Canção de sucesso dos anos 1960 de Jan & Dean, 'Dead Man’s Curve' Fact Or Fiction? — 2024



Que Filme Ver?
 

Em abril de 1966, a carreira de sucesso da dupla musical surf-pop da Califórnia chamada “Jan e Dean” parou quando o carro Corvette Sting Ray de Jan Berry bateu em um caminhão estacionado inesperado indo a 90 MPH enquanto a caminho de uma reunião de negócios. O terrível acidente quase fatal ocorreu a uma curta distância do site fictício mencionado no hit de 1964, 'Dead Man’s Curve'. A música era um prenúncio do que estava por vir?





Jan e Dean

Registro de 45 rpm de Jan & Dean, “Dead Man’s Curve” Fonte: allmusic.com

Se você é considerado um baby-boomer, millennial ou da geração X, Y ou Z; você provavelmente já ouviu o hit da Billboard Hot 100 'Dead Man’s Curve' da famosa dupla Jan & Dean.



Destroços de 1966 de Jan Berry

Os destroços do carro Corvette String Ray de Jan Berry - Fonte: www.2or3lines.blogspot.com



William Jan Berry (3 de abril de 1941 a 26 de março de 2004) não era apenas um membro da dupla dinâmica harmonizadora de 'Jan & Dean' e um ídolo adolescente dos anos 60 - ele era considerado por muitos um gênio da produção no estúdio de gravação, assim como seu amigo e confidente Brian Wilson, dos Beach Boys (Jan e Brian Wilson colaboraram em cerca de uma dúzia de sucessos e faixas de álbuns). Jan Berry e Dean Torrence cantaram sobre garotas, surfe e carros hot rod durante meados dos anos 1960; na verdade, eles tinham várias canções de sucesso do rock 'n rock.



  • Curva do Homem Morto (1964)
  • Surf City (1963)
  • A velhinha de Pasadena (1964)
  • Drag City (1964)
  • Conversa de bebê (1959)

Dean uma vez brincou: “Nós somos os“ surfistas limpos ”que lutaram contra os“ Dirty Greasers ”. E eles fizeram; Os sons divertidos da Califórnia de Jan e Dean venderam mais de US $ 10 milhões de discos.

Curva do Homem Morto e colaboração com Brian Wilson de “The Beach Boys”

Em 1964, Jan e Dean lançaram a música, Curvatura do Homem Morto e (A mini novela sobre um trágico acidente de carro na Califórnia). A letra gira em torno de um trágico acidente de carro - que estranhamente - prefigurou o próprio acidente de carro de Jan Berry dois anos depois, em 1966, perto do mesmo local mencionado na música. Jan e Dean adoravam correr com seus carros esportivos pela Sunset e Vine; então foi decidido que escreveriam e gravariam uma música sobre um drama de corrida de arrancada.



Jan e Dean 12 de abril de 1966 (via Gossip Brunch)

Brian Wilson dos famosos Beach Boys - com muita desaprovação de seu pai e empresário Murry Wilson - ajudou a escrever a música com tons vocais, harmonias e avanços de acordes semelhantes que podem ser ouvidos em músicas clássicas de Beach Boy. Os dois grupos musicais continuariam colaborando um com o outro, sem se deixar abater pelas objeções contínuas de Murry.

1960

Foto de 1960 dos Beach Boys-Source: pinterest.com

Com a letra popular da música Curva do Homem Morto ; isso despertou a curiosidade dos ouvintes que queriam saber se havia alguma verdade por trás do traiçoeiro trecho de estrada chamado 'Curva do Homem Morto?' Havia realmente uma estrada sinuosa mortal que tirou a vida de motoristas velozes que não conseguiam fazer curvas fechadas?

rockandrollroadmap.com

É considerado (ainda discutível) que a localização é em Los Angles, CA. A curva perigosa é considerada ao norte de Sunset Blvd, perto de Bel-Air Estates e apenas no Estádio Drake da UCLA. não, a localização indicada na música . Os motoristas dirigindo no sentido leste na Sunset Blvd têm uma grande desvantagem, pois o trecho em declive pode fazer com que o veículo acelere facilmente acima do limite de velocidade de 35 MPH - o que leva a uma curva acentuada. O motorista tem duas opções - se não estiver familiarizado com a estrada e não diminuir a velocidade, vire bruscamente para a esquerda e reze para que o veículo permaneça na pista apropriada e NÃO no tráfego em sentido contrário, ou acabe batendo em uma parede de árvores na fronteira com o campus da UCLA. Vários acidentes ocorreram neste local.

Uma dessas vítimas foi ninguém menos que o infame Mel Blanc a.k.a. o ator multifacetado de Pernalonga, Woody Woodpecker, Daffy Duck e mais de 3.000 vozes de outros personagens de desenhos animados para TV e rádio. Uma noite, ele colidiu de frente com outro veículo e quase escapou da morte com vários ferimentos graves.

Mel Blanc com alguns de seus famosos personagens de desenhos animados

Mel Blanc (1908-1989) com alguns de seus famosos personagens de desenhos animados-Fonte: pinterest.com

A lenda desta história é que o acidente de Jan Berry ocorreu na mesma 'curva do homem morto' que ele e o compositor Roger Christian escolheram quando escreveram a música dois anos antes. Embora estivesse perto; o acidente realmente aconteceu a alguns quilômetros de Sunset Blvd e Vine St.

Jan Berry recebeu vários ferimentos graves no local do acidente (lesões cerebrais, ele ficou em coma por meses, paralisado do lado direito e incapaz de falar); mas com a ajuda de seu parceiro Dean Torrence e anos de extensa terapia, ele finalmente se recuperou bem o suficiente para se apresentar novamente no palco em 1978 junto com Dean e The Beach Boys em turnês nos Estados Unidos.

Além disso, em 1978 e 1979, CBS exibiu o filme para TV 'Deadman’s Curve', estrelado por Richard Hatch (21 de maio de 1945 a 7 de fevereiro de 2017), que era uma narrativa dos esforços heróicos de Jan Berry para superar suas deficiências para funcionar normalmente e voltar ao palco algum dia.

Filme de TV de 1978

Anúncio de capa do filme de TV de 1978 'Deadman’s Curve'

“The Courage of Jan Berry” foi ao ar em 1992, como um segmento de destaque na TV Entertainment Tonight , confirmando seu interesse contínuo e crescente em uma carreira como atração de concertos nacionais.

Jan Berry morreu de uma convulsão cerebral em 29 de março de 2004, em sua casa em Los Angeles.

A lendária dupla de rock: Jan e Dean, é uma verdadeira história de coragem e parceiros de “Surf City” para sempre!

Vídeo de 1979 com Jan Berry cantando 'Dead Man’s Curve' junto com o ator Richard Hatch, que interpretou Jan no filme para TV de 1978 'Deadman’s Curve'.

(Fonte: Snopes )

Para obter mais conhecimento sobre Colecionáveis ​​e Memorabilia da colaboradora Patty Penke, verifique seu livro Pare de jogar dinheiro no lixo: seu guia para encontrar tesouros escondidos e transformá-los em lucros enormes e o blog dela vintagetrasureandmore.com .

Aqui está o Amazon.com link para o livro de Patty. Leitura feliz!

Que Filme Ver?