Filmes da Pantera Cor de Rosa em ordem: relembrando Peter Sellers e o inspetor Clouseau — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você fosse considerar o Pantera Cor de Rosa filmes em ordem, você pode não ter percebido que na verdade houve 11 filmes na série, começando em 1963 com o original Pantera Cor de Rosa e concluindo com 2009 A Pantera Cor de Rosa 2 , o segundo em uma tentativa de série reinicializada.





No centro de tudo está o inspetor francês Jacques Clouseau, que além de massacrar a língua (uma falsa versão francesa do inglês), se atrapalha em todas as investigações em que se envolve, com diálogos involuntariamente humorísticos e muita palhaçada. Na verdade, é não deveria funcionaram, mas a combinação do ator britânico Peter Sellers no papel de Clouseau e do diretor Blake Edwards , era, simplesmente, magia cômica – mesmo nas entradas mais fracas de seus esforços.

Acredito que eles realmente adoraram trabalhar juntos desde o início, diz Michael Starr , autor de Peter Sellers: uma história do cinema . Cada um deles tinha suas próprias sensibilidades cômicas, mas acho que Edwards sentiu que Sellers era como o yin do seu yang.



Enquanto o Pantera Cor de Rosa Os filmes em ordem continuaram, uma relação genuína de amor e ódio se desenvolveu entre a estrela e o diretor, bem como entre Sellers e sua personagem mais famosa na tela.



Peter Sellers e o diretor Blake Edwards em 1963

Peter Sellers e o diretor Blake Edwards em 1963 A Pantera Cor de Rosa ©MGM/cortesia MovieStillsDB.com



Quando os Sellers fizeram o primeiro Pantera Cor de Rosa em 1963, diz Starr, sua carreira estava indo muito bem naquele momento. Ele tinha feito Estou bem, Jack e O rato que rugiu , então ele estava no ápice de sua carreira. O original Panthe Rosa Vou colocá-lo no topo.

O que é interessante ter em mente, acrescenta ele, é que, sim, ele foi contratado para o filme por Blake Edwards, mas na verdade era para ser um filme. David Niven filme, mas Sellers meio que roubou o filme dele por meio de sua atuação. Eu li uma biografia de David Niven onde o autor disse que percebeu o que estava acontecendo enquanto eles estavam filmando o filme, que Sellers estava simplesmente indo embora e que realmente não havia nada que Niven pudesse fazer sobre isso.

Enquanto o segundo filme, 1964 Um tiro no escuro , foi um sucesso maior e continuou a alimentar os vendedores, quando você chega ao terceiro do Pantera Cor de Rosa filmes em ordem, 1975 O Retorno da Pantera Cor de Rosa , ele estava em um lugar muito diferente.



Ele estava passando por um período de baixa no final dos anos 60 e início dos anos 70, diz Starr, e realmente não queria fazer outro Pantera Cor de Rosa filme, mas ele viu isso como uma chance de voltar a ficar com Blake Edwards. Eles fizeram um ótimo trabalho nos filmes anteriores, e um filme chamado A festa , então eles decidiram fazer isso. E foi um sucesso, colocando Sellers de volta ao topo, mas ele era uma figura tão inconstante fora da tela, que não acho que ele tenha ficado muito feliz com isso. qualquer coisa . Quero dizer, ele estava não um homem feliz. Ele teve muitos problemas pessoais, alguns físicos e outros emocionais.

Mas, continua ele, se você lhe perguntasse naquele momento, ele teria dito que estava muito feliz por ter Clouseau de volta em sua vida, porque mesmo que isso não o tornasse uma estrela tão grande quanto antes, era trouxe-o de volta aos holofotes.

Pôster do filme Pantera Cor de Rosa, 1963

A Pantera Cor de Rosa pôster do filme, 1963©MGM/cortesia MovieStillsDB.com

No centro do Pantera Cor de Rosa filmes em ordem, era a já mencionada relação de amor e ódio entre os dois, que só iria crescer à medida que eles mudassem de Retornar para 1976 A Pantera Cor de Rosa ataca novamente e 1978 A Vingança da Pantera Cor de Rosa .

Diz Starr, entrevistei Blake Edwards para o livro que escrevi e realmente era uma relação de amor e ódio. Mas não importa o quanto eles lutaram entre si, o produto final sempre foi bastante sólido. No entanto, cada um deles era muito temperamental à sua maneira, e Sellers era um homem difícil de trabalhar.

A Vingança da Pantera Cor de Rosa, 1978

Peter Sellers como o inspetor disfarçado Jacques Clouseau em A Vingança da Pantera Cor de Rosa, 1978.Coleção Silver Screen / Imagens Getty

Ele tinha uma reputação em Hollywood onde as pessoas ficavam longe dele, porque ele era um pé no saco. Ele saía dos sets de filmagem, não aparecia para as filmagens, se recusava a filmar uma cena em 1967 Cassino Real com Orson Welles, porque ele achava que Welles era uma ‘bruxa má’. Ele demitiu alguém daquele filme por usar um suéter de uma determinada cor. No entanto, independentemente de qualquer tipo de condição física ou emocional em que Sellers estivesse, eles iriam colocá-lo na frente daquela câmera com Blake Edwards.

Isso foi levado a um grau mórbido quando se considera o fato de que Sellers morreu de ataque cardíaco em 24 de julho de 1980, quando tinha apenas 54 anos. Pantera Cor de Rosa filmes em ordem, lá ele estava sendo apresentado em 1982 Trilha da Pantera Cor de Rosa , com seu enredo de Clouseau desaparecendo misturado com cutscenes e tomadas alternativas de sequências existentes dos filmes anteriores.

Herbert Lom e Peter Sellers

Herbert Lom e Peter Sellers em 1976 A Pantera Cor de Rosa ataca novamente Imagens Keystone/Getty

Mesmo na morte, eles não permitiriam que Peter Sellers, como inspetor Clouseau, fosse embora, observa Starr. Típico de Hollywood: apenas aproveite o que puder. E se há uma maneira de ganhar dinheiro, por que não? Por que a morte deveria interferir nisso?

Embora houvesse cinco filmes produzidos após a morte de Sellers (dois dos quais viram Steve Martin retratando o Inspetor Clouseau), nenhum deles poderia se comparar à magia na tela criada por Blake Edwards e Peter Sellers.

O que se segue é um guia para os 11 Pantera Cor de Rosa filmes em ordem, com trailers de cada um deles que dão uma ideia do que você pode esperar.

( DEVE LER: 60 anos de Beatlemania – 10 momentos fabulosos dos Beatles em 1964 )

A Pantera Cor de Rosa (1963)

Tudo começa aqui, quando Peter Sellers faz sua estreia como o desajeitado inspetor francês Clouseau. Neste passeio, ele está tentando capturar um infame ladrão de joias conhecido como Fantasma, que está tentando roubar o inestimável diamante ‘Pantera Rosa’. Também estrelado por David Niven, Robert Wagner e Capucine, e dirigido por Edwards, que havia feito A Grande Corrida .

Segundo todos os relatos, Edwards e Sellers se deram maravilhosamente bem neste primeiro filme, com Edwards se referindo ao New York Times , Durante anos, consegui obter parte do que queria nos filmes, como escritor ou diretor, mas nunca tive uma área na qual pudesse explorar minhas ideias ao máximo. Então veio Peter, um armazém ambulante de loucura, um presunto com uma abordagem quase surrealista da insanidade das coisas, e encontramos uma afinidade imediata.

Peter Sellers como Inspetor Clouseau

Inspetor Jacques Clouseau (Peter Sellers) A Pantera Cor de Rosa ataca novamente , 1976© MGM/Getty Images

Conversamos sobre Clouseau, acrescentou, Brincando com ele, ridicularizando-o, até que ele se tornou uma terceira pessoa. Enquanto brincávamos com o personagem, a palhaçada e as piadas surgiram naturalmente. Então olhamos um para o outro e dissemos: ‘Vamos fazer isso’. Simples assim, e fizemos.

Um tiro no escuro (1964)

O caos se instala quando o inspetor Clouseau, que retorna, investiga uma série de assassinatos ocorridos em uma família rica. Escusado será dizer que este não é um Agatha Christie mistério. Tanto Sellers quanto Edwards retornam.

Assim como as coisas correram no original Pantera Cor de Rosa , o relacionamento entre Sellers e Edwards começou a desmoronar neste caso. Eduardo disse Playboy , voltamos logo com Um tiro no escuro e as coisas estavam bem na primeira metade das filmagens, mas então a merda bateu no ventilador. Os vendedores se tornaram um monstro. Ele simplesmente ficou entediado com o papel e ficou irritado, taciturno e pouco profissional.

Inspetor Clouseau (1968)

Durante a produção de ambos A Pantera Cor de Rosa e Um tiro no escuro , Edwards e Sellers lutaram criativamente, então nenhum deles estava interessado em voltar para outro Pantera Cor de Rosa filme. Nesse caso, o que um estúdio faz? Reformule Clouseau com ator Alan Arkin e coloque Venha tocar sua buzina e Divórcio ao estilo americano É Bud Yorkin na cadeira do diretor. Não funcionou. A trama faz com que o primeiro-ministro da Inglaterra solicite a ajuda de Clouseau para deter uma gangue de ladrões que corre desenfreada por toda a Europa. Fazer isso foi seu primeiro erro. O roteiro deste filme foi o segundo.

O Retorno da Pantera Cor de Rosa (1975)

Embora já tivesse passado uma década desde que trabalharam juntos, o diretor Blake Edwards e o ator Peter Sellers se reuniram novamente para ressuscitar o Inspetor Clouseau, e o público ficou encantado por ter um novo filme da Pantera Cor de Rosa. Parece que o Fantasma voltou e mais uma vez põe os olhos no diamante da Pantera Cor-de-Rosa. Parece repetitivo, mas não é. Um retorno maravilhoso para todos os envolvidos com piadas visuais e algumas das declarações mais bizarras que se possa imaginar saindo da boca de Sellers. Também estrelado por Christopher Plummer e Catherine Schell.

A Pantera Cor de Rosa ataca novamente (1976)

Tem sido um processo gradual, mas tendo conduzido o Inspetor Chefe Dreyfus ( Herbert Lom ) bastante insano, o ex-superior do inspetor Clouseau usa tecnologia laser roubada com a qual ele ameaça o mundo, a menos que alguém mata Clouseau. Tremendamente divertido, este parece um cruzamento entre os filmes da Pantera Cor de Rosa e uma aventura de James Bond. Um verdadeiro destaque na série de filmes.

A Vingança da Pantera Cor de Rosa (1978)

Desta vez, Clouseau pretende derrubar um sindicato do crime e, para isso, finge sua própria morte (para a alegria de Dreyfus, que realmente acredita que ele se foi). Através de disfarces e de suas trapalhadas habituais, o inspetor dá conta do recado. Verdade seja dita, o truque estava começando a ficar um pouco demorado a essa altura e os filmes estavam sendo apressados ​​​​para a produção, mas dado que esta seria a última vez de Sellers como Clouseau, é divertido absorver tudo. , o público obviamente gostou, o filme rendeu cerca de US$ 16 milhões a mais do que O Pantera Cor de Rosa ataca novamente tive.

Trilha da Pantera Cor de Rosa (1982)

Dada a desavença que se desenvolveu e nunca desapareceu entre Sellers e Edwards, pode-se perguntar qual foi a reação do diretor à morte do ator em 24 de julho de 1980. Podemos ter a resposta no fato de que ele optou por ainda estar envolvido com o Pantera Cor de Rosa série em forma de Trilha da Pantera Cor de Rosa , um exercício bastante mórbido quando você pensa sobre isso.

Nele, Joanna Lumley interpreta a repórter Marie Jouvet, que decide investigar as circunstâncias do misterioso desaparecimento do inspetor Clouseau. À medida que ela entrevista pessoas que o conheceram, obtemos cenas externas, cenas cortadas e tomadas alternativas de Sellers dos filmes anteriores. O público não aceitou, o filme arrecadou US$ 9 milhões com um orçamento de US$ 6 milhões. Isso, ao que parece, seria o fim de tudo.

Errado !

Maldição da Pantera Cor de Rosa (1983)

Ted Wass ( Florescer ) é o detetive de Nova York Clifton Sleigh, que recebe a tarefa de descobrir o que aconteceu com o inspetor Clouseau. Desta vez, não houve cenas, apenas estava encontrando personagens novos e antigos, com bastante palhaçada. A parte mais engraçada? Roger Moore (então no auge de sua fama de James Bond) alegando ser Clouseau após uma cirurgia plástica - é histérico vê-lo ser tão desajeitado. Mais uma vez o público não compareceu, este arrecadando US$ 4,5 milhões contra um orçamento de US$ 11 milhões. Além disso, mais uma vez, isso parece ter sido o fim de tudo.

Errado ! De novo !

Filho da Pantera Cor de Rosa (1993)

Demorou uma década, mas o público conseguiu outro filme da série, de 1993 Filho da Pantera Cor de Rosa . Desta vez, pelo menos, houve uma tentativa genuína de bombear sangue novo para o projeto, pois em vez de saídas ou busca pelo desaparecido Clouseau, o foco está diretamente em seu filho ilegítimo, Gendarme Jacques Gambrelli (Roberto Benigni). A trama mostra a nova geração de Clouseau, um detetive, sendo designado para um caso de sequestro que o coloca frente a frente com o inspetor-chefe Dreyfuss (o retorno de Herbert Lom).

Dado que o filme arrecadou US$ 2 milhões com um orçamento de US$ 25 milhões, parece que Edwards foi o único interessado em manter as coisas funcionando.

A Pantera Cor de Rosa (2006)

Por mais errado que Alan Arkin estivesse no papel do inspetor Clouseau, Steve Martin está certo nesta reimaginação dirigida por Shawn Levy. O diamante Pantera Cor-de-Rosa é roubado e Clouseau, acompanhado pelo ator Jean Reno como seu parceiro, Ponton, está em busca de realmente efeito cômico engraçado. As expressões e o sotaque de Martin funcionam perfeitamente para vender tolices. Não estou dizendo que é um ótimo filme, mas é é divertido.

( DEVE LER: Filmes e programas de TV de Steve Martin - de O idiota para Apenas assassinatos no prédio )

A Pantera Cor de Rosa 2 (2009)

O Pantera Cor de Rosa os filmes em ordem continuaram com o retorno de Steve Martin como Clouseau, junto com Ponton de Jean Reno e Emily Mortimer como sua namorada, Nicole. Desta vez, Dreyfuss (interpretado por John Cleese) o envia para se juntar a uma equipe de detetives para deter o Tornado, um ladrão que rouba artefatos de todo o mundo. Ainda é muito engraçado, mas o público não transformou este em um sucesso, então, infelizmente, não houve uma terceira entrada na série reiniciada.

Mas como James Bond, o Inspetor Clouseau vai retornar. Eventualmente.

(DEVE LER: Filmes do Superman - Todos os 9 filmes Men of Steel, classificados )

Que Filme Ver?