Os melhores clipes da semana do rock da MTV: quando a rede transmitiu o verdadeiro jornalismo — 2024



Que Filme Ver?
 

Antes da era mágica da Internet, havia apenas um punhado de fontes às quais as massas poderiam recorrer para matar sua sede por cultura pop e notícias relacionadas à música. No final dos anos 80, o incipiente canal a cabo MTV decidiu entrar no domínio do jornalismo, começando um departamento de notícias com um programa chamado A semana no rock . Hospedado por famosos Pedra rolando o editor colaborador Kurt Loder, o programa não apenas cobriu música, mas também foi politicamente ativo; alguns dizem que desempenhou um papel em influenciar o voto dos jovens a favor de Bill Clinton durante as eleições presidenciais de 1992. Com os créditos iniciais definidos para 'Peace Sells' do Megadeth, o programa da MTV estava longe de ser uma oferta de notícias da rede e apresentava entrevistas memoráveis ​​e histórias sobre talentos e atos musicais atuais. Aqui está nosso resumo dos melhores clipes do final dos anos 80 / início dos anos 90 de A semana no rock .





Frank Zappa (26/03/88)

O quase satânico Zappa foi outro superstar de culto em sua época. Embora já tenha passado de seu auge criativo neste clipe, assista ao crooner bigodudo cuspir com seus críticos religiosos e conservadores, incluindo Tipper Gore e o ministro viciado em pornografia Jimmy Swaggart.



Death of Divine (1988)



Kurt Loder disse isso melhor quando elogiou Divine chamando-a de 'estrela do culto ao lixo'. Pouco depois de passar de divadom underground na década de 1970 para o ápice do sucesso mainstream no colaborador de longa data John Waters Hairspray , a estrela morreu. Ela / ele certamente percorreu um longo caminho desde as ruas de Baltimore.



Depeche Mode (1989)

Os dobradores de gênero ingleses eram as características desse segmento. É interessante ouvir o diretor de seu então novo doutor, D.A. Pennebaker, fale sobre os assuntos de seu filme: “Tudo parecia igual para mim, eu acho”.

Public Enemy and Anthrax (1991)



Muito antes de Jay-Z e Linkin Park colaborarem em seu álbum de sucesso, os rappers de choque do início dos anos 90, Anthrax e o próprio Public Enemy de Flavor Flav, saíram em turnê para o que só poderia ser descrito como um bizarro ébano e marfim. Não era apenas uma declaração de harmonia racial, mas também de harmonia musical.

Seattle Music Scene (início dos anos 90)

Alimentada por cafeína e clima sombrio, a joia do Noroeste do Pacífico se tornou um viveiro de estrelas do rock vestindo flanela no início dos anos 1990. Do Nirvana ao Soundgarden e ao Pearl Jam, parece que todo ato musical de cabelos oleosos que fez sucesso entre os anos de 1991 e 1996 teve uma passagem pela cidade. Veja Loder percorrer os centros de criatividade de Seattle e entrevistar estrelas em ascensão no cenário musical.

Morrissey (12/09/92)

O roqueiro moreno inglês discute, entre outras coisas, sua assexualidade, amor pelos livros e seu primeiro álbum solo de sucesso. Embora tenha crescido na cena punk anti-estabelecimento de Londres no final dos anos 1970, Morrissey parece mais com Oscar Wilde do que com o Johnny Rotten dos Sex Pistols. O tímido intérprete finalmente encontrou seu ritmo com uma passagem curta, mas de grande sucesso, com os Smiths. Depois que eles se separaram, ele se tornou um astro do rock melancólico solo.

Robert Plant (1993)

Nenhuma outra organização de notícias poderia marcar uma entrevista com um astro do rock envelhecido no que parece ser um restaurante indiano ou persa e conduzir a referida entrevista enquanto bebem chá e refrigerantes de iogurte. Esta fórmula vencedora é emblemática do status de culto de Kurt Loder como o cara certo para tudo o que está acontecendo musicalmente. Além disso, preste muita atenção aos créditos iniciais. Não sei exatamente quem os projetou para a MTV, mas eles merecem um prêmio Peabody.

Austin Music Scene (1994)

Embora as camisetas do SXSW e Keep Austin Weird tenham escorrido pela sarjeta comercial, houve um ponto em que a capital do Texas era o centro da cena da música alternativa na América. Durante os anos 80, artistas idiossincráticos como Daniel Johnston deram à cidade suas credenciais legais, e no início dos anos 90 até a MTV estava prestando atenção. Veja as bandas inspiradas no blues que nunca fizeram sucesso neste clipe. Depois de assistir, você entenderá as raízes culturais das esquisitices dos anos 90, como Blues Traveler, Hootie & the Blowfish e Counting Crows.

Tributo a Kurt Cobain (9/4/94)

De muitas maneiras, o suicídio inesperado do líder do Nirvana colocou a MTV e Kurt Loder no mapa. O jornalista foi um dos primeiros a entrar em uma programação regular para transmitir a notícia da morte de Cobain. Para os integrantes da Geração X, o Nirvana representava o descontentamento e o cinismo emblemáticos da cena grunge do início dos anos 90 de Seattle, e Cobain era seu anti-herói

Cavaleiro Suge sobre a morte de Tupac (19/09/96)

Para uma geração de fãs de gangsta rap, Tupac era o rei da Costa Oeste e a contraparte esbelta do Notorious B.I.G. Os dois foram baleados com menos de um mês de diferença, e todo o mundo do rap ficou atordoado e chocado. Suge Knight, que estava com Tupac quando ele morreu, deu esta entrevista à MTV logo após o assassinato horrível.

Que Filme Ver?