A troca fácil de óleo de cozinha que estudos mostram pode reduzir o colesterol, ajudar seu cérebro a permanecer jovem e reduzir a inflamação — 2024



Que Filme Ver?
 

Entrar no supermercado e percorrer o corredor do óleo de cozinha pode ser um pouco cansativo: você encontrará um número surpreendente de variedades, incluindo azeite de oliva, óleo de canola, óleo vegetal, óleo de coco, óleo de abacate e óleo de semente de uva, para citar um. alguns. Ultimamente, o óleo de semente de uva tem recebido muita atenção por sua capacidade de reduzir o colesterol, além de outros benefícios à saúde. O óleo de semente de uva é a melhor escolha para você? Conversamos com médicos, nutricionistas e chefs para saber mais sobre os benefícios do óleo de semente de uva para o colesterol e suas outras vantagens nutricionais e culinárias. Continue lendo para ver por que você pode querer comprar uma garrafa de óleo de semente de uva na próxima vez que for ao corredor do óleo.





O que é óleo de semente de uva?

O óleo de semente de uva é feito a partir da gordura contida nas sementes das uvas (sim, há gordura dentro delas!). É o óleo produzido pela prensagem das sementes das uvas, da mesma forma que é feito o azeite ou o óleo de abacate, diz Timothy S. Harlan, MD do Conselho de Especialistas em Medicina Culinária. As sementes são geralmente as que sobraram da vinificação. (Ele também traz benefícios de beleza: clique para ler sobre os benefícios do óleo de semente de uva para a pele.)

3 benefícios para a saúde do óleo de semente de uva

1. O óleo de semente de uva pode ajudar a melhorar o seu perfil de colesterol

O óleo de semente de uva é rico em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas e pobre em gordura saturada, diz o Dr. Harlan. Os dois primeiros são conhecidos como gorduras saudáveis, boas para o coração. Na verdade, um estudo descobriu que pessoas que consumiram óleo de semente de uva todos os dias durante 45 dias aumentaram o colesterol HDL (bom) em 13% e diminuiu o colesterol LDL (ruim) em 7% . Além do mais, o óleo de semente de uva é rico em ácido linoléico , uma gordura poliinsaturada, e pesquisadores de Harvard descobriram que substituir gorduras saturadas por ácido linoléico reduz o colesterol total e LDL .



Noutra investigação, os cientistas descobriram que o consumo diário de óleo de semente de uva levou a uma diminuição significativa da Proteína C reativa (PCR) , que é um indicador dos níveis de inflamação no corpo.



2. O óleo de semente de uva pode ajudar a reverter o envelhecimento cerebral

O óleo de semente de uva fornece ao corpo uma boa dose de ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e ômega-6. Essas gorduras trazem uma série de benefícios à saúde, mas talvez o mais impressionante seja que o consumo regular de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 pode promover o envelhecimento saudável do cérebro , segundo pesquisa publicada na revista Neurociência Nutricional. Num estudo, pessoas com níveis elevados destas gorduras no sangue tiveram uma vida mais saudável. fórnice ( uma área do cérebro ligada à memória .)



De acordo com o autor do estudo Marta Zamroziewicz, MD, PhD , muitas pesquisas nos dizem que as pessoas precisam comer peixe e óleo de peixe para obter efeitos neuroprotetores dessas gorduras específicas, mas esta nova descoberta sugere que até mesmo as gorduras que obtemos de nozes, sementes e óleos também podem fazer diferença no cérebro . (Clique para saber mais sobre a ligação entre gorduras ômega 3, 6 e 9 e perda de peso .)

3. O óleo de semente de uva pode ajudar a proteger contra o câncer

O óleo de semente de uva é uma fonte rica em vitamina E, que é um potente antioxidante e pode, portanto, beneficiar a saúde do coração e combater a inflamação, afirma nutricionista registrada. Carlos Fragoso, MS, RD, CDN , proprietária de serviço de aconselhamento nutricional Nutrethos . Na verdade, o óleo de semente de uva contém mais vitamina E do que o azeite . Isso é uma bênção para a sua saúde, já que vitamina E protege contra danos dos radicais livres , ajudando a defender o corpo contra o câncer e outras doenças crônicas. Num estudo, o consumo diário de óleo de semente de uva reduziu o risco de desenvolver câncer de próstata em 41%! (Clique para ver mais benefícios da vitamina E para mulheres.)

2 razões pelas quais os chefs adoram trabalhar com óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva não é apenas nutritivo – também funciona bem como óleo de cozinha:



O óleo de semente de uva tem sabor neutro

BURCU ATALAY TANKUT / Imagens Getty

Uma das razões pelas quais o óleo de semente de uva é uma estrela culinária é seu sabor neutro. Por ter sabor suave e cor clara, o óleo de semente de uva permite que outros sabores da sua cozinha ganhem destaque, ao contrário do azeite extra-virgem, que pode ter sabor marcante, diz Jackie Newgent, RDN, CDN , nutricionista culinária voltada para plantas e autora de O livro de receitas para diabetes baseado em plantas . É versátil em todas as preparações culinárias, incluindo assar, grelhar e fritar, e pode ser usado sem calor, como em molhos para salada. Dica: Se for usar no molho, considere os demais ingredientes. Harlan diz: Como o óleo de semente de uva é em sua maior parte insípido, ele pode ser um bom óleo para vinagrete se o objetivo for focar em outros sabores no molho.

O óleo de semente de uva tem um alto ponto de fumaça

legumes salteados em óleo de semente de uva

Alena-Savchenko/Getty Images

O óleo de semente de uva tem um alto ponto de fumaça (a temperatura na qual queima) de cerca de 420 graus Fahrenheit. Isso significa que é adequado para cozinhar em fogo alto, como refogar ou fritar, pois não deixa gosto de queimado ou desagradável quando exposto a altas temperaturas, acrescenta nutricionista. Catherine Gervacio, BHSc, RND .

Ao cozinhar com óleo de semente de uva, o Dr. Harlan oferece esta advertência: quando os óleos são aquecidos até esse ponto de queima, existe a possibilidade de criar alguns compostos inflamatórios que podem neutralizar os aspectos antiinflamatórios. Para reduzir o risco, diz Newgent, sugiro minimizar o tempo de uso do óleo em altas temperaturas e não reutilizar o óleo após o cozimento.

Semente de uva versus óleo de canola

Você pode estar se perguntando: o óleo de canola também tem sabor neutro e alto ponto de fumaça, então posso usá-lo? Você poderia, mas não é a opção mais saudável: o óleo de semente de uva é consideravelmente mais saudável que o óleo de canola porque não é hidrogenado. A hidrogenação é um processo de fabricação que leva a um alto teor de gorduras trans prejudiciais à saúde. (Clique para saber por que óleos hidrogenados são ruins para você e por que o óleo de canola é proibido na Europa .)

A dose diária ideal de óleo de semente de uva

As Diretrizes Dietéticas para Americanos do governo aconselham que as mulheres consomem 1,5 a 2 colheres de sopa de óleos por dia . Acrescenta Fragoso, O Instituto de Medicina recomenda uma ingestão diária de 11 a 22g de ômega-6, dependendo da idade e do sexo. Com base nisso, seria aconselhável consumir no máximo 1,5 colheres de sopa de óleo de semente de uva por dia.

Suplementos de óleo de semente de uva para perda de peso

Você também pode obter sua dose diária de óleo de semente de uva por meio de suplementos. Os suplementos de extrato de semente de uva oferecem os mesmos benefícios que o óleo, além de mais um: pesquisas sugerem que o óleo de semente de uva feito de uvas muscadina (a forma encontrada em muitos suplementos) pode ajudar na perda de peso. A razão? O óleo de semente de uva muscadina contém tocotrienol , uma forma insaturada de vitamina E que bloqueia a formação de novas células de gordura. Assim, consumir alimentos feitos com óleo de semente de uva muscadine poderia reduzir o ganho de peso ao reduzir a obesidade, segundo o pesquisador Marty Marshall , ex-professor da Universidade da Flórida. Uma marca para experimentar: Óleo de semente de uva Vitacost Muscadine ( Compre no Vitacost , US$ 12,99 por 120 cápsulas)


Para saber mais sobre óleos saudáveis:

O óleo MCT é oficialmente a 'moda' de perda de peso mais antiga. Veja por que é mais popular do que nunca

Mova-se, óleo de peixe - os médicos avaliam os benefícios surpreendentes do óleo de krill

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Que Filme Ver?