A cera de ouvido de cor descolada é motivo de preocupação? Quando você precisa ver um documento — 2024



Que Filme Ver?
 

Você provavelmente não pensa muito sobre a cera do ouvido, a menos que a veja se acumulando em um par de fones de ouvido ou tampões de ouvido. Esse acúmulo pode parecer desanimador, mas na verdade é um benefício para sua saúde. Mas o que acontece quando a cera do ouvido, tipicamente amarela, fica escura? Poderia sinalizar um problema de saúde subjacente? Pedimos aos melhores otorrinolaringologistas que avaliassem se a cera escura do ouvido é motivo de preocupação, além das melhores maneiras de remover o excesso de cera com segurança (dica: não é com um cotonete).





Cera de ouvido: o limpador natural dos ouvidos

A cera de ouvido costuma ter má reputação por causa de sua cor e textura, mas é um subproduto normal de orelhas saudáveis. Também conhecida como cerúmen, a cera do ouvido é uma substância natural produzida pelas glândulas na metade externa do canal auditivo, explica Maura Cosetti, MD , otorrinolaringologista (médico de ouvido, nariz e garganta) e diretor do Ear Institute of New York Eye and Ear Infirmary (NYEE) do Mount Sinai, na cidade de Nova York.

A cera de ouvido serve a muitos propósitos, acrescenta Viral Tejani, AuD, PhD , Audiologista sênior de pesquisa clínica em implante coclear e professor assistente de otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço na Case Western Reserve University. Ele migra naturalmente para fora dos canais auditivos e, ao longo do caminho, retém células mortas da pele, sujeira e cabelos. É um limpador natural e mecanismo de proteção.



Depois que a cera chega à abertura dos canais auditivos, ela cai ou é lavada durante o banho. Como a cera de ouvido desempenha um papel tão vital, é melhor deixá-la de lado. Usar cotonetes para limpar os ouvidos e/ou esfregá-los excessivamente com água e sabão pode fazer mais mal do que bem. (Mais sobre isso abaixo.)



Close de uma mulher segurando a mão na orelha, que tem cera escura internamente

Biblioteca de fotos científicas/Getty



Qual é a aparência da cera de ouvido normal e saudável

Existe uma grande variedade de cera de ouvido, diz o Dr. Cosetti. Assim como cada ouvido é diferente, a cera pode ser diferente de uma pessoa para outra. Ele vem em uma variedade de cores, do amarelo e laranja ao marrom e preto. As texturas também variam. Por exemplo, a cera do ouvido de algumas pessoas é seca e escamosa, enquanto a de outras é úmida e pegajosa.

A cera do ouvido se acumula naturalmente dentro dos canais auditivos e gruda nas paredes em aglomerados. Esse acúmulo é o que aparece na unha quando você coça o ouvido interno. É o que impede que sujeira, detritos e microorganismos entrem em seu corpo.

O que causa cera escura no ouvido?

Se de repente você notar cera escura no ouvido, provavelmente não é motivo de preocupação. Aqui está o porquê:



A cera escura do ouvido geralmente ocorre quando a cera do ouvido fica impactada no ouvido há muito tempo, diz Hadassah Kupfer, AuD , doutor em audiologia na cidade de Nova York. Isso pode ocorrer devido ao uso excessivo de cotonetes ou devido ao formato do canal auditivo.

Quanto mais tempo a cera permanece no canal auditivo, mais ela oxida, acrescenta Bopanna Ballachanda, PhD , membro adjunto do corpo docente da San Jose State University e presidente da Academia Americana de Audiologia. Partículas de cabelo e poeira se acumulam na cera do ouvido, fazendo com que pareça marrom escuro ou preto. Em outras palavras, a cera escura ocorre por causa de outras substâncias nos ouvidos, e não da cera em si. (Clique para saber como a cera de ouvido impactada pode prejudicar sua audição - além de descobrir como ouvir melhor. )

A melhor maneira de remover cera escura do ouvido

Todos os médicos com quem conversamos disseram que nossos ouvidos fazem um trabalho fantástico ao limpar a cera por conta própria. Cosetti ainda diz que a maioria das pessoas consegue passar a vida inteira sem limpar os ouvidos. No entanto, como a cera do ouvido migra naturalmente para fora dos ouvidos, é normal que haja um leve acúmulo em dispositivos vestíveis, como aparelhos auditivos, fones de ouvido e protetores de ouvido.

Se isso for uma preocupação, há muitas maneiras de manter os ouvidos limpos sem danificar os tímpanos. Recomendação do Dr. Kupfer: use uma toalha limpa.

Enrole uma toalha úmida em volta do dedo mínimo para limpar a parte externa da orelha, onde a cera pode ser vista, diz ela. Você pode até puxar para cima e para fora o pavilhão auricular – a parte flexível do lóbulo da orelha – para ampliar o espaço do canal auditivo e obter um acesso um pouco mais profundo. Isso permite que você limpe qualquer acúmulo de cera perto do canal auditivo enquanto permanece em uma profundidade segura, algo que o Dr. Kupfer diz que não pode ser feito com um cotonete. (Confira o vídeo abaixo para uma ilustração visual.)

Toalhas brancas recém-enroladas sobre uma bancada de mármore

Nata Serenko/Getty

Relacionado: Top MD alerta que mesmo uma leve perda auditiva pode aumentar o risco de demência - 8 maneiras naturais de melhorar a audição hoje

Por que você deveria nunca use cotonetes

Cosetti diz que, como a cera é produzida na metade externa do canal auditivo, os cotonetes não são ideais para limpá-lo. Em vez de remover a cera do ouvido, eles geralmente a tapam. Em geral, não é uma boa ideia colocar nada dentro do canal auditivo, diz o Dr. Cosetti. Isso pode empurrar a cera mais profundamente e machucar partes sensíveis do ouvido, como o tímpano. (Confira o vídeo abaixo para uma ilustração visual.)

Da mesma forma, limpar demais os ouvidos com cotonetes pode afetar sua lubrificação natural. Isso faz com que o canal auditivo fique muito seco, em carne viva e com coceira, explica o Dr. Kupfer. Se você sabe que tem tendência ao acúmulo de cera nos ouvidos, basta manter a higiene dos ouvidos com colírios ou visitar o médico todos os meses ou com mais frequência, conforme necessário.

Quando consultar um médico sobre cera escura no ouvido

Tejani recomenda marcar uma consulta com seu médico de atenção primária ou com um otorrinolaringologista (ORL) se você tiver:

  • Drenagem do ouvido (especialmente se estiver com mau cheiro)
  • Coceira ou sensação de plenitude nos ouvidos
  • Dificuldade em ouvir
  • A sensação de água presa em seus ouvidos

Embora esses sintomas possam ocorrer por vários motivos, um dos culpados mais comuns é o acúmulo de cera nos ouvidos. Kupfer diz que existem várias opções para remoção profissional de cera de ouvido. Seu médico pode recomendar sucção, remoção manual com cureta – um pequeno instrumento cirúrgico – ou lavagem com água, como o famoso Ouvidor , que usamos em minha prática. Esses tratamentos eliminam com segurança o acúmulo sem causar danos.

Lembre-se de que a cera do ouvido é normal, acrescenta o Dr. Tejani. Você só deve se preocupar com cera de ouvido se for excessiva. Eu olhei em muitos ouvidos durante minha carreira. Quando vejo um pouco de cera, não me preocupo e deixo como está.

Uma mulher madura ouvindo cera escura no ouvido examinada por um médico em um consultório médico

FatCamera/Getty

Relacionado: Você já ouviu um som irritante de estalo no ouvido? MD compartilha a solução fácil que você já tem em mãos

Mais maneiras de remover com segurança a cera escura do ouvido em casa

Se o seu médico determinar que seus ouvidos produzem uma quantidade excessiva de cera, ele poderá recomendar limpá-los em casa. Embora raramente seja necessário, o Dr. Tejani diz que existem várias opções.

Enxaguar com água oxigenada

Deite-se de lado, coloque uma toalha velha sob a cabeça e despeje uma tampa de água oxigenada no ouvido, deixando agir por alguns minutos. Se você sentir alguma efervescência, isso é normal, diz o Dr. Tejani. Em seguida, incline a cabeça para o lado para que o peróxido de hidrogênio seja drenado.

Dica: Derramar água oxigenada no ouvido pode ser complicado se você não tiver alguém por perto para ajudar. Nesse caso, despeje o peróxido de hidrogênio em uma bola de algodão e esprema suavemente o líquido no canal auditivo. (Clique para mais 10 brilhantes usos para peróxido de hidrogênio .)

Lubrifique seu ouvido interno

Seu médico pode recomendar lubrificar o ouvido interno se você tiver cera de ouvido endurecida. Semelhante à forma como o óleo lubrifica as máquinas, isso ajuda a amolecer a cera do ouvido para que ela possa ser expelida naturalmente. Coloque algumas gotas de óleo mineral no ouvido antes de dormir, diz o Dr. Tejani. Ao acordar, você pode usar um pano para limpar qualquer cera ou óleo que saia. Dica: você pode colocar uma toalha velha sobre o travesseiro antes de dormir para coletar qualquer óleo que saia durante a noite. (Confira o vídeo abaixo para mais detalhes.)

Se você não tiver óleo mineral, o Dr. Ballachanda diz que azeite ou outro tipo de óleo de cozinha servirão perfeitamente. No entanto, use apenas algumas gotas e certifique-se de que o óleo esteja em temperatura ambiente – o óleo quente pode danificar o ouvido interno.

As melhores gotas para remoção de cera de ouvido

Às vezes, o acúmulo de cera escura no ouvido pode ser teimoso e difícil de remover. Se seus ouvidos continuarem coçando ou entupidos, o Dr. Kupfer recomenda o kit de remoção de cera de ouvido Debrox.

Debrox contém peróxido de carbamida, uma forma diluída de peróxido de hidrogênio. Quando colocado no canal auditivo, cria uma espuma que amolece e solta a cera do ouvido, permitindo que ela escorra. Uma coisa a ter em mente: o Debrox deve ser usado por vários dias antes de ser totalmente eficaz, diz o Dr. Leva tempo para dissolver e soltar gradualmente a cera do ouvido para que ela possa sair do canal auditivo.


Para mais maneiras de proteger sua audição:

Você já ouviu um som irritante de estalo no ouvido? MD compartilha a solução fácil que você já tem em mãos

Top MD alerta que mesmo uma leve perda auditiva pode aumentar o risco de demência - 8 maneiras naturais de melhorar a audição hoje

Truques aprovados pelo MD para melhorar a audição naturalmente – sem necessidade de aparelho auditivo

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Que Filme Ver?