Como saber se o desinfetante para as mãos vencido ainda é bom - além disso, o que *nunca* fazer com ele — 2025



Que Filme Ver?
 

Lembre-se da urgência no início do COVID de estocar desinfetante para as mãos e guardar qualquer frasco disponível na bolsa, mesa, bolso do casaco e porta-copos do seu carro? Sim… nós também! Seja com aroma de frutas, tamanho de viagem ou cores vivas, todos nós mergulhamos de cabeça na compra de desinfetantes para as mãos. E é provável que agora você tenha mais do que alguns frascos ou tubos escondidos na gaveta de lixo ou espalhados pela casa e pelo escritório.





Embora nunca seja demais ter desinfetante para as mãos na ponta dos dedos - especialmente porque os resultados do laboratório descobriram que os cabos das bombas dos postos de gasolina são um dos coisas mais germinativas você pode lidar com pesquisas separadas, diz carrinhos de supermercado têm mais bactérias do que banheiros públicos — seu estoque atual pode ter expirado. Mas todos esses desinfetantes para as mãos vencidos ainda são seguros para uso? E eles ainda funcionam? Antes de apertar o botão de pânico ao perceber a data de validade impressa na parte superior, traseira ou inferior da embalagem, continue lendo para saber como manusear o desinfetante para as mãos vencido.

Por que os desinfetantes para as mãos têm prazo de validade?

Desinfetante para as mãos é regulamentado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, e essa distinção exige que tenha uma data de validade. As datas de validade são determinadas pela estimativa dos fabricantes de quanto tempo levará para que o nível de ingredientes esterilizantes, como álcool etílico e isopropílico, em seus produtos caia abaixo de um nível. nível eficaz . Exigir essa data é a forma da agência garantir que os consumidores saibam quanto tempo o álcool do produto pode durar. matar germes causadores de vírus , poupando você do resfriado comum e norovírus , também conhecida como cólica estomacal. A data de validade do desinfetante para as mãos também permite saber se o produto pode efetivamente matar bactérias causadoras de doenças.

Mas aqui está o problema: o FDA não tem recomendação ou diretriz para definir uma data de validade, deixando essa tarefa exclusivamente para os fabricantes. No entanto, muitos seguiram a orientação da Organização Mundial da Saúde que diz que dois anos a partir da data de fabricação é um data de validade razoável para desinfetantes para as mãos.

O desinfetante para as mãos realmente expira?

A razão pela qual você não precisa de uma toalha para secar as mãos depois de borrifá-las com desinfetante para as mãos é a necessidade de uma data de validade para o desinfetante para as mãos. O álcool do desinfetante para as mãos evapora com o tempo quando exposto ao ar sempre que você abre a embalagem e também enquanto o frasco fica pendurado na bolsa, pois as embalagens não são totalmente herméticas. Isso diminui a eficácia do desinfetante para as mãos não utilizado no frasco, diz médico osteopata Lewis Jessey, DO , diretor médico da plataforma de telessaúde Leafwell. Deixar o desinfetante para as mãos em um local quente e ensolarado – como aqueles porta-copos que mencionamos – também pode acelerar a evaporação do álcool eliminador de germes.

Posso usar desinfetante para as mãos vencido?

Embora não seja perigoso usar desinfetante para as mãos vencido, o Dr. Jassey diz que ensaboá-lo pode deixar você com uma falsa sensação de segurança porque os produtos vencidos não oferecem o mesmo nível de proteção contra germes como produtos frescos.

O teste de cheirar é uma maneira rápida de saber se o seu desinfetante para as mãos vencido ainda é eficaz. Os especialistas da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Berkeley Lab dizem que não há problema em continuar usando desinfetante para as mãos vencido se ainda sentir um forte odor de álcool ou se ele ainda evaporar rapidamente.

E quanto ao desinfetante para as mãos que nunca foi aberto? Esse selo de fábrica reduz as chances de o álcool evaporar, diz Charles Gerba, PhD , microbiologista e professor da Universidade do Arizona. Contanto que esteja em um recipiente lacrado, não vejo problema.

Posso fazer alguma coisa para tornar o desinfetante para as mãos vencido mais eficaz?

Tentando reviver seu desinfetante para as mãos antigo ou vencido adicionando álcool isopropílico fazer isso (algo que muitas pessoas tentam) não é uma boa ideia. É o que diz o CDC, que explica que é improvável que se produza um desinfetante para as mãos eficaz. Um possível efeito colateral de despejar álcool em seu desinfetante para as mãos vencido: dermatite de contato, de acordo com um estudar publicado em Dermatite de contato . Irritação, ressecamento ou queimaduras na pele também podem ocorrer se você colocar acidentalmente álcool demais em seu frasco de desinfetante para as mãos, alerta o Dr. Jassey.

Também não é uma boa ideia combinar frascos de desinfetante para as mãos pela metade ou tentar prolongar a vida útil de um adicionando um esguicho de produto novo ao desinfetante para as mãos vencido. A razão? Isso também aumenta o risco de desenvolver irritação na pele, como dermatite de contato, dizem especialistas da FDA, que advertências contra misturar ou completar desinfetantes para as mãos vencidos.

Existem outros usos para o desinfetante para as mãos antigo?

Mesmo que seu desinfetante para as mãos favorito tenha expirado, ele ainda é útil para realizar uma variedade de tarefas domésticas.

Limpe seu carpete

O álcool presente no desinfetante para as mãos vencido o torna um ótimo limpador de manchas em carpetes, certos tecidos ou superfícies, diz Colin Matthiesen, especialista em marketing e garantia de qualidade da Limpadores de relações públicas no Canadá. Apenas lembre-se de fazer primeiro uma pequena área de teste, antes de borrifar desinfetante para as mãos em uma mancha grande.

Use-o como shampoo seco

Sem tempo para lavar e secar o cabelo? Sem problemas! Borrife um pouco de desinfetante para as mãos no cabelo e couro cabeludo e massageie as raízes e o cabelo, como um xampu de secagem rápida e fácil.

Limpe seus óculos

Chega de olhar o mundo através de lentes sujas! Use desinfetante para as mãos com no máximo Álcool isopropílico 70% para limpar impressões digitais, manchas e até spray de cabelo dos seus óculos.

Polir sua prata

Lembra daquelas peças de prata preciosas - mas agora manchadas - que você herdou de sua avó ou tia favorita? Os especialistas em Serviço de limpeza eMop , com sede em Londres, diz que esguichar algumas gotas de desinfetante para as mãos em um pequeno pano limpo pode proporcionar um polimento rápido e eficaz. Depois de brilhante, basta enxaguar com água, secar e… voilà !


Qual é a melhor maneira de se livrar do desinfetante vencido?

Uma coisa a nunca O que fazer é jogar o desinfetante para as mãos vencido no ralo ou no vaso sanitário, pois além de contribuir para a poluição da água, pode causar incêndios e até explosões em canos de água e esgotos. Se você ainda tiver desinfetante para as mãos vencido depois de tentar as ideias acima, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA diz vazio desinfetante para as mãos c recipientes podem ser jogadas na lixeira de reciclagem na calçada, mas as garrafas que não estão vazias devem ser levadas para um local de coleta de lixo doméstico perigoso. Você pode encontrar um perto de você aqui .

Que Filme Ver?