O icônico 'Juan Valdez' do café colombiano Carlos Sánchez, morre aos 83 anos — 2024



Que Filme Ver?
 

Carlos Sánchez, que interpretou Juan Valdez do café colombiano por quase quatro décadas, faleceu poucos dias antes do ano novo. Ele tinha 83 anos. Ele era conhecido como a 'personificação de Café colombiano ”E um dos pitchmen mais reconhecidos do mundo.





A notícia de sua morte foi confirmada em um e-mail pela Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia. A causa da morte é desconhecida neste momento.

Albeiro Lopera / Reuters



Sánchez começou a retratar o papel de Valdez nos comerciais do café colombiano em 1969, ostentando pela primeira vez o seu chapéu de aba larga. Ele assumiu o comando do original Jose F. Duval, um ator cubano que desempenhava o papel em comerciais desde 1959, quando o personagem foi originalmente criado.



Sánchez, ele mesmo, era colombiano e na verdade, cultivou seu próprio café em sua juventude, antes de começar a praticar atuação e pintura. Quando assumiu o papel de Valdez, era mais conhecido por seu chapéu, bigode e sua mula chamada Conchita.



Notícias diárias do café

Sánchez era querido pelos agricultores em todo o mundo, pois era o rosto perfeito para promover uma representação positiva da Colômbia, que foi tristemente estereotipada por estar associada ao terrorismo e ao tráfico de drogas.

Ele falou com o The New York Times em 2001 sobre seu amor por ser um cafeicultor e como ele ressoou com o personagem de Juan Valdez. “Apresentei a imagem do cafeicultor colombiano, um homem honesto, trabalhador, tradicional. Juan Valdez levantava cedo, pegava café, e o que aconteceu com o tempo é que o personagem se tornou mitificado. ”



Café da Colômbia

Sánchez é obviamente mais lembrado por colher grãos de café em uma encosta colombiana, enquanto o narrador do comercial detalha o processo por trás do “café mais rico do mundo”, conhecido como Café Colombiano.

“O trabalho não é fácil, mas não há outra maneira de colher apenas os grãos que estão perfeitamente maduros”, afirma o narrador nos comerciais, “então, para Juan, não há outra maneira. Afinal, ele não está cultivando o café mais fácil do mundo. Ele está ficando mais rico. ” Embora Sánchez não tenha uma única linha em todo o comercial, ele se tornou a cara dos cafeicultores na Colômbia apenas por ser ele mesmo.

Youtube

Tenha certeza de COMPARTILHAR este artigo se você se lembra desses comerciais de café colombiano com o memorável ‘Juan Valdez’. Que ele descanse em paz.

Confira abaixo o vídeo do comercial completo de 1972:

Que Filme Ver?