Aqui está o que aconteceu com Annette Funicello: ‘Mickey Mouse Club’, ‘Beach’ Movies and More 2020 — 2024



Que Filme Ver?
 
annette-funicello-então-e-agora

Havia algo especial em Annette Funicello que lhe permitiu capturar nossos corações, fosse ela uma Mouseketeer nos anos 1950 em O Clube do Mickey Mouse - que é onde muitos de nós a conhecemos pela primeira vez - ou os chamados 'Filmes de Praia' ao lado de Frankie Avalon no Década de 1960 , compartilhando as alegrias da manteiga de amendoim Skippy no Década de 1970 ou travando sua batalha com MS na última parte de sua vida. Por tudo isso, nunca perdemos nossa conexão com ela.





O historiador da cultura pop Geoffrey Mark aponta para um momento notável que ocorreu em outubro de 1998 como parte das festividades de comemoração do 75º aniversário da Walt Disney Company , o que lhe permitiu passar alguns minutos com Annette.

“Foi um evento enorme no lote da Disney”, lembra Geoffrey, “e fui contratado pela Cable Radio Network para cobri-lo e fiquei lá o dia todo, entrevistando todas as celebridades que compareceram. A essa altura, Annette estava em uma cadeira de rodas, bem o suficiente para comparecer e tirar uma foto, e ainda estava absolutamente linda. Mas sua fala era limitada e, abençoe seu coração, ela não se importava de ser vista dessa forma. Não éramos amigos próximos, mas eu a conhecia, então fui até lá. Eu sabia que uma entrevista de rádio não seria possível, mas queria dizer algo legal para animá-la. ”



RELACIONADOS: Aqui está o que aconteceu com Shirley Temple, a menina que salvou a América da Grande Depressão



Aproximando-se, ele deu-lhe um beijo e comentou que ela estava linda, mas então acrescentou: 'Você está se sentindo tão bem quanto parece?'



annette-funicello

(Coleção Everett)

“À medida que as palavras saíam da minha boca”, lembra ele, “percebi que estávamos em público. As pessoas estavam tirando fotos e ela realmente não conseguia responder bem, então eu a cortei e disse: 'Você nem precisa me dizer. Eu posso dizer pela expressão em seu rosto o quão feliz você está por estar aqui. Eu te amo. É tão bom ver você. 'E eu comecei a me afastar e ela agarrou meu braço, me olhou nos olhos e disse:' É bom ver você também '. Ela percebeu que eu tinha colocado meu pé na boca e ela queria, mesmo sob aquela pressão extrema de estar ali e não se sentir bem e com tudo que acontecia ao seu redor, tirar meu pé da boca e me assegurar de que estava tudo bem. Isso é o tipo de mulher que ela era. '

A vida de Annette Pré-Mouseketeer

annette-funicello-as-an-infant

Annette Funicello quando criança (cortesia de Nick Strange)



Ela nasceu Annette Joanne Funicello em 22 de outubro de 1942, em Utica, Nova York, filha de pais ítalo-americanos. A família mudou-se para o sul da Califórnia depois que ela completou quatro anos.

annette-funicello-com-boneca

A jovem Annette com uma boneca favorita (cortesia de Nick Strange)

A primeira menção de Annette na mídia veio em uma edição de 2 de setembro de 1952 do Valley Times do norte de Hollywood, que relatou: “Belezas loiras, morenas e ruivas que tomam banho, todas entre 6 e 14 anos de idade, aquecem no Pop's Willow Lake, disputando os títulos de 'Pequena Miss' (idades de 6 a 9) e 'Junior Miss' (idades entre 10 e 14) Willow Lake. Selecionada como a vencedora da 'pequena' divisão foi Annette Funicello, de North Hollywood, de 9 anos. ”

annette-funicello-miss-willow-lake

Annette como Miss Willow Lake (coleção Rita Rose)

Anteriormente, Walt Disney (o homônimo dessa empresa de abrangência de gerações) teve a ideia em 1930 de lançar algo chamado The Mickey Mouse Club, um evento de ação ao vivo com crianças realizado no Fox Dome Theatre em Ocean Park, Califórnia, em 11 de janeiro Em 31 de março, havia 60 cinemas hospedando capítulos do clube, com, no ano seguinte, mais de 1 milhão de membros. Mas em 1935, isso praticamente chegou ao fim. Avance 20 anos e a Disney decidiu trazer O Clube do Mickey Mouse para a televisão, com uma temporada original que foi de 1955 a 1959 (embora houvesse reavivamentos ao longo dos anos). A ideia era que um grupo de jovens intérpretes cantasse, dançasse, atuasse em esquetes e até aparecesse em dramas em série apresentados dentro MMC .

walt-disney-and-the-cast-of-the-mickey-mouse-club

Walt Disney e o elenco de O Clube do Mickey Mouse (Coleção Everett)

O elenco de Annette no programa foi narrado em 1956 por The Springfield News-Leader de Springfield, Missouri, que escreveu: 'Pouco antes de seu 13º aniversário, a escola de dança de Annette encenou um recital em Burbank, Califórnia, e ela dançou o tentador papel de balé da rainha em Lago de cisnes . Por algum acidente fatídico, Walt Disney estava na platéia. No dia seguinte, Annette recebeu um convite por telefone para fazer um teste para a trupe ‘Mouseketeers’ que estava sendo organizada pelo então futuro próximo Clube do Mickey Mouse Programa de TV. Annette nunca tinha pensado em se tornar uma artista, mas ela e seus pais decidiram que a audição poderia ser uma experiência interessante, então ela tentou. Assim, Annette estabeleceu um novo padrão de vida em que ela e seus 24 colegas ‘Mouseketeers’ filmam quatro horas por dia, frequentam a escola três horas por dia no estacionamento da Disney e têm uma hora de ‘recesso’.

annette-funicello-mickey-mouse-club

(Coleção Everett)

“Em 3 de outubro de 1955”, eles continuaram, “ O Clube do Mickey Mouse foi na rede ABC-TV. Três dias depois, Annette Funicello recebeu três cartas de fãs, que colou com prazer em um álbum de recortes. Na semana seguinte, a correspondência dos fãs havia superado as proporções do álbum de recortes e estava muito além de qualquer outra pessoa no programa estava recebendo. Na última contagem da Disney, Annette recebia cerca de 1.200 cartas de fãs por mês. ”

Uma conexão instantânea

annette-funicello-and-cast-of-mickey-mouse-club

(Coleção Everett)

O público da televisão se apaixonou pelo elenco de O Clube do Mickey Mouse , mas desde o início, havia algo em Annette que a separava do resto deles. Musas Jennifer Armstrong, autora de Por quê? Porque ainda gostamos de você: uma história oral do Clube do Mickey Mouse , “Eu nunca quero dizer que algo é o primeiro de qualquer coisa porque sempre há alguma coisa que veio antes dele, mas a maneira que eu gosto de descrever o programa é que foi o primeiro programa de TV feito para crianças, estrelado por crianças. E eu penso isso é por que foi tal sensação. E não se tratava apenas de uma criança, era grande quantidade de crianças. E se você pensar sobre isso, é realmente sobre o que todo o Disney Channel ou Nickelodeon é construído.

elenco de annette-funicello-and-the-mickey-mouse-club

(Coleção Everett)

“Eles tiveram dezenas de filhos naquele programa ao longo dos anos, porque eles alternavam alguns e traziam novos a cada ano”, ela continua. “Algumas das crianças eram mais como jogadores de fundo e, de certa forma, isso poderia ser muito bom para elas psicologicamente, porque não eram o seu próprio fenômeno. Por outro lado, conversei com alguns que foram realmente afetados pelo show, o que não é surpreendente, especialmente ouvindo: 'Você não é o primeiro grupo.' Eles tinham um time vermelho e um time azul e eles entenderam em um muito jovens quando foram rebaixados ou promovidos, eles entenderam que Annette era a estrela e que ela recebia mais atenção.

walt-disney-and-mouseketeers

(Fotos de Walt Disney / cortesia Everett Collection)

“Eles lutaram apenas para ouvir:‘ Você é fofo, mas não este fofo. 'É uma idade muito jovem para isso acontecer. Estou sendo um pouco generoso com os adultos envolvidos, mas diria que não entendemos tanto o tipo de impacto que isso poderia ter nas crianças. Mesmo na escola, isso afeta você. Além disso, eles entenderam que Annette está recebendo milhares de cartas de fãs todas as semanas, eles pegam e não qualquer . Eles meio que entendem tudo isso e o que está acontecendo. Lembro-me de como soou brutal quando soube que no final da temporada eles simplesmente não ligavam de volta para certas crianças. Foi assim que eles descobriram que foram demitidos. Eles entenderam isso também: ‘Ah, acho que agora vou para a escola regular com crianças comuns’. E todos estão, tipo ‘Por que você ainda não está no O Clube do Mickey Mouse ? '' Uh, porque eu não estou mais com eles '. Eles realmente não têm uma resposta. '

Mas por que Annette?

eva-la-rue-as-annette-funicello

A atriz Eva LaRue, que interpretou Annette no filme biográfico da TV Um sonho é um desejo que seu coração faz: a história de Annette Funicello (Filmes de Era Uma Vez / Cortesia: Coleção Everett)

A verdadeira questão é o que havia em Annette que a tornava tão atraente para o público? A atriz Eva LaRue, que interpretou a Dra. Maria Santos Gray em 135 episódios da novela diurna Todos os meus filhos, ganhou alguns insights sobre Annette interpretando-a no filme biográfico para TV de 1995 Um sonho é um desejo que seu coração faz: a história de Annette Funicello. Ela ressalta: “O interessante é que Walt Disney nunca estava procurando por filhos profissionais incríveis. Ele estava procurando por crianças talentosas, mas não extraordinariamente. Ele queria que eles tivessem conectividade com todas as outras crianças nos Estados Unidos que estavam tendo aulas de dança ou cantando em seu coro local ou sapateado ou qualquer outra coisa. Ele queria que qualquer pessoa pudesse identificá-los.

annette-funicello

(Coleção Everett)

“Então, para o Clube do Mickey Mouse eles tentaram escalar crianças que eram boas, mas não surpreendente. Não é loucura? ' ela ri. “E Annette tem uma voz decente, mas ela não tinha uma boa voz. E ela não era uma dançarina ruim, mas ela não era uma boa dançarina. Ela era moderadamente talentosa nessas áreas, mas ela tinha um fator de amor que estava fora das cartas. Ela tinha uma namorada na porta ao lado. Ela era toda garota e aconteceu de ter enorme peitos para uma garota de 13 anos, então todo garoto na América teve sua primeira queda por Annette Funicello. Ela é esta pequena morena italiana bombástica aos 13 anos. E todos estavam apaixonados por sua doce qualidade, e foi assim que ela acabou se destacando. ”

annette-funicello

(Coleção Everett)

Jennifer observa que, por não estar viva na década de 1950, ela veio até ela Clube do Mickey Mouse livro com conhecimento residual que ela aprendeu aqui e ali. “Quando fui assistir ao show”, ela sorri, “eu estava realmente tipo,‘ Oh, ela faz tem peitos grandes. 'É assustador só estar pensando nisso, mas era tal um grande negócio no momento. Sinceramente, porém, ela não era aquele peito tão cedo. Ela tinha carisma que transparecia na tela e as pessoas simplesmente a amavam. Ela era incrivelmente doce. '

annette-funicello

(Coleção Everett)

O que é tão interessante é a maneira como Annette não parecia afetada por sua popularidade no programa. Na verdade, em 1956 ela sugeriu à imprensa que seu tempo com a série poderia ser limitado. “Eu sou praticamente a garota mais alta dos Mouseketeers agora”, disse ela. “Cresci meio centímetro desde maio, com certeza vou cair. Eu simplesmente não vejo como posso voltar à vida normal, sem entusiasmo, mas é o que minha mãe diz que eu tenho que fazer. Ela até quer que eu vá para uma escola de convento para meninas. Claro, não há muito trabalho para meninas da minha idade. Não sei o que vou fazer. Eu me preocupo com isso o tempo todo. ”

annette-funicello

(Coleção Everett)

Comentou o News-Leader “Na verdade, Walt Disney tem tanta probabilidade de largar Annette quanto a 20th Century Fox teria de largar Shirley Temple em seu auge lucrativo. Para Annette, a vantagem de ser uma Mouseketeer é simples: ‘Sempre há algo diferente acontecendo e você nunca sabe o que será.

‘Como vou conhecer meu amor?’

annette-funicello-how-will-i-know-my-love

(Walt Disney Records)

Na série “Annette” em O Clube do Mickey Mouse , Annette cantou a música “How Will I Know My Love?”, Que foi lançada como single e o sucesso resultou na assinatura de um contrato de gravação de Walt Disney - algo que ela realmente não queria. Acontece que em 1958 ela era a última Mouseketeers ainda sob contrato, 'Quando comecei, eram 24', disse ela ao Pittsburgh Post-Gazette . “Então o Sr. Disney nos reduziu para 16 e depois para nove. Agora todos foram dispensados, exceto eu. '

annette-funicello

(Coleção Everett)

De acordo com seu contrato, ela fazia parte da Torre de Talento, apresentando os Everly Brothers e outros talentos adolescentes. “Quando estou em turnê”, explicou ela, “geralmente vou a cinco escolas por dia, faço aparições na TV, hospitais para crianças deficientes e disk jockeys. Quando isso for feito, é ótimo voltar para casa. Na maioria dos fins de semana e feriados, devemos ir à Disneylândia para ajudar a atrair multidões. Cada vez que ele vai lá, o Sr. Disney adiciona algo novo. Ele diz que a Disneylândia nunca estará concluída. Sempre haverá espaço para algo novo. ”

annette-funicello-bobby-rydell

Celebridades namoravam frequentemente em eventos e, neste caso, Annette saiu com o cantor Bobby Rydell (coleção Ernie Garcia)

Não parecia uma vida fácil. Em 1959 ela detalhou para o Tucson Citizen , “Não é fácil para mim conhecer outros adolescentes. E quando estou no meio da multidão e eles começam a me encarar, fico realmente assustado. Estou muito mais à vontade com os adultos, porque estive com eles a maior parte da minha vida. Raramente vejo adolescentes. Eu sou o único dos Mouseketeers que sobrou no Disney Studios, então vou para a escola lá sozinho. É quase como ter um professor particular. Naturalmente, eu perdi os bailes de formatura e outras atividades escolares que as crianças têm. Eu não posso ter muitos encontros quando estou trabalhando e não consigo encontrar muitos meninos, de qualquer maneira. Quando tenho que ir a um evento social para o estúdio, tenho que perguntar a um menino também. ”

Oportunidades de atuação

annette-funicello

(Coleção Everett)

As coisas realmente melhoraram para Annette uma vez MMC chegou ao fim. Em 1959, ela apareceu em cinco episódios de Abra espaço para o papai , a comédia estrelada por Danny Thomas. Nesses programas, ela retrata a intercambista italiana Gina Minelli. Ela também apareceria em quatro episódios da série Disney Raposa , estrelado por Guy Williams (depois de Perdido no espaço ) no papel principal, como Constancia de la Torre. Em 1961 ela voltaria para um episódio como uma personagem diferente, Anita Cabrillo.

annette-funicello-marjorie-lord-make-room-for-daddy

Annette e Marjorie em Make Room for Daddy (coleção Everett)

Nesse mesmo ano teve também o longa-metragem O cachorro salsicha , em que ela interpreta Allison D’Allessio. O filme é sobre uma criança (Tommy Kirk como Wilby Daniels) que misticamente se transforma em um cachorro. Os protagonistas são Fred MacMurray e Tim Considine, que apareceram na televisão no ano seguinte na popular sitcom Meus três filhos .

annette-funicello-the-shaggy-dog

(Coleção Everett)

Em 1961, Annette co-estrelou com Tommy Sands, Ed Wynn e Ray Bolger no filme musical de fantasia de Natal Babes in Toyland . Apesar do fato de todos terem se esforçado ao máximo, os críticos não foram gentis com o filme e foi não um sucesso de bilheteria, mas Annette ainda não estava pronta para deixar a Disney. Ela até voltou a assinar com a companhia, chegando a um ponto em que ela estava tentando descobrir seu papel no mundo - um estágio que muitos atores infantis têm que lidar enquanto fazem a transição para o mundo adulto.

annette-funicello-babes-in-toyland

Ed Wynn, Ann Jillian, Annette Funicello, Kevin Corcoran, Tommy Sands em 1961 Babes in Toyland (The Walt Disney Co / cortesia Everett Collection)

'Posso parecer uma mulher', sugeriu ela ao Waco Tribune , “Mas ainda sou uma menina. Minhas medidas são 36-22-36, que são uma espécie de adulto, mas eu tenho uma cara de bebê e os produtores dizem que ainda não me formei à feminilidade, e é por isso que continuo interpretando papéis de adolescente. É meio confuso para mim. Sinto-me mais mulher do que menina, mas tenho dificuldade em convencer as pessoas. Eu terei 18 anos em breve. Na verdade, não me importo de interpretar papéis de adolescente agora. Depois de fazer 21, estarei mais interessado em interpretar papéis de garotas glamourosas. Era normal para Lana Turner interpretar papéis sexy quando ela era uma adolescente, porque ela parecia mais madura. ”

annette-funicello

(Coleção Everett)

Durante tudo isso e além, Annette continuaria gravando música. De acordo com uma entrevista que ela deu a The Courier de Waterloo, Iowa em 1962, ela estava dividindo esses esforços entre a Disney e sua própria editora, explicando: “A Disney e eu temos um acordo simples sobre qual empresa obterá qual música. Se é uma música que vem para mim, vai para uma de minhas empresas. Se o Sr. Disney me der a música para gravar, ela vai para uma de suas empresas. Sem problemas.' Embora a ideia de Annette ter sua própria editora musical fosse algo que pode ter sido divulgado na época, no final, todas as suas músicas - incluindo o de praia canções de filmes - foi lançado pelo selo Buena Vista da Disney.

Filmes de festa na praia

poster de praia de biquíni

(Coleção Everett)

No início dos anos 1960, surgiu um novo gênero de filme conhecido como filmes de “Festa na Praia”. Nessas aventuras de comédia, o foco está diretamente em um grupo de adolescentes (que claramente não são, mas eles tentam fazer isso de qualquer maneira) que geralmente acabam na praia cantando, dançando, se envolvendo romanticamente e se movendo em geral bobo enredos. A American International Pictures (AIP) teve a brilhante ideia de formar uma parceria entre Annette e Frankie Avalon.

praia-cobertor-bingo

(Coleção Everett)

O primeiro filme foi Festa na praia (1963), seguido por Muscle Beach Party (1964), Praia do Biquíni e Festa do pijama (ambos 1964), Beach Blanket Bingo, Ski Party, How to Stuff a Wild Bikini, e Dr. Goldfoot e a máquina de biquíni (todos 1965) e então, devido à queda nas bilheterias, uma mudança da fórmula da praia para as corridas de carros, Fireball 500 (1966) e Thunder Alley (1967).

Frankie-Avalon-Annette-Funicello

(Coleção Everett)

Muitos dos filmes foram produzidos, escritos ou dirigidos por William Asher, cujas outras realizações incluem a série de televisão Enfeitiçado . Ele também era amigo de Geoffrey Mark, com quem discutiu sua fabricação. “O que ele gostava em Annette era que ela era uma profissional”, diz Geoffrey. “Ela não era uma ótima cantora, mas certamente sabia cantar. Ela não era uma ótima dançarina, mas sabia dançar. E quase todos esses filmes giram de alguma forma em torno da personagem de Annette protegendo sua virgindade. Em mãos menos capazes, teria sido impossível assistir a esses jovens extraordinariamente saudáveis ​​em maiôs, todos mais velhos do que adolescentes na vida real. Qualquer pessoa preocupada em proteger sua virtude, mesmo em 1963, era risível, mas ela era capaz de mantê-la firme. Era essa mesma graciosidade sobre ela. Você acredita nela e ela tornou esse tipo de comportamento crível. É por isso que sua vida privada não estava cheia de fofocas e drama. Não que ela não tivesse seus problemas - todo mundo tem. ”

annette-funicello

(Coleção Everett)

Rita Rose, que chefiou o Annette Funicello National Fan Club por 28 anos começando em 1961, foi convidada para o casamento de Annette em 1965 com Jack Gilardi e, mais recentemente, compilou o livro Annette Funicello: Tributos de fãs e amigos , que é um olhar fascinante para a atriz de muitas pessoas cujos nomes você conhece (incluindo a melhor amiga de Annette, a atriz Shelley Fabares) e muitos que você não conhece, que oferecem uma visão de quem ela era que você não poderia vá para qualquer outro lugar.

shelley-fabares-annette-funicello

A atriz e cantora Shelley Fabares com a melhor amiga Annette (coleção Rita Rose)

Ela observa, “Ao contrário de muitas estrelas infantis que se tornaram estereotipadas ou cresceram fora de sua fofura, Annette fez uma transição perfeita de Mouseketeer para cantora pop para estrela de cinema. Quando os filmes de praia apareceram, os fãs estavam prontos para ver o que ela poderia fazer fora da Disney. Ela não estava mais sob contrato com a Disney, mas por causa de seu respeito por Walt, ela sempre quis agradá-lo e perguntou se ela deveria aceitar o papel em Festa na praia . Ele disse que sim, desde que ela mantivesse o umbigo coberto. Isso durou até Praia do Biquíni quando ela usava um biquíni modesto com um umbigo à vista.

annette-funicello

(Coleção Everett)

“Os filmes de praia eram bobos e divertidos com roteiros magros sobre conquistas românticas de jovens, com Annette e Frankie Avalon no centro”, elabora Rita. “Adoramos ver Annette em um papel mais maduro, onde ela foi capaz de mostrar suas habilidades de atuação e timing cômico. Emparelhá-la com Frankie foi genial, porque já os amávamos como ídolos pop adolescentes. ”

annette-funicello

(Coleção Everett)

Ao relembrar aqueles filmes e se dirigir a pessoas que pensavam que estavam cheias de sexo, Annette comentou: “É flerte, não sexo. Existem certas linhas sensuais, mas nada definitivo. ” Em 1970 ela expressou a The Los Angeles Times o verdadeiro destaque deles para ela: “Frankie Avalon sempre me faz rir. Eu não sei porque. É ótimo, infantil. Fazendo as fotos da praia, ele dizia minha fala ou piscava para me separar. E eles sempre ficavam com raiva de mim. Ele pode me fazer rir em qualquer lugar. ”

Os fãs continuam a seguir Annette

annette-funicello

(Coleção Everett)

Quaisquer que sejam suas preocupações quando ela era mais jovem sobre sua carreira, tornou-se bastante óbvio que a jornada de O Clube do Mickey Mouse para o artista de gravação e um pouco mais de papéis adultos era algo que seus fãs estavam felizes em acompanhar Annette.

rita-rose-annette-funicello

Rita Rose e Annette no dia do casamento de 1965 (coleção Rita Rose)

“Muitas vezes, as estrelas infantis envelhecem e ninguém os quer mais”, Rita sugere sobre como Annette foi capaz de passar de artista infantil a adulta, “ou eles não podem projetar seu talento em nenhum outro lugar. Ou eles são estereotipados. Ela meio que fez uma transição suave. Depois de O Clube do Mickey Mouse, ela começou uma carreira de cantora e está em Coreto Americano e fazendo muitas turnês com a caravana Dick Clark. A partir daí ela entrou no Beach Movies, e não foi chocante qualquer pessoa . Eu acho que se eles fossem como eu, se fossem fãs de verdade, eles a seguiram por tudo isso e meio que cresceram com ela. E mesmo depois de se casar e começar a ter filhos, ela ainda gostaria de fazer programas de TV ocasionais, mas era devotada à família. Esse foi o número um. ”

annette-funicello-frankie-avalon-love-american-style

Annette e Frankie em um episódio de Love, American Style (Everett Collection)

O que Annette provou mal trabalhando ao longo dos anos 1970, além de algumas participações em programas como Amor, estilo americano ; O Barco do Amor, e Ilha da Fantasia . “Ela sempre foi capaz de tomar decisões realmente acertadas sobre como equilibrar sua família com o trabalho”, ressalta Rita. “Nos anos setenta, seus filhos eram pequenos e ela praticamente permanecia sozinha. Ela apareceria em talk shows como Dinah Shore ou John Davidson , mas não havia grandes compromissos com filmes ou TV. Só nos anos 80, quando as crianças eram mais velhas, ela começou a fazer um pouco mais. ”

annette-funicello-and-family-skippy-commercial

Annette e família filmando um comercial de manteiga de amendoim Skippy (manteiga de amendoim Skippy)

Incluindo se tornar o porta-voz da Skippy Peanut Butter, que foi uma campanha de enorme sucesso. Jennifer comenta: “Algo que foi apontado para mim sobre sua popularidade, e é uma coisa clássica de Hollywood agora, é que ela apelou para os meninos e as meninas e isso foi um enorme coisa. Ela não flertava abertamente com os meninos, então não era ameaçadora para as meninas e as meninas a amavam também. Isso é o que a tornou esta estrela de massa, em vez de apenas a garota sexy por um ano que as pessoas descartam. Todo mundo a amava o tempo todo e durante toda a sua vida, incluindo os comerciais Skippy que ela fazia. Eu li uma coisa sobre Jennifer Garner e descobri que ela é incrivelmente popular entre as mães do Meio-Oeste. O que é engraçado é que eles não aceitaram isso com Pseudônimo , mas não importa. Há algo sobre a doçura de Jennifer Garner que simplesmente transparece e as pessoas respondem. Essa é a pessoa mais análoga que posso pensar. Você pode imaginá-la elogiando a manteiga de amendoim Skippy e você estaria, tipo, ‘Sabe, eu deveria ter isso’. ”

‘De volta à praia’

annette-funicello-back-to-the-beach

Annette em De volta à praia (Paramount / cortesia Everett Collection)

Em 1987, Annette e Frankie Avalon se reuniram na comédia do cinema De volta à praia , uma divertida paródia daqueles filmes dos anos 60 que ninguém leva muito a sério e é por isso que funciona tão bem. De sua fabricação, ela refletiu sobre The Newark Advocate de Newark, Ohio, “Fizemos essas fotos em três semanas - 15 dias úteis - mas nos dedicamos muito a elas. O orçamento de De volta à praia é de $ 10 milhões e filmamos em 8 semanas e meia. Há muito tempo que tento me aposentar. Alguns anos atrás, voltei para um estúdio de gravação pela primeira vez em 18 anos. Eu fiz um álbum country e western em Nashville e estava morrendo de medo. Cantar sempre me assustou, então decidi que tinha que fazer isso. Eu amei.'

annette-funicello-frankie-avalon-back-to-the-beach

(Coleção Everett)

Ela adicionou a The Herald de Jasper, Indiana, “As fotos antigas da praia eram inocentes e divertidas em comparação com o tipo de fotos que fazem para os adolescentes de hoje. Portanto, tivemos que acompanhar os tempos. Nos velhos tempos, sempre me davam uma variação na linha, ‘Não, Frankie! Não sem um anel você não precisa. 'Isso está fora de moda. Dentro De volta à praia , minha filha de cinema tem 19 anos e mora com um cara. Hoje, ninguém com 19 anos é puritano. ”

frankie-avalon-pee-wee-herman-annette-funicello-back-to-the-beach

(Paramount / cortesia Everett Collection)

Rita observa, “ De volta à praia , é uma paródia peculiar dos filmes de praia que deu a Annette a oportunidade de apresentar algumas falas engraçadas para um público de Baby Boomers. Nós comemos tudo, porque, bem, Annette estava de volta. O que não sabíamos é que ela foi diagnosticada com esclerose múltipla durante as filmagens, depois de ter problemas para andar na areia. Ela manteve o diagnóstico em segredo de Frankie e de quase todas as outras pessoas em sua vida por cinco anos. Vemos aquele filme com um carinho agridoce. ”

'Um sonho é um desejo que seu coração faz'

biografia de annette-funicello

(Hyperion)

A batalha de Annette com o MS foi difícil. Depois de De volta à praia ela ditou sua autobiografia - Um sonho é um desejo que seu coração faz: minha história - a Patricia Romanowski, que foi publicada em 1994 e foi transformada no filme para TV Um sonho é um desejo que seu coração faz: a história de Annette Funicello O ano seguinte. Como Eva LaRue observa, a essa altura ela já estava usando uma cadeira de rodas e sentia muitas dores. “Ela estava com raiva e essa pessoa não costumava ficar com raiva”, diz Eva, “porque ela estava presa neste corpo. Sua mente estava funcionando lindamente, como sempre fez, mas ela está presa neste corpo que simplesmente não fala e não anda nem faz nada. Isso foi doloroso para mim. Mas, cara, a quantidade de amor ao redor dela - era simplesmente mágico de experimentar. Como ela estava sofrendo muito quando fiz o filme, pensei nela muitas vezes ao longo dos anos. ”

casamento de annette-funicello-and-jack

Casamento de Annette e Jack (cortesia Ernie Garcia)

Suas últimas aparições públicas foram em 1998, no evento da Disney discutido por Geoffrey Mark e depois, em 13 de setembro, na Sociedade de Esclerose Múltipla da Califórnia, onde foi acompanhada por Frankie Avalon. Nos anos seguintes, sua saúde se deteriorou rapidamente. Infelizmente, tudo terminou em 8 de abril de 2013, quando ela faleceu aos 70 anos.

annette-funicello-glen-holt-wedding

Annette e Glen Holt se casam (cortesia de Annette Holt)

Em sua vida pessoal, Annette foi casada com Jack L. Gilardi de 1965 a 1981, com quem teve três filhos: Gina, Jack Jr. e Jason. Então, em 1986, ela se casou com Glen D. Holt e ficou com ele até o fim de sua vida.

Pensamentos finais

annette-funicello-and-son-jacky

Annette com seu filho Jacky em 1972 (foto de Rita Rose)

Tomando um momento para refletir, em um ponto a própria Annette explicou: 'Embora eu não seja vista em filmes ou programas de TV há muito tempo, estou surpreso com a quantidade de cartas de fãs que chegam da nova geração de crianças vendo O Clube do Mickey Mouse e reprises das fotos de Beach no tubo. Muitas crianças pensam que ainda tenho 12 anos. ”

annette-funicello-and-son-jason

Annette e filho Jason em 1977 (foto de Rita Rose)

Geoffrey reflete: “Ela era uma mulher de bom coração, uma mulher graciosa, uma mulher muito trabalhadora e ela foi capaz de pegar isso e fazer uma grande carreira com isso, indo de Mouseketeer a estrela do cinema da Disney, a filmes de praia e depois MS . Ele simplesmente continuou trabalhando para ela e conforme ela amadurecia, ela ficava mais bonita e melhor. Ela fez algo que poucos jovens no show business são capazes de fazer: ela teve uma transição quase perfeita de estrela infantil para estrela adulta. Nunca houve um tempo em que ela superou o que pensávamos dela, ou que ela era realmente bonita quando era jovem, mas não quando ficou mais velha. Em todas as idades ela era bonita. Em todas as idades ela era graciosa. Em todas as idades, ela trabalhou duro e até adoecer, sua carreira teve altos e baixos como todo mundo, mas ela trabalhou e se casou e constituiu família e foi extraordinariamente bem cuidada quando voltou para casa. Seu marido cuidou muito bem dela. ”

rita-rose-and-annette-funicello-1990

Rita Rose e Annette em 1990 (foto de Rita Rose)

“Ela sempre foi estável e firme”, pondera Rita. “Ela nunca tratou ninguém de maneira diferente ou teve uma cabeça grande. Ela não foi para Hollywood e carregou isso para sua vida adulta. Ela criou três filhos maravilhosos e produtivos. Acho que o mais triste para mim é que ela não conheceu os netos. Ela tem quatro lindos netos e um deles nasceu depois que ela morreu. Os outros três eram muito jovens quando ela morreu, então eles também não a conheciam.

poster de volta à praia

(Imagens da Paramount / cortesia da coleção Everett)

“O que é tão impressionante é que ela nunca assumiria um papel ou faria qualquer coisa para envergonhar seus filhos”, acrescenta ela. “E ela nunca fez. Ou qualquer coisa que decepcionasse seus fãs, e ela conseguiu isso. Quantas pessoas podem fazer essa promessa sobre qualquer coisa e não renúncia a partir dele? Ela nos deu exatamente o que pensamos que ela faria e, dessa forma, é meio reconfortante saber que havia alguém lá fora assim. '

livro do clube do mickey-mouse

(Grand Central Publishing)

Uma das coisas que impressionou Jennifer enquanto escrevia seu livro era a visão que os colegas Mouseketeers de Annette tinham dela. “Até seus co-estrelas a amavam. Eles falaram tão arrebatadamente sobre ela e pareciam estar tão escravizados por ela quanto os telespectadores. Parte disso é que havia algo diferente em estar na TV naquela época, onde você era um tipo diferente de estrela. Nem todo mundo se dá bem na televisão, mas seu carisma sim, embora muitas vezes fosse minúsculo, mesmo sendo preto e branco algumas vezes. Você quer que uma estrela de TV seja alguém que você permite que entre em sua sala de estar todas as semanas ou todos os dias. Isso era o que eu acho que as pessoas realmente gostavam dela - ela se sentia como alguém que você poderia convidar para um sanduíche de manteiga de amendoim. ”

Role para baixo para obter um guia visual dos vários créditos de Annette Funicello.

1. ‘The Mickey Mouse Club’ (série de TV de 1955 a 1959)

annette-funicello-mickey-mouse-club

(Coleção Everett)

2. ‘Spin and Marty’ (1957, Serial Within ‘MMC’)

annette-funicello-spin-and-marty

MICKEY MOUSE CLUB, Tim Considine, Annette Funicello, David Stollery, Darlene Gillespie, 1955-1959, série “Spin & Marty”, 1957

3. ‘American Bandstand’ (Convidado da Série de TV de 1957)

annette-funicello-dick-clark-american-coreto

AMERICAN BANDSTAND, Dick Clark, Annette Funicello, 1957-1989

4. ‘Annette’ (1958 Serial Within ‘MMC’)

annette-funicello

WALK DISNEY PRESENTS: ANNETTE, Roberta Shore, Tim Considine, Annatte Funicello, 1958

5. ‘The Shaggy Dog’ (filme de 1959)

annette-funicello-the-shaggy-dog

THE SHAGGY DOG, (sentido horário a partir do meio), Kevin Corcoran, Roberta Shaw, Tommy Kirk, Fred MacMurray, Tim Considine, Annette Funicello, 1959

6. 'Make Room for Daddy' (série de TV, temporada de 1959 a 1960)

annette-funicello-danny-thomas-make-room-for-daddy

MAKE ROOM FOR DADDY, Danny Thomas, Annette Funicello, 1953-1965 [temporada de 1959]

7. ‘Babes in Toyland’ (filme de 1961)

annette-funicello-babes-in-toyland

BABES IN TOYLAND, Tommy Sands, Annette Funicello, 1961

8. ‘The Horsemasters’ (1962, Disney Serial)

annette-funcello-the-horsemasters

(Coleção Everett)

9. ‘Golden Horseshoe Revue’ (Episódio de 1962 de ‘The Magical World of Disney’)

annette-funicello-golden-horseshoe-revue

(Coleção Everett)

10. ‘Escapade in Florence’ (1962 Disneyland Television Show)

annette-funicello-escapade-in-florence

(Coleção Everett)

11. ‘Disneyland After Dark’ (1962 de ‘Walt Disney’s Wonderful World of Color’)

annette-funicello-disneyland-after-dark

DISNEYLAND AFTER DARK, no sentido horário a partir da parte inferior central, Annette Funicello, Bobby Rydell, Louis Armstrong, 1962

12. ‘Beach Party’ (filme de 1963)

annette-funicello-frankie-avalon-beach-party

FESTA DE PRAIA, a partir da esquerda: Annette Funicello, Frankie Avalon, 1963

13. 'The Misadventures of Merlin Jones' (filme de 1964)

annette-funicello-merlin-jones

AS AVENTURAS DE MERLIN JONES, a partir da esquerda: Tommy Kirk, Annette Funicello, 1964

14. ‘Muscle Beach Party’ (Filme de 1964)

annette-funicello-muscle-beach-party

MUSCLE BEACH PARTY, a partir da esquerda: John Ashley, Frankie Avalon, Annette Funicello, Jody McCrea, Valora Noland, 1964

15. ‘Bikini Beach’ (filme de 1964)

annette-funicello-bikini-beach

BIKINI BEACH, Annette Funicello, 1964.

16. ‘Festa do Pijama’ (Filme de 1964)

festa do pijama annette-funicello

PAJAMA PARTY, Annette Funicello, 1964

17. ‘Beach Blanket Bingo’ (Filme de 1965)

annette-funicello-beach-cobert-bingo

BEACH BLANKET BINGO, Frankie Avalon, Annette Funicello, Mike Nader, 1965

18. Dia do casamento de Annette com Jack L. Gilardi (1965)

annette-funicello-casamento-com-jack-gilardi

Jack Gilardi, Annette Funicello acompanhada por seus pais em seu casamento, 1965

19. 'O Tio do Macaco' (Filme de 1965)

annette-funicello-the-monkeys-tio

O TIO DO MACACO, Annette Funicello, 1965

21. ‘How to Stuff a Wild Bikini’ (Filme de 1965)

annette-funicello-how-to-stuff-a-wild-bikini

HOW TO STUFF A WILD BIKINI, Dwayne Hickman, Annette Funicello, 1965

22. ‘Fireball 500’ (Filme de 1966)

annette-funicello-fireball-500

FIREBALL 500, Annette Funicello, 1966

23. ‘The Ed Sullivan Show’ (1966 Variety Show Appearance)

annette-funicello-frankie-avalon-ed-sullivan-show

THE ED SULLIVAN SHOW, a partir da esquerda: Frankie Avalon, Annette Funicello, episódio de 1966, 1948-1971

24. ‘Thunder Alley’ (Filme de 1967)

Annette-Funicello-Thunder-Alley

Annette Funicello como Francie Madsen em THUNDER ALLEY, 1967

25. ‘Cabeça’ (Filme de 1968)

annette-funicello-davy-jones

HEAD, Davy Jones, Annette Funicello, 1968

26. ‘Love American Style’ (estrela convidada de TV de 1969)

annette-funicello-frankie-avalon-love-american-style

LOVE, AMERICAN STYLE, Annette Funicello, Frankie Avalon, Gary Crosby, 1969-1974 [episódio de 1971: ‘Love and the Tuba’]

27. ‘Dick Clark’s Good Ole Days’ (1977 TV Special)

annette-funicello-dick-clarks-good-old-days

DICK CLARK’S GOOD OL ’DAYS, Annette Funicello, 1977, fotografias dos anos 50

28. ‘The Disney Family Album’ (especial de TV de 1985)

álbum de família de annette-funicello-disney

(Disney Channel / cortesia Everett Collection)

29. ‘Lots of Luck’ (filme para TV de 1985)

annette-funicello-muita-sorte

(Buena Vista / cortesia Everett Collection)

30. ‘Back to the Beach’ (Filme de 1987)

annette-funicello-frankie-avolon-back-to-the-beach

(Paramount / cortesia Everett Collection)

31. ‘Um sonho é um desejo que seu coração faz’ (1995 TV Bio Movie)

annette-funicello-eva-la-rue

(Filmes de Era Uma Vez / Cortesia: Coleção Everett)

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?