19 fotografias icônicas dos anos 60 que todos os baby boomers reconhecerão instantaneamente — 2024



Que Filme Ver?
 

A década de 1960 foi uma década de enorme importância cultural, com mudanças na imagem pública, agitação política, arte e música, tudo somado a um período definido pelas pessoas tomando o controle de seu mundo e virando-o de cabeça para baixo. Foi uma época que viu o surgimento de figuras públicas que iriam mudar a paisagem de seus campos. Martin Luther King Jr. impulsionaria o Movimento dos Direitos Civis norte-americanos a passos largos, enquanto a estilista Mary Quant daria a uma sociedade recém-liberada sexualmente uma maneira totalmente nova de se vestir. A música não era mais dominada por grandes bandas ou orquestras, em vez de ser dominada por grupos de jovens como The Beatles, The Rolling Stones e The Jimi Hendrix Experience.





Os politicamente sábios entre eles, como Bob Dylan, usariam sua música para promover sua agenda política. Os anos sessenta viram a ficção científica ganhar vida, com o homem pisando na lua pela primeira vez, televisionado bem abaixo da Terra, enquanto uma geração de jovens assistia em primeira mão à ação que só antes havia sido testemunhada em filmes de guerra, pegando em armas na polêmica Guerra do Vietnã. E tudo foi capturado em filme, imortalizado em imagens capturadas por hordas de fotógrafos em busca da próxima fotografia ganhadora do Prêmio Pulitzer. Algumas dessas imagens são icônicas simplesmente por seu apelo visual, enquanto outras são icônicas por sua capacidade de definir a época em que foram criadas. A seguir estão 19 dessas fotografias, cada uma com uma história fascinante para contar.

1. Sammy Davis Jr. visita o Muro de Berlim

sergioceccotti.com



19 de janeiro de 1963 Na cidade, enquanto trabalhava em seu filme Three Beggars Opera, o membro do Rat Pack Sammy Davis Jr. tira uma foto nos limites do setor americano de Berlim. A cidade havia sido dividida pelo que ficou conhecido como Muro de Berlim, construído pela República Democrática Alemã, e permaneceria dividida até a década de 1990.



2. Sally Stokes leva o Mini Cooper ao redor da escotilha de marcas

Alamy



19 de maio de 1963 Sally Stokes, de 22 anos, está competindo na corrida do troféu 'Fast Girl' em Brands Hatch, em Kent. Embora inicialmente lançado no final da década de 1950, o Mini se tornou um dos carros mais populares da década de 1960, em parte graças à proeminência do modelo Cooper em corridas de competição como esta.

3. Reverendo Thich Quang ??

edition.cnn.com

11 de junho de 1963 Em protesto contra o que ele chamou de perseguição governamental aos budistas, o monge de 73 anos se encharcou em gasolina em Saigon, Vietnã, e se incendiou até a morte na frente de milhares de espectadores. Infelizmente, o ato de Quảng ?? ức teve pouco efeito sobre o líder sul-vietnamita Ngô ?? ình Di ?? m.



4. Martin Luther King tem um sonho

Getty Images

28 de agosto de 1963 Dirigindo-se a mais de 250.000 defensores dos direitos civis reunidos em frente ao Lincoln Memorial, Martin Luther King Jr. faz seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”, no qual clama pelo fim do racismo na América. Após o discurso, o FBI apontou King como um grande inimigo dos Estados Unidos.

5. Jacqueline Kennedy lamenta pelo marido assassinado

cbsnews

28 de novembro de 1963 Seis dias após o assassinato de John F Kennedy em Dallas, Texas, sua viúva Jacqueline esboçou um sorriso fraco ao visitar seu túmulo no Cemitério Nacional de Arlington. Levaria uma investigação de dez meses antes que as autoridades concluíssem que o assassinato foi cometido por Lee Harvey Oswald.

6. Os Beatles Chegam à América

usnews

7 de fevereiro de 1964 John, Paul, George e Ringo descem do avião no aeroporto John F Kennedy antes de sua apresentação no The Ed Sullivan Show, sua primeira aparição na TV americana. Estima-se que 45% de todos os aparelhos de televisão estavam sintonizados no programa, marcando o auge da Beatlemania.

7. Alred Hitchcock fuma um charuto

starschanges

10 de fevereiro de 1964 O diretor Alfred Hitchcock espreita nos arbustos em Hollywood, Califórnia. 1964 veria a estréia de seu filme Marnie, estrelado por Tippi Hedren e Sean Connery, recém-chegado do sucesso como James Bond. O filme recebe críticas ruins, mas não consegue estragar a reputação de Hitchcock como 'O Mestre do Suspense'.

Páginas:Página1 Página2 Página3
Que Filme Ver?