Há uma piada corrente no programa de televisão de sucesso Ted Lasso onde o personagem de Jason Sudeikis, um treinador de futebol americano transplantado para Londres, recusa veementemente as frequentes xícaras de chá que lhe são oferecidas. Chamando o chá de água de lixo, e horrível, ele fica perplexo com o motivo pelo qual os britânicos o amam tanto. Como ex-odiador de chá, posso me identificar - mas, de acordo com os pesquisadores, todos nós deveríamos nos servir de uma xícara recém-preparada todos os dias.
¿Por qué McLean Stevenson dejó puré?
Beber uma xícara de chá diariamente, como os britânicos chamam, pode reduzir o risco de desenvolver demência em 50%, diz um estudo publicado na revista. O Jornal de Nutrição, Saúde e Envelhecimento em 2016 diz. E para as pessoas que carregam um gene que as coloca em maior risco de contrair a doença de Alzheimer (o Gene APOE e4 ), desfrutar da bebida é ainda mais importante: o consumo diário de chá pode reduzir o risco de declínio cognitivo em até 86%.
A razão? Parece que os compostos bioativos das folhas de chá – catequinas, teaflavinas, tearubiginas e L-teanina, para citar alguns – têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a proteger o nosso cérebro contra danos vasculares e neurodegeneração.
Os cientistas conduziram a sua investigação utilizando dados de 957 participantes do estudo da China (outra cultura amante do chá). Descobriu-se que os participantes, com 55 anos ou mais, que bebiam chá verde, preto e oolong todos os dias, apresentavam menor risco de demência e Alzheimer, o que levou o autor principal do estudo, Feng Lei, a emitir uma declaração instando as pessoas a beberem mais. chá.
O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, disse Lei, que é professor assistente do Departamento de Medicina Psicológica da Escola de Medicina Yong Loo Lin da Universidade Nacional de Singapura (NUS). Os dados do nosso estudo sugerem que uma medida de estilo de vida simples e barata, como o consumo diário de chá, pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver distúrbios neurocognitivos na idade avançada.
quien interpretó a john boy walton
A demência, que afecta mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo, está a aumentar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o número de pessoas que sofrem de demência deverá atingir 78 milhões na próxima década – e, em 2050, poderá disparar para 139 milhões.
Será que prevenir a demência e o Alzheimer pode ser tão simples como tomar um chá? A nossa compreensão dos mecanismos biológicos detalhados [por detrás do efeito protetor do chá] ainda é muito limitada, por isso precisamos de mais investigação para encontrar respostas definitivas, disse Lei. Mesmo assim, parece que vale a pena tentar – especialmente porque o chá está prontamente disponível, é barato e (apesar da opinião de Ted Lasso) pode ser bastante saboroso!
Não é um amante de chá? Foi assim que comecei a apreciá-lo: encontre um chá aromatizado (como Chai Orgânico da Tazo, US$ 5,60 em iHerb.com ) e adicione um pouco de leite de amêndoa junto com um pouco de mel. Voilà, você tem sobremesa! (Bônus: também é uma guloseima de baixa caloria.)
Independentemente de como você toma seu chá, aprender a amar essa bebida popular pode ser uma das melhores coisas que você pode fazer para manter seu cérebro afiado à medida que envelhece.