Exclusivo: Rita Moreno revela 6 peças de sabedoria para viver uma vida com propósito — 2024
Como uma das quatro únicas atrizes na história a alcançar o EGOT ao ganhar prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony, fica claro que Rita Moreno é um talento excepcional. Mas ao longo dos seus 70 anos de carreira, os desafios e as dúvidas ameaçaram diminuir o brilho de Rita. Veja como ela aprendeu a continuar dançando durante tudo isso.
Rita Moreno reflete sobre sua carreira desafiadora.
Aos 90 anos, a atriz, dançarina e cantora Rita Moreno é tão vibrante e atrevida quanto a lembramos em sua interpretação vencedora do Oscar de Anita no filme História do lado oeste filme há mais de 60 anos.
los animales - no dejes que me malinterpreten
Hoje, a estrela infinitamente energética está animada para fazer tudo de novo na mais recente adaptação de Steven Spielberg do amado filme musical, como Valentina - um papel criado apenas para ela.
É a coisa mais gloriosa, diz Rita para Mundo feminino . É como um teatro ao vivo, mas um filme, e eu estou nele – o que poderia ser ruim?
Em seus mais de 70 anos no entretenimento, a tripla ameaça porto-riquenha-americana admite que o que há de bom em sua vida supera o que é ruim. Mas isso não significa que ela não tenha enfrentado dificuldades. Quando eu era jovem, era muito infeliz, conta Rita.
Tive a sensação de que não tinha valor, algo com que você cresce quando é de outro país e é maltratado. Mas encontrei um médico maravilhoso que me ajudou. Quando você vai a um terapeuta, a um padre ou pastor, alguém que pode ajudá-lo a ver as coisas como elas realmente são, é aí que tudo muda.
Através da terapia, Rita conseguiu fazer mudanças que transformaram a sua vida. Isso me tornou mais forte, ela diz. Aprendi que não só tenho valor, mas sou especial, como todo mundo é. Na vida é afundar ou nadar - e decidi nadar.
Relacionado: Rita Moreno: 10 fotos raras da vida e 70 anos de carreira da estrela pioneira
Na verdade, Rita está nadando lindamente, hoje morando na Califórnia e preenchendo seus dias com família, trabalho e diversão. Continue lendo para aprender sua sabedoria sobre amar a si mesmo, não importa o que aconteça, e viver uma vida cheia de propósito.
1: A mudança vem com coragem.
É preciso coragem para dizer a si mesmo: ‘Estou infeliz e é por causa disso’, diz Rita. Fui casada com meu marido por 46 anos e, embora ele fosse um homem verdadeiramente maravilhoso, fiquei profundamente infeliz em meu casamento. Eu estava com medo de desmoronar sem ele. Quando decidi que queria crescer, foi aí que nosso casamento entrou em apuros - eu estava mudando e ele não. E embora eu tenha ficado com ele até sua morte, a coragem necessária para fazer uma mudança e buscar apoio transformou minha vida.
2: Dê um passeio e procure a beleza.
Em termos de exercício, hoje em dia só ando”, conta Rita. Tenho joelhos de 90 anos e para fortalecer os músculos acima deles o melhor a fazer é caminhar. É ótimo porque me dá a chance de aprecie a beleza ao meu redor. A vida pode ser tão linda, e digo isso com cuidado porque sei que não é o caso de muitos. Mas se você tiver a sorte de ver o que há de bom na vida, então você tem que ser grato – e eu sou!
3: Encontre alegria com animais de estimação.
Eu tenho uma cachorrinha chamada Sarita, que significa ‘Pequena Sarah’ em espanhol, que me traz muita felicidade, Rita sorri. Ela é uma Morkie de seis quilos, uma mistura entre um maltês e um yorkshire terrier. Ela parece um cachorrinho de pelúcia, tão pequenininho e fofo! Ela tem cerca de 10 anos agora, mas não parece. Ela é animada e não gosta de outros cachorros – eu digo que são menopausa! Mas ela sempre dorme no fundo da cama até eu dormir e aí ela chega e se apoia em mim... isso me traz muito conforto.
4: Enfrente seus medos.
Amo minha filha, Fernanda, diz Rita com um sorriso. Temos um relacionamento fabuloso baseado na honestidade. A coisa mais assustadora que pode acontecer comigo é morrer com conflitos não resolvidos. A ideia de morrer pensando: Se ao menos, me assusta. Portanto, sou sincero com os outros e comigo mesmo, porque qualquer outra forma é muito dolorosa, muito trágica. Você tem que ser corajoso.
5: Relaxe com um hobby.
Tenho muitos hobbies que me ajudam a relaxar, divulga Rita. Tenho enorme alegria em alimentar os passarinhos da minha região. Tenho um pátio grande e lindo com comedouros para pássaros por toda parte. Eu amo, amor ouço música, então toco música em minha casa o dia todo e também sou viciado em notícias. Hoje em dia, tenho grande satisfação em gritar para a televisão quando passa o noticiário. São pequenas coisas que me ajudam a relaxar e a preencher cada dia com diversão.
6: Ouça seu corpo.
Não precisa ser um dia ruim para eu comer comida reconfortante, diz Rita. Ouço o meu corpo e adoro comer - não me privo das coisas que adoro. Claro, agora que estou seriamente mais velho, tento estar atento. Tenho problemas de lactose, então uso um leite vegetal chamado Ripple, que contém 50% menos açúcar. Mas nunca desistirei dos meus cheeseburgers enquanto viver!
Não perca o documentário da Rita!
A honestidade é uma das qualidades mais admiráveis de Rita e está em plena exibição no novo documentário da Netflix sobre sua vida, Apenas uma garota que decidiu ir em frente . Prometi a mim mesma que, se fosse fazer um documentário, seria o mais verdadeira possível, conta Rita. Houve momentos em que fui pego sem maquiagem, mas pensei: ‘Não corra para a sala de maquiagem, seja como você é’ – e foi o que fiz.
Para saber mais sobre Rita Moreno:
Rita Moreno: 10 fotos raras da vida e 70 anos de carreira da estrela pioneira
Uma versão deste artigo apareceu originalmente em nossa revista impressa , Mundo feminino .