Tomar este suplemento comum pode colocar você em maior risco de problemas cardíacos — 2025
Muitas pessoas tomam suplementos de óleo de peixe todos os dias, por diversos motivos. Supostamente, eles podem ajudar a controlar a pressão alta, diminuir os níveis de colesterol ruim, reduzir a inflamação e ajudar a proteger contra doenças cardíacas. Pessoalmente, comecei a tomar óleo de peixe há anos, quando ouvi que poderia ser eficaz contra a depressão ligeira.
Ikea después de la venta de Navidad
Comprei-o num frasco gigante da Costco e até dei aos meus filhos (com a bênção do pediatra). Mas uma análise científica recente levanta preocupações sobre a segurança dos suplementos de óleo de peixe, questionando se eles poderiam desempenhar um papel na ocorrência de irregularidades. ou batimento cardíaco acelerado, também conhecido como fibrilação atrial.
A meta-análise, publicada na edição de outubro de 2021 da revista da American Heart Association (AHA) Circulação , revisou estudos realizados em mais de 80.000 pessoas entre 2012 e 2020. Pesquisadores do Hospital Universitário de Genebra e do Hospital Brigham and Women's analisaram os efeitos dos ácidos graxos ômega 3 de origem marinha (ou seja, óleo de peixe) e descobriram que havia um risco aumentado de fibrilação atrial entre as pessoas que tomaram esses suplementos – especialmente se tomaram mais de um grama por dia.
O que é fibrilação atrial?
O que é fibrilação atrial (abreviadamente AFib) e quão preocupado você deveria estar com isso? Primeiro, vamos dar uma olhada no seu coração. Possui câmaras superiores (os átrios) e câmaras inferiores (os ventrículos), e essas duas câmaras precisam se dar bem para funcionar. Quando as câmaras superiores do coração batem irregularmente, ficando fora de sincronia com as câmaras inferiores, resulta em arritmia, que pode causar coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral (especialmente acidente vascular cerebral isquêmico, de acordo com pesquisas recentes ) e até insuficiência cardíaca.
Então, quão comum é o AFib? O Estimativas dos Centros de Controle de Doenças (CDC) que até 2030, mais de 12 milhões de pessoas nos Estados Unidos terão AFib. Além de causar batimentos cardíacos acelerados, pode fazer você sentir falta de ar, fraqueza e tontura. (No entanto, você também pode ter AFib e não sofrer nenhum sintoma.) As mulheres são mais propensas a ter AFib - provavelmente porque tendem a viver mais do que os homens, e AFib é mais comum à medida que envelhecemos.
Em 2019, a AFib foi a causa subjacente de mais de 26.000 mortes. Em outras palavras, você não quer mexer com isso. Se você tiver dor no peito, palpitações cardíacas, fadiga extrema ou outros sintomas de AFib , leve-o ao seu médico. Mas será que tomar óleo de peixe realmente aumenta a chance de desenvolver essa condição?
Os suplementos de óleo de peixe são seguros para tomar?
É importante notar que a meta-análise da AHA descobriu apenas que o risco aumentado de AFib foi meramente associado com a ingestão de suplementos marinhos de ômega-3. Isso não prova necessariamente que o óleo de peixe causa problemas cardíacos. WebMD diz que os suplementos de óleo de peixe são provavelmente seguros quando tomados em doses de três gramas ou menos por dia. No entanto, se você toma óleo de peixe regularmente, especialmente mais de um grama por dia, consulte seu médico apenas por segurança.
Quer obter ácidos graxos ômega-3 direto da fonte, em vez de tomar suplementos? Felizmente, você tem muitas opções! Tente comer mais peixe – especialmente peixes gordurosos de água fria, como salmão, cavala, atum e sardinha. As nozes também são ótimas fontes de ômega-3, assim como óleos vegetais como óleo de linhaça, óleo de soja e óleo de canola.
Os ácidos graxos ômega-3 trazem uma série de benefícios à saúde, incluindo ajudar a reduzir a inflamação em todo o corpo, reduzir a pressão arterial e até mesmo manter os olhos saudáveis. Quer você opte por tomá-los como suplementos de óleo de peixe (ainda tenho minha confiável garrafa tamanho família da Costco!) ou consumi-los na forma de alimento, você definitivamente não vai querer eliminá-los de sua dieta.