O estranho sinal do seu banheiro de que você pode ter diabetes — 2024



Que Filme Ver?
 

Parece que o mofo no vaso sanitário volta mais rapidamente após a limpeza? E que há mais disso? Embora esse incômodo signifique esfregar mais o vaso sanitário (mais sobre os melhores truques de limpeza profissional abaixo), há uma chance de que também seja uma pista de que você deve verificar o açúcar no sangue. Por mais estranho que pareça, ver frequentemente mofo no banheiro pode ser um dos primeiros sinais de diabetes.





Embora possa parecer um salto – bolor na sanita e diabetes – faz sentido quando se considera que a composição da sua urina revela muito sobre a sua saúde e que diferentes tipos de bactérias e fungos se alimentam de diferentes tipos de compostos.

A conexão entre diabetes e composição da urina

Seus rins filtram a glicose da corrente sanguínea e a excretam do corpo através da urina, explica Laura Purdy , médico. Se você tiver um nível elevado de açúcar no sangue, ele sairá na urina. É por isso que níveis elevados de glicose na urina podem ser um sinal de diabetes.



Considere que o nome da doença: diabetes mellitus É derivado da palavra grega diabetes (sifão) e a palavra latina diabetes (doce). A pesquisa mostra que o termo tem sido usado desde 300 AC. Até as antigas civilizações grega, indiana e egípcia notaram pessoas cuja urina tinha um cheiro doce.

Além do mais, as pessoas com diabetes não controlada costumam ter sede. Isso significa que eles bebem mais e, por sua vez, urinam mais.

A conexão entre a composição da urina e o mofo do banheiro

Moldes e fungos se alimentam de açúcar. Se o seu corpo está eliminando o excesso de glicose, níveis mais elevados de açúcar estão chegando ao seu banheiro. E, se você der descarga com pouca frequência devido à tentativa de economizar água, o açúcar permanecerá na sua tigela por horas seguidas – tempo suficiente para alimentar microorganismos como o mofo.

Idas mais frequentes ao banheiro para pessoas com urina rica em açúcar podem significar problemas quando se trata de anéis de mofo persistentes. Embora a limpeza extra do banheiro seja um incômodo, na verdade pode ser uma bênção disfarçada se ajudar você a detectar um sinal de alerta de diabetes desde o início.

Se você notar um aumento na frequência urinária ou se sua urina tiver um cheiro doce, você vai querer visitar seu médico para fazer um exame de sangue, recomenda o Dr. Purdy. Para obter mais informações sobre os tipos de exames que seu médico solicitará que você faça, confira isto Ficha informativa da Associação Americana de Diabetes . (Clique para ver o trocas de alimentos para diabetes que pode manter o açúcar no sangue equilibrado.)

O que mais causa mofo no banheiro?

O crescimento do mofo é normalmente desencadeado por uma combinação de umidade, calor e material orgânico que o mofo pode usar como fonte de alimento, diz Rocky Vuong, fundador e proprietário da Limpeza de calibre em Melbourne, Austrália. Banheiros, e especificamente banheiros, podem ser um ambiente perfeito para mofo porque geralmente são quentes e úmidos.

Você pode ver manchas ou manchas pretas, verdes, brancas ou laranja no banheiro, acrescenta ele, ou notar um cheiro de mofo ou terra. O tanque do vaso sanitário, em particular, é um local comum para o crescimento de mofo que muitas vezes passa despercebido.

Qual a melhor forma de eliminar o mofo do vaso sanitário?

Se você notar o aparecimento de mofo no banheiro, há uma série de produtos domésticos básicos e acessíveis que podem eliminá-lo rapidamente.

Vinagre branco e borrifador para ajudar a limpar o mofo

FotoHelin/Shutterstock

Uma solução poderosa e totalmente natural? Vinagre! É um ácido suave que pode matar até 82% das espécies de fungos, afirma Vuong.

Simplesmente despeje vinagre em um borrifador e borrife generosamente na área mofada. Em seguida, deixe descansar por uma hora antes de limpar. Problema resolvido!

Não há vinagre à mão? Vuong diz que você também pode fazer uma pasta com uma colher de chá de bicarbonato de sódio para duas xícaras de água e aplicar em áreas mofadas. Em seguida, esfregue com uma escova de cerdas e enxágue com água. O bicarbonato de sódio cria um ambiente alcalino no qual o mofo não consegue sobreviver.

Ainda não consegue se livrar disso? Use o alvejante! Pode matar praticamente todas as espécies de fungos internos, explica Vuong.

Misture uma xícara de água sanitária em um galão de água, aplique na superfície e esfregue o mofo. Lembre-se de usar luvas e ventilar adequadamente o banheiro ao usar água sanitária.

Clique para ver dicas sobre como limpar todos os tipos de manchas do seu vaso sanitário .

Como posso ajudar a prevenir a formação de mofo no banheiro?

Assim que seu banheiro estiver livre de mofo, você vai querer garantir que ele continue assim! Felizmente, há uma série de etapas que você pode seguir para manter as coisas limpas. Primeiro, Vuong enfatiza a importância de limpar seu banheiro pelo menos uma vez por semana com um limpador desenvolvido para matar mofo e bactérias.

Também inteligente: melhorar o fluxo de ar na sala e manter as coisas o mais secas possível. Após o banho, mantenha o ventilador do banheiro ligado ou abra uma janela para ajudar a remover a umidade do ar. E, finalmente, certifique-se de que a tampa do vaso sanitário permaneça fechada entre os usos, diz Vuong. Pode ajudar a limitar a propagação de esporos de fungos.

Para saber mais sobre mofo em casa e seus efeitos na saúde:

PhD: Há mais mofo nas janelas do que em qualquer outro lugar da sua casa

Mistério médico: queda de cabelo, dor crônica e inflamação – o que causou os sintomas deste TikToker?

Que Filme Ver?