Filmes de Molly Ringwald: uma retrospectiva dos melhores filmes do ícone adolescente dos anos 80 — 2024



Que Filme Ver?
 

Molly Ringwald era a garota de quem todos queríamos ser melhores amigos nos anos 80. A estrela de Dezesseis velas , O Clube do Café da Manhã e Linda em rosa , três filmes adolescentes que definiram uma década do querido escritor/diretor John Hughes , a jovem ruiva era uma presença corajosa e elegante que capturou perfeitamente os altos e baixos de ser adolescente. Agora com 55 anos, Ringwald continua sob os holofotes e, embora tenha naturalmente progredido de uma estudante do ensino médio para uma mãe, ela permaneceu eternamente simpática.





Famosa por mais de metade de sua vida, Molly Ringwald conseguiu evitar muitas das armadilhas tão comuns para quem chega aos holofotes ainda jovem. Mesmo antes de ser uma estrela adolescente, ela já fazia barulho: ela cantava um álbum da banda de jazz de seu pai quando ela tinha apenas seis anos e atuou em peças como Alice no Pais das Maravilhas e Annie .

Em 1979, aos 11 anos, ela apareceu em dois episódios de Traços diferentes , e sua personagem apareceu na primeira temporada do spinoff da sitcom, Os fatos da vida antes de ser eliminado do show.



Relacionado: Elenco de ‘The Facts of Life’ antes e agora: Acompanhe as senhoras da Eastland Academy



Em 1982, Ringwald teve seu primeiro papel no cinema, interpretando a filha de ícones do cinema independente (e casal da vida real). João Cassavetes e Gena Rowlands em Tempestade , uma versão moderna vagamente adaptada da peça de Shakespeare. No ano seguinte ela estrelou um filme kitsch de ficção científica Spacehunter: Aventuras na Zona Proibida . Embora o filme não tenha feito muito barulho, sua próxima parte, no filme adolescente de 1984 Dezesseis velas , iria catapultá-la para o estrelato.



Molly Ringwald em 1986

Molly Ringwald em 1986Aaron Rapoport/Corbis/Getty

Filmes de Molly Ringwald

Quase 40 anos depois Dezesseis velas estreou (não podemos acreditar que já faz tanto tempo!), estamos dando uma olhada em alguns dos melhores filmes de Molly Ringwald, desde clássicos adolescentes até títulos menos conhecidos que merecem um olhar mais atento.

1. Dezesseis velas (1984)

Molly Ringwald e Michael Schoeffling em Dezesseis Velas, 1984

Molly Ringwald e Michael Schoeffling em Dezesseis velas (1984)Produções de canal/Universal Pictures/MoviestillsDB



Em Dezesseis velas , Ringwald interpreta uma estudante do ensino médio cuja família se esqueceu de seus 16 anos.ºaniversário. O público simpatizou com a personagem enquanto ela lidava com paixões e sentimentos de constrangimento social, mas olhando para este filme e suas outras colaborações com John Hughes, Ringwald disse: Eu me sinto muito diferente em relação aos filmes agora e é uma posição difícil para mim porque há muitas coisas que gosto neles.

2. O Clube do Café da Manhã (1985)

Molly Ringwald em O Clube do Café da Manhã, 1985

Molly Ringwald em O Clube do Café da Manhã (1985)Universal Pictures/A&M Records/MoviestillsDB

O que você ganha quando coloca um nerd, uma borboleta social, um gótico, um atleta e um delinquente em uma detenção de sábado o dia todo? O Clube do Café da Manhã , claro! Neste sucesso adolescente por excelência, frequentemente citado como o melhor filme de Hughes, Ringwald interpreta a garota popular e mimada que é punida por matar aula para fazer compras no shopping.

Ao longo da duração do filme, Ringwald e seus colegas (companheiros dos anos 80 pacote de pirralhos ícones Emílio Estevez , Antonio Michael Hall , Judd Nelson e Aliado Sheedy ) perceberam que, apesar de suas diferenças, eles têm muito mais em comum do que jamais imaginaram. O filme foi altamente influente no gênero da maioridade e continua sendo muito querido por várias gerações de espectadores.

Relacionado: ‘The Breakfast Club Cast’ antes e agora - Acompanhe os ícones adolescentes dos anos 80

3. Linda em rosa (1986)

Jon Cryer, Molly Ringwald e Andrew McCarthy no set de Pretty In Pink, 1986

Jon Cryer, Molly Ringwald e Andrew McCarthy em Linda em rosa (1986)Paramount/Getty

Linda em rosa marcou o último papel de Ringwald em um filme de Hughes. Ela interpreta uma garota de uma família de classe trabalhadora que luta para se adaptar à escola. Seu guarda-roupa confuso e pesado em tons pastéis inspirou muitas adolescentes a invadir o brechó, e a trilha sonora da nova onda era perfeita para o momento.

Em uma entrevista à NPR, Ringwald disse que embora ela esteja em conflito sobre alguns de seus papéis adolescentes em retrospecto, quando se trata de Linda em rosa , Eu amo meu personagem . Acho que ela é uma mulher forte e tenho orgulho das escolhas que ela faz.

4. Rei Lear (1987)

Em 1987, Ringwald mudou de filmes adolescentes para dramas artísticos esotéricos quando interpretou Cordelia no aclamado diretor francês da New Wave. Jean-Luc Godard A abordagem experimental de Shakespeare Rei Lear .

5. O Pick-Up Artist (1987)

Molly Ringwald e Robert Downey Jr em retrato publicitário de The Pick-Up Artist, 1987

Molly Ringwald e Robert Downey Jr. O Pick-Up Artist (1987)20th Century-Fox/Getty

Ringwald estrelou ao lado Robert Downey Jr. (em um de seus primeiros papéis principais) como uma mulher em dívida com a máfia. O filme não causou a mesma impressão de seu trabalho anterior e recebeu críticas mistas e baixo desempenho de bilheteria.

Relacionado: Jovem Robert Downey Jr.: um olhar sobre sua dramática jornada em Hollywood, de Bad Boy a três vezes indicado ao Oscar

6. Para sempre (1988)

Molly Ringwald e Randall Batinkoff em For Keeps?, 1988

Molly Ringwald e Randall Batinkoff em Para sempre (1988)TriStar Pictures/ML Delphi Premier Productions/MoviestillsDB

Em Para sempre , Último filme adolescente de Ringwald, ela interpreta uma estudante do ensino médio que fica grávida. Embora o filme tenha recebido críticas mistas, o desempenho de Ringwald foi elogiado. Em uma entrevista de 2010, ela disse que buscou o realismo no papel, lembrando, eu era uma adolescente muito, muito famosa e pensei muitos adolescentes estavam me admirando e me imitando, e eu realmente não queria fazer um filme que dissesse de forma alguma que ter um bebê naquela idade seria fácil.

7. Cavalos Frescos (1988)

Ainda publicidade de Fresh Horses, 1988

Molly Ringwald e Andrew McCarthy em Cavalos Frescos (1988) Filmes de Molly RingwaldArquivos Michael Ochs/Getty

Ringwald e ela Linda em rosa o co-astro Andrew McCarthy mais uma vez representou interesses amorosos neste filme sobre a maioridade. A personagem de Ringwald é uma jovem que capta os interesses do abastado McCarthy - apenas para revelar que ela guarda alguns segredos obscuros. O filme não fez sucesso, mas mostrou a capacidade dramática de Ringwald.

8. Fique rico (1990)

Esta comédia romântica ambientada nos anos 50 apresenta Ringwald como uma mulher americana que mora em Londres e é notável principalmente por sua histórico de produção conturbado , que Ringwald detalhou em um 2017 Nova iorquino artigo.

9. Casamento de Betsy (1990)

Ringwald interpreta a personagem-título, uma mulher de origem humilde que está prestes a se casar com um homem rico, nesta comédia romântica. O filme conta com um elenco notável, incluindo Alan Alda (que também escreveu e dirigiu), Catherine O'Hara , Joe Pesci e Madeline Kahn .

10. Encare a música (1993)

Nesta comédia, Ringwald e Patrick Dempsey estrelam como ex-músicos que concordam em escrever uma canção de amor para um filme. O que poderia dar errado?

Relacionado: Os filmes e programas de TV que provam que Patrick Dempsey sempre foi um sonhador

onze. Baixo (novecentos e noventa e cinco)

Neste filme corajoso direto para vídeo, Ringwald interpreta metade de um casal cujo grande negócio de drogas deu errado, levando-os a fugir para Baja, no México. Seu pai envia seu ex para falar com ela e exortá-la a voltar para casa, mas outra pessoa enviou um assassino para acertar as contas.

12. Malicioso (novecentos e noventa e cinco)

Neste thriller erótico, Ringwald interpreta uma mulher perturbada que tem um breve caso com um jogador de beisebol universitário. O atleta consegue mais do que esperava, enquanto ela o persegue e mostra que não vai parar até destruir sua vida. Cuidado com o final surpresa!

13. Assassino de escritório (1997)

Ringwald estrela como um malfadado trabalhador de escritório nesta sua excêntrica comédia de terror cult. O filme se destaca por ser o único longa dirigido pelo famoso fotógrafo Cindy Sherman .

14. Réquiem para Assassinato (1999)

Ainda publicidade de Requiem for Murder, 1999

Molly Ringwald e Christopher Heyerdahl em Réquiem para Assassinato (1999) Filmes de Molly RingwaldEcho Bridge/MoviestillsDB

Neste thriller, Ringwald interpreta o apresentador de um popular programa de rádio de música clássica. Ela se envolve em uma trama de assassinato quando várias vítimas são encontradas mortas com vinho envenenado enquanto uma rádio transmite seu programa ao fundo.

quinze. Ensinando a Sra. (1999)

No set de Ensinando a Sra. Tingle, 1999

Molly Ringwald e Katie Holmes em Ensinando a Sra. (1999) Filmes de Molly RingwaldDimension Films/Konrad Pictures/Miramax/Interscope Communications/MoviestillsDB

Ringwald provou que ainda poderia atuar em filmes adolescentes (embora agora em papéis adultos) nesta comédia de humor negro. O filme acompanha um trio de alunos do último ano do ensino médio que precisam provar sua inocência após serem acusados ​​​​de trapacear.

16. Não é outro filme adolescente (2001)

A participação hilariante de Ringwald nesta paródia de filme adolescente provou que ela tinha senso de humor sobre seu status de ícone adolescente dos anos 80, e nós a amamos por isso!

O que Molly Ringwald tem feito ultimamente

Nos anos 2000, Molly Ringwald começou a assumir mais papéis na TV e interpretou a mãe do personagem principal em A vida secreta do adolescente americano de 2008 a 2013. Ela então interpretou a mãe de Archie em Riverdale , a série dramática adolescente baseada nos quadrinhos clássicos. Mais recentemente, ela interpretou a madrasta do serial killer Jeffrey Dahmer na minissérie da Netflix. Dahmer - Monstro: A História de Jeffrey Dahmer .

Molly Ringwald em Riverdale, 2017

Molly Ringwald em Riverdale (2017)Television/CBS Studios/Berlanti Productions/Archie Comics/MoviestillsDB

Além de sua carreira de atriz de décadas, Ringwald também é uma espécie de mulher da Renascença. Ela estrelou musicais da Broadway como Doce Caridade e Cabaré e lançou seu primeiro álbum de jazz em 2013 (em um momento de círculo completo, incluiu seu cover de O Clube do Café da Manhã música tema Não se esqueça de mim ).

Relacionado: Filmes de Kirsten Dunst, classificados: 10 dos maiores papéis da Luminous Star

Ela também é uma escritora talentosa cujos ensaios foram publicados em O New York Times , O Nova-iorquino , O guardião e Voga , e ela escreveu dois livros, Recuperando a beleza e Quando isso acontece com você . Se isso não bastasse, ela também é fluente em francês e traduziu dois livros, Minta comigo e Minha prima Maria Schneider , do francês para o inglês!

Ringwald será visto a seguir na tão aguardada minissérie Feudo: Capote contra os Cisnes , que também apresenta celebridades como Noemi Watts , Demi Moore e Diane Lane . Com certeza estaremos assistindo!

Molly Ringwald em 2023

Molly Ringwald em 2023ANGELA WEISS/AFP via Getty

Embora ela sempre seja mais conhecida por seus papéis adolescentes nos anos 80, Ringwald provou repetidamente ser uma atriz madura cujas muitas habilidades vão muito além da tela. Como ícone geracional, atriz, escritora, cantora e tradutora, ela é uma força criativa a ser reconhecida.


Continue lendo para saber mais de suas atrizes favoritas dos anos 80!

De estrela adolescente dos anos 80 a proprietária de uma boutique: um olhar sobre a surpreendente carreira de Phoebe Cates

Michelle Pfeiffer Young: uma retrospectiva de sua glamorosa evolução em Hollywood

Winona Ryder dos anos 80: fotos fabulosas da estrela que definiu a Geração X como legal

Que Filme Ver?