À luz das críticas de 'Karate Kid', Ralph Macchio defende o filme como 'à frente de seu tempo' — 2024



Que Filme Ver?
 

Lançado em 1984, O Karatê Kid teve espectadores chutando e acreditando que eles são os melhores. Agora é lembrado como um dos filmes esportivos por excelência dos anos 80 e manteve uma sequência forte o suficiente para gerar uma série de sequências, cobra kai . Mas O Karatê Kid também enfrentou algumas críticas, comentários de que a estrela do filme Ralph Macchio está pronto para atender.





Macchio manteve-se próximo da franquia ao longo dos anos, em parte por causa de seu papel de destaque em cobra kai , e mais recentemente por causa de seu novo livro de memórias, Depilação: O Karate Kid e eu , lançado em 18 de outubro. Os críticos notaram que a série que deu a Macchio seu papel mais famoso carecia de diversidade, e Macchio recentemente abordou essa afirmação com um aceno para a história e a vida e as lutas de sua falecida co-estrela, Noriyuki 'Pat' Morita. Lá, diz Macchio, O Karatê Kid abriu terreno sem precedentes. Mas como?

Ralph Macchio rebate críticas contra 'Karate Kid'

  Ralph Macchio tem um novo livro de memórias, Waxing On: The Karate Kid and Me

Ralph Macchio tem um novo livro de memórias, Waxing On: The Karate Kid and Me / Amazon



O original O Karatê Kid segue o garoto novo no bloco Daniel LaRusso, um garoto frequentemente intimidado por seu inimigo Johnny Lawrence, interpretado por William Zabka. Ele é ensinado karate pelo faz-tudo Sr. Miyagi, cujos métodos de ensino deram às tarefas um propósito totalmente novo. Na primeira parte, o Sr. Miyagi era a conexão asiática mais proeminente com as raízes do karatê em Okinawa, de onde a família de Miyagi vem. Caso contrário, o herói principal é branco , assim é seu inimigo, e assim é o indomável Sensei Kreese, com O Karatê Kid estabelecendo-se em seu cenário na Califórnia fora de sua comunidade asiático-americana, estimulando mais críticas.



  COBRA BITE, da esquerda: Ralph Macchio, William Zabka

COBRA KAI, da esquerda: Ralph Macchio, William Zabka, (3ª temporada, exibida em 1º de janeiro de 2021). foto: Curtis Bonds Baker / ©Netflix / Cortesia Everett Collection



RELACIONADO: Pat Morita: A vida trágica da estrela de 'Karate Kid' e 'Happy Days' revelada

'As pessoas disseram que é um elenco muito branco', notado Macchio, “que não mergulhou na história asiática”. Ele continua contrariando: “Mas eu sempre digo isso: o filme estava à frente de seu tempo porque era um filme pipoca que falava sobre campos de internação japoneses durante a Segunda Guerra Mundial”. Na verdade, ele acrescenta, a história desses campos é pessoal para o fictício Sr. Miyagi e seu ator Morita, um detalhe que quase não entrou no filme, mas acabou recebendo muitos elogios de espectadores e críticos.

A história dos campos de internação japoneses na América foi um detalhe importante a ser destacado

  A Segunda Guerra Mundial viu a realocação de cidadãos americanos de origem japonesa para campos de internamento

A Segunda Guerra Mundial viu a realocação de cidadãos americanos de origem japonesa para campos de internamento / Flickr

A Ordem Executiva 9066 deu luz verde ao estabelecimento de campos de internação para abrigar cidadãos nipo-americanos, independentemente da lealdade nacional, durante a Segunda Guerra Mundial. Seu estimado que cerca de 120.000 cidadãos, predominantemente nipo-americanos, foram impactados por essa medida, que incluiu prisões, realocações e batidas. Após a guerra, esse detalhe da história americana não era um tópico dominante; na verdade, demorou até 1988 para o presidente Reagan assinar a Lei de Liberdades Civis, que se moveu para compensar as centenas de milhares de cidadãos nipo-americanos que foram encarcerados em um campo.



  Daniel descobre sobre o Sr. Miyagi's past, which partly mirrors what Morita went through

Daniel descobre sobre o passado de Miyagi, o que reflete em parte o que Morita passou / Captura de tela do YouTube

Mesmo quando o assunto não era amplamente discutido, O Karatê Kid colocá-lo no centro das atenções, observa Macchio. Uma cena no filme de 84 mostra o Sr. Miyagi compartilhando com Daniel que sua esposa foi enviada para um acampamento e morreu no parto lá; o bebê também morreu, enquanto o Sr. Miyagi servia no 442º Regimento de Infantaria. “O próprio Pat passou dois anos nos campos”, observou Macchio. “Então, tinha duplo significado e alguma profundidade.” De fato, a juventude de Morita foi difícil; depois de uma longa batalha contra a tuberculose espinhal, Morita, de 11 anos, nascido na Califórnia, recuperou-se a tempo de ser transportado do hospital para um campo de internamento. A cena que descreveu o tempo de Miyagi foi quase cortada para encurtar o tempo de execução, mas o apoio que recebeu de uma audiência de teste acabou com o debate e rendeu a Morita uma indicação ao Oscar por sua atuação.

O que você acha do O Karatê Kid inclusão ou omissão da franquia da cultura japonesa?

  Macchio responde a críticas contra Karate Kid

Macchio responde às críticas contra Karate Kid / ©Columbia Pictures/cortesia Everett Collection

RELACIONADO: Esta música foi feita para 'Rocky III', mas acabou em outro filme de luta clássico

Que Filme Ver?