O que as maçãs e o mel significam na mesa judaica - e como as receitas modernas de Rosh Hashanah as estão levando a novos patamares — 2024



Que Filme Ver?
 

Cada religião tem suas tradições alimentares únicas, desde fazer panquecas para livrar a cozinha de ingredientes proibidos antes da Quaresma, até comer bolinhos em formato de moeda antiga para trazer boa sorte. O Judaísmo não é diferente e, tal como o Cristianismo, o Taoísmo e inúmeras outras religiões, as suas práticas culinárias têm um significado cultural e espiritual.





Rosh Hashaná , o Ano Novo Judaico que marca um momento de reflexão sobre o ano anterior e esperança no novo, começa este ano em 25 de setembro e vai até 27 de setembro. É um dos três Grandes Feriados - Yom Kippur e Meias são os outros – que normalmente são celebrados no final de setembro e início de outubro (dependendo do calendário hebraico). Neste domingo e segunda-feira, o povo judeu de todo o mundo se reunirá para uma refeição profundamente simbólica com familiares e amigos.

Como quase todos os Feriados judaicos , Rosh Hashanah apresenta seu próprio conjunto de delícias deliciosas. Deliciosamente mastigável pão de chalá é normalmente encontrado na mesa de jantar, assim como alimentos tradicionais como sopa de bola de matzá , peito , e o frequentemente difamado peixe gefilte - pense em bolo de carne de peixe, se você nunca experimentou. Mas o alimento mais potente e simbólico da refeição anual de Rosh Hashaná é provavelmente o mais simples: um prato de maçãs fatiadas servidas com mel para mergulhar.



O que significam maçãs e mel durante Rosh Hashaná?

Mergulhar uma fatia de maçã crocante no mel simboliza um doce começo para o ano novo. Rosh Hashaná é um momento de reflexão e festividade, e a combinação de maçãs e mel é (literalmente) uma maneira doce de acolher novos começos com otimismo. Maçãs e mel também têm gosto distinto de outono, o que serve como uma lembrança do recomeço que a estação traz.



A presença do mel na mesa de jantar de Rosh Hashanah tem origens espirituais , também. Está associado ao maná semelhante a uma bolacha de mel (sustento milagrosamente fornecido) descrito na Torá judaica (ou Bíblia Hebraica). Como símbolo da capacidade divina de prover, o maná significa as lutas e os triunfos da era bíblica e pode inspirar uma rica contemplação.



O mel também tem ressonância no cristianismo. A abelha é o emblema do perdão e da justiça de Cristo (representado como a doçura do mel de uma abelha e a pungência da picada de uma abelha, respectivamente).

Além disso, o mel é um dos adoçantes mais antigos – uma substância natural que remonta aos tempos antigos e que serve como uma lembrança das raízes do feriado.

Qual é a receita mais tradicional de Rosh Hashaná?

O prato mais onipresente na maioria das mesas de feriados judaicos é, sem dúvida, o pão chalá. Este pão trançado e sutilmente doce é a base culinária das celebrações judaicas. Na mesa de Rosh Hashaná, aparece como chalá redonda . A forma circular simboliza o nosso desejo de um ano em que a vida e as bênçãos continuem sem fim, segundo o Rabino Moshe Sofer. Às vezes, chalás redondos cheios de passas estão sobre a mesa – mais uma forma de capturar a doçura associada ao feriado.



Smitten Kitchen, um popular blog de culinária dedicado à culinária triunfante, mas descomplicada, tem até uma receita reconfortante. pão chalá de maçã e mel com as simbólicas maçãs e mel assados.

Receitas modernas de Rosh Hashanah com maçãs e mel

    No aperitivo de tendência: Torrada de Abacate com Maçã e Mel . Se você está procurando um prato pequeno e simples - seja para servir na mesa de Rosh Hashaná ou para aprender sobre as tradições alimentares de outra fé - esta receita moderna de maçãs e mel é a escolha certa (e é cortesia do blog com nome divertido 'O que o judeu quer comer'). A torrada de abacate era o lanche preferido dos millennials por volta de 2017, principalmente graças à sua salubridade e aparência fotogênica e amigável às mídias sociais. Cobri-lo com maçãs e mel cria uma fusão divertida de sabores antigos e modernos.
    Entrada de limpeza fácil: Frango Maçã e Mel . Maçãs e mel não se limitam a um simples lanche. Eles podem (e devem) ser incorporados nas entradas. Esta receita única – pontos extras para limpeza rápida – vem do site de notícias judaico Forward.com.
    Sobremesas Doces: Bolo De Cabeça Para Baixo , Pudim de pão , Torta de maçã com cobertura de mel . A doçura natural da combinação maçã com mel se presta à sobremesa, por isso sugerimos três variações aqui. Honestamente, você provavelmente poderia preparar uma refeição inteira de Rosh Hashaná com nada além de pratos de maçã e mel na mesa, do início ao fim.
    Prato para começar o dia:Granola de Maçã e Mel (receita abaixo). Esta receita do livro de receitas de Leah Koenig Culinária Judaica Moderna: Receitas e Costumes para a Cozinha de Hoje ( Compre na Amazon, $ 17,59 ) fica tão delicioso com uma bola de sorvete após o jantar de Rosh Hashaná quanto com iogurte ou leite no café da manhã da manhã seguinte. Aprenda como fazer isso seguindo os passos abaixo.

Ingredientes (rende cerca de 7 xícaras):

  • ⅓ xícara de mel
  • ⅓ xícara de óleo vegetal
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo claro
  • 2 colheres de chá de canela
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 ½ xícaras de aveia em flocos à moda antiga
  • 1 xícara de nozes picadas grosseiramente
  • ½ xícara de amêndoas torradas e sem sal, picadas grosseiramente
  • 1 xícara de maçã seca picada
  • ½ xícara de passas douradas

Instruções:

  1. Pré-aqueça o forno a 375 graus Fahrenheit e forre uma assadeira grande com papel manteiga.
  2. Em uma tigela pequena, misture o mel, o óleo vegetal, o açúcar mascavo, a canela, o gengibre e o sal; deixou de lado.
  3. Em uma tigela grande, misture a aveia, as nozes e as amêndoas. Regue com a mistura de mel e mexa até revestir completamente.
  4. Espalhe a mistura na assadeira preparada e leve ao forno, mexendo ocasionalmente, até ficar perfumado e dourado profundo, 20–25 minutos. (A mistura parecerá úmida; ficará crocante à medida que esfria.) Retire a assadeira do forno, adicione a maçã seca e as passas douradas e misture bem; coloque a folha sobre uma gradinha para esfriar completamente.
  5. Sirva com sorvete, iogurte ou leite.

Quer você celebre Rosh Hashaná ou esteja procurando expandir seu paladar (e satisfazer sua curiosidade), a ideia de novos começos é poderosa. Há tantas maneiras de combinar maçãs e mel, e não importa o quanto você goste dessa combinação de sabores outonais, as coisas certamente serão aconchegantes e doces em todos os sentidos.

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?