A rivalidade de Mary Tyler Moore e Valerie Harper: ‘Havia ciúme da parte de Maria’ (exclusivo) — 2024



Que Filme Ver?
 
mary-tyler-moore-valerie-harper-the-mary-tyler-moore-show

Quando se trata de The Mary Tyler Moore Show , que atualmente está comemorando seus 50ºAniversário, há muita empolgação com a série, seu lugar na história da televisão, o maravilhoso elenco - incluindo Ed Asner, Ted Knight e Betty White - e a conexão que esses atores tinham na câmera e aparentemente desligada. Mas, conforme revelado por Herbie J Pilato, autor da biografia Maria: a Mary Tyler Moore Story , parece que Mary e Valerie Harper fizeram não desfrutam da mesma proximidade que seus personagens de Mary Richards e Rhoda Morgenstern gozavam, apesar da imagem em contrário que tentaram projetar.





“Moore e Harper”, diz Pilato sobre as atrizes que faleceram, respectivamente, em 2017 e 2019, “nem sempre se concordaram. Valerie era uma ladrão de cenas. Sua atuação como Rhoda foi muito popular no show, e houve algum ciúme profissional por parte de Mary. Às vezes, Mary não era tão louca em se apresentar com Valerie. ”

Observa o autor / produtor Rick Lertzman no mesmo livro, “Embora o personagem Rhoda fosse meio unidimensional, a popularidade de Valerie estava crescendo. Valerie estava se tornando uma presença cada vez mais influente no show. Muitas vezes, quando alguma figura em um show fica grande demais, sempre há um conflito com o ator principal. ”



Desvendando a rivalidade entre Mary Tyler Moore e Valerie Harper

Revelada a rivalidade entre Mary Tyler Moore e Valerie Harper

A capa da biografia de Herbie J Pilato, ‘Mary: The Mary Tyler Moore Story’ (cortesia de Jacobs Brown)



De acordo com Pilato, isso foi um fator importante na decisão de inserir Harper em sua própria série, Rhoda , que teve uma temporada de cinco temporadas entre 1974 e 1978 ( The Mary Tyler Moore Show funcionou de 1970 a 1977). Como tal, representou uma vitória dupla para Moore, observa ele, porque a atriz icônica ficou contente em ter os holofotes devolvidos a ela depois que Harper partiu, enquanto o Rhoda A sitcom foi outra entrada de sucesso no grupo de programas da MTM Enterprises liderado por Moore e seu então marido Grant Tinker.



RELACIONADOS: 11 fatos pouco conhecidos sobre Mary Tyler Moore

“Mary e Grant cuidavam um do outro”, enfatiza Pilato, “e ambos consideravam Valerie uma família. Mas, como acontece com todos os amigos íntimos e interações familiares, as águas paradas nem sempre são profundas. Na verdade, eles ficaram um pouco agitados. ”

Mary e Valerie: Juntas Novamente

Isso se tornou evidente quando, anos depois de ambos The Mary Tyler Moore Show e Rhoda a série terminou, a dupla se reuniu para o filme de TV de 2000, Mary e Rhoda , que foi planejado como um piloto de backdoor para uma nova sitcom. “Mary e Valerie foram parceiras de negócios no novo filme”, diz Pilato. “Mas Mary foi reticente em dar muito poder a Valerie, o que não agradou Harper. Como resultado, a série potencial de Mary e Rhoda nunca aconteceu. ” Enquanto isso, The Mary Tyler Moore Show continua sendo uma das comédias de situação mais populares da televisão - e o destinatário de 29 prêmios Emmy.



Como também é apontado na biografia, Show de Mary Tyler Moore o diretor Jay Sandrich chamou o Mary e Rhoda Filme para TV “uma ideia terrível”, porque, ironicamente, ele achou que o filme foi mal lançado. 'Maria não pode jogar Mary Richards mais. Mas Valerie poderia. Valerie deveria ter jogado Mary . '

Revelada a rivalidade entre Mary Tyler Moore e Valerie Harper

Mary Tyler Moore e Valerie Harper no filme de reunião de TV ‘Mary & Rhoda’ (Fox Television Studios)

Pilato escreveu: “Sandrich estava insinuando que Mary simplesmente não parecia mais para o papel. Tanto sua extensa cirurgia plástica quanto sua saúde frágil contribuíram para seu fraco desempenho literal e figurativo no filme. Os calorosos traços de caráter de Mary Richards estavam estranhamente ausentes da nova interpretação de Mary, enquanto a atuação de Harper como Rhoda era agora bizarra, mas ainda acessível ao público. ”

Outra observação na biografia é que quando Harper estava promovendo suas memórias, Eu, rhoda , em 2013, ela fez uma aparição no rádio com Howard Stern, que perguntou se ela achava que Mary já tinha ciúmes dela. Harper permaneceu em silêncio. Em outra ocasião, entretanto, ela admitiu que seu personagem de TV mais famoso tinha parcialmente inveja da Mary Richards na tela de Moore. “Havia uma parte de Rhoda que era muito protetora com Mary”, disse Harper, “... como uma irmã mais velha. E havia uma parte que estava com ciúme do corpo daquela modelo. ”

Bill Persky, escritor de The Dick Van Dyke Show e amigos de Moore até sua morte, simplesmente diz: 'Eles tiveram seus altos e baixos.'

Revelada a rivalidade entre Mary Tyler Moore e Valerie Harper

O elenco de ‘The Mary Tyler Moore Show’ (20ª Televisão)

Ao discutir Mary e Rhoda durante um Show de Mary Tyler Moore reunião no Oprah show, Valerie Harper disse, 'Isso realmente era como as namoradas são e que sua melhor amiga poderia ter muito ciúme da medida do seu quadril, como eu tinha de Mary, mas realmente esteja lá para ela ... [para] dizer a verdade.'

Pilato escreve: “Em uma entrevista posterior, Harper disse:‘ Rhoda deseja que ela estavam Maria. Mas não se manifesta como ciúme. Ela sabe que Mary pode ter um ótimo trabalho e uma grande figura, mas Rhoda é de Nova York. Ela sabe que tem que endireitar essa shiksa. '”

“E,” ele acrescenta hoje, “ Valerie Harper ainda se parecia com Valerie Harper , enquanto a imagem visual original de Mary Tyler Moore, que todos amaram e adoraram por anos, se foi. ”

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?