O ronco do gato é normal? Aqui está o que você deve saber — 2024



Que Filme Ver?
 

Ao contrário de lidar com um parceiro que mantém você acordado a noite toda serrando toras, o ronco do gato pode ser adorável. Mas é um sinal de que eles precisam de uma visita ao veterinário?





O ronco dos gatos é comum, principalmente nas raças braquicefálicas, que são os felinos de rosto achatado como Persa e Himalaia. Suas vias aéreas mais curtas os tornam mais vulneráveis ​​a problemas respiratórios. Eles podem até parecer que estão roncando quando estão bem acordados. Os especialistas em animais de estimação da Hospitais de animais VCA Avise que esses roncos que não dormem podem ser um sinal de que eles realmente precisam de uma visita ao veterinário. Eles listam alguns outros sintomas que podem indicar problemas maiores em raças braquicefálicas: respirar mais pela boca, parecer exausto depois de brincar ou até desmaiar depois de fazer um pouco de exercício. É claramente importante ficar de olho nessas fofuras em particular!

Quanto a outras raças, entretanto, o ronco é geralmente normal. Eric Barchas, DVM, explica em Catster que ganhar alguns quilos a mais é o culpado mais comum do ronco dos gatos. O excesso de peso corporal leva ao acúmulo de gordura nos tecidos que circundam as vias aéreas superiores, o que por sua vez pode desencadear o ronco, escreve ele. Nesse caso, talvez seja hora de reduzir a quantidade de guloseimas para gatinhos que você está distribuindo. Caso contrário, Barchas diz que o ronco leve que não se torna mais pronunciado com o tempo provavelmente não é sinal de problemas graves.



Se você notar que o ronco do seu bebê peludo está ficando mais alto e sintomas como tosse, espirros ou perda de apetite também aparecem, pode ser uma infecção respiratória e você precisará levá-lo ao veterinário o mais rápido possível! Barchas diz que também pode ser um objeto estranho causando os efeitos sonoros, como pedaços de plástico ou grama presos que eles tentaram comer e ficaram presos nas vias respiratórias. Isso provavelmente também fará com que o ronco fique mais alto e pronunciado, mas seu veterinário pode facilmente remover qualquer coisa que esteja no caminho.



A causa final potencial por trás dos roncos do seu gatinho pode ser o desenvolvimento de um crescimento, como um pólipo ou tumor (benigno ou maligno). Barchas conta a história de um de seus pacientes, uma gata chamada Wheezer que, sim, ganhou esse nome por causa do ronco. Quando ela foi anestesiada para tratamento odontológico, avaliei a parte posterior de sua garganta e encontrei um grande pólipo benigno. Após a retirada do pólipo, o ronco do gato parou, explica. Apesar desta evolução, os proprietários optaram por não alterar o seu nome.



Resumindo: o ronco leve de um gato geralmente não é sinal de outra coisa senão talvez a necessidade de uma dieta. Mas se você notar mudanças no volume, surgirem outros sintomas ou se você tiver uma raça já propensa a problemas respiratórios, marque definitivamente uma consulta com o veterinário.

Que Filme Ver?