Por que as pessoas pareciam mais velhas no passado? Um vídeo detalha o “envelhecimento retrospectivo” — 2024



Que Filme Ver?
 

A cultura – até a aparência – é uma coisa variável com base no lugar e no tempo. As palavras entram e saem de uso. A moda muda em um piscar de olhos. Mas há outro fenômeno que é mais interno do que esses: a percepção de que as pessoas do passado pareciam Mais velho do que eles fazem agora. Por quê? Um vídeo do popular canal do YouTube Vsauce credita algo chamado “envelhecimento retrospectivo”.





Para explicar melhor, veja como uma pessoa na casa dos trinta hoje parece mais jovem do que uma pessoa na casa dos trinta de décadas atrás, como o 'anos 50 . O vídeo explora essa tendência em todas as idades, comparando antes e agora – até aponta para um exemplo surpreendente de Elizabeth Taylor. Aqui está o que é a grande teoria.

O envelhecimento retrospectivo pode explicar por que as pessoas pareciam mais velhas anos atrás

  As pessoas de hoje estão olhando fotos de pessoas de décadas atrás e avaliando sua idade em comparação com a idade

As pessoas de hoje estão olhando fotos de pessoas de décadas atrás e avaliando quantos anos elas parecem em comparação com sua idade / Flickr



O apresentador do Vsauce explorou uma série de fotos compartilhadas por usuários de mídia social comparando pessoas de diferentes gerações. O pai de uma pessoa na casa dos vinte anos parecia consideravelmente mais jovem do que o avô dessa mesma pessoa na casa dos vinte. Uma foto de Elizabeth Taylor parecendo bem inserida na indústria e pelo menos em seus vinte anos era na verdade ela como uma adolescente.



RELACIONADO: Veja as fotos de atores modernos interpretando lendas de Hollywood

Esse fenômeno é matizado, varia entre pessoas diferentes – se é que existe – e às vezes desafia o ditado: “As crianças de hoje em dia crescem muito rápido”, observa o vídeo. Depois, há a crença oposta, de que as crianças têm muito mais facilidade e podem permanecer inocentes por mais tempo. Assim, o vídeo tenta resolver esse dilema com a prazo “envelhecimento retrospectivo”.



60 tornou-se o novo 56, e assim por diante

  O envelhecimento retrospectivo explica os fatores que influenciam a forma como as pessoas nos olham

O envelhecimento retrospectivo explica os fatores que influenciam a forma como as pessoas nos olham / Unsplash

Então, tendência real ou um viés fortemente influenciado por forças externas? Um pouco dos dois, na verdade. A sociedade passou por imensas mudanças em uma escala individual e macro, de produtos a tecnologia e normas culturais. O advento do protetor solar e sua importância ajudaram a proteger e preservar significativamente a saúde da pele das pessoas; antes dos anos 90, as únicas opções de uma pessoa eram FPS 15 ou inferior, de acordo com fascínio . Somente em 1990 o FPS 30 se tornou disponível. Os avanços nos cuidados dermatológicos também mudaram o formato do rosto e a saúde. Então, de certa forma, as pessoas envelheceram mais rápido décadas atrás.

  Pessoas's appearances are based on new norms, advanced technology and medicine, modern trends, and our own age's perspective

A aparência das pessoas é baseada em novas normas, tecnologia e medicina avançadas, tendências modernas e a perspectiva de nossa própria época / Unsplash



Mas também há tendências de moda a serem consideradas, e elas devem ser observadas em relação à imagem como um todo – até quando uma pessoa hoje está olhando uma imagem do passado. O vídeo do Vscauce aponta para uma transformação que dá As meninas de ouro elenco penteados modernos, o que os rejuvenesce significativamente, mas é claro que sim, porque hoje associamos certos looks a certas idades. Então, se o penteado por si só pode ser suficiente para definir a idade de uma pessoa, outros fatores como cuidados com a pele e educação realmente importam? Em última análise, algumas de nossas crenças de que uma pessoa do passado parecia mais velha em uma idade mais jovem vem de dentro – devido às normas de hoje e com base em onde nós mesmos estamos na vida. Por exemplo, um jovem adulto olhando para um homem de quarenta anos do passado abordará essa visão com alguns preconceitos; essa pessoa é mais velha na foto, então ela carrega um ar de autoridade mais antiga com a qual o espectador ainda não se identifica. Assim, as conotações mudam e nós mesmos vemos o mundo de uma certa maneira em relação a onde estamos na vida.

Talvez as gerações posteriores olhem para nós e pensem da mesma forma. Você concorda com essa avaliação?

Que Filme Ver?