60 anos de Beatlemania: 10 momentos fabulosos dos Beatles de 1964 — 2025



Que Filme Ver?
 

A celebração finalmente chegou – 60 anos de Beatlemania! Ou, mais precisamente, seis décadas desde Os Beatles conquistou a América, chegando em 7 de fevereiro de 1964, apresentando um tremendo sucesso em O programa de Ed Sullivan dois dias depois e fazendo parte de nossas vidas desde então.





Você estava lá? Você gritou quando os viu se apresentar ou cortou o cabelo para ficar parecido com os esfregões deles? Talvez você tenha ouvido as histórias dos seus pais, assistido às filmagens e certamente já ouviu a música. Seja o que for, você sem dúvida sentiu a magia gerada pela combinação de John Lennon , Paul McCartney , George Harrison e Ringo Starr .

A história deles é realmente incrível e continua forte - desde I Want to Hold Your Hand até Now and Then do ano passado - mas se você tivesse que escolher um ano que realmente capturou a Beatlemania em toda a sua glória, teria que ser 1964.



DEVE LER : Nascimento dos Beatles, o dia em que John Lennon conheceu Paul McCartney (exclusivo)



Em comemoração aos 60 anos da Beatlemania, vamos relembrar 10 destaques fabulosos de 1964.



1. ‘Quero segurar sua mão’/ Conheça os Beatles

60 anos de Beatlemania realmente começaram com o fato do primeiro single dos Beatles na América, Eu quero segurar sua mão (apoiado por I Saw Her Standing There), alcançou o primeiro lugar no Painel publicitário Gráfico Hot 100 em 1º de fevereiro de 1964, permanecendo lá por sete semanas. A música que o substituiu? O grupo é She Loves You.

O álbum na América de onde veio o single, Conheça os Beatles , foi lançado em 20 de janeiro de 1964 e se tornou o álbum número 1 em 15 de fevereiro, permanecendo lá por sete semanas até ser substituído por… Segundo álbum dos Beatles .

2. Os Beatles chegam à América

Em 7 de fevereiro de 1964, os Beatles deram uma entrevista coletiva no aeroporto de Heathrow antes de embarcar no voo 101 da Pan Am de Londres para Nova York junto com o empresário. Brian Epstein . Após sua chegada à América, eles foram recebidos por hordas de imprensa e fãs, e participaram de uma conferência de imprensa onde todos tiveram o primeiro gostinho real de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, seu relacionamento entre si e sua perspicácia. sagacidade. Ah, sim, e bastante de perguntas estúpidas da mídia.



3. O programa de Ed Sullivan

Os Beatles com Ed Sullivan, o homem que apresentou a Beatlemania ao mundo em 9 de fevereiro de 1964

O apresentador de televisão Ed Sullivan recebe algumas aulas de violão do Beatle Paul McCartney entre os ensaios em 9 de fevereiro de 1964Imagens Bettman/Getty

Em 31 de outubro de 1963, o apresentador de programa de variedades de televisão Ed Sullivan estava no aeroporto de Heathrow, em Londres, junto com sua esposa, quando testemunhou o início dos 60 anos da Beatlemania na forma de fãs que se reuniram para ver os Beatles.

Há anos que visitamos Londres, refletiu Sullivan, e foi durante uma das nossas chegadas ao aeroporto de Londres que a Sra. Sullivan e eu vimos centenas e centenas destes jovens, e perguntei que celebridade estava a chegar. Eles nos contaram que os jovens estavam esperando para cumprimentar os Beatles quando voltassem da Suécia. Sempre em busca de talentos, decidi que os Beatles seriam uma grande atração para o nosso programa de TV. Então entrei em contato com o empresário deles, Brian Epstein, e concordamos em dez mil dólares para três shows, mais cinco passagens aéreas de ida e volta, mais despesas com hospedagem e alimentação na cidade de Nova York.

Os Beatles desencadeiam a Beatlemania na plateia do estúdio do The Ed Sullivan Show

O evento televisivo do século 20: os Beatles se apresentam em O programa de Ed Sullivan em 9 de fevereiro de 1964Arquivos Michael Ochs / Imagens Getty

Depois de sua aparição em O programa de Ed Sullivan , comentava ele, nunca vi nenhuma cena que se comparasse à confusão causada por sua estreia. A Broadway ficou lotada de gente por quase oito quarteirões. Eles gritaram, gritaram e pararam o trânsito. Foi indescritível. Nunca houve nada parecido no show business, e a polícia da cidade de Nova York ficou muito feliz por isso não acontecer e não aconteceria novamente.

Quando as avaliações chegaram, revelaram que 72,7% da audiência televisiva havia testemunhado o início dos 60 anos da Beatlemania, O programa de Ed Sullivan atingindo mais de 23 milhões de lares naquela noite e cerca de 73 milhões de pessoas. O grupo também faria mais duas apresentações pré-gravadas.

4. Seu primeiro concerto americano

Em 11 de fevereiro de 1964, o início dos 60 anos da Beatlemania viu o grupo viajar de trem de Nova York para se apresentar no Washington Coliseum. O plano original era que eles voassem, mas uma tempestade de neve mudou o meio de transporte. Repórter WINS Murray O K , que apresentou seu programa de rádio na suíte do hotel dos Beatles no Plaza Hotel, foi quem alertou o grupo e o empresário Brian Epstein sobre os possíveis problemas climáticos.

Fab Fandemonium no Washington Coliseum

Adolescentes gritam de entusiasmo enquanto assistem seus heróis, os Beatles, se apresentarem no Washington, DC Coliseum, 1964Imagens Getty

Eu disse a Brian que seria melhor ele alugar um trem, disse o falecido disc jockey ao escritor Martin A. Grove. Eu disse a ele para providenciar um trem especial para chegar a Washington, porque eles não conseguiriam voar para fora de Nova York…. Fomos para Washington e nos divertimos muito no trem. Quase morremos quando descemos do trem. Cerca de 10.000 crianças romperam as barreiras. Lembro-me de estar preso contra uma locomotiva do lado de fora e sentir a vida saindo de mim e dizer para mim mesmo: ‘Meu Deus, ‘Murray The K morre com o grupo inglês!’ Eu me perguntei qual seria meu epitáfio. George Harrison olhou para mim e disse: ‘Não é divertido?’

Os Beatles indo para uma conferência de imprensa em Washington, DC em 1964

Os Beatles chegam ao Washington Coliseum para uma entrevista coletiva, Washington DC, 11 de fevereiro de 1964Marion S Trikosko/PhotoQuest/Getty Images

Os Beatles se apresentaram às 20h30 no Washington Coliseum, seu primeiro show na América. Embora as coisas tenham corrido bem, ficaram decididamente mais sombrias após o show, quando John, Paul, George e Ringo compareceram a um baile privado realizado na embaixada britânica, onde o caos irrompeu quando as jovens filhas de dignitários perderam o controle em sua paixão pelo grupo - um deles teve a coragem de cortar um pouco do cabelo de Ringo. Escusado será dizer que as coisas praticamente terminaram quando Ringo saiu furioso, seguido pelos outros. Refletiu John, algum maldito animal cortou o cabelo de Ringo. Saí disso, xingando todos eles. Acabei de sair no meio disso.

5. Tocando no Carnegie Hall

Prova da Beatlemania: os Beatles tocam no Carnegie Hall em 1964

Fanzine da banda de rock and roll apresentação dos Beatles no Carnegie Hall em 12 de fevereiro de 1964 na cidade de Nova YorkArquivos Michael Ochs / Imagens Getty

Em 12 de fevereiro, estava de volta a Manhattan, onde o Fab Four fez dois shows de 25 minutos no Carnegie Hall daquela cidade - um local que não tinha ideia no que estava se metendo quando permitiu que os shows fossem agendados lá. . Tínhamos quase 20 mil pessoas atrás de cavalos de madeira porque o Carnegie Hall estava bloqueado em 57ºaté 56º, lembrou o falecido Sid Bernstein , promotor por trás dos shows.

A polícia estimou que havia pelo menos 20 mil pessoas esperando para vê-los. As crianças não eram muito violentas, mas muito exuberantes. Houve muitas lágrimas e muitos gritos. O Carnegie Hall não precisava se preocupar com sua propriedade sagrada ou com pinturas nas paredes. Eles tremeram um pouco e me pediram para nunca mais voltar. Você sabe, na época em que 1964 chegou, The Beatles era uma palavra familiar na América, e meu palpite acabou sendo muito importante para mim. Esgotamos em um dia. Nunca houve um dia de lotação esgotada na história dos concertos até então.

6. A melhor versão do melhor

No dia 18 foi feito um ensaio fotográfico com o fabuloso quarteto e Cassius Clay, que em breve venceria o campeonato de boxe e anunciaria seu novo nome como Maomé Ali. Disse o promotor de boxe Harold Conrad: Combinei com que os Beatles viessem à academia ver Cassius Clay, mas ele não sabia quem eles eram. Quando ele os conheceu, eles estavam todos juntos no ringue, conversando sobre quanto dinheiro ganharam. Então, Cassius puxa uma linha que ele usa o tempo todo; ele olhou para eles e disse: ‘Vocês não são tão burros quanto parecem’, e John olhou-o nos olhos e disse: ‘Não, mas vocês são’.

7. Os 5 principais

Billboard Chart mostrando o poder da Beatlemania

7 de abril de 1964 Painel publicitário parada com os Beatles ocupando as cinco primeiras posições© Painel publicitário

Foi muito alucinante quando Painel publicitário publicaram sua lista de singles Hot 100 em 4 de abril de 1964 e os Beatles ocuparam as cinco primeiras posições com, respectivamente, Can't Buy Me Love, Twist and Shout, She Loves You, I Want to Hold Your Hand e Please Please Me. 60 anos de Beatlemania, de fato!

8. Sua primeira turnê americana

Os Beatles chegam à América em 7 de fevereiro de 1964

Os Beatles no momento em que chegaram à América em 1964Arquivos Michael Ochs / Imagens Getty

Enquanto os Beatles voltavam para Londres em 22 de fevereiro de 1964, eles retornaram em 18 de agosto para o que seria sua primeira turnê americana. Disse Paul antes do voo: Se eu dissesse que não estávamos entusiasmados com a viagem, estaria mentindo. Mas estou me perguntando como nos sentiremos quando chegarmos na metade da turnê. Claro, gostamos de passeios, de conhecer novos lugares, novas pessoas. Mas logo ficamos com saudades de casa, tenho certeza que, daqui a algumas semanas, estaremos contando os dias para o final da viagem. Este será o período mais longo que ficaremos longe da Grã-Bretanha, quase cinco semanas. Sabemos que as coisas estão fadadas a ficar agitadas. Sim, agitado é certamente uma maneira de dizer isso.

As coisas começaram em 19 de agosto no Cow Palace de São Francisco, e a banda se apresentaria em diferentes cidades (e no Canadá) até 20 de setembro. Nesse meio tempo, eles fizeram dois shows no Hollywood Bowl, que seriam lançados como um álbum por muitos anos. mais tarde. Houve também uma visão interessante fornecida sobre o grupo.

Em 7 de setembro, eles deram uma entrevista coletiva na qual John e Paul alertaram que se seu próximo show em Jacksonville, Flórida, fosse segregado - e a maioria estava naquele estado na época - eles se recusariam a se apresentar, apesar de receberem um pagamento de cerca de US$ 20 mil.

DEVE LER : As 10 músicas mais reveladoras dos Beatles, com classificação invertida - incluindo a faixa mais recente, ‘Now and Then’

Beatles Paul McCartney e John Lennon em 1964

Paul McCartney e John Lennon em 1964Paul Popper/Popperfoto via Getty Images/Getty Images

Todos nós conversamos sobre isso, ofereceu Paul, e todos concordamos que nos recusaríamos a jogar. Vamos observar as coisas de perto. Sabemos que às vezes eles tentam dizer que a torcida não é segregada, mas tudo o que fazem é colocar alguns [negros] em um canto do estádio. Todos nós temos fortes sentimentos em relação aos direitos civis e à questão da segregação.

Acrescentou John: Nunca tocamos para públicos segregados e não vamos começar agora. Prefiro perder nosso dinheiro de aparência. Entendemos que na Flórida eles só permitem que [os negros] se sentem nas varandas durante as apresentações, mas não apareceremos a menos que [os negros] possam sentar-se onde quiserem.

Quando eles voltaram para casa, na Inglaterra, comentou George, tenho certeza de que não faremos outra viagem aos Estados Unidos por mais cinco semanas. É tão cansativo e não muito satisfatório para nós assim. Acontece que ele estava certo: a turnê norte-americana de 1965 duraria apenas cerca de duas semanas, mas as coisas seriam maiores do que nunca.

DEVE LER : The Beatles Cartoon: Como os Fab Four chegaram às manhãs de sábado

9. John Lennon tornou-se um autor

John Lennon foi alguém cuja inclinação artística ia muito além da música, frequentemente desenhando esboços, escrevendo poemas e contos. Quando compartilhou alguns deles com um jornalista chamado Michael Braun, o escritor foi ao editor Jonathan Cape e sugeriu um livro que reunisse o trabalho não musical de Lennon. Eles concordaram e o resultado foi Em sua própria escrita , publicado em 23 de março de 1964.

E como as coisas aconteceram, os críticos amado isto. Os fãs também: o livro teria vendido mais de 300 mil cópias somente na Grã-Bretanha. Lennon iria montar um segundo volume, Um espanhol em ação , publicado em 1965. Ele nunca escreveu um terceiro, mas este livro é apenas mais um exemplo dos 60 anos de Beatlemania.

10. Noite de um dia difícil

Podemos falar sobre os 60 anos de Beatlemania que quisermos, mas provavelmente não há melhor maneira de ver isso em ação do que o primeiro filme dos Beatles, Noite de um dia difícil , lançado em 11 de agosto de 1964. Na verdade, é uma versão ficcional do grupo, mas realmente dá um gostinho da insanidade que cerca John, Paul, George e Ringo. A verdade é que o filme foi feito pela United Artists para que tivessem uma trilha sonora para vender, e eles não estavam muito preocupados com o conteúdo. Porém, como era de costume, os Beatles, junto com o diretor Richard Lester e o escritor Alan Owen, surpreenderam a todos ao criar um clássico.

Você pode transmitir o filme em Máx.

Bônus: Eu quero segurar sua mão

Se você é fã dos Beatles e dos De volta para o Futuro filmes, você pode querer dar uma olhada em 1978 Eu quero segurar sua mão , como foi feito pelo BTTF equipe do diretor Robert Zemeckis, do escritor Bob Gale e do produtor Steven Spielberg, e é sobre um grupo de estudantes do ensino médio tentando conseguir ingressos para a aparição do Fab Four no O programa de Ed Sullivan . Definitivamente vale a pena procurar. Isso é disponível em Blu-ray e DVD na Amazon .


Continue aproveitando nossa cobertura musical

Que Filme Ver?