Era uma sitcom maluca cavalgando sem remorso sobre o fenômeno dos Beatles, mas quem poderia imaginar isso 50 anos após sua estreia na NBC - e o subsequente cancelamento após míseras duas temporadas- o Monkees permaneceria um tópico de fascínio sem fim. Estrelado por Davy Jones, Micky Dolenz, Peter Tork e Michael Nesmith, o Monkees foi um programa de TV sobre um grupo de rock em dificuldades que apresentava as primeiras encarnações de videoclipes e muitas vibrações psicodélicas (para famílias).
youtube.com
Após sua temporada de 1966 a 1968, a série ganhou novas gerações de fãs por meio de maratonas na MTV e na Nickelodeon na década de 1980.
Então, uma vez que nunca é tarde para se tornar um fã dos Pre-Fab Four (sim, é assim que eles foram chamados), aqui estão alguns factóides divertidos que irão ajudá-lo a entrar no movimento atemporal de Monkeemania.
1. A mãe de Michael Nesmith inventou o Liquid Paper
monkeeslivealmanac.com
Literalmente. Bette Nesmith Graham (mãe de Mike) era uma digitadora que também era pintora e estava procurando uma maneira fácil de corrigir erros de digitação.
Em 1951, ela começou a misturar um fluido corretivo caseiro que chamou de Mistake Out, usando uma forma de tinta como base. Os colegas de trabalho começaram a solicitar um pouco para si próprios, e ela logo começou a vender o Mistake Out de sua casa, mudando o nome mais tarde para Liquid Paper.
Ela acabou vendendo a Liquid Paper Corporation para a Gillette em 1979 por US $ 47,5 milhões.
Michael Nesmith uma vez brincou sobre a receita secreta do Liquid Paper, dizendo que sabia o que havia nela, mas nunca diria.
2. Davy Jones apareceu no programa Ed Sullivan na mesma noite que os Beatles
Em 1965, os produtores Bob Rafelson e Bert Schneider começaram a fazer o casting para uma série de TV sobre um grupo de rock americano. Como tantos outros, eles foram inspirados em A Hard Day’s Night, o popular filme dos Beatles lançado em 1964.
No início daquele ano, em 9 de fevereiro, os Beatles fizeram sua aparição histórica no Ed Sullivan Show diante de quase 73 milhões de telespectadores na América, incluindo alguns futuros Monkees. Acontece, porém, que um deles ocupava um lugar na primeira fila.
Uma cena foi apresentada naquele mesmo episódio da produção da Broadway de Oliver, entre as aparições dos Beatles, que por acaso apresentava nosso próprio Davy Jones como o Artful Dodger!
navegando por el administrador de la barra
Ninguém poderia ter previsto que, alguns anos depois, aquele jovem estaria sonhando acordado acreditando em seu caminho para o topo das paradas e saindo com os próprios Beatles no topo das paradas mais pop.
3. Em 1967, os Monkees venderam mais álbuns do que os Beatles e os Rolling Stones combinados
flickr.com
1967. O verão do amor. Sgt. Pepper e a banda do Lonely Hearts Club. As pedras rolantes. The Grateful Dead. Jimi Hendrix. E os Monkees.
Foi um ano forte para os Beatles artisticamente, lançando tanto Sgt. Os álbuns Lonely Hearts Club Band e Magical Mystery Tour do Pepper naquele ano. Os Stones também lançaram dois novos álbuns, Between the Buttons e Their Satanic Majesties Request. Some todas as vendas de álbuns de ambas as bandas em 1967, e o total é menor que o número de discos vendidos pelos Monkees naquele ano!
monkeeslivealmanac.com
Tudo começou em 9 de janeiro, quando o segundo álbum dos Monkees, More of the Monkees, foi lançado. Continha o hit ‘I’m a Believer’ e foi um sucesso instantâneo, permanecendo em # 1 por 18 semanas e, eventualmente, vendendo mais de 5 milhões de cópias.
Inacreditavelmente, ele foi lançado sem o conhecimento da banda! Eles estavam em turnê em Cleveland quando souberam disso e enviaram alguém à loja de discos para comprar uma cópia.
Os membros da banda ficaram furiosos e logo venceram a luta para recuperar o controle de sua própria música do Diretor Musical Don Kirshner. Eles pegaram suas guitarras e foram direto para o estúdio para fazer Headquarters, escrevendo a maioria das músicas e gravando o álbum inteiro (o produtor Chip Douglas tocou um pouco de baixo no álbum).
A sede foi lançada em maio e alcançou o primeiro lugar. Uma semana depois, o sargento. Pepper saiu, derrubando o Quartel General para o segundo lugar. Os dois álbuns permaneceram 1-2 nas paradas durante o Summer of Love, com Headquarters vendendo mais de 2 milhões de cópias nos primeiros dois meses.
Em novembro, os Monkees lançaram o que provavelmente é seu melhor álbum, Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones, Ltd., que também vendeu mais de 2 milhões de cópias.
Eles eram desconhecidos no outono de 1966, quando o programa de TV começou a ser transmitido, e passaram o ano seguinte no topo do mundo, filmando a série, gravando álbuns, fazendo turnês e saindo com os Beatles em Londres. Infelizmente, as coisas começaram a desmoronar em 68, mas 1967 viu esses Homens Monkee no auge de seus poderes.
4. Peter Tork foi recomendado para os Monkees ... por Stephen Stills
De 8 a 10 de setembro de 1965, um anúncio agora famoso foi veiculado no The Hollywood Reporter e no Daily Variety procurando por “4 garotos loucos, de 17 a 21 anos” para um novo programa de TV.
Uma das 437 pessoas que responderam ao anúncio era um jovem músico ainda relativamente desconhecido chamado Stephen Stills.
Um rumor de longa data tem sido repetido com frequência de que Stills foi rejeitado para a série porque seu cabelo e dentes não estavam à altura. De acordo com Stills, no entanto, ele não tinha interesse em atuar em um programa de TV. Ele esperava vender algumas de suas canções e descobriu que a maneira mais fácil de conseguir uma audiência com os produtores era ir para a audição.
nybooks.com
Os compositores dos Monkees já haviam sido contratados, então Stills foi rejeitado. Porém, antes de partir ele recomendou que considerassem seu amigo de Nova York para o show, que havia chegado recentemente na Califórnia; um jovem guitarrista chamado Peter Tork. Stills e Tork se conheceram atuando na cena da música folk em Greenwich Village e se tornaram bons amigos.
Incapaz de trabalhar no projeto Monkees, Stills foi forçado a se contentar em se tornar um membro do Buffalo Springfield e, posteriormente, Crosby, Stills, Nash e Young. O resultado final foi uma carreira musical no Hall da Fama e algumas sessões épicas de jam na casa de Peter, incluindo membros de ambas as bandas, incluindo Neil Young, que também tocou guitarra em várias faixas de Monkees.
pinterest.com
Nota: Em relação àquelas audições infames, outro rumor de longa data que você pode ter ouvido é que Charles Manson também fez o teste para o show. Isso não era verdade; ele estava na prisão na época. O boato aparentemente começou depois que Micky disse isso uma vez como uma piada.
Páginas:Página1 Página2 Página3