Secar o cabelo com secador é ruim? Especialistas revelam os prós e os contras – além de como prevenir danos — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você rolou o TikTok recentemente, provavelmente já viu o debate sobre secar o cabelo ao ar e secar o cabelo com secador tomando conta da plataforma. Isso ocorre porque diferentes criadores estão avaliando a velha questão: secar o cabelo é ruim? Mas você não pode realmente conheça as nuances da saúde do cabelo e do couro cabeludo em um pequeno vídeo do TikTok. É por isso que recorremos a cabeleireiros e um tricologista para saber os prós e os contras de secar o cabelo, além de como fazê-lo com o mínimo de danos.





Secar o cabelo é ruim?

A resposta a esta pergunta é complicada, pois a maioria dos problemas que surgem se devem à forma como você usa um secador de cabelo e não ao próprio secador. Secar com secador não faz mal ao cabelo, diz Laura Polko , estilista de celebridades e Corredor embaixador. Pelo contrário, é o uso incorreto de ferramentas e produtos que causa danos. É fundamental saber como secar o cabelo adequadamente para que não ocorram danos. Aqui estão alguns prós e contras:

1. Pró: acelera o tempo de preparação

Uma rotina de secagem eficiente pode potencialmente reduzir o tempo do processo de preparação, especialmente se você tiver muito cabelo que demora muito para secar ao ar. E ainda mais se você aprender como manter o cabelo liso durante a noite ou como fazer os cachos durarem mais pós-secagem.



2. Pró: Adiciona brilho e volume ao cabelo + doma o frizz

A secagem com secador proporciona aquele brilho e vida selados que você procura, e seu estilo tende a durar muito mais tempo, diz Polko. O processo também combate o frizz, pode dar um pouco mais de controle sobre sua aparência e proporcionar corpo extra para uma aparência mais suave e jovem. A secagem com secador não só economiza tempo quando você está em apuros, mas também pode melhorar drasticamente a aparência do cabelo, adicionando estilo e volume, além de reduzir o frizz, acrescenta Polko.



Mulher madura sorrindo com secador de cabelo na mão

Crédito criativo/Getty



3. Pró: Evita a necessidade de usar chapinha

De acordo com Sophie Gutterman , um estilista de celebridades que presta consultoria EDRÉE ferramentas de estilo de cabelo e Tudo sobre cachos , secar adequadamente os cabelos cacheados ou ondulados para obter uma aparência lisa também pode expô-los a menos calor do que uma chapinha. Portanto, às vezes, secar com secador pode ser a opção mais suave, dependendo do tipo e da textura do seu cabelo.

4. Contra: pode danificar o cabelo

Uma das desvantagens de secar o cabelo com secador são os danos causados ​​pelo calor, que podem causar quebra e ressecamento, diz Polko. No entanto, os danos causados ​​pelo calor são apenas o resultado da secagem incorreta do cabelo ou da secagem com muita frequência. Gutterman concorda. Se você usa o secador todos os dias com configurações ou produtos errados, isso pode danificar completamente os cabelos, principalmente se você fez serviço químico, tem cabelos cacheados ou está tomando medicamentos que causam fraqueza aos cabelos.

5. Contra: pode queimar o couro cabeludo

O erro do usuário também pode causar queimaduras involuntárias no couro cabeludo, diz Polko, algo que você pode evitar não usando uma configuração de calor superalta e não concentrando o secador em um único local por um período prolongado de tempo.



6. Contra: Pode ser necessária prática para aperfeiçoar uma técnica de secagem

Embora secar o cabelo possa fazer com que ele seque mais rápido e potencialmente pareça mais polido (dependendo do estilo desejado), é um processo de modelagem ativo com mais curva de aprendizado (e potencial para cansar seus braços) em vez de secar ao ar.

Como secar o cabelo e minimizar os danos

A chave para minimizar os danos causados ​​pelo calor causados ​​pela secagem com secador se resume a algumas práticas e técnicas recomendadas. Leia exatamente isso abaixo!

1. Faça um balanço do secador de cabelo que você está usando

Primeiro, você deve considerar seu secador de cabelo e suas configurações de aquecimento. É claro que quanto mais quente o ar, mais rápido o cabelo secará, mas, como aponta Gutterman, o calor elevado é não a melhor coisa para cabelos saudáveis.

Se você tem cabelo grosso e texturizado, pode deixar o ar um pouco mais quente, mas a maioria das pessoas deve manter a configuração média, diz Gutterman. Você provavelmente não precisa disso mais alto porque é provável que você não tenha tendência ao frizz. E se você quer apenas secar o cabelo e não planeja escovar redondo, você pode até usar fogo baixo.

Procurando um novo secador de cabelo? Polko recomenda o secador de cabelo InfinitiPRO da Conair DigitalAIRE ( Compre na Amazon, $ 110,99 ), que é poderoso, mas gentil. Sua temperatura máxima é de 205°Fahrenheit, bem abaixo do limite de 300° Fahrenheit, onde danos extremos por calor começam a ocorrer.

2. Use o tipo certo de escova para o seu cabelo

close de uma mulher secando o cabelo com uma escova redonda

pavlyukv/Getty

Se você deseja secar e alisar as mechas, use uma escova adequada ao seu tipo de cabelo para auxiliar no processo. Pincéis redondos são ótimos para dobrar e saltar, diz Gutterman, mas os tipos de cabelo mais grossos podem querer um design de remo plano para obter melhores resultados. E quem tem tendência ao frizz deve procurar escovas de cerâmica.

3. Analise o estado atual do seu cabelo

Os danos causados ​​pelo calor podem ser cumulativos ao longo do tempo, por isso Polko sugere secar o cabelo no máximo 2 a 3 vezes por semana para obter uma saúde ideal do cabelo.

A única exceção a esta regra? Cabelo que já está gravemente danificado. Se o seu cabelo realmente passou por isso e precisa de uma pausa, eu minimizaria a secagem ou o uso de qualquer calor no cabelo, diz Polko.

Gutterman acrescenta que você deve estar atento à condição atual do seu cabelo e prestar atenção às configurações de calor para evitar danos. E Colina Bridgette , um tricologista certificado que presta consultoria para René Furterer concorda. A qualidade e o brilho do cabelo vão determinar quando ele precisa de uma pausa, diz Hill. Portanto, se o seu cabelo estiver opaco ou quebrado, é hora de facilitar a secagem.

3 passos para uma explosão sem danos

Passo 1: Comece com o cabelo úmido e use um protetor térmico

Você vai querer ter certeza de que seu cabelo está úmido – não encharcado – quando começar a secar. Quando o cabelo está muito molhado, ele se expande, e soprar ar quente sobre ele nesse estado pode fazer com que ele se contraia rapidamente, o que causa danos. Você pode remover o excesso de água usando uma toalha de microfibra, diz Polko. E secar é melhor do que esfregar para evitar quebras durante a secagem com a toalha. Além disso, considere secar o cabelo primeiro um pouco ao ar, se desejar, pois isso garantirá que sua crina não fique vulnerável.

Além disso, é imperativo usar um protetor de calor antes de secar o cabelo. Polko gosta do condicionador Leave-In John Frieda Frizz Ease Daily Nourishment ( Compre na Amazon, $ 8,49 ) por possuir componente protetor de calor, deixando os cabelos macios e maleáveis ​​logo após o banho. Outro protetor de calor para experimentar é Rene Furterer Thermal Protecting Spray & Blowout Balm ( Compre de Rene Furterer, $ 36 ), que combate o frizz com seu extrato ultra-hidratante de jojoba e mistura de vitamina B5.

Passo 2: Divida o cabelo em mechas

Para tornar o processo de secagem o mais eficiente possível, Polko recomenda dividir o cabelo em mechas e cortar cada parte para trás para que você possa cuidar de uma área de cada vez.

Etapa 3: comece a secar

Mantenha uma mecha abaixada e comece segurando o secador a cerca de quinze centímetros de distância do cabelo e direcione o fluxo de ar para uma mecha para secá-la. Se você tem cabelos cacheados ou ondulados, use um difusor para não atrapalhar o padrão natural do cabelo. Gutterman sugere começar pela raiz do cabelo e soprar a umidade em direção às pontas, em vez de começar pela parte inferior. Isso garantirá que você não precise secar a mecha por mais tempo do que o necessário, diz ela.

Certificar-se de que você está direcionando o ar na mesma direção em que o cabelo vai ficar é muito importante porque isso manterá a cutícula lisa e brilhante, diz Gutterman. E ela acrescenta que também é importante mover a secadora com movimentos fluidos para evitar muito calor em uma área. Assim que uma mecha estiver seca, retire outra mecha e repita essas etapas até que todo o cabelo esteja completamente seco.

Para um tutorial detalhado de secagem de cabelo, assista ao vídeo abaixo do cabeleireiro e YouTuber Brad Mundo .

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .


Para mais segredos sobre a saúde do cabelo, clique nestas histórias:

Por que seu cabelo está tão seco: estilistas profissionais revelam os culpados sorrateiros + como consertar isso rapidamente

Essas máscaras aprovadas pelo TikTok são o segredo para fios exuberantes e brilhantes - faça você mesmo em casa por alguns centavos!

Como prevenir pontas duplas de acordo com cabeleireiros famosos

Que Filme Ver?