Aqui está o que aconteceu com Shirley Temple, a menina que salvou a América da Grande Depressão — 2024



Que Filme Ver?
 

Da perspectiva de 2020, parece muito difícil acreditar que há quase um século atrás havia uma garotinha que dançou, cantou e sorriu para entrar no coração da América e desempenhou um papel importante em fazer todos acreditarem que um dia melhor era chegando. Aquela garotinha era Shirley Temple e ela se tornou uma das maiores sensações da história do show business.





John Kasson, autor da biografia A menina que lutou contra a grande depressão: Shirley Temple e os Estados Unidos da década de 1930 , aponta que os anos trinta foram o início das pesquisas de opinião pública, que revelariam exatamente o que as pessoas queriam saber e, não surpreendentemente, como as pessoas reagiam comercialmente às coisas. Embora os números das bilheterias estivessem disponíveis, a grande revelação foi a identidade da criança que eles mais admiravam no mundo, que por acaso também era uma estrela do cinema.

RELACIONADOS: Relembrando Shirley Temple e seu marido sargento



“Shirley Temple não foi apenas a estrela de maior bilheteria do mundo por quatro anos consecutivos, mas também foi particularmente popular não só com as crianças, não apenas com as mulheres, mas também com homens com mais de 40 anos e com pessoas em áreas regionais fora das cidades , ”Kasson aponta. “Então ela teve um número fenomenal de seguidores e, em termos de reconhecimento de nome, ela era uma das pessoas mais famosas do mundo. Ela também era a criança mais mercantilizada, que fazia mais recomendações de produtos do que qualquer pessoa próxima a Mickey Mouse , de moda infantil a automóveis e campanhas publicitárias para coisas como a March of Dimes. Ela era a criança que outras meninas imitavam, formalmente em concursos de aparências e informalmente. As pessoas diziam coisas como, ‘Todos os dias eu me levantava e pensava‘ O que Shirley faria? ’Ou‘ Ela era minha melhor amiga e eu brincava com sua boneca '”.



Por que Shirley Temple é famosa?

Shirley Temple

(20th Century Fox Film Corp./courtesy Everett Collection)



O historiador da cultura pop Geoffrey Mark, que também é o autor de The Lucy Book e ELLA: uma biografia da lendária Ella Fitzgerald , musas, 'Não sei se Shirley Temple poderia ter se tornado uma estrela em qualquer outro momento que não a Depressão. Filmes eram ridiculamente baratos para entrar naquela época. Em alguns cinemas, custava um centavo ou um centavo por duas horas ou duas horas e meia, porque naquela época havia desenhos animados e temas curtos e às vezes uma conta dupla.

Shirley Temple

(Fox Film Corp. Todos os direitos reservados / Cortesia: Everett Collection)

“Isso permitiu que você evitasse não poder pagar o aluguel ou pensar na pergunta: 'Como vou comprar sapatos para meus filhos?' Ou no fato de não haver comida suficiente para o jantar”, acrescenta Mark . “Os filmes de Shirley, que acredito foram criados com amor por 20ºCentury Fox, deu às pessoas uma trégua de seus problemas, e nós éramos muito sociedade problemática naquele momento. E para uma criança muito pequena que se torna a sensação número um das bilheterias - bem, há crianças nos filmes quase desde que os filmes começaram. Não vou dizer que ela foi a melhor ou a mais conhecida, mas ela foi a melhor e a mais conhecida de sua época. E o dia dela era o momento em que imagens faladas eram realmente a coisa. É sobre isso que todos falaram no dia seguinte. Você sabe, ‘Oh, eu vi Shirley Temple em ...’ seja lá o que for. ”



shirley-templo-olhos brilhantes

(20th Century-Fox Film Corp. Todos os direitos reservados; Everett Collection)

Pergunta Kasson retoricamente: “Como podemos rastrear a popularidade dela? Quando ela nasceu em 1928, o nome Shirley era o décimo nome mais popular para meninas. Começou a aparecer em curtas-metragens a partir dos três anos. Poderíamos apenas dizer que ela era uma garotinha fofa fazendo recomendações, até Olhos brilhantes em 1934. Em 1935, Shirley era o segundo nome mais popular para meninas no país. Em seguida, ele permanece no topo pelo resto dos anos 30. A correlação é extraordinária. ”

A verdadeira questão, porém, é porque esta criança atingiu o nível de sucesso que ela alcançou. A busca de Kasson pela resposta a essa pergunta começou com o desenvolvimento da abordagem que ele estava adotando com seu livro.

Shirley Temple

(Coleção Everett)

“Comecei me perguntando como e por que os americanos se tornaram famosos por sorrir - algo que pessoas de outros países observam há muito tempo”, observa ele. “Pensei em escrever uma história do sorriso na América e sua relação com a ascensão da cultura de consumo moderna. Mas o assunto parecia flutuar como bolhas no ar, então decidi trazê-lo para a Terra estudando Shirley Temple, FDR, Bill ‘Bojangles Robinson’ e a Grande Depressão. Minha filha tinha assistido a muitos filmes de Shirley Temple quando criança, mas eu não prestei muita atenção a eles. Agora sim. ”

Como foi a infância de Shirley Temple?

Shirley Temple

(20th Century-Fox Film Corporation / cortesia Everett Collection)

Shirley Temple nasceu em 23 de abril de 1928, em Santa Monica, Califórnia, e foi o terceiro filho (dois meninos, John e George Jr. a precederam) da dona de casa Gertrude Temple e do banqueiro George Temple. De certa forma, você poderia dizer que Shirley estava destinada ao estrelato, com Kasson compartilhando: “Mesmo quando Shirley estava no útero, Gertrude sonhava que essa filha seria de alguma forma famosa como estrela de cinema ou algo assim. Ela a matriculou na Meglin’s Dance School localizada em Los Angeles, onde Judy Garland e suas irmãs foram. Era conhecido como um lugar de onde as crianças conseguiam empregos de modelo e oportunidades de palco e tela ”.

Shirley Temple

(20th Century Fox, cortesia Everett Collection)

Proclama Mark: “Shirley Temple era um gênio - não há outra palavra para descrevê-la. Você não pode Ensinar qualidade de estrela de alguém. Você não pode ensinar alguém como vender uma música ou como agir verdadeiramente. Você pode ensinar arte, mas precisa ter aquela coisa certa. Para ela ser capaz de fazer isso desde criança, usando fraldas ... ela é um gênio. ”

Shirley Temple

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

“Em sua autobiografia, Shirley disse como desde aquela época ela trabalhou todos os dias de sua infância”, interrompe Kasson. “Embora sua mãe e os publicitários de Hollywood enfatizassem como os filmes eram simplesmente uma encenação para Shirley, ela trabalhava duro - em muitos aspectos, uma criança trabalhadora, e a que ganhava mais no mundo. Mas ninguém realmente queria reconhecer esse fato, nem seus pais, nem a 20th Century Fox, nem mesmo Eleanor Roosevelt. Todos eles enfatizaram que ela estava simplesmente fazendo o que vinha naturalmente. ”

Seus primeiros anos

Shirley Temple

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

Enquanto Shirley frequentava o Meglin's, um diretor de elenco da Educational Pictures chamado Charles Lamont apareceu e imediatamente viu seu talento inerente e assinou um contrato quando ela tinha apenas 3 anos de idade em 1932. Sua primeira aparição foi com outras crianças em 10 - shorts de minuto conhecidos como Burlesks de bebê , que foram concebidos para parodiar acontecimentos recentes nas notícias e nos filmes. Desde o início, as pessoas reconheceram seu potencial.

Shirley Temple

(Shirley Temple em 1929; Coleção Everett)

“É claro que ela tinha um tremendo talento para dançar, mas precisava fazer aulas para isso”, diz Mark. “Ela teve que fazer aulas de canto. Ela teve que aprender a sincronizar os lábios - todas as partes técnicas do cinema. Que ela pudesse aprender isso nessa idade é incrível. Ela era uma esponja; ela apenas aprendeu tudo ao seu redor. E você a vê indo de assuntos curtos, onde ela está em fraldas, para esses grandes, grandes filmes onde ela é a estrela do show, provavelmente mais lembrada pelos filmes que ela fez com Bill Robinson, Bojangles. Foi enviada uma mensagem muito forte de que essa garotinha branca sapateava alegremente com um homem afro-americano na tela. Isso é enorme culturalmente naquela época. Ambos se saíram tão bem que você não pensa duas vezes sobre isso. Em mãos inferiores, isso não teria funcionado. ”

Shirley-Temple-Bill-Bojangles-Robinson

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

Kasson ressalta: “Sua descoberta veio em abril de 1934, o mês em que ela fez seis anos. A nação estava então nas profundezas da Grande Depressão. Embora FDR tivesse lançado seu New Deal um ano antes, empregos, salários e ânimo continuavam em baixa, e falava-se até em revolução. o Grande Depressão também dominou a indústria cinematográfica de Hollywood, que lutava por cobertura moral contra acusações de indecência de vários setores cívico, religioso e legislativo. Portanto, podemos dizer que Hollywood e a nação precisavam de Shirley como nunca antes. Ela recebeu apenas o sétimo faturamento em Levante-se e torça! , mas foi o primeiro filme que a tornou famosa. Pela primeira vez, o sorriso radiante de Shirley e a confiança serena cativaram o público. ”

Fazendo conexões

Shirley Temple

(20th Century Fox, TM e Copyright / Cortesia: Everett Collection)

Pode parecer um exagero, mas havia algo nos sorrisos e atuações de Shirley Temple que parecia fazer uma conexão genuína com a abordagem do então presidente, Franklin Delano Roosevelt.

Shirley-Temple-in-1929

(Coleção Everett)

“Roosevelt identificou o duplo caráter da Grande Depressão como tanto econômico e emocional ”, observa Kasson,“ quando disse em seu primeiro discurso de posse: 'A única coisa que devemos temer é o próprio medo'. Antes que pudesse fazer qualquer coisa substantiva para reavivar a economia, ele teve que inspirar uma nova confiança e ânimo - algo seu antecessor, Herbert Hoover, era notoriamente incapaz de fazer. FDR fez um sorriso radiante na cara de sua administração e assegurou às pessoas que uma mudança positiva estava por vir. Filme inovador de Shirley, Levante-se e torça! , atrelou-se à estrela de FDR, mostrando como o entretenimento poderia ajudar a levantar o clima nacional de medo e melancolia e acabar com a Grande Depressão. Praticamente da noite para o dia, seu sorriso se tornou tão famoso quanto o de FDR. Quando eles finalmente se encontraram na Casa Branca em 1938, FDR perguntou a ela: ‘Por que você não está sorrindo? Achei que você fosse famoso por seu sorriso. 'Ela estava mantendo os lábios no lugar, explicou, porque acabara de perder um dente. '

Shirley-Temple-1929

(Coleção Everett)

Ele elabora: “Ela fez mais de 20 longas-metragens nos anos 1930, e em cada um deles sua tarefa era a cura emocional. Ela suavizou especialmente os corações das figuras paternas e avós e restaurou-os ao que tinham de melhor. Em meio à escuridão, ela encorajou todos a continuarem no lado bom da vida. Além disso, como Shirley geralmente não tinha um ou ambos os pais em seus filmes, a questão principal era quem a adotaria? Quem vai cuidar dela? Ela convidou os espectadores a levá-la aos seus corações. Ela é vista, é claro, como o epítome de um natural e as pessoas fizeram a equação entre a pessoa que viram na tela e a pessoa que imaginaram que ela era. Todo mundo é mais complicado do que seus papéis no cinema. ”

Por que Shirley Temple recusou ‘O Mágico de Oz’?

Shirley Temple

(20th Century Fox Film Corp / Coleção Everett)

Shirley foi a estrela de maior bilheteria do mundo por quatro anos consecutivos, de 1935 a 1938 e, como observado, também foi a celebridade a endossar a maioria dos produtos para crianças e adultos. “Ela transformou a moda infantil”, afirma Kasson, “popularizando um visual infantil, incluindo versões Big Sister, para meninas de até 12 anos. A Ideal Novelty and Toy Company começou a fabricar bonecas Shirley Temple em outubro de 1934 e logo respondiam por quase um terço de todas as bonecas vendidas no país. Ela plugou cereais matinais, jogos de brinquedos, vestidos, sapatos, quebra-cabeças e jogos, rádios do tamanho de armários grandes e até carros caros. Ela se tornou a consumidora infantil modelo que nenhum pai poderia negar. ”

shirley-templo-e-shirley-templo-boneca

(Coleção Everett)

Apesar de tudo isso, Mark aponta que o maior problema de Shirley era o fato de que ela estava envelhecendo e todas as tentativas de mantê-la enrolada não podiam mudar esse fato. Havia falado dela estrelar como Dorothy Gale em 1939 O feiticeiro de Oz , que teria sido, observa ele, o projeto de levá-la à puberdade e permitir que ela crescesse um pouco.

Shirley-Temple-Walt-Disney

Walt Disney recebendo um grande e sete pequenos prêmios da Academia por SNOW WHITE E OS SETE DWARFS por Shirley Temple em 1939 (Coleção Everett)

“Simplesmente nunca aconteceu”, diz ele. “A Fox e a MGM não chegaram a um acordo sobre os termos. Eu acredito em 20ºA Century Fox teve os primeiros direitos sobre o livro, deixou passar, a MGM o comprou, não conseguiu levar Shirley para o estúdio e girou o filme em torno de Judy Garland. E agora Judy Garland se tornou a estrela infantil número um do país. Quando mágico de Oz hit, a carreira de Shirley mudou. À medida que você via Mickey Rooney e Judy Garland e Donald O’Connor, Jackie Cooper e outras estrelas infantis, quando começamos a entrar na Segunda Guerra Mundial e sair da Depressão, os filmes de Shirley se tornaram antiquados. E, como descobrimos, embora Shirley absolutamente pudesse atuar, ela não era a atriz Judy Garland ou Mickey Rooney. ”

Shirley-Temple-Mickey-Rooney-Judy-Garland

Shirley Temple, Mickey Rooney e Judy Garland (coleção Everett)

Detalhes Kasson, “[o chefe da Fox] Daryl Zanuck sabia que se eles abandonassem o que poderíamos chamar de fórmula de Shirley Temple, e os filmes está bastante formal, eles não fariam bem. Mas se eles jogassem a fórmula corretamente, as pessoas diriam: 'Oh, é apenas o mesmo velho, o mesmo de sempre', o que algumas pessoas fizeram. Eles tentaram cantar menos, digamos, Wee Willie Winkie , e mais atuação, e não funcionou tão bem. No final dos anos 30, Gertrude está essencialmente dizendo que Daryl Zanuck não sabe fazer fotos, mas ela sabe. Ele fez sabe fazer fotos. Ele era muito bom nisso, mas posso ver quais eram as frustrações dela. ”

Shirley Temple

Templo de Shirley em 1941 (coleção de Everett)

“Conforme ela envelhecia”, admite Mark, “ela não era mais uma estrela de verdade. Para a sorte dela, ela se tornou uma jovem muito bonita quando adolescente, que sabia lidar bem com a comédia. Que sabia fazer bem uma cena dramática, mas ela não era mais a estrela do show. Ela estava interpretando a filha da estrela ou uma irmã mais nova. Ela fez bem, mas não era um filme de Shirley Temple. Foi um filme com Shirley Temple. ”

Shirley Temple

(Coleção Everett)

E quando se tratava de seus filmes da década de 1940, embora existam algumas pessoas que realmente gostem deles, Kasson os acha um pouco cansativos e alguns até mesmo constrangedores: “Em alguns deles, o tema do flerte infantil com os homens, o jeito ela está curando homens emocionalmente; figuras de avô e figuras de pai e juntando pessoas e jogando Cupido para casais e curando corações partidos e políticas ainda mais amplas - em Wee Willie Winkie ela essencialmente resolve a crise da fronteira na Índia e cura a Guerra Civil. Na década de 1940, o tema dos relacionamentos inadequados com homens adultos torna-se mais evitado. Tudo começa a deixá-lo um pouco desconfortável. ”

O sucesso pode ser um veneno

Shirley-Temple-Gertrude-Temple

Shirley com sua mãe, Gertrude (coleção Everett)

E enquanto sua carreira no cinema estava desacelerando, havia uma série de questões fermentando nos bastidores, muitas delas relacionadas à psicologia do efeito que seu sucesso estava tendo na dinâmica familiar. Kasson disse: “Shirley Temple realmente precisa ser entendida como parte de uma equipe, especialmente nos anos 30. E a equipe está com sua mãe e sua mãe é sua treinadora, sua cabeleireira, sua agente, em alguns aspectos não oficialmente sua agente e assim por diante. Eles trabalham juntos e o vínculo emocional entre eles é muito forte. Eu não acho que você precisa ir muito fundo em sua psicologia para dizer que existe uma espécie de vínculo narcisista. Se seu filho faz algo bem, é difícil separar isso de você fazer bem ou permitir que suas próprias frustrações se manifestem em seu filho. Sua mãe certamente tinha isso, com Shirley Temple dizendo que ela era o projeto favorito de sua mãe.

shirley-templo-george-templo-gertrude-templo

Shirley com seus pais, George e Gertrude (coleção Everett)

“Mas enquanto isso”, continua ele, “George, o pai dela, era um banqueiro que se tornou gerente de marca principalmente por causa da filha, mas era uma espécie de frontman com quem as pessoas abriam uma conta porque ele era o pai de Shirley Temple . Na verdade, havia uma placa no banco que dizia: ‘Conheça o pai de Shirley Temple’. Ele acabou saindo do emprego e essencialmente de sua carreira, porque ele estava realmente na sombra dela e isso é emocionalmente difícil ”.

Síndrome de Child Star

Shirley-Temple-John-Agar

Shirley com o primeiro marido John Agar (coleção Everett)

E com tudo isso, Shirley também se casou com o ator de cinema John Agar em 1945, com quem teve sua filha, Linda Susan. Mas não foi uma união feliz com os dois se divorciando em 1949 e Shirley recebendo a custódia de Linda.

shirley-templo-george-templo-gertrude-templo

Shirley com os pais em 1956 (coleção Everett)

Kasson observa, “Diana Serra Cary, que era conhecida como Baby Peggy, foi uma grande estrela do cinema mudo de 1921 a 1923. Ela morreu no início deste ano aos 101 anos. Ela, mais do que qualquer outra estrela da época, escreveu com muita sensibilidade sobre o dilema das estrelas infantis e suas famílias, incluindo o quão emocionalmente prejudicial isso pode ser, porque a estrela infantil também é uma criança trabalhadora. Também podemos dizer que ela está atendendo às necessidades emocionais de sua própria família, bem como às necessidades materiais. No caso de Shirley Temple, ela está fazendo isso em várias frentes. Ela deve animar as pessoas, mas também manter a família à tona. Ela é a criança com o toque de Midas e esse é um tipo de poder que é muito desestabilizador na economia política e psicológica da família.

shirley-templo-e-crianças

Shirley Temple com seus três filhos, a partir da esquerda: Susan Agar, Lori Black, Charles Black Jr. em 1956 (Coleção Everett)

“Ela estava descendo a carreira da ex-estrela infantil: primeiro casamento desastroso, uma derrota em seus filmes no final dos anos 40, seu marido John Agar era abusivo com ela, porque ele se ressentia de sua proeminência e assim por diante. Ele estava bebendo, sendo mulherengo e agredindo-a fisicamente. E então ela conheceu Charles Black, que disse que nunca tinha visto um filme de Shirley Temple. Ela gostou disso, assim como do fato de ele ser alto e bonito, um herói de guerra. '

shirley-templo-e-família

Shirley Temple, Charles Black e seus filhos (coleção Everett)

Shirley conheceu o oficial da Inteligência da Marinha da Segunda Guerra Mundial e ganhador do Silver Star, Charles Alden Black, em janeiro de 1950, os dois se casando em dezembro daquele ano. De certa forma, Black a ajudou a ter um pouco mais de controle em sua vida, começando por fazê-la investigar o quanto ela valia com todos aqueles filmes de sucesso (para constar, ele era rico, então não era como se ele fosse um garimpeiro).

‘Shirley Temple Storybook’

livro de histórias de shirley-templo

(Coleção Everett)

“Depois que ela se casou”, comenta Mark, “passamos um longo período em que Shirley não está trabalhando no show business. Mas então ela teve uma espécie de renascimento de si mesma na televisão. A NBC deu a ela o que era basicamente um programa infantil. Livro de histórias de Shirley Temple foi filmado em vídeo em cores, contando basicamente histórias infantis, onde Shirley era a apresentadora e narradora. E de vez em quando ela desempenhava um papel. Eles têm pessoas maravilhosas com quem trabalhar. Os shows foram muito bem produzidos. Mas Shirley não podia ... mesmo nas aberturas e encerramentos do show, aqui estava uma mulher muito bonita, mas absolutamente adulta, não uma adolescente, uma mulher adulta, mas ela estava olhando para a câmera com os olhos arregalados de uma menina ainda. Ela ainda estava interpretando Shirley Temple. Ela não se tornou uma mulher madura diante das câmeras, como Judy Garland fez. Judy Garland não disse suas falas em seus filmes posteriores da maneira que fez quando era adolescente na MGM. Shirley parecia estar um pouco presa. Trabalhou muito, profissionalmente, mas o que era genial para uma criança de seis ou sete anos não se espera de uma pessoa adulta. ”

Shirley Temple

Shirley Temple, presidente nacional da Multiple Sclerosis Society, 1960 - seu irmão sofria de esclerose múltipla (coleção Everett)

“Acontece que seu pai, George, investiu seu dinheiro e os investimentos não foram bem”, detalha Kasson. “Charles Black diz:‘ Ela realmente precisa saber quanto dinheiro ela tem ’. Ela tem 22 anos quando descobre que basicamente tem cerca de três centavos para cada dólar que ganha. Que ela só revela em sua autobiografia depois que seu pai está morto. Eles fizeram maus investimentos, e você pode dizer que, se você é pai de uma estrela infantil, você tinha que se vestir para o papel e viver a vida e isso era caro. Mesmo depois que a chamada Lei Jackie Coogan foi aprovada, eles supostamente colocariam parte da renda da criança em uma conta de administrador, mas George simplesmente parou de fazer isso. Ele não tinha dinheiro e havia alguma confusão entre o que era o dinheiro dela e o dinheiro da família. ”

Diplomacia

shirley-temple-vice-president-richard-nixon

Ex-atriz infantil Shirley Temple Black com o vice-presidente Richard Nixon. Nixon estava anunciando as bolsas de estudo da campanha MS Hope Chest para pesquisa de esclerose múltipla em 14 de junho de 1960. (Coleção Everett)

Shirley, ressalta Kasson, acabou indo além do show business, envolvendo-se mais na criação dos filhos e em várias atividades filantrópicas. Na década de 1960, ela entrou nos círculos republicanos e desenvolveu um interesse pela diplomacia.

“Ela teve uma educação medíocre”, diz ele. “Ela foi para a Westfield School for Girls e tinha muitas lacunas em seu conhecimento e não fez faculdade. Mas todos disseram que ela se informava, então as pessoas subestimariam o quanto ela sabia. Ela se informava muito diligentemente, trabalhava muito e era inteligente. Acho que ela teve mais orgulho de sua vida posterior por ser diplomata do que por ser uma estrela infantil. Ela estava orgulhosa do trabalho que fez, mas não se enterrou nisso da mesma forma que tantas pessoas o fizeram. Ela gostava de dizer que esteve nas relações públicas o dobro do tempo que foi atriz.

Shirley Temple

A candidata ao Congresso Shirley Temple Black (centro) visitando os senadores George Murphy da Califórnia (à esquerda) e Everett Dirksen de Illinois em Washington D.C. em 1967 (Coleção Everett)

“Você pode perguntar, o que ela foi educada para fazer além de ser uma atriz? E a resposta é ser diplomata. Ela foi diplomata por 20ºCentury Fox. Apenas pense nisso. Eleanor Roosevelt veio, ela quer conhecer Shirley Temple. Os dignitários vêm e quem eles querem ver? Shirley Temple. É como Khrushchev querendo ir para a Disneylândia. As pessoas que vinham para os Estados Unidos queriam conhecer Shirley Temple. ”

Shirley Temple

Shirley Temple Black, entrando em uma cabine de votação enquanto concorre para a cadeira no Congresso pelo 11º distrito da Califórnia, 14 de novembro de 1967 (Arquivos CSU / Cortesia Everett Collection)

Embora Shirley tenha fracassado no Congresso em 1967, seus esforços chamaram a atenção de Henry Kissinger e, por sua vez, o presidente Richard M. Nixon a nomeou delegada da 24ª Assembleia Geral das Nações Unidas de setembro a dezembro de 1969. Depois, de 1974 até 1975, ela foi feita embaixadora dos Estados Unidos em Gana pelo presidente Gerald R. Ford. Tornada a primeira mulher Chefe de Protocolo dos Estados Unidos de 1976 a 1977, ela foi encarregada dos preparativos para a posse do presidente Jimmy Carter e o baile inaugural. Finalmente, de 1989 a 1992, o presidente H.W. Bush a nomeou embaixadora dos Estados Unidos na Tchecoslováquia.

shirley-temple-charles-black

Shirley Temple, à esquerda, e seu segundo marido, Charles Black, fora da ONU, após ter sido nomeada delegada na 24ª Assembleia Geral das Nações Unidas, 1969 (Coleção Everett)

“Não é um grande esforço, não acho, que ela tenha entrado no serviço público”, diz Mark. “Toda uma geração de pessoas cresceu com ela, admirava seus filmes e confiava nela. E embora seus encantos possam não ter mais aparecido de verdade na câmera, ela aprendeu a ser um ser humano muito charmoso - o que era ótimo para o trabalho do governo. Ela não foi a primeira embaixadora mulher, mas entendo que foi uma boa embaixadora. Ela fez muito bem. Acho que ela se saiu tão bem com isso quanto com todos aqueles filmes. ”

Shirley Temple

O ex-presidente da Assembleia Geral da ONU Angie Brooks da Libéria, a delegada dos EUA Shirley Temple Black, São Francisco, 26 de junho de 1970 (Coleção Everett)

Entre essas atribuições, em 1972, quando tinha 44 anos, Shirley foi diagnosticada com câncer de mama. O tumor foi removido e ela foi submetida a uma mastectomia. Apesar do fato de que na época o câncer era o tipo de coisa que não era discutido abertamente, ela sentiu a necessidade de conscientizar o público sobre a doença. Louvado seja Mark, “Quando ela tinha câncer, ela estava muito público sobre isso. Ela queria dizer a outras mulheres: ‘Olha, isso pode acontecer com qualquer pessoa, está acontecendo comigo. Olha, eu posso passar por isso, você também pode. Olha, eu sobrevivi, você também pode. 'Tenho grande respeito por isso. '

Com que idade Shirley Temple morreu?

Shirley Temple

Shirley Temple Black em seu escritório, 1976 (Coleção Everett)

Shirley permaneceu casada com Charles Alden Black até sua morte em 2005 de complicações de uma doença da medula óssea; eles estavam casados ​​há 54 anos. Ela mesma morreu em 10 de fevereiro de 2014, aos 85 anos de DPOC - os fãs não saberiam porque ela o escondeu das câmeras, mas Shirley fumou durante toda a vida.

Shirley Temple

Shirley Temple em 2006 (Paul Smith / Featureflash)

“Após a morte dela”, Kasson aponta, “as pessoas diziam coisas como se tivessem perdido o melhor amigo. Houve uma identificação das pessoas que a observavam quando criança e ainda sentiam essa conexão. As pessoas que nasceram depois dela queriam ser como ela. Oprah Winfrey, nascida depois dela, queria ser como Shirley Temple, que também fala sobre a política racial disso. Shirley Temple cruzou raça e classe. Eu fiz uma entrevista para a BBC e a mulher que me ajudou disse que ela cresceu na Irlanda e costumava olhar pela janela e sonhar que de alguma forma poderia ser uma estrela como Shirley Temple, e ela tinha cerca de 30 anos, nascida em década de 1980. É incrível como a celebridade afeta a vida das crianças e se estende até mesmo à vida adulta. ”

Shirley Temple

(Coleção Everett)

Poderia haver um Templo Shirley nos dias de hoje? Kasson, por exemplo, não pensa assim. “Hoje vivemos em uma época de saturação de celebridades”, encerra. “Mas nenhuma celebridade pode esperar chamar a atenção de tantas pessoas ao mesmo tempo como fazia Shirley Temple oitenta anos atrás. Ela ganhou a atenção do público durante a era de ouro do sistema de estúdio de Hollywood, muito antes de os multiplexes dividirem o público do cinema em nichos de mercado, e ela falou para um grande público familiar de uma maneira impossível de se alcançar hoje. Ao mesmo tempo, ajudou a preparar o caminho para a moderna sociedade de consumo, na qual as celebridades desempenham um papel tão indispensável. O tempo todo, o caráter intocado de Shirley assegurou aos pais que gastar indulgentemente era bom para seus próprios filhos. Shirley liberou os cordões da bolsa da nação, mesmo enquanto dedilhava suas cordas do coração, e ela se tornou uma parte inesquecível da história. ”

Role para baixo para ver a maravilhosa carreira cinematográfica de Shirley Temple.

1. ‘War Babies’ (1932 Baby Burlesks)

São crianças agindo como adultos. Tão fofo nos anos 1930, estranho nos anos 2020. As crianças - incluindo Shirley - estão em um café. Ela dança e diverte dois meninos, que competem entre si por seu afeto.

shirley-temple-war-bebês

(Coleção Everett)

2. ‘The Red-Haired Alibi’ (1932)

Shirley é coadjuvante no modo de papel aqui, já que o foco está em uma mulher que deixa um mafioso que a persegue, e ela acaba atirando e matando ele. Disney, não é.

álibi de shirley-templo-do-ruivo

(Coleção Everett)

3. ‘Merrily Yours’ (curta-metragem de 1933)

Sonny Rogers (Frank Coghlan Jr.) quer ter um encontro, mas primeiro, ele tem que fazer a irmãzinha Mary Lou (Shirley) dormir. Pouco provável!

shirley-temple-merrily-seu

(Coleção Everett)

4. ‘Out All Night’ (1933)

Confira esta descrição da IMDb: “Um‘ filhinho da mamãe ’se apaixona por uma solteirona que cuida de crianças no berçário de uma loja de departamentos. Shirley é uma dessas crianças. ”

Shirley-Temple-1933

(Universal Pictures)

5. ‘To the Last Man’ (1933)

Um faroeste, anteriormente feito como um filme mudo, estrelado por Randolph Scott e Esther Ralston. Eles meio que trabalharam Shirley nisso, sabendo que tinham algo especial com ela.

6. ‘Pardon My Pups’ (curta-metragem de 1934)

Outro curta-metragem com foco em Sonny Rogers de Frank Coghlan Jr. e Mary Lou Rogers de Shirley. Desta vez, a história é sobre Sonny querendo uma motocicleta em seu aniversário, mas, em vez disso, ganhando um cachorro.

shirley-templo-perdão-meus-filhotes

(Coleção Everett)

7. ‘Managed Money’ (curta-metragem de 1934)

Mary Lou (Shirley) tenta ajudar seu irmão Sonny (Frank Coghlan, Jr.) a juntar dinheiro suficiente para que ele possa ir para a academia militar.

Shirley-Temple-managed-money

(Coleção Everett)

8. ‘The Hollywood Gad-About’ (curta-metragem de 1934)

Um desfile para o Screen Actor’s Guild com várias estrelas, incluindo Shirley. O colunista de fofocas Walter Winchell atua como mestre de cerimônias.

shirley-temple-the-hollywood-gad-about

(Coleção Everett)

9. ‘Stand Up and Cheer!’ (1934)

O Secretário de Diversões enfrenta lobistas políticos que tentam impedi-lo de cumprir as funções que lhe foram atribuídas pelo presidente Franklin Roosevelt para levar alegria ao público durante a Grande Depressão. Shirley interpreta uma personagem chamada Shirley Dugan.

shirley-temple-stand-up-and-cheer

(20th Century-Fox Film Corp./courtesy Everett Collection)

10. ‘Change of Heart’ (1934)

Outra pequena parte de Shirley em um filme sobre quatro universitários que voam para Nova York em busca de emprego.

shirley-templo-mudança-de-coração

(Fox Film Corporation)

11. ‘Little Miss Marker’ (1934)

Um corretor de apostas chamado Sorrowful Jones (Adolphe Menjou) recebe um IOU pago a ele na forma de uma garotinha chamada Marthy “Marky” Jane. De 2020, outro que soa meio assustador.

shirley-temple-little-miss-marker

(Coleção Everett)

12. ‘Agora vou contar’ (1934)

Ainda muito dramático com Shirley em um papel de fundo como Mary Doran. O foco principal é em um jogador (Spencer Tracy) que está fora de controle e a esposa (Helen Twelvetrees) ameaçando deixá-lo.

estridente-templo-spencer-tracy-agora-mal-dizer

(20th Century Fox Film Corporation, TM e Copyright / cortesia Everett Collection)

13. 'Baby Take a Bow' (1934)

Suspiro. Outra história dramática sobre um casal de ex-presidiários tentando se endireitar, mas sem conseguir. Shirley interpreta mais uma Shirley.

shirley-temple-baby-take-a-bow

(20th Century Fox Film Corp. Todos os direitos reservados. Cortesia: Everett Collection)

14. ‘Now and Forever’ (1934)

Coisas estão melhorando! Gary Cooper interpreta o “vigarista” Jerry Day com Carole Lombard como sua namorada, Tony Carstairs Day, e Shirley como sua filha, Penelope “Penny” Day. Ao descobrir que ela mora com a família de sua esposa desde sua morte, ele decide acolher Penélope.

shirley-templo-agora-e-para sempre

(Coleção Everett)

15. ‘Bright Eyes’ (1934)

Em seu primeiro papel principal, Shirley interpreta Shirley Blake, uma menina órfã que vive com uma família esnobe, que você sabe que ela vai mudar no final. Enquanto tudo isso acontece, seu padrinho luta para obter a custódia dela.

shirley-templo-olhos brilhantes

(20th Century-Fox Film Corp. Todos os direitos reservados / cortesia Everett Collection)

16. ‘The Little Colonel’ (1935)

Uma filha e seu pai se desentendem após a Guerra Civil e ela sai de casa. Retornando vários anos depois com sua filha (Shirley) a reboque, é apenas uma questão de tempo até que a criança seja capaz de derreter o coração de seu avô.

shirley-temple-the-little-coronel

(20th Century Fox Film Corp./courtesy Everett Collection)

17. ‘Our Little Girl’ (1935)

A separação de seus pais resulta na jovem Molly Middleton (Shirley) fugindo de casa, o que pode ser o que os unirá novamente.

shirley-templo-nossa-garotinha

(20th Century Fox Film Corp./courtesy Everett Collection)

18. ‘Curly Top’ (1935)

Edward Morgan (John Boles) pretende adotar a jovem Elizabeth Blair (Shirley) e sua irmã mais velha Mary (Rochelle Hudson), mas começa a desenvolver sentimentos por Mary. Uh ... ok.

shirley-temple-cury-top

(20th Century Fox Film Corp. Todos os direitos reservados. Cortesia: Everett Collection)

19. ‘The Littlest Rebel’ (1935)

Quando sua família é capturada durante a Guerra Civil, a pequena Virgie Cary (Shirley) e “Bojangles” Robinson (Bill Robinson) pedem ajuda ao presidente Abraham Lincoln (Frank McGlynn Sênior).

Shirley-Temple-the-Littlest-Rebelde

(20th Century Fox Film Corp./courtesy Everett Collection)

20. ‘Capitão Janeiro’ (1936)

Seus pais se afogaram, a pequena Star (Shirley) foi levada por um faroleiro, mas agora um oficial evasivo insiste que ela seja mandada para um colégio interno.

Shirley-Temple-Capitain-Janeiro

(20th Century Fox Film Corp / cortesia Everett Collection)

21. ‘Poor Little Rich Girl’ (1936)

Enquanto viaja para a cidade grande, a pequena Barbara Barry é separada de seus pais e cuidada por duas pessoas de baixo desempenho que passam a acreditar que Barbara pode ser a resposta para seus problemas. Também estrelado por Jack Haley, a apenas alguns anos de interpretar o Homem de Lata em O feiticeiro de Oz .

shirley-templo-pobre-menina-rica

(20th Century Fox Film Corp./courtesy Everett Collection)

22. ‘Dimples’ (1936)

Trabalhando de mãos dadas com seu avô pequeno (Frank Morgan, que partirá para ser o Mágico três anos depois em O feiticeiro de Oz ), Dimples Appleby entretém as pessoas na rua enquanto ele faz suas coisas. Ao descobrir o que está acontecendo, uma mulher rica pode ajudar Dimples a escapar da vida que ela está levando.

shirley-templo-frank-morgan-covinhas

(20th Century Fox Film Corp./courtesy Everett Collection)

23. ‘Clandestino’ (1936)

Definitivamente, há uma fórmula para esses filmes: Barbara Stewart (eventualmente chamada de 'Ching-Ching') se perde em Xangai e é levada pelo playboy americano Tommy Randall (interpretado por Robert Young, que iria estrelar O pai sabe melhor e Marcus Welby, M.D. ) e namorada Susan Parker (Alice Faye).

passageiro clandestino de shirley-templo

(20th Century Fox-Film Corporation, Copyright / cortesia Everett Collection)

24. ‘Wee Willie Winkle’ (1937)

A jovem Priscilla Williams (Shirley) se encontra no meio de uma rebelião contra a coroa indiana no início do século XX.

shirley-temple-wee-willie-winkle

(20th Century-Fox Film Corporation, Copyright / cortesia Everett Collection)

25. ‘Heidi’ (1937)

Não é uma vida fácil para a pobre Heidi (Shirley), que primeiro é enviada para viver com seu avô mal-humorado (Adolph Kramer) nas montanhas e depois é levada novamente para servir como “amiga” de uma menina ferida que recebeu o nome de “ Anna cega ”(Helen Westley).

Shirley-Temple-Heidi

(20th Century Fox Film Corp. Todos os direitos reservados / Cortesia: Everett Collection)

26. ‘Rebecca of Sunnybrook Farm’ (1938)

Rebecca Winstead (Shirley) está morando com sua tia severa que é fervorosamente contra o show business, mas o vizinho da mulher, Anthony Kent (Randolph Scott), é um caçador de talentos que tenta ajudar o jovem de qualquer maneira.

shirley-temple-rebecca-of-sunnybrook-farm

(20th Century-Fox Film Corporation / cortesia Everett Collection)

27. ‘Little Miss Broadway’ (1938)

Um órfão (você adivinhou, é Shirley) é provisoriamente adotado pelo gerente de um hotel habitado por pessoas do show business. O problema é que o dono do hotel não dá importância a animadores e, pior ainda, quer que a criança, Betsy Brown, volte ao orfanato. Jimmy Durante co-estrela.

shirley-temple-jimmy-durante-little-miss-broadway

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

28. ‘Just Around the Corner’ (1938)

Shirley aparece ao lado de Bert Lahr (seu terceiro futuro mágico de Oz estrela) neste filme. Ela interpreta uma filha que tenta ajudar o pai a realizar seu sonho de um projeto de remoção de favelas. Bill “Bojangles” Robinson está de volta.

shirley-temple-bert-lahr-ao virar da esquina

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

29. ‘A pequena princesa’ (1939)

Quando seu pai vai para a guerra, Sara Crewe (Shirley) acaba em um seminário para meninas, e quando chega a notícia de que ele foi morto, ela se transforma em uma serva.

shirley-templo-a-princesinha

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

30. 'Susannah of the Mounties' (1939)

Desta vez, o nome da órfã é Susannah Sheldon (Shirley), cujos pais foram assassinados em um ataque indígena encenado no oeste canadense. Um mountie e sua esposa a acolhem (muitas pessoas estão dispostas a acolhê-la ao longo dos anos) e depois Susannah o salva de ser queimado na fogueira.

Shirley-Temple-Susannah-of-the-Mounties

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

31. ‘The Blue Bird’ (1940)

Nesta fantasia, Mytyl e Mummy Tyl procuram o Pássaro Azul da Felicidade viajando do presente para o passado e o futuro.

shirley-temple-the-blue-bird

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

32. ‘Jovens’ (1940)

Uma família do showbiz, incluindo Shirley’s Wendy, tenta retornar à vida normal, embora fiquem surpresos ao descobrir que as pessoas não estão felizes em tê-los. Uma terrível tempestade se abate sobre a cidade, e o que a família faz em resposta muda sua opinião. Este foi o último filme de Shirley sob seu contrato com a 20th Century Fox.

shirley-temple-young-people

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

33. ‘Kathleen’ (1941)

Um infeliz de 12 anos de idade fantasia ter uma família perfeita, embora as coisas não pudessem estar mais longe da verdade.

Shirley-Temple-Kathleen

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

34. ‘Miss Annie Rooney’ (1942)

Quando um menino rico a convida para sua festa de aniversário, uma adolescente pobre (Annie Rooney de Shirley) fica apavorada, até que amigos e familiares se reúnem para lhe dar um vestido adequado.

Shirley-Temple-Miss-Annie-Rooney

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

35. ‘Since You Went Away’ (1944)

Com o marido em guerra, uma mulher é forçada a cuidar de suas filhas e de um casal de inquilinos que recentemente se tornaram residentes em sua casa. Para este filme, o papel de Shirley é consideravelmente menor do que antes, um sinal da mudança dos tempos.

shirley-templo-desde-você-foi-embora

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

36. ‘I’ll Be Seeing You’ (1944)

Joseph Cotten interpreta um soldado que voltou da guerra sofrendo de fadiga de combate e conhece uma mulher (Ginger Rogers) enquanto ela está de folga da prisão para o Natal, com o romance se desenvolvendo entre eles. Papel de apoio para Shirley.

shirley-templo-mal-estar-vendo-você

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

37. ‘Kiss and Tell’ (1945)

Romance entre dois adolescentes leva a grandes conflitos entre suas duas famílias.

shirley-templo-beije-e-diga

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

38. ‘Lua de mel’ (1947)

Viajando para a Cidade do México, o filme mostra as desventuras de uma noiva e do noivo, Barbara Olmstead (Shirley) e David Flanner (Franchot Tone).

shirley-templo-lua de mel

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

39. ‘The Bachelor and the Bobby-Soxer’ (1947)

A estudante Susan Turner (Shirley) desenvolve sentimentos românticos por um artista playboy chamado Dick Nugent (Cary Grant). Parece lascivo, mas é uma comédia.

shirley-temple-cary-grant-the-bachelor-and-the-bobby-soxer

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

40. ‘That Hagen Girl’ (1947)

Um drama sobre a estudante universitária Mary Hagen (Shirley) descobrindo que seus pais podem não ser quem ela pensa que são. Também estrelando o futuro Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.

shirley-temple-that-hagen-girl

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

41. ‘Fort Apache’ (1948)

Neste faroeste, John Wayne estrela como o capitão Kirby York, com Henry Fonda como o tenente-coronel Owen Thursday e Shirley como Philadelphia Thursday. É tudo sobre o conflito entre os soldados em Fort Apache.

Shirley-Temple-Fort-Apache

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

42. ‘Sr. Belvedere vai para a faculdade '(1949)

Clifton Webb é Lynn Belvedere, que não receberá um prêmio honorário a menos que se gradue na faculdade. Ele frequenta um em que conhece a gentil Ellen Baker Ashley (Shirley) e o cruel Avery Brubaker (Alan Young, que viria a estrelar em Senhor ed ) que faz da vida de Lynn um inferno.

shirley-temple-mr-belvedere-go-to-college

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

43. ‘Adventures in Baltimore’ (1949)

Dinah Sheldon (Shirley) é filha do ministro Dr. Sheldon (Robert Young) e de alguma forma se envolveu inadvertidamente em um escândalo.

shirley-temple-adventure-in-baltimore

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

44. ‘The Story of Seabiscuit’ (1949)

Após a morte de seu irmão, um tio e sua sobrinha (Shirley) viajam para a América para escapar da dor. Ele acaba trabalhando com puros-sangues em Kentucky, enquanto ela se vê romanticamente atraída pelo jóquei Ted Knowles (Lon McCallister).

shirley-temple-the-story-of-seabiscuit

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

45. ‘A Kiss for Corliss’ (1949)

A adolescente Corliss Archer (Shirley) tem uma queda pelo mais velho Kenneth Marquis (David Niven) e quando ela o descreve como seu namorado, a palavra começa a se espalhar. Este seria o filme final de Shirley.

Shirley-Temple-a-Kiss-For-Corliss

(Coleção 20th Century Fox / Everett)

46. ​​‘Shirley Temple’s Storybook’ (série de TV de 1958 a 1961)

Esta série de antologia infantil encantadora - começando quase uma década após seu último filme - é apresentada e narrada por Shirley, e cada episódio traz um conto de fadas diferente para a vida.

livro de histórias de templos de shirley

(Coleção Everett)

47. ‘The Red Skelton Show’ (convidado do programa de TV de 1963)

Shirley apareceu neste clássico programa de comédia de variedades com o comediante Red Skelton, que foi ao ar de 1951 a 2016.

shirley-temple-red-skelton-show

(Coleção Everett)

48. ‘Cante junto com Mitch’ (convidado da série de TV de 1961)

Série musical apresentada pelo oboísta, maestro, produtor musical e executivo fonográfico Mitch Miller em que Shirley apareceu. O programa foi ao ar de 1961 a 1964.

shirley-templo-cante-junto-com-mitch

(Coleção Everett)

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?