Elenco de ‘Maude’: uma retrospectiva das estrelas da sitcom de sucesso dos anos 70 — 2025
Escritor/produtor Norman Lear escolhido a dedo Bia Arthur para liderar o Maude elenco, o show servindo como o primeiro spin-off de Todos na família . Lá, Arthur fez duas aparições naquele programa como Maude Findlay, a prima favorita de Edith Bunker, e era óbvio que havia muito mais que poderia ser feito com o personagem.
Como com Todos na família , Lear e colega produtor Bud York's , forneceu aos espectadores histórias que eram atuais e controversas. De 1972 a 1978, Arthur nos deu alguém que era franco, de meia-idade e uma mulher politicamente liberal que morava no subúrbio de Tuckahoe, Nova York, com seu quarto marido, Walter Findlay. Bill Macy se juntou ao Maude escalado como Walter, dono de uma loja de eletrodomésticos.
Relacionado: Elenco de ‘All in the Family’: uma retrospectiva dos bunkers e como eles mudaram a televisão

Maude elenco, 1976Produções Tandem/CBS
A filha de Maude, Carol Traynor ( Adriana Barbeau ) morava com os Findlays enquanto outros membros do elenco, Dr. Arthur Harmon e sua doce, mas estúpida, esposa Vivian, interpretada por Conrad Bain e Rua McClanahan , respectivamente, eram os vizinhos. E durante grande parte do show, Maude teve uma governanta, Florida Evans, interpretada por Ester Rolle , uma mulher sensata que muitas vezes ria por último às custas de seu empregador. A personagem de Rolle se tornou tão popular que em 1974 ela lançou sua própria série, Bons tempos , enquanto Maude contratou duas novas governantas após a saída da Flórida.

Cena de Maude , década de 1970Produções Tandem/CBS
Uma reflexão definitiva sobre a vida real de Norman Lear, o show foi concebido como uma sitcom, mas os roteiros também incorporaram humor negro, drama e polêmica. Questões atuais foram trazidas para a casa de Findlay, entre elas o alcoolismo de Walter, que resultou em um colapso nervoso, e outras notícias atuais que foram exibidas no seriado de meia hora.
Maude desfrutou de altas classificações em seus primeiros quatro anos, mas na 5ª temporada, a sitcom caiu do 4º para o 31º lugar. Bea Arthur anunciou que estava saindo após a sexta temporada, mas era sabido que a CBS estava planejando cancelar o show de qualquer maneira. Norman Lear, que morreu aos 101 anos em dezembro de 2023, deixou um legado de televisão inovadora, sendo um deles Maude .
(Clique para ver nossa celebração da lendária vida e carreira de Norman Lear.)
Uma retrospectiva do amado Maude elenco
Vamos fazer uma viagem pela estrada da memória e ver onde o Maude os membros do elenco acabaram depois do clássico seriado dos anos 70.
Bea Arthur como Maude Findlay

Bea Arthur Esquerda: 1972; À direita: 2005Martin Mills/Getty; Jeff Kravitz/FilmMagic/Getty
Crescendo em Maryland, Bia Arthur , nascida Bernice Frankel, era a garota mais alta de sua escola aos 12 anos, onde tinha 5'9. Implacável com sua altura imponente, Arthur, que ganhou o título de garota mais espirituosa da escola, sonhava em estar no show business e, como uma jovem, fez Existe o Ocidente imitações.
Ela ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais na Segunda Guerra Mundial, onde dirigiu um caminhão e trabalhou como digitadora, e depois voltou para casa para se casar, mas logo se divorciou. Foi então que ela disse aos pais que queria se divertir. Arthur, uma variação do sobrenome do primeiro marido, desempenhou papéis clássicos e dramáticos, mas a comédia foi sua porta de entrada para o sucesso.
Sua descoberta no palco veio no musical A Ópera dos Três Vinténs e, em seguida, regularmente em Sid César programa de TV. Mas em 1964, ela se tornou famosa como Yente, a Casamenteira em Violinista no Telhado e, apesar de ser um papel pequeno, Arthur roubou a cena todas as noites na produção original da Broadway. Em 1971, ela apareceu no Todos na família , deixando Archie Bunker louco com sua política liberal. A aparição, como observado, levou-a a liderar o Maude elenco, rendendo a Arthur seu primeiro Emmy no processo.

Bea Arthur como Maude Findlay, 1972Produções Tandem/CBS
Quando foi cancelado, Arthur não se arrependeu. Tive seis anos completos e foi glorioso. Eu adorei cada minuto disso . Embora sua agitada agenda de filmagens deixasse pouco tempo de inatividade, Arthur criou seus dois filhos adotivos, mas o trabalho continuou: As garotas de ouro , um programa sobre a vida de quatro mulheres mais velhas que moram em Miami, estreou em 1985. Assim como Maude, foi um sucesso imediato.
Arthur continuou sendo um grande fã de As garotas de ouro muito depois do término do programa, assistindo com orgulho às suas reprises. Às vezes eu acordo no meio da noite e penso em uma frase e começo a rir . Ele durou sete temporadas e após o cancelamento Arthur manteve-se discreto aparecendo em apenas dois filmes Para melhor ou pior (1995) e Inimigos do riso (2000). Conhecida por sua voz rouca e humor sarcástico, Bea Arthur sempre será lembrada por sua atuação inexpressiva em seus seriados de sucesso. Em 2009, ela morreu de câncer em sua casa.
Bill Macy como Walter Findlay

Bill Macy Esquerda: 1980; À direita: 2004Arquivos Michael Ochs/Stringer/Moviepix/Getty; Jon Kopaloff/FilmMagic/Getty
Nascido Lobo Martin Garber, Bill Macy foi um ator consagrado de televisão, cinema e teatro antes de seu papel memorável como Walter Findlay. Ele foi um membro do elenco original de 1969 a 1971 na sensação off-Broadway Oh! Calcutá , e Norman Lear trouxe Macy para Hollywood depois de ver seu humor seco e perspicaz no palco.
Ele primeiro conseguiu um pequeno papel como policial em Todos na família , o que o levou a ingressar no Maude elenco. Estranhos na rua se identificavam com seu personagem e muitas vezes o chamavam de Sr. Maude, consolando-o por ter uma esposa tão difícil. Eu costumava dizer a eles que pessoas assim realmente existiam , disse Macy a certa altura.
Papéis de ator convidado depois Maude saiu do ar incluído Lei de Los Angeles , Autoestrada para o céu , Perry Mason , Las Vegas e ele divertiu Seinfeld espectadores como um dos residentes da comunidade de aposentados da Flórida, onde moravam os pais de Seinfeld. Não relegados à TV e ao palco, os muitos créditos cinematográficos de Macy abrangeram desde comédias - como o co-inventor do Opti-Grab em Steve Martin's O idiota - para dramas como em Meu ano favorito como redator principal de uma série de comédia. Ele faleceu aos 97 anos em 2019.
Adrienne Barbeau como Carol Traynor no filme Maude elenco

Adrienne Barbeau Esquerda: 1972; Certo: 2021Produções Tandem/CBS; Kevin Winter/Getty
Poucos sabem disso Adriana Barbeau foi o Rizzo original da Broadway no musical Graxa na década de 1970 (pelo qual recebeu uma indicação ao Tony Award), isso depois de aparecer em outros shows da Broadway, incluindo Violinista no Telhado e um musical nudie off-Broadway Filme de veado . Barbeau estrelou mais de 25 musicais e peças de teatro.
Nascida em Sacramento, Califórnia, sua primeira apresentação no showbiz foi aos 19 anos, quando participou de uma turnê USO com a San Jose Light Opera. Em algum lugar no sudeste da Ásia, em uma base militar, Barbeau decidiu que atuar era para ela e, ao retornar, mudou-se para Nova York para perseguir seu sonho. Isso finalmente veio na forma de Carol Traynor em Maude .

Adrienne Barbeau se junta ao elenco de Maude , década de 1970Bettmann/CBS/Getty
Em sua autobiografia, as atrizes disseram: O que eu não sabia é que quando dizia minhas falas, geralmente descia um lance de escadas e ninguém me ouvia. Eles estavam apenas observando meus seios me precederem . Durante a última temporada da sitcom, Barbeau não apareceu em muitos episódios.
A química entre Barbeau e Bea Arthur era real dentro e fora das câmeras. Ela foi fantástica, disse Barbeau sobre sua amizade de longa data. Anos depois percebi o quanto eu considerava isso um dado adquirido, pois era minha primeira experiência na televisão. Eu simplesmente presumi que todos eram tão generosos quanto ela, tão profissionais quanto ela, que todos que estavam fazendo um programa de TV apareciam sabendo suas falas... quero dizer, ela era simplesmente a melhor. Eu a amava muito; Ela era uma grande dama. Tínhamos um ótimo elenco e eles foram minha família por seis anos.

Adrienne Barbeau e Bea Arthur em cena de Maude , década de 1970Produções Tandem/CBS
Depois Maude , Barbeau foi escalado para vários filmes e séries de TV, muitas vezes como uma atriz durona. Então o marido John Carpenter a escalou para seu filme de terror, A névoa (1980), que foi sua primeira aparição em um longa-metragem, que daria origem a vários outros filmes de terror. Alternando entre a TV e o cinema, Barbeau se aventurou na música, lançando seu primeiro álbum como cantora folk em 1998. Ela também fez locuções antes de ingressar na HBO. Carnaval . Em 2015, após anos de TV e cinema, assumiu o papel de Berthe em Pepino na Broadway Touring Company. Mas acima de tudo, sempre será Maude que Adrienne Barbeau lembra com entusiasmo, orgulho e amor.
Conrad Bain como Dr. Arthur Harmon no Maude elenco

Conrad Bain Esquerda: 1976; À direita: 2003GreggAaron Spelling Productions/Douglas S. Cramer Company/The Love Boat Company/MoviestillsDB; DeGuire/WireImage/Getty
Conrad Bain A personalidade afável e profissional de John no palco e na tela foi desenvolvida antes de ele ser escalado como Dr. Arthur Harmon em Maude . Ele teve uma longa carreira que durou quatro décadas e incluiu sucesso notável na Broadway em peças como O Homem de Gelo Vem e Tio Vânia . No início da década de 1970, filmes como As fitas de Anderson e Woody Allen Bananas deu a ele a chance de brilhar na tela grande.
Nascido em Alberta, Canadá, Conrad Stafford Bain era um filho gêmeo que gostava de esportes canadenses enquanto crescia, mas desenvolveu interesse em atuar ainda no ensino médio. Do dia ( Sombras escuras , A borda da noite ) ao horário nobre, graças a Norman Lear que lhe ofereceu o papel coadjuvante no Maude elenco. Arthur Harmon nasceu – um médico/marido conservador e abafado que geralmente estava em desacordo político com Maude Findlay.

Conrad Bain com Todd Bridges e Gary Coleman em Traços diferentes , 1978NBCTV/Getty
Quando Maude foi cancelado, Bain mudou para outra sitcom de Norman Lear, Traços diferentes , como o pai rico, mas carinhoso, Phillip Drummond, que acolhe dois meninos afro-americanos órfãos. Não sendo mais um papel coadjuvante, Bain teve seu primeiro personagem principal na TV. Mais tarde em sua carreira, ele se afastou da TV e do cinema para se concentrar no teatro, acabando por se aposentar completamente da atuação. O querido pai da TV faleceu de causas naturais aos 89 anos.
Rue McClanahan como Vivian Harmon no filme Maude elenco

Rue McClanahan Esquerda: 1977; À direita: 2005Arquivos Michael Ochs/Getty; Bruce Glikas/FilmMagic/Getty
Rua McClanahan foi uma atriz de teatro popular ao longo da década de 1950 e, como acontece com outras Maude membros do elenco, foi arrancado do palco por Norman Lear primeiro para um papel em seu Toda minha família . Lá ela interpretou metade de um casal que conhece os desavisados Bunkers, que foi seguido por Maude como Vivian Harmon, a melhor amiga e vizinha de Maude.
Nascida Eddi-Rue McClanahan em Healdton, Oklahoma, ela se mudou para Nova York para seguir a carreira de atriz e trabalhou como arquivista antes de obter sucesso no teatro. Rue McClanahan e Bea Arthur continuaram sua colaboração cômica em As garotas de ouro , onde McClanahan foi escalado como a atrevida e sedenta de sexo Southern Belle Blanche Devereaux.

Retrato do elenco de As garotas de ouro , 1985Fotos Internacional/Getty
Relacionado: Segredos de ‘The Golden Girls’: 12 histórias incríveis sobre Rose, Blanche, Dorothy e Sophia
Não relegada apenas à série de tela pequena, McClanahan emprestou seu talento a uma série de filmes feitos para a TV e apareceu na tela grande na comédia Fora para o mar (1997) ao lado de Jack Lemmon e Walter Matthau, e também com Casper Van Dien em tropas Estelares (1997). Ativista vegano e dedicado aos direitos dos animais, McClanahan foi Diretor Honorário da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), tornando-se uma das primeiras celebridades a apoiar a PETA.
Diagnosticada com câncer em meados dos anos 90, ela conseguiu combatê-lo com sucesso, mas passou seu tempo ingressando e ajudando organizações que lutam contra o câncer, a AIDS e a crueldade contra os animais até seu falecimento em 2010.
Esther Rolle como Florida Evans

Esther Rolle Esquerda: 1977; À direita: 1990Bettmann/Getty; Paul Natkin/Getty
Conhecida por seu caráter espirituoso e obstinado em Maude , seguido pela Bons tempos , Ester Rolle foi o mesmo fora da câmera. Conhecida por sua voz rouca e pela lacuna entre os dois dentes da frente, Rolle se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio de Liderança em Direitos Civis do Presidente da NAACP por ajudar a elevar a imagem dos negros. Apesar de sua excelente reputação em peças de teatro como Blues para o senhor Charlie , Uma passa ao sol e Um membro do casamento , para citar alguns, Rolle não teve uma carreira de atriz de sucesso até os 51 anos e se tornou uma Maude membro do elenco.
Norman Lear abordou Rolle depois de ver suas performances na Broadway como sua primeira escolha para interpretar Florida Evans, e embora ela tenha prometido ao pai que nunca se tornaria serva ou empregada doméstica na vida real, ela teria seus maiores sucessos interpretando exatamente esses tipos de papéis - uma doméstica agressiva que se manteve firme e muito mais. Infelizmente, Rolle morreu nove dias após seu 78º aniversário em 1998.
Descubra mais clássicos da TV dos anos 70 abaixo!
Elenco de ‘Oito é o suficiente’: onde eles estão agora?
películas de james stewart y donna reed
‘Nanny and the Professor’: revisite a sitcom mágica da década de 1970