Se os olhos dos gatos são a janela para sua alma, então as orelhas de gato podem ser a janela para suas emoções. Especialistas dizem que orelhas de gatinho podem ser bastante reveladoras quando se trata do que o seu felino realmente é sentindo' lá no fundo. Agora que sabemos o que nossos gatos estão tentando nos dizer com suas caudas, dê uma olhada abaixo para ver o que ele ou ela está tentando lhe dizer com essas posições comuns das orelhas dos gatos.
Orelhas Avançadas
De acordo com Sociedade Humanitária dos Estados Unidos , esta posição da orelha significa que seu gato está interessado, alerta ou simplesmente feliz. Os gatinhos que são especialmente curiosos podem usar essa posição com frequência para que possam ouvir atentamente os sons que acontecem à sua frente. Você pode notar que seu animal de estimação tem orelhas voltadas para a frente enquanto brinca com seu brinquedo favorito ou talvez enquanto olha pela janela (era um pássaro?).
Orelhas para trás, laterais ou planas
Às vezes chamadas de orelhas de avião, essas posições ou qualquer combinação delas geralmente significam que seu gato está zangado, irritado ou assustado. De acordo com Gatos Internacional , um gato que está em modo defensivo normalmente deita as orelhas para baixo para proteger a cabeça. Enquanto isso, um felino agressivo geralmente mostra orelhas achatadas e torcidas – você poderá ver as pontas da parte de trás das orelhas de frente. De qualquer forma, isso é não a hora de pegar seu gato ou tentar aconchegar-se.
Orelhas giratórias
Este é um sinal de que seu gato está sendo extremamente atento, ouvindo todos os sons que pode e aproveitando ao máximo sua excelente audição. De acordo com Gato , as orelhas dos gatos têm mais de duas dúzias de músculos, o que lhes dá a capacidade de girar 180 graus para frente, para trás, para cima e para baixo. Então não se assuste se você ver isso acontecer! No entanto, você deve prestar atenção se as orelhas do seu gato começarem a tremer – embora isso geralmente seja apenas um sinal de nervosismo, espasmos persistentes podem indicar um problema médico que precisa da atenção de um veterinário.
Não importa o que os ouvidos do seu gato estejam fazendo, você definitivamente vai querer ouvir!