5 maneiras de ler a linguagem corporal do seu gato, dos bigodes à cauda — 2024



Que Filme Ver?
 

Desde ficar sobre as patas traseiras até abanar o rabo e olhar agressivamente, os gatos têm muitos comportamentos estranhos (mas adoráveis). Acontece que muitos desses gestos do gato são sinais – seu gato é inteligente e usa esses movimentos para lhe dizer muito do que você precisa saber sobre seu humor, perspectiva e estado de espírito. Continue lendo para aprender (e ver exemplos) cinco das formas mais comuns de linguagem corporal dos gatos.





1. Contos de Cauda

Gato com o rabo levantado

Alexandre Sobol/Shutterstock

Um rabo abanando significa que seu gato está atento – mas se o rabo começar a abanar demais, seu gato pode estar ficando chateado. Uma cauda levantada é um sinal de aceitação e abertura, especialmente num gatinho.



2. Os olhos têm isso

Close de gato piscando

Sunat Praphanwong/Shutterstock



Nunca olhe diretamente nos olhos de um gato estranho por muito tempo – ele o perceberá como agressivo e desafiador e poderá atacar. Você reconhecerá o medo daquele gato quando as pupilas ficarem particularmente dilatadas. Pupilas especialmente contraídas sugerem que seu gato pode se sentir tenso. Surpreendentemente, a melhor maneira de fazer contato visual com um gato é apertar os olhos e piscar - seu gato piscando para você sugere que ele se sente seguro.



3. O que dizem os ouvidos

Gato com orelhas apontando para frente

GeoHD/Shutterstock

Orelhas apontadas para frente significa seu gato está se concentrando em você, mas as orelhas apontadas para trás sugerem que seu gato pode estar com medo.

4. Um bigode de distância

Gato mostrando seus bigodes de perfil

fantom_rd/Shutterstock



Bigodes, aqueles pelos sensíveis e táteis que crescem no focinho de um gato e em outras partes do corpo, são sentinelas da emoção e do humor. Bigodes curvados para trás sugerem um gatinho ansioso e desconfortável. Os bigodes inclinados para a frente, assim como as orelhas inclinadas para a frente, revelam um gato atento e alerta para o mundo.

5. Tomando uma posição

Gato apoiado nas patas traseiras

Sviatoslav_Shevchenko/Shutterstock

Quando o corpo está rígido e ereto, a cauda levantada como uma escova, seu gato fica em uma postura protetora, tentando ficar grande. Um gato nas patas traseiras poderia estar jogando. (A barriga dele parece maior que o normal? Clique para ver se ele precisa perder peso ou se é só ele bolsa primordial .)

Uma versão deste artigo apareceu em nossa revista parceira, Inside Your Cat’s Mind, em 2022.

Que Filme Ver?