Como remover o esmalte do carpete: os truques fáceis dos profissionais de limpeza realmente funcionam — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você pinta as unhas regularmente, é provável que você tenha sofrido um acidente em um momento ou outro – e derramado esmalte nas roupas ou no carpete. Então você sabe como pode ser um pesadelo tirar essa mancha. Felizmente, existem alguns produtos domésticos que podem ajudá-lo a enfrentar o problema. opa se você não tiver removedor de manchas por aí. Aqui, dicas de especialistas sobre como remover esmalte de carpete - sem esforço.





Como remover esmalte do carpete

A primeira coisa que você deve fazer após derramar o esmalte é enxugar o líquido. Pegue um pano absorvente – a microfibra funciona bem – e passe suavemente no esmalte úmido, trocando as manchas no pano com frequência e transferindo o máximo possível para o pano, sem esfregar ou esfregar e criar uma mancha maior. Depois de transferir o esmalte restante para o pano, use uma das opções abaixo para se livrar da marca.

1.WD-40

lata de wd-40 para saber como remover esmalte de carpete

Nariman Safarov/Getty



WD-40 ( Compre na Amazon, $ 7,98 ) é uma fórmula de deslocamento de água que atua como lubrificante e solvente – e é algo que a maioria de nós tem em casa, diz Jill Koch , que oferece dicas de limpeza e truques nas redes sociais como Jill vem limpo . Solventes são produtos que dissolvem coisas, e o produto pode ser usado para dissolver ferrugem, tinta, goma de mascar e até esmalte. Basta aplicar WD-40 na mancha de esmalte assim que o excesso de esmalte for removido e enxugar a mancha com um pano, tomando cuidado para não espalhar. Pode ser necessário aplicar o WD-40 mais de uma vez e esfregar um pouco com o pano assim que a mancha clarear, mas geralmente funciona para limpar o esmalte, diz Koch.



Relacionado: 15 maneiras geniais de o WD-40 tornar sua vida mais fácil



Veja Koch usando WD-40 para tirar uma mancha de esmalte:

@jillcomesclean

Compre os removedores de manchas no link do meu perfil. 4 melhores sprays removedores de manchas para carpetes e estofados. ⠀ Para manchas de tinta e esmalte o Amodex e o WD-40 são a solução! Ambos com tão bem. ⠀ Basta aplicar, enxugar e limpar levemente a área. Reaplique e repita conforme necessário até que a mancha seja removida. Gosto de manter os dois à mão porque às vezes o Ampdex funciona melhor e às vezes o WD-40. ⠀ Para o tira-manchas Folex e DIY, a mesma coisa. Pulverize e limpe com um pano úmido. Repita conforme necessário. ⠀ Receita de removedor de manchas DIY: - 16 onças. Frasco de água oxigenada – 1 colher de chá de detergente (acho que o blue dawn funciona melhor) – 1 colher de chá de bicarbonato de sódio Combine em um borrifador Amber ou adicione um bico limpo a um frasco de água oxigenada e adicione sabão e bicarbonato de sódio diretamente. sempre teste primeiro uma pequena área invisível se estiver preocupado com a reação da solução com a cor do tecido. ⠀ #dicasdelimpeza #limpezahacks #removedor de manchas #removedor de mancha #Limpeza de casa #limpando a casa #limpeza

♬ I Can See You (versão de Taylor) (From The Vault) - Taylor Swift

2. Removedor de esmalte sem acetona

Quando se trata de removedor de esmalte para remover esmalte do carpete, existem duas escolas de pensamento: à base de acetona e sem acetona.



Removedor sem acetona: Alguns profissionais recomendam o uso de um removedor de esmalte sem acetona em vez de um com acetona para remover o esmalte, já que o ingrediente principal desses esmaltes – seja acetato de etila ou metil etil keytone – é uma alternativa solvente mais suave à acetona. Craig Kersemeier de K-tech Kleening, um mestre em limpeza de têxteis certificado que atua no ramo de limpeza de carpetes há 35 anos, observa que usa um removedor sem acetona para limpar acidentes de polimento.

Ele recomenda primeiro testar o removedor em uma área imperceptível do carpete, por exemplo, em um armário, antes de trabalhar no derramamento. Quando tiver certeza de que o removedor não danificará seu tapete, molhe cerca de 30 centímetros ao redor do derramamento como uma barreira de água fria para proteger o carpete. Em seguida, aplique uma pequena quantidade de removedor em um pano limpo e seque a mancha até que ela desapareça. Por fim, lave a área com um limpador de carpetes.

Não tem um limpador de carpete? Misture uma solução de 1 colher de sopa. saboneteira com duas xícaras de água morna, borrife e use um aspirador de pó para extrair o removedor de esmalte e a solução de limpeza. Tenha em mente, observa Kersemeier, que o esmalte vermelho em um tapete branco ou de cor muito clara ainda pode deixar manchas. Ele também alerta para o uso de um removedor de esmalte transparente, pois alguns contêm corantes que podem manchar ainda mais o carpete.

Veja como remover esmalte usando removedor de esmalte sem acetona aqui:

Acetona ou removedor de esmalte à base de acetona: Como a acetona é um solvente líquido, ela é usada para dissolver outras substâncias e forma a base de alguns removedores de esmalte. O esmalte de unha é difícil de sair porque é como uma tinta muito forte, mas você pode dissolvê-la, diz Mark Saiger de Produtos Saiger’s Steam Clean e Saiger’s Sauce , cuja família limpa carpetes há mais de 55 anos.

Alguns profissionais usam acetona para tirar o esmalte do carpete, diz ele, que você pode comprar em uma loja de ferragens. Mas os profissionais também sabem exatamente quanto usar e têm uma máquina de extração para remover todos os vestígios do produto químico – porque a acetona pode danificar os tapetes, levando na verdade à separação das fibras do tapete do material de apoio. Se você não tem - ou não quer comprar - acetona, um removedor de esmalte à base de acetona também pode ser usado, mas mesmo isso pode danificar o carpete, então tenha muito cuidado e experimente primeiro em uma área imperceptível para fazer certifique-se de que seu tapete suporta acetona.

Primeiro, molhe uma área ao redor da mancha com água fria, para que a acetona não se espalhe além da marca do esmalte. Aplique apenas um pouquinho de acetona em uma pequena área de cada vez e use algo com bordas macias, como uma colher, para ajudar a agitar sem enlouquecer, diz Saiger. Em seguida, seque com uma toalha de microfibra até que a mancha desapareça. Por fim, use uma máquina de limpeza de carpetes para lavar a área e extrair a acetona. Porém, tenha muito cuidado, aconselha Saiger. Com a acetona, você corre o risco de delaminar o carpete e pode até danificar sua máquina de limpeza de carpetes.

Veja Saiger limpando uma mancha de esmalte do carpete aqui:

3. Spray de cabelo e álcool isopropílico

O spray de cabelo também funciona para remover o esmalte dos tapetes, dizem o pessoal da Limpeza e restauração de Coit. Comece borrifando spray de cabelo suficiente para cobrir a mancha e, em seguida, despeje alguns respingos de álcool por cima. Deixe descansar por alguns minutos e depois agite com uma escova macia. Por fim, use um pano macio para secar e remover a mancha, certificando-se de lavar e secar a área quando terminar. Repita se necessário.

Como funciona: Como o álcool é um solvente, o spray para cabelo e o álcool isopropílico começarão a quebrar o esmalte. Mas o spray para cabelo também contém adesivo – é assim que mantém o cabelo no lugar – e o adesivo do spray se liga às partículas do esmalte, tornando-as mais fáceis de extrair. Experimente este método primeiro em carpetes mais escuros, pois até mesmo um removedor de esmalte sem acetona pode clarear um carpete mais escuro.

Veja este hack em ação no vídeo do YouTube abaixo:

4. Gel de cabelo, fluido de isqueiro e mistura de detergente de louça

Assim como o spray para cabelo, muitos géis para cabelo também contêm álcool, então o mesmo gel que você usa para segurar o cabelo no lugar pode ser usado para limpar o carpete, diz Kersemeier, que observa que embora não use esse método como profissional, Outras pessoas lhe disseram que o gel de cabelo funciona.

Misture uma colher de chá de fluido de isqueiro, um pouco de detergente e uma colher de sopa cheia de gel de cabelo em uma tigela pequena. Em seguida, aplique uma quantidade generosa da mistura na superfície da mancha, usando a colher aplicadora para separar as fibras do carpete. Deixe repousar sobre a mancha por cerca de cinco minutos, depois trabalhe a mancha de fora para dentro com uma colher, raspando o esmalte e depois enxugando com um pano branco. Aplique mais mistura conforme necessário e continue trabalhando no local com uma colher para juntar o gel e depois enxugar a solução. Por fim, umedeça a área com água e seque novamente com uma toalha branca. Continue aplicando a solução e repetindo os passos até que a mancha desapareça. Limpe a área com álcool desnaturado para remover qualquer resíduo de produto.

Veja um limpador de carpete profissional colocar esse truque de “mágica” em prática no vídeo do YouTube abaixo:

5. Tesoura

Para carpetes com pêlo grosso e tapetes felpudos, sua melhor tesoura é uma opção para remover a mancha, mas você precisa ter cuidado para não fazer um buraco no revestimento do piso. Comece separando os fios de carpete afetados. Em seguida, use a tesoura para aparar apenas as bordas da área manchada, tomando cuidado para não cortar as fibras muito curtas. Se o esmalte solidificou, esta é uma boa opção para removê-lo definitivamente.

Relacionado: Como afiar tesouras para que fiquem como novas - Truques geniais facilitam


Para obter mais informações sobre remoção de manchas de carpetes, clique nos links abaixo!

Como tirar tinta do carpete – o hack genial do Shop-Vac que torna tudo tão fácil

Cocô de cachorro no tapete? Esses truques profissionais fáceis farão uma limpeza profunda e rápida

Como limpar xixi de gato de um tapete + Por que esfregar realmente piora o odor

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?