tecnologia deficiente são muitas vezes uma indicação de um peixe-gato.

Peça selfies.

Como o bagre tira fotos selecionadas dos feeds de outras pessoas, peça a eles uma selfie do que estão fazendo no momento em que você está interagindo. Se eles hesitarem ou enviarem uma foto que não inclua o rosto, é provável que a pessoa com quem você está conversando não seja aquela que aparece nas fotos online que você vê. Se enviarem uma foto, procure iluminação ou retoques profissionais. Uma selfie repentina que inclua isso é uma bandeira vermelha óbvia.

Nunca sempre envie dinheiro – ou deixe-os passar pela porta.

Se você enviar dinheiro para um bagre, poderá considerar que esse dinheiro acabou. Nunca envie dinheiro ou presentes para alguém on-line, a menos que tenha certeza absoluta de que eles são legítimos e de que você está usando os canais mais seguros possíveis. Mais importante ainda, nunca, jamais, divulgue informações de suas contas financeiras. Se você acredita que está conversando com alguém que conhece, como um membro da família, confirme a identidade dele fora da Internet, por exemplo, por meio de um telefonema, antes de compartilhar qualquer informação privada.

Feche a porta para a pesca-gato

A pesca do gato é uma prática assustadora e é mais fácil do que parece ser vítima desses golpistas. É por isso que é importante saber reconhecer os sinais da pesca-gato e tomar medidas para se proteger contra futuros golpistas. As indicações comuns a serem procuradas incluem novas contas, relutância em chamadas de vídeo ou áudio e histórias que parecem não aumentar com o tempo. A falta de vontade de fazer planos concretos para se encontrarem pessoalmente também é uma indicação de que eles não são quem dizem ser. Para se proteger, ative configurações de privacidade rígidas em suas contas, examine e verifique perfis on-line e faça pesquisa reversa de fotos de perfil antes de responder às mensagens. Mais importante ainda, não envie dinheiro nem abra ninguém online.

Que Filme Ver?