Como conseguimos ‘Peggy’ de Margaret? As razões surpreendentes por trás de 7 apelidos clássicos — 2024



Que Filme Ver?
 

Sempre fui fascinado pela forma como a linguagem evoluiu ao longo do tempo – especialmente no que diz respeito aos nomes que os pais dão aos seus bebés. Ao relembrar todos os nomes clássicos de meninas da década de 1950, não pude deixar de ficar impressionado com a quantidade de apelidos exclusivos que também foram atribuídos a elas. Por exemplo, você já se perguntou, Por que Peggy é o apelido de Margaret ?





Acontece que Peggy nem é o apelido mais desconcertante para Margaret; outro diminutivo comum é Daisy. Você pode estar balançando a cabeça e se recusando a acreditar em mim neste momento, mas na verdade há uma explicação fácil, eu prometo!

Margaret deriva do nome francês Marguerite, que também é o nome de um tipo de margarida. (Viu? Faz todo o sentido!) Depois de aprender isso, decidi me aprofundar ainda mais sobre apelidos curiosos, pesquisando-os no útil site Por trás do nome .



Dê uma olhada abaixo para saber mais sobre Margaret e outros nomes com apelidos comuns, mas surpreendentes.



1. Peggy de Margaret

A cantora de jazz Peggy Lee no palco com uma banda ao vivo

Cantora de jazz Peggy Lee (1955)Warner Bros/KobalShutterstock



Ao contrário de Daisy e Peggy, é definitivamente mais fácil ver por que o apelido Maggie vem de Margaret – e também é a resposta para desvendar a origem de Peggy como apelido. Com o passar dos anos, Maggie se transformou em Meggie e Meg, provavelmente por causa da mudança de sotaque no som da vogal. Isso continuou a se transformar na Peggy e Peg que conhecemos hoje, baseada simplesmente na tendência de criar apelidos que rimam. É a mesma razão pela qual temos Bill de William.

2. Jack de John

John F. Kennedy

O presidente John F. Kennedy atendia pelo apelido de JackArquivo de História Universal/UIG/Shutterstock

Existem algumas teorias para essa popular mudança de apelido. Alguns acreditam que Jack veio de uma antiga forma escocesa do nome John, conhecida como Jock. Por outro lado, poderia ser baseado na cultura normanda (que era vibrante na França nos anos 1000) e no uso de -kin no final dos nomes. Aparentemente, eles traduziram o nome John para Jen, que então se tornou Jenkin ou Jakin, antes de finalmente chegar a Jack. Também não vale a pena que Jack e John também sejam dois dos nomes mais comuns para homens anônimos (pense em Jack of All Trades e John Doe), então eles são facilmente trocados.



3. Sally de Sarah

Se você já ouviu alguém usando Molly como apelido para uma mulher chamada Mary - e ficou confuso - é a mesma teoria por trás de Sally ser o apelido de Sarah. Como você provavelmente pode perceber, assim como a tendência de rima, as pessoas adoravam substituir o som R em certos nomes por um som L para criar um apelido totalmente novo.

4. Hank de Henry

foto em preto e branco da estrela da música country Hank Williams

Músico country Hank Williams (1951)Arquivos Underwood/Shutterstock

Os holandeses são provavelmente responsáveis ​​por este cruzamento comum de nomes. O nome deles, Hendrick, é semelhante a Henry e costuma ser abreviado para Henk. Parece que, com o tempo, os falantes de inglês decidiram ajustar o som da vogal e fazer o mesmo com Hank.

5. Chuck de Charles

Chuck Berry

Charles Chuck Berry tocando guitarra em 1965Everett/Shutterstock

Aparentemente, no inglês médio, o nome Charles era escrito Chukken. Qualquer pessoa que tenha tentado ler uma versão original do Os contos de Canterbury sabe como é difícil analisar a ortografia naquela época, mas é uma explicação bastante fácil de Chuck ser o apelido de Charles.

6. Ted de Edward

Embora Ted seja um apelido comum para Theodore, também é usado para Edward. O nome Edward era popular durante a Idade Média. Tão popular, na verdade, que as pessoas começaram a adicionar a letra T ao apelido comum de Ed para diferenciar ainda mais as pessoas com o mesmo nome.

7. Bob de Robert

foto em preto e branco do comediante Bob Hope

Comediante Bob Hope (1968)ITV/Shutterstock

Assim como o nome Bill vindo de William, Bob é uma forma abreviada e rimada do nome que ganhou popularidade durante a Idade Média. Mas você sabia que Bob só se tornou um apelido comum para Robert depois de rimar as variações Nob, Dob e Hob? Nenhum deles tinha o poder de permanência de Bob, mas seria divertido trazê-los de volta.

Aposto que você conhece algumas pessoas com esses apelidos que nem sabem como os conseguiram! Na próxima vez que você encontrar Chuck, Jack ou Peggy, pergunte-lhes se eles já ficaram confusos com seus apelidos - e depois dê-lhes as respostas que eles vêm perguntando há anos.

Que Filme Ver?