Comer assim é uma maneira natural de reduzir os sintomas dolorosos da artrite, descobriu um estudo — 2024



Que Filme Ver?
 

Fazer uma mudança na dieta pode parecer extremo, mas para um problema de saúde como a artrite reumatóide, vale a pena investigar. Comer alimentos açucarados, carnes processadas e frutas e vegetais insuficientes eventualmente leva à inflamação, que pode causar dor e inchaço nas articulações. Estudos sugerem que adotar uma dieta vegana é o caminho a percorrer. Mas quanto tempo você teria para manter a dieta vegana antes de ver os resultados? Você pode não estar disposto a fazer isso. No entanto, uma nova pesquisa revela que seguir uma dieta vegana tem vantagens antiinflamatórias para diminuir os sintomas dolorosos da artrite.





Pesquisa emocionante

Um estudo recente publicado em Jornal Americano de Medicina de Estilo de Vida analisou o impacto que a dieta tem na dor e na gravidade da artrite. Os participantes do estudo incluíram 44 adultos previamente diagnosticados com artrite reumatoide (uma doença crônica encontrada principalmente nas pequenas articulações das mãos ou pés que causa dor, rigidez e perda ou redução da amplitude de movimento).

Pesquisadores do Comitê de Médicos para Medicina Responsável (PCRM) designou aleatoriamente os participantes do estudo para um de dois grupos: o grupo da fase de dieta e o grupo da fase de suplemento. Nas primeiras quatro semanas do estudo, o grupo da fase de dieta seguiu uma dieta exclusivamente vegana.



Após as primeiras quatro semanas, o grupo da fase de dieta continuou a seguir uma dieta vegana por mais três semanas – eliminando alimentos adicionais contendo ingredientes como açúcar, produtos de soja e álcool. Durante as nove semanas restantes da fase inicial da dieta de 16 semanas, os alimentos que foram eliminados na quinta, sexta e sétima semanas foram reintroduzidos gradual e individualmente aos participantes.



Por outro lado, o grupo da fase de suplemento seguiu uma dieta irrestrita durante todas as 16 semanas da primeira fase. Além disso, tomaram diariamente um suplemento (placebo) fornecido pelos pesquisadores, que continha pequenas quantidades de ácido alfa-linolênico e vitamina E. Os autores acreditavam que esse placebo poderia ajudar a menor inflamação .



Na segunda fase do estudo, que durou mais 16 semanas, os dois grupos trocaram de dieta; o grupo da fase de dieta retomou uma dieta não vegana e recebeu um placebo diariamente, e o grupo da fase de suplemento seguiu uma dieta estritamente vegana.

As evidências

Os investigadores descobriram que, em média, o Índice de Atividade da Doença-28 (DAS28) para os 44 participantes do estudo diminuiu dois pontos durante a fase da dieta vegana, o que levou a níveis substancialmente mais baixos de dores nas articulações. Na fase placebo, o DAS28 diminuiu menos de meio ponto.

Além disso, o número médio de articulações inchadas diminuiu quase quatro pontos, passando de sete para 3,3 na fase vegana. Esse número aumentou de 4,7 para cinco na fase placebo.



É claro que a dieta vegana fez maravilhas no alívio dos sintomas dolorosos da artrite, mas os benefícios não param por aí. Os pesquisadores também descobriram que os participantes perderam em média 14 quilos com a dieta vegana. Isto é significativo quando comparado com o peso de duas libras ganho eles experimentaram durante a fase placebo. Além disso, os níveis de colesterol dos participantes caíram durante a dieta vegana.

Neal Barnard, MD, presidente do PCRM e principal autor do estudo, diz que uma abordagem que prioriza a dieta pode ser útil para pessoas com artrite. A dieta [vegana] é segura, saudável e fácil de fazer, diz ele. Os medicamentos para artrite custam dezenas de milhares de dólares e têm efeitos colaterais, por isso, se algumas pessoas conseguem aliviar os sintomas sem eles, é ótimo.

Como você começa a comer vegano?

A Dieta vegana consiste em comer apenas frutas, vegetais, grãos e nozes (em vez de produtos de origem animal, como laticínios, ovos, carne ou peixe). Esta pode ser uma grande mudança em seus hábitos alimentares diários, mas o Dr. Barnard observa que você não deve desistir antes de experimentar: a maioria das pessoas que adotam uma dieta saudável [vegana] descobrem que se sentem tão bem - elas perdem peso e diminuir o colesterol, além de aliviar a dor - eles querem continuar.

Para começar com o pé direito, ele compartilha duas regras básicas para obter muitos nutrientes de uma dieta baseada em vegetais:

    Prepare suas refeições com base em vegetais, frutas, grãos integrais e feijão. Isso pode significar feijão com pimenta em vez de carne com pimenta, um hambúrguer vegetariano em vez de hambúrguer de carne ou cobrir o espaguete com molho de tomate em vez de molho de carne, diz ele.Certifique-se de tomar um suplemento de vitamina B12. Isso é importante para todos, para nervos e sangue saudáveis, acrescenta.

Barnard também destaca o aplicativo gratuito e não comercial do PCRM chamado 21-Day Vegan Kickstart. Ele seleciona planos de refeições, receitas e listas de compras à base de plantas para tornar sua vida mais fácil. Você pode baixar o aplicativo 21-Day Vegan Kickstart em iOS e Dispositivos Android .

Está pensando em adotar uma dieta vegana por seus benefícios antiinflamatórios e no alívio da dor da artrite? Fale com seu médico antes de fazer qualquer mudança na dieta. Isso ajuda você a obter o máximo benefício de uma dieta saudável.

Que Filme Ver?