Canções de Willie Nelson: 15 sucessos do ícone country fora da lei, classificados e as histórias por trás deles — 2024



Que Filme Ver?
 

Quando se trata de música country, não há ninguém como Willie Nelson. Ao longo de uma carreira surpreendente que durou mais de 60 anos, ele escreveu e executou algumas das músicas mais duradouras do gênero e criou sua personalidade rebelde, porém descontraída. Willie Nelson começou a escrever canções em meados dos anos 50 e lançou seu primeiro álbum em 1962. Nos anos 70, ele era um megastar e um dos reis do country fora da lei, o subgênero rebelde da música country também associado a artistas. como Waylon Jennings , Johnny Cash e Kris Kristofferson .





Durante sua longa carreira, Willie Nelson tornou-se um ícone de pleno direito igualmente amado por country folks, roqueiros e hippies, e ele está finalmente sendo introduzido no Hall da Fama do Rock & Roll em 3 de novembro. Sua base de fãs abrange gerações e sua carreira não se limita à música – ele também é ator, ativista e escritor.

Capa do

Amazonas



O livro recém-lançado de Nelson, A energia segue o pensamento: as histórias por trás das minhas músicas , oferece uma visão interna de seu processo criativo, completo com fotos nunca antes vistas, letras manuscritas e anedotas sobre as muitas lendas musicais com as quais ele colaborou.



Aos 90 anos, Nelson tem histórias aparentemente intermináveis ​​para compartilhar. Em homenagem ao seu novo livro, vamos relembrar algumas das melhores canções de Willie Nelson, em suas próprias palavras inimitáveis.



15 melhores canções de Willie Nelson, classificadas

Mergulhamos fundo nos cofres para encontrar algumas das canções mais incríveis de Nelson em seu extenso cancioneiro. Você concorda com nossa classificação?

15. Pequeno Karma à moda antiga (1983)

O conceito de karma inspirou músicos de John Lennon para Taylor Swift , e Nelson ofereceu sua própria versão em 1983, com uma faixa criada por sua avó.

Após a morte de seu avô quando ele era criança, Nelson e sua família passaram por dificuldades, mas como ele lembra em A energia segue o pensamento , Então o carma entrou em ação. O bom e velho carma. Mama Nelson espalhou tanta boa vontade ao longo de sua vida que a boa vontade voltou sorrindo, levando-a a conseguir um emprego que lhe permitisse sustentar sua família.



14. Mulher de bom coração (1976)

Good Hearted Woman é uma colaboração entre Nelson e outro ícone do país fora da lei, Waylon Jennings. A música surgiu durante uma noite turbulenta de pôquer. Jennings estava quase terminando de escrevê-lo, mas sentiu que faltava uma peça. Nelson sugeriu a frase Através de lágrimas e risos, vamos caminhar pelo mundo de mãos dadas, e Jennings adorou tanto que deu a Nelson metade do crédito pela música.

13. Manhã de Maria Sangrenta (1974)

Bloody Mary Morning é uma música sobre como Fright leva à fuga, escreve Nelson. Após o rompimento, ele pega um avião e deixa seus problemas para trás – por enquanto, pelo menos. Enquanto ele observa ironicamente a música: É bom estar voando a trinta e três mil pés acima do solo. É bom ficar suspenso no ar. Suspenso no tempo. É bom sentir os efeitos do suco de tomate picante e do Smirnoff cem provas.

12. Meio Homem (1963)

Nelson escreveu Half a Man em sua lua de mel - mas não se engane, esta não é uma típica canção de amor! Como lembrou Nelson, [minha esposa] estava dormindo em meu braço direito. Eu queria fumar e, não querendo incomodá-la, estendi o braço esquerdo para pegar um cigarro na mesa de cabeceira. De repente, pensei: ‘Se eu tivesse apenas um braço para segurar você...’. . .' e assim nasceu uma de suas primeiras faixas mais peculiares.

11. Eu sou a floresta (1983)

Nelson é um dos grandes filósofos da música country. Nessa música, ele desenhou de 19ºescritor transcendentalista do século Henry David Thoreau para criar uma imagem impressionante da nossa conexão com o mundo natural. Como Nelson explica a força orientadora da música, Você, eu, as árvores, as abelhas, os ursos, as cachoeiras, as rochas e pedras e até mesmo a rosa espanhola que cresce no Harlem estão todos conectados... se você sou eu e eu sou você e nós somos todos uma coisa, tudo é tudo e está tudo bem.

10. Eu e Paul (1971)

Eu e Paul é uma homenagem ao Nelson baterista de longa data, Paul English. Nelson e English conheceram-se nos anos 50 e tornaram-se colaboradores musicais e amigos íntimos durante décadas. Nelson diz que a música é sobre os caminhos errantes de homens imperfeitos. Ao longo de mais de 60 anos juntos, a lealdade de Paul nunca vacilou – nem uma vez, escreve Nelson. Infelizmente, Paul faleceu em 2020, mas a música continua viva.

9. Engraçado como o tempo passa (1962)

A passagem do tempo é sempre um assunto rico para compositores country, e essa música de Willie Nelson só se tornou mais potente nos mais de 60 anos desde que ele a escreveu (a música foi ainda coberto por Elvis em 1971!). Nelson encontrou inspiração em filmes noir que adorava, como Me beije com vontade e O grande calor e chamou a música de minifilme, com sua personagem tipo viúva negra, uma mulher que suja um homem.

8. Por que preciso escolher (1983)

Nelson chama Por que eu tenho que escolher uma música sobre perplexidade romântica - e ele faz essa perplexidade parecer muito boa! A música é centrada em um homem escolhendo entre duas mulheres, e também ícone country e colaborador de Nelson. Merle Haggard elogiou-o por começar doce e depois azedar.

7. Espingarda Willie (1973)

Você tem que amar o senso de humor de Nelson! Shotgun Willie abre com a linha Shotgun Willie sentado de cueca. Como ele lembra, sua gravadora o encarregou de escrever um novo conjunto de músicas e, como algo novo não me veio à mente, apenas me olhei no espelho e escrevi sobre o que vi: eu de cueca – e contra todas as probabilidades. , funcionou. Como disse Nelson, achei que era uma imagem engraçada e, além disso, me deixou reflexivo.

6. Olá Paredes (1962)

Hello Walls pode ter sido um grande golpe para cantor Faron Jovem mas as letras inteligentes são clássicas de Nelson. Na música, um homem solitário começa a falar com as paredes – uma imagem que veio a Nelson enquanto estava sentado em seu escritório em Nashville, durante seus primeiros dias como compositor profissional. Olhei para as paredes e as paredes responderam, ele lembrou. O mesmo aconteceu com o teto. A janela também. Rabisquei tudo o que estava passando por mim, fizesse sentido ou não.

5. Perdoar você foi fácil (1985)

Nelson descreveu essa comovente canção de término de namoro como uma canção para um jovem escrita por mim, de meia-idade. Ao escrevê-la, Willie Nelson sabia que era uma daquelas músicas que ressoaria em vários ouvintes e se tornaria um sucesso. Acho que sou capaz de canalizar os sentimentos do homem comum e da mulher comum porque sou um homem comum, diz ele. Não tento questionar os sentimentos. Eu apenas tento deixar os sentimentos fluírem através de mim. E tenho certeza de que meus sentimentos – especialmente aqueles sobre amor e perda – são praticamente os mesmos da maioria das pessoas.

4. Louco (1962)

Nelson escreveu Crazy no início de sua carreira, e a música se tornou um hit de assinatura para Patsy Cline . Como um músico promissor, Nelson enfrentou dúvidas, mas Crazy o ajudou a encontrar confiança (e sucesso financeiro - ele brincou: Porque Patsy gostou, eu não era mais pobre). Como ele descreve, Crazy é tão louco quanto, e esse “Louco” em particular me convenceu, numa época em que eu não tinha cem por cento de certeza do meu talento para escrever, que seria louco se parasse de escrever.

3. Anjo voando muito perto do chão (1981)

Esta canção triste, como Nelson a descreve, é sobre uma mulher que é boa demais para o homem que a ama. Nelson vê a história comovente da música como tendo um apelo universal. Não sei dizer quantas pessoas me pediram para nomear o anjo que tenho em mente, escreve ele. Minha resposta é sempre a mesma: ‘Poderia ser qualquer um entre mil anjos. Você nomeia ela. Diga-me quem ela é.

2. Olhos Azuis Chorando na Chuva (1975)

Nelson pode não ter escrito Blue Eyes Crying in the Rain, mas sua versão da clássica canção country dos anos 40 se tornou um de seus maiores sucessos e ajudou a revigorar sua carreira após anos de altos e baixos. A tristeza da música falou com Nelson. Pode ser bom sentir-se mal – pelo menos nas músicas, diz ele. Ele ouviu isso pela primeira vez quando tinha 14 anos e sempre ficou com ele. A tristeza inerente a essa música é atemporal, escreve ele. Eu também chamaria a tristeza de linda porque é muito sincera.

1. Na estrada novamente (1980)

Empatando pelo primeiro lugar nas melhores músicas de Willie Nelson, ficou Você sempre esteve na minha mente (1972), mas no final das contas On the Road Again venceu. É um dos exemplos mais icônicos do espírito suave e bem-humorado de Nelson. Ele originalmente escreveu a música para a trilha sonora de um filme em que estava estrelando, Madressilva Rosa , mas rapidamente ganhou vida própria, liderando as paradas e ganhando um Grammy. Nelson disse: Sem saber nem tentar, em poucas linhas escrevi a história da minha vida.


Leia sobre mais ótimas músicas country aqui!

Músicas country dos anos 80, classificadas: 10 sucessos sinceros que definiram a década

Canções de Glen Campbell: 15 de suas músicas country mais cativantes para você bater os dedos dos pés

As 20 melhores canções de amor country dos últimos 50 anos

Que Filme Ver?