Minha livraria local de propriedade de negros é a segunda casa que eu nunca soube que precisava — 2024



Que Filme Ver?
 

No ano passado visitei pela primeira vez a Livraria da Ida. A livraria independente está localizada perto da minha casa em Collingswood, NJ, e me foi recomendada por um membro da família que começou a fazer compras lá em 2020 (no mesmo ano em que foi inaugurada – não exatamente um momento fácil para lançar um novo negócio). Ao entrar na casa de Ida, notei imediatamente uma série de livros de autores negros célebres e menos conhecidos, de Toni Morrison a Octavia E. Butler, além de cadeiras colocadas de lado para que os clientes possam sentar e ler. A seleção de livros com curadoria e a atmosfera acolhedora fizeram com que a loja parecesse mais uma casa do que uma loja de varejo.





Considerando que apenas um estima-se que 6 por cento das livrarias independentes dos EUA sejam de propriedade de negros , apoiar esta joia local o ano todo é importante para mim - mas como fevereiro é o Mês da História Negra, vou louvá-la agora. Aqui está a história por trás desta livraria e por que eu a prezo.

A História da Livraria Ida

A Ida’s é especial para mim porque é mais do que apenas uma livraria – ela mantém a história viva. O nome da loja é uma homenagem Ida B. Wells-Barnett (1862-1931) , uma jornalista e ativista negra que defendeu os direitos civis e o direito das mulheres ao voto. Embora Wells tenha enfrentado racismo e sexismo sem fim durante sua vida, seu espírito encontra um lugar tranquilo para descansar nesta livraria, um espaço que celebra mulheres ativistas, artistas e autoras através da literatura. Ida's é uma livraria irmã de Livraria Harriet na Filadélfia, em homenagem ao abolicionista afro-americano Harriet Tubman (1820-1913) .



Jeannine Cook, proprietária da Ida’s e da Harriet’s, diz que homenagear estas duas heroínas faz parte do seu papel como contadora de histórias e historiadora comunitária. É importante que as pessoas entendam que existem pessoas que já lançaram as bases para o que buscamos fazer com a nossa sociedade, mas se não ligarmos os pontos através de histórias, continuaremos sentindo que temos que começar do zero , ela explica OprahDaily.com . O trabalho de Cook na Ida's e Harriet's dá continuidade à tradição secular de livrarias de propriedade de negros que preservam a herança e a história da comunidade.



Jeannine Cook, proprietária da Ida

Jeannine Cook, proprietária da livraria Ida’s and Harriet’sCortesia da Livraria Ida



Em 1834, o abolicionista e escritor David Ruggles (1810-1849) abriu o primeira livraria documentada de propriedade de negros na história americana . A livraria Ruggles vendia publicações antiescravistas – até um a multidão queimou tudo em 1835 . Sua visão, no entanto, perseverou e, no século seguinte, as livrarias de propriedade de negros tornaram-se centros de informação e locais de encontro para o público negro. Movimento Black Power , refletindo a forma como as igrejas e barbearias funcionam como espaços comunitários para os negros até hoje.

Para mim, passar um tempo na casa de Ida e ler livros de autores pioneiros é uma necessidade – um descanso de um mundo onde as notícias são altas e as opiniões ainda mais altas. Como mulher negra e escritora, Ida me dá a oportunidade de valorizar aqueles que vieram antes de mim. Também é maravilhoso interagir com a equipe – eles realmente se preocupam em tornar a experiência de Ida uma experiência memorável para todos .

Vários clientes fazendo compras na Ida

Cortesia da Livraria Ida



Minhas leituras favoritas de Ida

Para a experiência na loja, visite Ida's em Avenida Haddon, 734, Collingswood, NJ 08108 . Alternativamente, você pode comprar a seleção de livros online através Livraria.org . Aqui estão cinco das minhas leituras favoritas de Ida:

    O Diário de Memphis de Ida B. Wells por Ida B. Wells ( Compre em Bookshop.org, $ 25,20 ): Um livro que retrata a vida de Wells como uma jovem com esperanças e aspirações vívidas, antes de eventualmente se tornar uma reconhecida ativista dos direitos civis e ativista anti-linchamento. Eu me amo quando estou rindo por Zora Neale Hurston ( Compre em Bookshop.org, $ 18,55 ): Uma antologia do trabalho da autora da Renascença do Harlem, Zora Neale Hurston, apresentando 14 exemplos de sua escrita prolífica, incluindo jornalismo, ficção, folclore e autobiografia. Mulheres selvagens e os azuis por Denny S. Bryce ( Compre em Bookshop.org, $ 14,83 ): Um romance em que as histórias de uma estudante de cinema em 2015 e de uma corista em 1925 se entrelaçam - apesar de terem acontecido com quase 100 anos de diferença - enquanto ambas lutam com o perdão, a perda e o amor. A fonte da auto-estima por Toni Morrison ( Compre em Bookshop.org, $ 15,76 ): Uma coleção do célebre romancista e vencedor do Prêmio Pulitzer Morrison, apresentando seus ensaios e discursos mais impactantes ao longo de mais de 40 anos. Cruzando a linha por Kareem Rosser ( Compre em Bookshop.org, $ 16,73 ): Um livro de memórias inspirador que detalha a jornada do atleta Kareem Rosser, que descobriu sua paixão pelo pólo e acabou liderando o primeiro time totalmente negro a vencer o Campeonato Interescolar de Polo.

Visite a Site da Livraria Ida e siga a livraria no Instagram ( @Idas_Livraria ) e Twitter ( @IdasBooks ) para obter mais informações e detalhes.

Uma pilha de livros de Ida

Cortesia da Livraria Ida

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?