Com ‘Psycho’, de Alfred Hitchcock, completando 60 anos, a atriz Janet Leigh nos convida para o chuveiro — 2024



Que Filme Ver?
 

No verão de 1975, mandíbulas - e sua história de um grande tubarão branco aterrorizando uma comunidade de verão - assustou grande parte da população para fora do oceano. E por um bom motivo: lá fora, em mar aberto, os nadadores foram lembrados de que o perigo pode espreitar nas profundezas. Com isso em mente, pode-se argumentar que o diretor Alfred Hitchcock 'S Psicopata , lançado 15 anos antes, era realmente uniforme Mais eficaz, porque assustou as pessoas do chuveiro . Uma delas era a falecida atriz Janet Leigh, cuja Marion Crane foi morta a facadas em um no Bates Motel.





“Eu parei de tomar banho e eu tomar banho ”, ela nos contou quando estava promovendo sua autobiografia, Realmente havia uma Hollywood. “E quando estou em um lugar onde só posso tomar banho, certifico-me de que as portas e janelas da casa estejam trancadas. Também deixo a porta do banheiro aberta e tomo banho com a cortina aberta. Eu estou sempre de frente para a porta, não importa onde esteja o chuveiro. ” Senhora inteligente.

RELACIONADOS: 10 coisas que você nunca soube sobre 'psicopata' de Alfred Hitchcock



Dentro da cena do chuveiro 'psicótico'

Alfred-Hitchcock-Janet-Leigh-Psico

(IFC Midnight / cortesia Everett Collection)



Psicopata , baseado no romance de Robert Bloch e celebrando seus 60ºaniversário, foi um filme de terror inovador que em sua época foi genuinamente chocante. Vagamente baseado no serial killer da vida real Ed Gein, o enredo do filme mostra Marion Crane roubando $ 40.000 de seu chefe corretor de imóveis para que ela possa estar com seu amante. Dirigindo até ele, uma forte tempestade a força para fora da estrada e para dentro do estacionamento do Bates Motel, onde ela conhece o proprietário Norman Bates (Anthony Perkins), que tem uma tendência a se vestir e falar como sua mãe - que ele envenenou - e, assumindo sua persona, mata pessoas, no caso, Marion. Essa morte aconteceu cerca de 20 minutos depois do início do filme, enquanto a mulher estava vulnerável no banho, o que pegou o público completamente desprevenido e mudou o foco da história.



janet-leigh-psycho

(Coleção Everett)

Leigh gostou da ironia da situação, pois embora Marion tivesse de fato roubado o dinheiro, após uma conversa com um Norman pré-psicótico, ela ficou muito decidida a devolvê-lo e se entregar. “Aqui está uma mulher que aceitou o que ela tinha feito ”, disse ela. “O que passou pela minha cabeça foi a inevitabilidade da punição. Ela estava tomando banho e foi como uma limpeza. Ela iria voltar e enfrentar a música. E ter esse tipo de final ia contra o que o público queria ou esperava. ”

janet-leigh-psycho-2

(Coleção Everett)



Ela estava realmente bem por estar apenas em parte do filme porque a questão do que acontecera com Marion Crane permearia o resto. Ela descreveu a história de Marion como 'pantomima', devido ao fato de que o único relacionamento que ela teve foi com o namorado Sam Loomis (John Gavin) e o breve tempo que ela passou com Norman. Então acabou.

cena do chuveiro psicótico

(Coleção Everett)

“O resto da foto”, Leigh meditou, “foi dedicado ao que aconteceu com Marion. Tudo o que você falava ou pensava sobre a foto toda era sobre Marion, porque todos continuavam pensando que iriam vê-la novamente. Como pôde qualquer um discutir com esse tipo de parte? ”

janet-leigh-psycho

(Coleção Everett)

Apesar Hitchcock's a intenção era aumentar a qualidade do filme de terror, a sequência do chuveiro realmente mudou Psicopata em uma obra de arte, essa morte em 45 segundos, diferente de tudo que o público já havia experimentado. Uma semana foi passada filmando e havia mais de 70 configurações de câmera. Em uma entrevista na época, Hitchcock explicou que um torso especialmente feito foi construído para esguichar o 'sangue' que deveria jorrar da faca, mas no final ele decidiu não usá-lo, optando por uma modelo nua, que tomou o lugar de Leigh quando necessário. Apenas as mãos, ombros e cabeça de Leigh foram mostrados, o resto das imagens sendo do substituto. A faca sendo empunhada contra ela nunca tocou um corpo, mas na rápida edição da montagem, parece que sim.

janet-leigh-psycho

(Coleção Everett)

Devido à censura da época, não havia como eles mostrarem nudez, embora muitos jurassem que sim. A atriz riu: “Quando a cena do chuveiro acabou, eu usei moleskin sobre minhas partes vitais. E por mais que você pense que viu algo, você nunca viu qualquer coisa , porque você não podia mostrar naquela época. Era literalmente contra a lei. Agora quando eles fez usar modelo nu foi quando Norman vai ao banheiro no final de tudo isso e arrasta o corpo enrolado na cortina do box. Essa foi a única vez que conheci uma modelo nua. Mas, novamente, comigo você não vê nada. Um umbigo e, como o corte foi tão rápido e acompanhado por música, você fica tipo, ‘Por Deus, eu a vi nua’ ”.

janet-leigh-psycho

(Universal Pictures)

A montagem de George Tomasini e a música de Bernard Herrmann trabalham em conjunto para tornar o assassinato do chuveiro um dos mais eficazes capturados em filme, mas é seguido por um momento quase tão arrepiante, tocado sem música alguma: a câmera trava ao olho morto de Marion Crane, que está deitado no chão do chuveiro, por um tiro que parece durar para sempre - e Leigh nunca pisca. Alguns sugeriram que se tratava de uma fotografia estática com gotas de água borrifadas sobre ela, o que, se você fosse sábio, não seria algo que sugeriria à atriz. Tolamente, nós o fizemos.

janeet-leigh-psycho

(Coleção Everett)

'Isso é não verdade, ”ela declarou sem hesitação. “Cerca de três semanas antes de filmarmos, o Sr. Hitchcock e eu fomos ao optometrista. Ele queria que eu colocasse aquelas lentes que me dariam uma aparência assustadora. Na época - lembre-se, estamos falando do final de 1959 / início de 1960 - para eu usar essas lentes levaria seis semanas para meus olhos se acostumarem a elas.

janet-leigh-psycho

(Universal Pictures)

“E se eu não fez , ”Ela continuou,“ poderia ter danificado meus olhos. O Sr. Hitchcock disse: 'Bem, você não pode fazer isso'. Eu disse: 'Não, não podemos', e ele respondeu: 'Você apenas terá que fazer isso sozinho'. segurou aquele olhar. Está não uma fotografia!'

Ela abriu um sorriso. 'EU vai diga que não foi fácil. ”

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?