Garden Pro: cultivar seu próprio alecrim a partir de mudas é mais fácil do que você imagina — 2024



Que Filme Ver?
 

Raminhos frescos de alecrim são o complemento saboroso e perfeito para seus pratos e bebidas favoritos. Mas você sabia que os ramos que sobraram do supermercado ou da feira livre podem ser usados ​​para cultivar um pé inteiro de alecrim? Ou que você pode propagar mudas de alecrim do seu jardim de ervas em novas plantas?





Aqui, o especialista em jardinagem Gary Pilarchik, coautor do próximo livro Cultivando uma paisagem comestível ( Compre na Amazon, $ 27,99 ) e @TheRustedGarden no Youtube, compartilha métodos fáceis de cultivar plantas de alecrim a partir de mudas e dicas sobre como cuidar delas adequadamente para que você tenha uma colheita contínua de ervas. Continue lendo para obter instruções simples.

O que são mudas de alecrim?

As mudas de alecrim são ramos cortados de uma planta de alecrim existente. Você pode usá-los para cultivar novas plantas de alecrim. Eles são colhidos do novo crescimento verde de uma planta, em vez dos caules lenhosos localizados na base da planta.



Por que você deveria cultivar seu próprio alecrim a partir de mudas?

Ervas são muito caras para comprar e cultivar suas próprias mudas não apenas economiza dinheiro, mas também oferece uma colheita contínua de ervas frescas por vários meses gratuitamente, diz Pilarchik. (Clique para obter dicas sobre como economizar dinheiro no mercado dos fazendeiros.) E você não está limitado ao alecrim. Você pode colher mudas verdes recém-crescidas de muitas ervas, como manjericão, hortelã, tomilho, orégano, lavanda e sálvia. Basta seguir os mesmos passos abaixo para cultivar suas próprias novas plantas herbáceas!



Não há solo disponível? Cultive alecrim em um copo d'água

Uma das maneiras mais fáceis de cultivar alecrim a partir de mudas é em um copo d'água. Para começar, Pilarchik sugere reunir alguns raminhos de alecrim fresco de 3 longos do seu supermercado ou pacote de mercado do fazendeiro. Se você deseja doar mudas de alecrim de uma planta de alecrim estabelecida, simplesmente corte mudas de 3 comprimentos do novo crescimento verde - não dos caules lenhosos na base da planta. Para obter melhores resultados, você deve fazer isso no final da primavera e durante todo o verão, enquanto os brotos são elásticos, mas não tão macios a ponto de murcharem com o calor do dia.



Uma mulher

ARTEMENTE FOTÓGRAFO/Shutterstock

Em seguida, remova metade das folhas da estaca e mergulhe 1 polegada da extremidade do caule de cada uma em um copo de água; coloque as xícaras em uma janela ensolarada. Troque a água duas vezes por semana e um sistema radicular forte se desenvolverá em quatro a oito semanas, diz Pilarchik.

Depois que as raízes estiverem estabelecidas, você pode aninhá-las em vasos ou recipientes cheios de mistura para vasos e mantê-las dentro de uma janela ensolarada, regando quando o solo estiver seco. Se você quiser plantar alecrim ao ar livre, faça a transição das plantas lentamente durante um período de uma semana, uma vez que elas não estão acostumadas aos raios ultravioleta do sol, observa Pilarchik. Coloque os vasos do lado de fora por cerca de uma hora de sol da manhã e, em seguida, aumente o tempo em uma hora todos os dias, até deixá-los expostos por oito horas completas de sol. Este processo chama-se “endurecimento” e é essencial porque as plantas ficarão danificadas se forem expostas ao sol durante oito horas inteiras depois de serem cultivadas numa casa, diz ele.



Tem uma pequena mistura inicial de sementes em mãos? Experimente cultivar mudas nele!

Em vez do método da água, você pode estabelecer raízes de corte de alecrim diretamente em uma mistura inicial de sementes, como Hoffman Seed Starter Soil ( Compre na Amazon, $ 15,33 ), diz Pilarchik. A mistura inicial geralmente não tem solo e é composta de musgo de turfa e vermiculita . Basta adicionar a mistura inicial de sementes a uma panela pequena de 7 cm e, em seguida, aninhar as pontas nuas de dois a três raminhos de alecrim na mistura. Dica: Você pode mergulhar as pontas dos caules no mel antes de adicioná-los à mistura para estimular o crescimento. O mel é um substituto natural dos hormônios de enraizamento sintéticos e nutre a muda, ao mesmo tempo que promove o crescimento das raízes. (Encontrar mais usos para o mel aqui .) Coloque a panela no parapeito de uma janela ou área da casa que receba luz solar e mantenha o solo úmido. Depois que as raízes se estabelecerem em quatro a oito semanas, você poderá transplantar as mudas para um vaso maior cheio de mistura para envasamento.

Duas mãos pegando mudas de alecrim e adicionando-as aos potes iniciais

MicrostockStudio/Shutterstock

O que fazer com suas mudas de alecrim

Depois de cultivar seu próprio alecrim, é claro que você pode usá-lo para dar sabor às suas sopas, ensopados e outras receitas favoritas (veja ideias abaixo), mas também pode usá-lo para fazer uma guirlanda fresca, preparar sabonete caseiro de alecrim ou incluí-lo em um refrescante coquetel Paloma ! (Clique para ver como usar o alecrim para vencer a névoa cerebral.)

Se você tiver mais ervas em mãos do que sabe o que fazer, confira estes artigos:

Este método inteligente para secar ervas frescas economiza dinheiro e evita desperdícios

De elevar receitas a curar fungadas de primavera - essas 20 ervas servem a muitos propósitos

18 receitas aromáticas recheadas com suas ervas e temperos favoritos

Que Filme Ver?