A pioneira atriz de ‘Star Trek’ Nichelle Nichols morre aos 89 anos — 2025



Que Filme Ver?
 

Nichelle Nichols, que interpretou a sempre competente oficial comunicadora, tenente Nyota Uhura, na icônica série de TV de ficção científica Jornada nas Estrelas , morreu ontem aos 89 anos. O legado de Nichols é substancial: ela foi uma pioneira em uma época em que as mulheres negras raramente eram vistas em papéis de destaque na televisão, e ela até participou de um dos primeiros beijos inter-raciais da TV com a co-estrela William Shatner .





A personagem de Nichols, Uhura, apareceu no original Jornada nas Estrelas série de TV de 1966 a 1969 e reprisou seu papel em seis Jornada nas Estrelas filmes. Além de uma narrativa futurística — o show acompanhava a tripulação da nave USS Enterprise, uma nave espacial que voava pelas galáxias no século 23 — Jornada nas Estrelas tornou-se conhecido pela sua diversidade. A tripulação da nave espacial era composta por homens e mulheres de diferentes origens étnicas, cada um com papéis importantes a desempenhar.

O papel de Nichols foi tão importante, na verdade, que o próprio Martin Luther King Jr. a convenceu a persistir quando ela estava prestes a desistir. Sentindo-se desanimada com a audiência morna e tendo suas falas cortadas após a primeira temporada do programa, Nichols considerou deixar o programa - mas ela conheceu MLK em um evento de arrecadação de fundos da NAACP em Hollywood, e o ativista dos direitos civis disse a ela o quão importante era sua representação de um negro não estereotipado. personagem tinha sido. Você não percebe o quão importante é a sua presença, o seu caráter? Você não vê? Nichols lembrou King dizendo em sua autobiografia . Este não é um papel negro, e este não é um papel feminino… Você abriu caminho. Pela primeira vez, o mundo vê-nos como deveríamos ser vistos, como iguais, como pessoas inteligentes – como deveríamos ser.



O filho da atriz, Kyle Johnson, anunciou sua morte em comunicado postado no Facebook. Sua luz, como as galáxias antigas que agora são vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e para as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e nos inspirarmos, escreveu Johnson, traçando uma bela analogia entre as imagens recentes entregues por Telescópio Espacial James Webb da NASA e o legado brilhante de sua mãe.



Vários dos Nichols Jornada nas Estrelas co-estrelas também compartilharam suas memórias de Nichols nas redes sociais. William Shatner (também conhecido como Capitão Kirk) escreveu no Twitter : Lamento muito saber do falecimento de Nichelle. Ela era uma mulher bonita e interpretou uma personagem admirável que contribuiu muito para redefinir as questões sociais aqui nos EUA e em todo o mundo. Certamente sentirei falta dela. Enviando meu amor e condolências à sua família.



George Takei, que interpretou Jornada nas Estrelas de Hikaru Sulu, escreveu outro post transbordando de sentimento: terei mais a dizer sobre a pioneira e incomparável Nichelle Nichols, que compartilhou a ponte conosco como tenente Uhura da USS Enterprise, e que faleceu hoje aos 89 anos, Takei tuitou. Por hoje, meu coração está pesado, meus olhos brilhando como as estrelas entre você agora descansa, meu querido amigo. Takei também compartilhou uma foto da dupla fazendo a famosa saudação de mão vulcana junto com a bênção que a acompanha: Vivemos muito e prosperamos juntos.

O diretor Adam Nimoy, cujo pai Leonard Nimoy foi outro dos filhos de Nichols Jornada nas Estrelas co-estrelas, compartilharam uma foto em preto e branco da dupla no set. Minha foto favorita de papai e Nichelle Nichols no set, escreveu Nimoy. A importância do legado de Nichelle não pode ser subestimada. Ela era muito amada e deixará saudades.



Que Filme Ver?